Quarto Emma Donoghue

Resenhas - Quarto

Rafaelbing 27/02/2022

Resiliência e superação 8/10
A Alma escolhe sua própria Companhia... Depois... fecha a Porta.

Uma história pra sentir na pele o que é morrer, viver e sobreviver.

Todo o sofrimento que sentimos com a mãe do Jack por ter passado pelo que passou.

Um livro triste e real, porém uma lição de superação. Conseguir tocar a vida da melhor maneira possível. Esquecendo o passado e construindo um futuro feliz.

Recomendo a viajar nessas páginas ?? ?

Tamirez | @resenhandosonhos 22/04/2016

Quarto
Em Quarto, Jack acabou de completar 5 anos e vive com sua mãe em um cubículo. Ele cresceu acreditando que aquele lugar, onde há somente um cama, uma mesa, duas cadeiras, um armário, uma banheira, um fogão e uma pia era todo o espaço do mundo. Sua mãe explicou que o lá fora, que ele vê pela claraboia no teto não é habitado e que eles estão sozinhos, com a exceção do Velho Nick.

Esse homem que toda noite vem visitar sua mãe e, que ele apenas ouve conversar de dentro do armário onde se esconde, é quem busca a comida no espaço lá fora e os mantém alimentados. Mesmo tendo acesso a televisão, ele foi ensinado pela mãe que aquilo que vê só está acontecendo dentro daquela caixa mágica e que nada além do Quarto é real. Cachorros, árvores, outras pessoas, nada disso existe no mundo de Jack.

Pensei em todas as crianças do mundo, em como elas não são da televisão, são reais, elas comem e dormem e fazem xixi e cocô feito eu. Se eu tivesse uma coisa afiada e espetasse elas, elas sangravam, se eu fizesse cócegas, elas riam. Eu queria ver as crianças, mas fico tonto por elas serem tantas, e eu um só.

Porém, sua mãe, que está a 7 anos presa, elabora um plano para tentar escapar do Quarto, e começa a contar para o garoto que o mundo é muito maior do que ela previamente lhe falou já que Jack é peça fundamental para que ela e ele possam escapar do cativeiro. Mas tudo é muito assustador, e esse menino de 5 anos vai ter que superar medos que ele sequer sabia existirem.

Minha opinião

Quarto vai ser narrado pela perspectiva do Jack e ele só tem 5 anos, vivendo num mundo recluso que ele acredita ser tudo o que existe. É muito interessante o olhar dele sobre as coisas, a forma como tudo parece vivo e único e, ao mesmo tempo em que por vezes nos irritamos com a forma que ele lida com situações que são corriqueiras, mas vão contra a realidade em que o garoto está inserido.

Inocência é a palavra que definiria esse menino que vive nesse cubículo isolado. Ele não faz ideia do que está acontecendo ao seu redor e do quanto é uma vítima da situação. Ele não compreende que está preso, ele não compreende que existe mais e ele não compreende o que acontece toda vez que o Velho Nick vem visitar sua mãe ao anoitecer.

Ele conta os rangidos da cama como se fossem tiques do relógio, como se fosse normal, como se não fosse uma atrocidade acontecendo do lado de fora do armário onde eles está dormindo. Pra ele não é, ele não sabe o que é e o que a presença daquele homem representa: prisão, estupro, medo.

Conforme caminhamos pela rotina criada pela mãe, vemos o quanto ela se esforçou em tentar dar uma vida normal e saudável pro menino, e ao mesmo tempo, o quanto o Jack é provavelmente a única coisa que a mantém lúcida e viva. Porém, no momento em que ela toma a decisão de bolar um plano, de que eles precisam sair dali, algo muda. Ela se lembra que existe um mundo lá fora e quer que Jack, o menino que não sabe nada, compreenda todas as coisas que ela escondeu dele. É sufocante e aterrorizante ver essas coisas flutuando na cabeça desse menino e no coração de Jack. É tudo novo, tudo o que ele acreditava ser mentira, fantasia, vai se tornando verdade pelas palavras da única pessoa que ele conhece e acredita.

Vendo o filme, e podendo ter mais da perspectiva da mãe, foi ainda mais angustiante tudo o que estava acontecendo. E acho que aqui temos um caso onde ambas as obras são excelentes, apesar de terem um tom diferente entre si. No livro temos muito mais Jack, mas no filme conseguimos enxergar além dele e alcançar também o sofrimento dessa mulher que ficou enclausurada por tanto tempo, que criou um filho, o filho do seu agressor e fez dele sua fonte de vida. Criou um mundo pra ele e transformou ele no seu mundo.

