O grande mentecapto

O grande mentecapto Fernando Sabino

Resenhas - O Grande Mentecapto

Lidiany.Mendes 24/08/2023

Sem palavras...
Estou sem palavras para definir o impacto desse livro em mim. As aventuras e desventuras de Viramundo são na mesma proporção cômicas e trágicas. Tanto gargalhei como chorei horrores durante a leitura.
A escrita do Fernando Sabino é deliciosa e seu toque mineiro deixou a história ainda mais aprazível.
Literalmente, viajei por Minas Gerais reconhecendo lugares que me são caros e outros que desejo conhecer.
A história de Viramundo pode ser encontrada em outras tantas histórias de outras tantas pessoas ignoradas e desconhecidas destas Minas Gerais.
Meu olhar para os Viramundos do caminho será outro daqui para frente...

Mara Vanessa Torres 12/07/2009

Brasileiro até no nome.
Excelente! Geraldo Viramundo é o nosso brasileiro, o nosso Dom Quixote, o nosso bom homem. Um cenário muito bem humorado do nosso rodo cotidiano.

Raquel Lima 16/08/2009

Encanto mineiro...
Sabino consegue um encanto em sua linguagem, transmitindo calma, curiosidade, pureza, ironia e um humor gostoso, que temos a certeza de conversamos com um típico mineiro. Muito Bom!...O Viramundo é um puro em um mundo sujo.

Edson Nunes 16/07/2009

A origem de Gump.
Pra quem viu Forrest Gump descobriu que provavelmente o produtor do filme se inspirou nesse livro.Um livro bem montado e com um humor bem elaborado, O Grande Mentecapto é um clássico literário que foge um pouco dos moldes da literatura brasileira e critica de forma direta e indireta alguns aspectos da politica e da sociedade do país.

romalopes 28/08/2009minha estante
Será? Será? :-)

Bell_016 04/10/2009minha estante
Que moldes da literatura brasileira? Desafio você a encontrar esse tal molde q toda (!) a literatura brasileira tem em comum....(até os dias de hoje claro)

Carla Valle 14/12/2009

Fernando Sabino é um gênio, Viramundo é o tipo do sujeito que todo mundo conhece, mas todos fingem não ver. É o bom, o puro...

Milena @albumdeleitura 10/09/2015

O Grande Mentecapto
O romance narra as aventuras e desventuras de Geraldo Viramundo, uma espécie de Dom Quixote brasileiro, e suas andanças pelo estado de Minas Gerais.

Nascido em Rio Acima, Geraldo fora um menino como outro qualquer, com suas traquinagens e maluquices. Sua vida, porém, começa a mudar quando aposta que conseguiria fazer o trem parar. Dito e feito; torna-se o herói da cidade.
As consequências, no entanto, não foram apenas positivas: admirando esse feito, outro menino tentou fazer o mesmo e acabou morrendo. Revoltada, a população considerou-o como o grande culpado. Passou um tempo isolado até conhecer o Padre Limeira e manifestar seu desejo de ser seminarista. É quando sai de casa rumo a peregrinações, grandes trapalhadas e confusões.

É expulso do seminário, se apaixona pela filha do Governador, leva uma surra, é internado num hospício, torna-se candidato a prefeito, entra para o quartel, vai preso e participa de uma revolução ao lado de prostitutas e sem-teto em busca de melhores condições de vida. Ufa! Que loucura, não é mesmo?!

O fim do livro (que eu não vou contar!) é surpreendente, comovente e triste também. Fernando Sabino expõe sua capacidade descritiva, (parece que você está vivendo a cena) e faz o leitor rir, se emocionar e refletir sobre suas conclusões a respeito da vida, do homem e das coisas.

Simplesmente amei a maneira cômica e ao mesmo tempo crítica que Sabino escreve e, posso dizer que me tornei fã deste cara!

Recomendo, com toda a certeza!

site: http://albumdeleitura.blogspot.com.br/2014/06/dica-de-leitura-08.html

Hebert 14/05/2020

O grande mentecapto
Livro de minha escolha para leitura de maio/2020 em nosso clube.

Valeu muito ter lido pouco mais da metade de Dom Quixote antes de lê-lo, pois como dizem: Geraldo Viramundo vive aventuras e desventuras quixotescas nas Minas Gerais. Mais ainda é já ter podido estar em algumas das cidades por onde o mentecapto passa.

