A Hora do Vampiro

Stephen King

Resenhas - A Hora Do Vampiro

Dayane| @portas_de_papel 01/04/2021

Salém
Jerusalém lot é a cidade conhecida como salem , no estado do Maine como a maioria dos livros do autor chega um escritor cheio de memórias da infância onde viveu naquela cidade com a tia antes dela ter sido incendiada, ali ele vai viver um amor com Susan e fazer novos amigos , no alto da colina se ergue uma casa antiga a mansão Marster onde aconteceu uma tragedia com os donos anteriores na época da lei seca , um misterioso homem compra a casa e daí em diante começam a desenrolar fatos assustadores na cidade depois das 18hs da tarde !! De todos os livros que eu li do autor eu simplesmente adorei este , é um livro que não dá ressaca literária o autor não é prolixo e a gente vai lendo sem culpa até o amanhecer ! É um terror menos angustiante do que misery e mais forte do que carrie a estranha é uma dose maravilhosa de romance , amizade , adrenalina,heroísmo e coragem !! Simplesmente favorito !!!

Rique_cwb 11/03/2023

King consegue envolver o leitor como poucos. Salém.

A inspiração no Drácula, de Bram Stoker, é evidente em diversos aspectos, principalmente nas características dos personagens.

King, como sempre, é bastante descritivo, ao ponto de conseguirmos imaginar facilmente a cidade de Jerusalem?s Lot e suas ?principais? localizações: a Curva, o cemitério, a pensão de Eva, a residência de Suzan etc.

Stephen King não tem medo de matar personagens, então cuidado para não se apegar demais à eles.

A escrita é fluida, apesar de muitos detalhes descritos pelo autor.

Aécio de Paula 27/04/2021

A Hora do Vampiro - Stephen King
Releitura.

Giovanni.Ariel 16/07/2022

Bom livro.
Esperava algo fantástico, encontrei algo legal.
A parte 1 é lenta, mas ajuda a se acostumar com os habitantes e conhecer a cidade.
A parte 2 faz com que as coisas comecem a esquentar e o ritmo melhora.
A parte 3 é excelente e bem agitada.

Tenho que comentar sobre a edição da Objetiva que fez um trabalho horroroso. Se forem ler recomendo a edição da Suma que tem uma diagramação bacana, 464 páginas e todas amareladas. Essa da Objetiva tem uma diagramação terrível onde macetaram toda a história em míseras 270 páginas. Ler um livro com essa diagramação e ainda em páginas brancas faz o olho de qualquer um pedir socorro.
Amanda 17/07/2022minha estante
O final da parte 2 foi acelerou muito! Me pegou de surpresa.
Estou amando o livro.

babi 22/01/2021

gostei demaisss
não dava nada pra esse livro pelo simples fato de ser de vampiro e eu não gostar de coisas fantasiosas. me surpreendi e gostei demais, king consegue misturar muito bem o real com a fantasia sem ficar muito chato e fora da realidade
mais um muito bom do mestre ?

Harry 18/02/2020

7h02.
O título do livro poderia ser facilmente "A Casa (mansão?) Marsten".
"As três da manhã o sangue pulsa lento e espesso, o sono é pesado. Nessa hora, a alma ou dorme ignorando as escuridão ou olha ao redor em profundo desespero. Não há meio-termo. Às três da manhã, a terra, essa velha cortesã, tira a maquiagem vistosa e mostra o rosto sem nariz, o olho de vidro. Os risos se tornam frágeis e ocos, como no castelo de Poe cercado pela Morte Escarlate. O horror é destruído pelo tédio. O amor é um sonho."

Vinny Britto 16/09/2018

Maratona Stephen King
Apesar de já ter lido alguns do King, resolvi ir pro início e começar a ler todos na ordem de publicação, logicamente pulando os já lidos.

É bom. Se não fosse o grande spoiler no título antigo e que está estampado na capa dessa edição também, seria muito melhor por causa do fator surpresa. Até uns 40% do livro ou até mais, não é revelado o que de fato acontece na cidade.

Desde o início de sua carreira já podemos observar algumas de suas grandes características, como a habilidade em descrever cenários (o que muuuiita gente reclama) e a de desenvolver o enredo com dezenas de personagens sem se perder. Tio King é um exímio contador de historias!