Enfim, acho que todo mundo deveria entrar em contato com essa obra, seja o livro ou o filme, caso você não seja um adepto da leitura. Emma Donoghue trouxe uma história incrível, sensível e cheia de pontos importantes e emocionantes.

site: http://resenhandosonhos.com/quarto-emma-donoghue/
Stephanie351 06/08/2016minha estante
Adorei! Vc sempre arrasa Tamirez

Camilla Costa 13/09/2020

Excelente
Ler o Quarto foi me jogar em uma temática muito diferente das que eu estava acostumada. No entanto, a leitura foi muito fluida e ao mesmo tempo emocionante. Por mais que a temática seja bem delicada, a autora colocando a perspectiva no ponto de vista de Jack, uma criança de 5 anos, tornou o livro leve e cheio de diálogos. Enfim, um livro bem trabalhado, os personagem são bem desenvolvidos suas emoções são verdadeiras e compreensíveis.

Siane 26/01/2022

O quarto
A leitura desse livro me despertou muitas emoções, apesar de já ter assistindo a adaptação e conhecer o enredo da história, ainda me senti muito angustiada em determinadas situações, emocionada em outros e com muita raiva de um personagem específico. O que mais dói é saber que apesar de essa não ser uma história real, existem muitas histórias parecidas, onde meninas/mulheres são submetidas a diversos tipos de abusos, como psicológico, físico, emocional e sexual. É revoltante ler esse tipo de situação e saber que não está tão longe da realidade.

A autora teve uma grande sensibilidade na descrição de como o Jack ver a mãe dele, e como ela se doou inteiramente para que ele tivesse um lar, mesmo que o lar dele fosse o inferno para ela. Foi doloroso ler como os anos de abuso afetaram ela e a forma como foi colocado a depressão, foi muito certeiro. Jack é personagem incrível, e a mãe é muito forte e uma lutadora.

Pontos negativos: o fato do livro ser dividido em partes e não em capítulos, acredito que dentro das partes poderia ter a divisão de capítulos, isso iria facilitar a leitura. Acredito que colocar o Jack como narrador não foi tão bem sucedido, acabou deixando a leitura bem chatinha e enfadonha depois de um tempo. Porém é uma boa leitura e vale a pena.
É um livro sobre o amor, a luta e a superação. Recomendo muito! E lembrando que tem uma adaptação e tá incrível! ?
yaxmiins 30/01/2022minha estante
Amiga você é perfeita

Siane 30/01/2022minha estante
????

Isa 05/12/2022

É meio perturbador. Leitura fluída mas pesada, retrata uma realidade cruel. Jack é encantador, e a narração é diretamente influenciada pelo seu humor, o que foi uma experiência muito interessante. Tem muitas referências a filmes e músicas, o que também me chamou atenção. Recomendo, mas é preciso ter um pouco de estômago pra concluir a leitura.

Quel 22/12/2020

O Quarto
?Boa noite Quarto, boa noite Abajur, boa noite Mãe?

O Quarto é uma daquelas leituras que sabemos que não iremos nos esquecer, sei que irei me lembrar mais tarde da história de Jack e de sua mãe.

Apesar de ser uma leitura angustiante em muitos momentos, foi uma leitura muito rápida.

?Nem vem, neném?

Carol Coutinho 06/02/2020

Bom, mas...
A estória construída em Quarto é emocionante. A violência emocional de um mulher que teve que amadurecer rapidamente e adaptar-se à uma subvida é tocante. Porém o que matou o livro para mim foi Jack. Que menino chato! Eu entendo que as circunstâncias da sua criação ajudaram a construir essa personalidade, mas eu simplesmente não conseguia engolir.

Isaururinha 16/01/2023

Mds oq eu acabei de ler
Juro, eu peguei esse livro achando que no máximo ele seria meio triste, mas meu amigo, teve pelo menos umas 10 partes do livro que eu me segurei pra não chorar.

Anna caldieri 01/08/2021

Livro incrível! Muitos gatilhos, mas escrito de forma muito sensível. Apesar de pesado, conseguiu me passar mensagens bem importantes.

Já tinha visto o filme, mas mesmo assim aproveitei muito a leitura!

O final.. ??

Sthephanie.Schulz 09/02/2013

Jack é um encantador menino de cinco anos que nunca saiu do QUARTO, cárcere que divide com a Mãe, jovem sequestrada e mantida prisioneira pelo Velho Nick há sete anos. Durante os primeiros anos da vida do menino, a Mãe faz de tudo para que ele se desenvolva no limiar do possível naquela situação tão degradante. Entretanto, uma criança precisa de muito mais do que um mundo trancado por uma senha eletrônica, feito de cortiça e com apenas uma pequena claraboia... E é ai que ela arma um ousado plano de fuga, para salvar a sua alma e principalmente, dar uma vida (de verdade) ao seu filho.

...

Room é um presente literário de 2010, escrito pela irlandesa Emma Donogue. Eleito o melhor livro do ano pelo renomado The New York Times, foi publicado no Brasil sob o selo da Editora Verus, 349 páginas. O reconhecimento que o livro tem recebido é MAIS DO QUE MERECIDO e explico o porquê.

A forma como a história é contada é simplesmente encantadora. A narrativa de Jack é puro charme, seus olhos de criança, seus sentimentos e suas impressões do único mundo que conhecem são profundas. O encanto está em cada frase divertida do menino e coisas como seus sanduíches de palavras (Assustador + Assombroso = Assustoso), a confusão perante coisas que os adultos já nem param mais pra pensar, sua curiosidade latente e sua doçura de criança...