Fernando Sabino nos presenteia com um personagem ora puro, ora sagaz, mas ingênuo em sua essência. Fazendo se apaixonar muito facilmente desde o início, e nos arrebatando em sua entrega final.

Leandro 24/08/2022

O livro começa engraçado e bem despretensioso, e nos últimos capítulos se torna um grito dos desvalidos, excluídos e marginalizados, até o final agridoce.

Mauro 02/12/2020

O grande mentecapto conta a história de uma pessoa que se desprendeu de todos os padrões da sociedade para viver uma vida nômade, viajando de cidade em cidade.
Um livro muito bom e crítico para quem gosta. Leitura fluida e gostosa.

Cacau 29/10/2020

Incrível
Amei o livro, a escrita do autor me fez sentir ainda mais seduzida e imersa na história de Viramundo. Assim como muitos autores nacionais Sabino não deixa nada a desejar! Em algum outro momento certamente irei reler.

Raquel 14/01/2021

Um homem movido pela culpa e pela confusão
José Geraldo Peres da Nóbrega e Silva era um menino como qualquer outro criado em Rio Acima, interior do estado de Minas Gerais. Fugia para tomar banho de rio com os amigos e aprontar todo tipo de travessura pela cidade. Parte de uma família extensa, com incontáveis irmãos, o seu mais promissor prognóstico era o de tocar o pequeno comércio da família no futuro.

Contudo, Geraldo era audacioso, e numa tediosa tarde resolveu assombrar todos os seus amigos com uma aposta: faria o trem parar na estação abandonada da cidade, onde havia anos que ele não parava.

Venceu a aposta, porém seu ato não passou sem maiores consequências. E certo de que a desastrosa consequência havia sido sua culpa, resolveu abandonar seu destino antes determinado e entrar para o seminário. Quando sua vida parecia ter finalmente entrado nos eixos, uma enorme confusão em Mariana, cidade onde ficava o seminário, o fez largar a futura batina e seguir sem rumo pelo estado de Minas Gerais.

Na sua andança sem fim, José Geraldo vai fazendo amigos e recebendo nomes por onde passa, fazendo desta grande obra de Fernando Sabino uma tragicomédia da melhor qualidade. Em sua narrativa, o autor conversa sem papas na língua com o leitor. Expõe seus pontos de vista, seus medos e suas desconfianças, compondo um livro divertidíssimo, pare se ler rindo e terminar chorando.

Kailler Luis 11/03/2013

Vale a pena ler O Grande Mentecapto
O que eu posso dizer sobre esse livro?
O li já faz bons anos, por volta de 2004. Muita coisa já se perdeu. É preciso relê-lo.
E por que relê-lo?
Simplesmente porque é um livro marcante. Todas as vezes que alguém pergunta quais são meus livros favoritos, lá está O Grande Mentecapto do Fernando Sabino na minha lista.

A estória de Viramundo é envolvente, intrigante, revoltante e compassiva. A gente vive, sofre, chora e ri junto com o personagem.
Tudo isso em uma escrita simples e dinâmica; gostosa de ler.

Também não posso deixar de mencionar o fato nostálgico de que em suas andanças, Viramundo passa por minha cidade, Patos de Minas.

Henrique.Alves 14/12/2020

Um coração como o de viramundo
Vou sentir saudades desse personagem. Doce, ingênuo, sonhador, um tipo de dom Quixote brasileiro que por suas andanças por MG fez tudo. Quase virou padre, foi internado num manicômio, conheceu um fantasma, se tornou líder revolucionário, mas tudo isso com a intenção de ajudar.

Isabelle 27/10/2020

Um livro gostoso de ler, ri bastante enquanto o lia. Primeiro contato com o Sabino e curti muito :)

Rikee 14/10/2023

O meu país minas gerais
Simples, místico, infundado, desinibido, divertido, desastroso, frágil, tocante, bobo, inteligentíssimo, monótono, impossível.

Geraldo Viramundo

caboclo inteligente, estudou em seminario, sentia a morte profundamente
vigiou instrumentos pra banda e logrou a tocar a sua onde cruzava, enganou coroneis e venceu deputados, a todos ganhava enquanto com suas qualidades os ajuizava