RECOMENDO!!!
Igor Almeida 16/09/2018minha estante
Tô fazendo a mesma coisa (ler na ordem de publicação)

Vinny Britto 16/09/2018minha estante
O caminho é longo hahaha

Igor Almeida 16/09/2018minha estante
kkkkkk O próximo é "a incendiária"; pra vc ter noção do tanto que falta...

Vinny Britto 16/09/2018minha estante
Tá mais próximo que eu, que agora vou ler O Iluminado.

Mireille 17/09/2018minha estante
também estou lendo na ordem de publicação :D

Mireille 17/09/2018minha estante
também estou lendo na ordem de publicação :D (só que muito lentamente, hehe). Gostei bastante de Salem.

Angelica75 25/09/2018minha estante
também cheguei aqui pq acabei de ler a Biografia de Lisa Rogak e quero ler (os que me interessam) em ordem cronológica =)

Jefferson 21/03/2021

Vampiros clássicos!
Com personagens impecáveis e uma cidade muito bem construída, King vai nos apresentando o Terror conforme vai mostrando o dia a dia dos cidadãos de Salem.
Um dos melhores livros do King!!!

Paulo 05/03/2023

Evolução
Já assisti alguns livros do mestre King, mas o primeiro livro que li de Stephen King foi Carrie, a Estranha, ainda ano passado, e o próximo que me aventurei foi neste, e já tenho programado o próximo da lista, que é: O Iluminado. É notável a evolução da escrita de King de seu primeiro livro publicado (Carrie) para este, que é, pasmem, seu segundo livro. Se eu não soubesse de tal fato, nunca diria que não houve nenhum livro publicado entre esses dois, e tampouco diria que foi um período de 1 ano entre um e outro. Parece outro autor escrevendo, é uma escrita muito mais madura, muito mais envolvente, o livro em si é mais trabalhado. Entretanto, apesar disso tudo, o final deixou a desejar a meu gosto, fiquei sentindo que ficou uma ponta solta, mas talvez tenha sido proposital, quem sabe, King já errou alguma vez?

murilo 04/11/2010

Os vampiros em sua forma mais clássica
Tudo começa quando Ben Mears decide voltar para ‘Salem’s Lot, cidade interiorana onde morou por quatro anos e passou por uma experiência traumática que até hoje tira seu sono. Enquanto isso quer terminar seu mais novo romance e torcer para que finalmente ganhe alguns dividendos no ofício de escritor. Lá, conhece aos poucos o restante dos principais personagens. Susan Norton, seu primeiro amor depois que a esposa faleceu tragicamente em um acidente. Matt Burke, um professor entendido em literatura e que conhece quase todo mundo da cidade. Jimmy Cody, o médico do grupo e mais cético de todos. E Mark Petrie, um garoto fanático por monstros e de uma impetuosidade e inteligência maior que a muitos adultos. Talvez seja um dos melhores personagens-mirins de toda a obra de Stephen King.
Ao mesmo tempo em que Ben entra na cidade um enigmático forasteiro chamado Strawker, que traz à cidade um horror que nenhum de seus habitantes seria capaz de imaginar dentro de um ambiente tão calmo como aquele. A partir disso, coisas estranhas começam a acontecer. Um cachorro é morto e enfiado nas grades do portão de um dos cemitérios da cidade. Uma criança desaparece e nunca mais é vista. Seu irmão falece pouco depois de causas inexplicáveis. Sua mãe segue no mesmo caminho logo em breve. Os planos do vampiro começaram.
O último livro que tinha lido de Stephen King era justamente Carrie, a Estranha. Quando comecei a ler A Hora do Vampiro fiquei impressionado m perceber o quanto ele evoluiu só no espaço de tempo entre um livro para outro. Não apenas em termos de horror. Os personagens são muito mais naturais, agindo e falando de maneira que eu mesmo faria se estivesse em situações semelhantes. A descrição do que se passa no íntimo deles e do calor das cenas são brilhantes, gerando momentos marcantes e que não desgrudam fácil da cabeça. A Hora do Vampiro só não tem um clímax tão sensacional quanto o de Carrie, já plagiado milhares de vezes pela televisão e pelo cinema.
Qualquer pessoa que já leu um livro de Stephen King sabe o quanto pode ser enervante ficar muito tempo sem ler o livro. Não é á toa que ele é chamado de mestre do suspense. Ele tece histórias capazes de nos fazer perder o dia inteiro lendo somente para saber o que vi acontecer na próxima página. Em A Hora do Vampiro não é diferente. De cara já sabemos que toda a população de ‘Salem’s Lot sumiu. E os únicos remanescentes são um homem alto e um menino que todos pensavam serem pai e filho. Então somos jogados no começo da história, completamente no escuro. É exatamente esse suspense bem construído que pode irritar alguns. A trama é lenta, se desenvolve aos poucos, não vai ser logo nas primeiras cinco páginas que um vampiro vai pular do nada na jugular de alguém. Os habitantes da cidade são apresentados um a um, são muitos. Mas mesmo durante essa fase de apresentação o suspense vai ficando mais e mais constante. A sensação de perigo se torna ainda mais iminente a cada capítulo. E você começa a se perguntar qual desses personagens vai morrer durante a história. O diferencial é que Stephen King faz você se importar com a perda deles.
A própria Jerusalem’s Lot, mesmo fictícia, recebeu bastante atenção de Stephen King. Ela tem sua própria história. Sua fundação, seus heróis, os segredos mais secretos, tudo nos é contado. Incidentes que marcara para sempre a sua população pequena e primitiva. O incêndio que quase destruiu a cidade toda em 1951, provocada por um mísero cigarro. O assassinato e suicídio ocorrido na macabra Casa Marstein. Casa esta que parece vigiar a cidade e emanar uma energia maligna capaz de ser sentida a metros de distância. Ela e a cidade são tão importantes para a trama quanto o próprio Ben Mears, não são meros cenários. Neles já podemos encontrar elementos que fariam de Iluminado um dos melhores livros de Stephen King.
Stephen King acabou escrevendo um livro que parte de onde o Drácula teria parado e criando um uma história com os monstros em seu nível clássico. Só não espere um grande aprofundamento dos vampiros. Eles não são os principais do romance, são os antagonistas assim como Drácula também foi. É o elemento de horror, o que leva os personagens a fazerem o que fazem. E o fato de King conhecer tão bem nossos medos só coroa tudo. Sabe, por exemplo, que uma porta fechada é muito pior do que o monstro em si. O medo vem da dúvida. É este talento capaz de te fazer considerar a sério a idéia de pegar um crucifixo antes de voltar à leitura A Hora do Vampiro.