Aliado a fofice extrema de Jack, nós temos uma Mãe que dia após dia luta para manter a sua sanidade, para poder proporcionar um mínimo existencial ao seu pequeno anjo. É quase impossível não se emocionar com a dor dela, rir da curiosidade de Jack, querer matar o Velho Nick, ou, ainda, ter uma vontade imensa de abraçá-los e salvá-los do Quarto. Eu devorei um terço do livro em uma única noite, pois precisava saber que eles estavam “mais ou menos” bem antes de dormir.

Esse não é um livro pra ser lido com rapidez. Cada frase e pensamento do Jack, se lido com calma, pode causar as sensações mais diversas, e é nesse ponto a mágica do livro. A narrativa é saborosa, leve mais muito profunda. É impossível não se emocionar e não ficar agoniada com cada minuto dentro de "O Quarto"...

E é mais agonizante ainda descobrir que a nova vida de Jack e da Mãe só começa quando eles tentam fugir. Esse é um dos maiores méritos de Emma Donogue: o feliz pra sempre não vem no momento em que se espera. Mesmo nas últimas páginas, nem tudo está 100%, o que torna o livro muito realista.

Por fim, uma das coisas mais “assustosas” é o fato de que, por esse mundo afora certamente existem vários Quartos, vários Jack’s, várias Mães e, sobretudo, vários Velhos Nicks. Ocasionalmente, uma Natascha Kampusch consegue fugir de um cativeiro na Áustria de mais de 3096 dias; um velho Nick piorado tal como Josef Fritzl, que mantinha a própria filha de refém e escrava sexual é descoberto depois de tanto tempo de sofrimento... Quando o leitor para pra pensar nessas questões, e sente aquela secura na garganta de impotência frente a esse lado tão obscuro da sociedade (que de vez em quando vem a tona), entende porque Quarto é uma leitura mais do que recomendada.

PS: Muito amor para a minha amiga do skoob, Marcia, que me indicou e emprestou essa obra. You're just amazing!!
Marcia 10/02/2013minha estante
Obrigada por suas palavras carinhosas, amiga. Minha estante é sua, sinta-se à vontade.

Excelente sua resenha. Retrata muito bem a profundidade emocional desta obra.

Carol Pita 26/09/2021

Lindo!
Uma das leituras mais tocantes que já fiz! Não tinha assistido ao filme O Quarto de Jack mas sabia mais ou menos a sinopse. Essa semana, estudando filosofia, o professor usou essa história como exemplo da alegoria da Caverna do Platão, e resolvi pegar pra ler. Já me surpreendi de cara, não imaginava que a história era narrada pelo Jack, menino de 5 anos que acredita que tudo o que existe no mundo é o quarto onde ele mora. A história é bem pesada, mas contada na inocência da criança fica leve e envolvente. Esse livro embrulha o estômago em alguns momentos, mas depois vira um abraço apertado e aconchegante. Me apaixonei pelo Jack, e tô louca pra ver o filme! Virou favorito!

duda 13/01/2021

que livro mais necessário e lindo!
antes de começar eu hesitei se não ia ser muito estático, mas me enganei completamente.
eu amei a forma que esse assunto tão complexo é abordado, não consegui parar de ler até acabar, conseguiu ser muito melhor que o filme (que é ótimo também).

Gabyy_M 10/11/2022

Desgraça seguida de tristeza seguida de esperança
Cheio de emoções. Além de vermos como é a recuperação da vítima após um sequestro, vemos também a visão de Jack. Ele não entende nada do mundo real, todo seu universo é o pequeno quarto que ele e a mãe estão trancados.
É triste demais ver como ele enxergava os abusos e malstratos que eles passavam como algo cotidiano e normal.
E ele tentando se adaptar as novidades é de partir o coração, todas as coisas que crianças de um ano já entendem ele está tentando aprender com 6.
O jeito que as pessoas o tratam também é terrível, como estão tão dispostos a ajudar, mas é só a pessoa cometer um erro que já a julgam, como tratam as vítimas como coitados que não conseguem fazer nada sem ajuda.
Os personagens são bons e bem escritos, a história não é cheia de ação e aventura, mas encaixa bem com o tema. A escrita é fluída e interessante. Tirei uma estrela porque as vezes ficava meio repetitivo e pelo tema que não é o meu tipo favorito.
Recomendo, mas procure os gatilhos.

Marinete.Eleoterio 11/01/2022

Quarto
Olha, não posso dizer que eu amei esse livro pois estarei mentindo. No começo da leitura eu estava meio perdida, não estava me sentindo dentro da história ,mas depois isso foi melhorando e eu comecei a entender melhor. O livro trata de um tema bem passado mas a história é contada pelos olhos de uma criança , o que dá um ar mais leve ,mas no geral é uma leitura pesada. Esse livro traz consigo também um alerta e uma lição de vida, o que é bem importante. Enfim, é uma leitura que eu gostei ,mas não foi uma das minhas preferidas.