Alcione13 28/03/2021minha estante
Vou reler pra ver o que acho.
Na época odiei

Luana | @pauta.literaria 28/03/2021minha estante
Comecei sem expectativa e me surpreendi.

Alcione13 28/03/2021minha estante
Rsrs

Natali 11/11/2022

Salem
É um livro sobre vampiros "raíz", onde temos vampiros sendo os monstros sanguinários e bem malvados. A história é sobre uma cidade tomada por vampiros em que algumas pessoas tentam sobreviver.

Afrodite Se Quiser 11/04/2021

Uma mistura de clássicos
Uma casa sombria, um escritor com traumas do passado ligados a essa casa, que resolve voltar a cidade natal para escrever um livro, um homem misterioso com interesse na casa mais sombria da cidade e um garoto inteligente obcecado por monstros de filmes terror se mudam para a cidadezinha pacifica de Salem e logo depois alguns moradores começam a desaparecer ou ficar doentes, com um pouquinho de Shirley Jackson e Bram Stoker, King construiu uma história envolvente e agonizante, foi uma leitura com algumas partes tensas, a descrição pacifica da cidade que no fundo esconde muitos segredos torpes, a história começa lenta e arrastada, mas depois as coisas vão acontecendo até chegar ao clímax e com um fim até que aceitável, vampiros clássicos e uma casa com uma atmosfera sombria, é um prato cheio pra quem gosta da temática.

pineberry 09/02/2024

Se tornou um dos meus favoritos da vida. Stephen King né? Sou suspeita pra dizer. ??
Mas olha, esse aqui tem todo o melhor dele sem as coisas que reclamam kkkk é de fato assustador e temos o desenvolvimento da cidade como se fosse um personagem por si. Tem muitos personagens e todos eles trazem alguma coisinha relevante pra história mesmo que vc não decore o nome de todos aqueles mais secundários.
Recomendo super se vc já gosta de terror e quer conhecer mais do King pq tem tudo o que faz dele ser quem é. O final pode ser meio corrido em relação a todo resto, mas é um ótimo final mesmo assim.
Só acho triste a tradução em português já entregar tudo, pq por um tempo você vai seguindo a história sem ter certeza do que vem aí, assim como os próprios personagens.