Na Margem do Rio Piedra Eu Sentei e Chorei

Na Margem do Rio Piedra Eu Sentei e Chorei Paulo Coelho

Resenhas - Na Margem do Rio Piedra Eu Sentei e Chorei

@gugugb 26/01/2021

Livro de premissa simples que aborda discussões complexas (e rasas) sobre o sagrado feminino, crença e religiosidade.
Interessante a definição de "outro" e seu impacto na tomada de decisões dos dois protagonistas.
Uma pena o número indigesto de diálogos repetitivos e a falta de esmero da narrativa.

Fênnix 24/01/2021

Uma história de amor, em suas várias formas!
É um livro denso, que nos faz pensar no amor em suas diversas formas e na fé... Nos faz olhar nossos passos, repensar nossos sentimentos e sonhos... E nós questiona sobre nossas crenças.. É pra ler, refletir, reler.... Superrecomendo!

"O que fizeste com os milagres que Deus semeou por teus dias?"

Dai_tck 14/01/2021

Não era bem o que esperava
Li por recomendação de amigos e é o segundo do autor.
Confesso que pelo entusiasmo dos indicadores, esperava outro resultado, mas as cinco estrelas são merecidas. O livro é encantador.
Valeu a pena leitura??
Pati 15/01/2021minha estante
Comenta aqui qual era o resultado que vc esperava! Fiquei curiosa :)

Vogel 04/01/2021

O livro é bom, conta a história de 2 amigos que foram apaixonados na infância e depois de adultos se reencontram. A história envolve mais do que religião, fala da fé independente da religião que se segue e de como o amor pode curar. É uma leitura interessante, mas o final é meio que estranho, não sei explicar, mas é um livro que recomendo para quem está meio perdido em relação a própria fé!

Cintia.PrAspero 31/12/2020

Esse livro e tão leve e tão fluido, simplesmente perfeito para sair de uma ressaca literária, ele tem lições importantes, que as vezes não damos importância, ou não reparamos. Percebi nuances católicas, porém não sou católica então não sei até que ponto corresponde exatamente a religião. Eu gostei muito! Último de 2020.

Débora Prii 22/12/2020

Perfeito, o fato de Paulo Coelho nunca decepcionar. Na margem da minha cama eu sentei e refletir toda essa história, fazia tempo que não lia algo tão bom, tão simples, tão rico de amor. Só digo uma coisa leiam!

Bruna1334 21/12/2020

Amei
Eu quis demais que eles ficassem juntos ?, recomendo a leitura, Paulo Coelho nunca me decepciona!

Taíla 07/10/2020

No fim tudo é sobre a jornada
Mais um livro do Paulo Coelho de vindo de um sebo para a minha coleção. Um romance bem do dolorido, tá aí uma leitura que eu não estava esperando ao ler um livro de Paulo Coelho, que sempre nos leva a viagens para o nosso autoconhecimento. Mas, se formos pensar um pouquinho mais adiante, é sim sobre o nosso interior também.

O relacionamento entre Pilar e o seu amigo de infância, não é uma simples retomada. Acompanhamos os personagens em uma jornada para se conhecer, entender o que sentem e, principalmente, se permitir sentir indo além das barreiras da sociedade e das barreiras que nós mesmos nos impomos.

Ao longo da leitura fui tendo diferentes sentimentos relacionados aos personagens, pois a gente está esperando as paixões avassaladoras, as atitudes apaixonadas e as resoluções rápidas, mas a vida não é assim, não é mesmo?

E foi aí que entendi que sim, Na margem do Rio Piedra pode ser sobre nós sobre o nosso interior e sobre a nossa jornada em busca do amor e da liberdade. Pilar vê o planejamento da sua vida, que estava completamente dentro da caixinha, sendo totalmente abalado. Isso a assusta logo no início, como seria com a gente mesmo. Nem todo mundo está pronto ou querendo sair da sua zona de conforto, a mudança pode ser algo positivo e muita vezes é, mas a nossa primeira reação é resistir para que nada mude.

Percebi que muitas vezes queremos que a nossa vida mude e que tudo seja diferente, mas não fazemos nenhum movimento real para que essa mudança aconteça. A agonia que muitas vezes senti pela indecisão e resistência da Pilar, muitas vezes podia ser direcionada a mim mesma e rá Paulo Coelho, mais uma vez nos atinge com as suas obras.

Acompanhamos a jornada e as dúvidas da Pilar ao longo da história, toda narrativa corre da sua perspectiva. Os mistérios que ela tenta entender de seu amigo e o quanto ele a levou a conhecer mais sobre a sua própria espiritualidade e a falta de informações sobre ele ao longa da história (vamos descobrindo alguns pontos aos poucos).

E sabe, para mim, no fim das contas a jornada é sobre nos conhecermos mais, encontrarmos os nossos deuses interiores, a nossa paz e a nosso amor próprio. E tudo isso dá muito trabalho, muitas vezes precisamos de alguém para nos guiar, nem sempre tudo está claro e é um processo longo e dolorido, mas que lava a alma.

Foi assim que me senti lendo Na margem do Rio Piedra eu sentei e chorei, esse choro nos alivia, nos consola e nos mostra que podemos ter gente ao nosso lado na nossa jornada, mas o caminho é todo nosso, o crescimento é individual para vivermos plenamente nesse mundão com o nosso coletivo.

No fim, até as histórias de amor escritas por Paulo Coelho são sim sobre a gente, sobre nosso interior e para o nosso crescimento. Não vou dar spoilers do que acontece com esse casal, mas é uma jornada cheia de significados e muito tocante. Recomendadíssimo.

site: https://www.prateleirasemfim.com.br/posts/livros/resenha-do-livro-na-margem-do-rio-piedra-eu-sentei-e-chorei

Fran 01/10/2020

Gostei
Infância, adolescência, juventude. Amizade, paixão, incertezas, medo. Tudo que um bom romance pede.

Rodrigues 29/09/2020

Primeiro livro que li do Paulo Coelho
Confesso que tinha um preconceito enorme com os livros do Paulo Coelho,pois na adolescência acreditava que ele era um bruxo kkkk,porém como eu não gosto de ser injusta e ter preconceitos literários resolvir ler esse livro e gostei.
Li esse há muito tempo,acho que em 2006 senão me engano,não lembro muito da história.Mas o que mais me atraiu realmente foi o título do livro.Grande e peculiar.Me lembro de gostar da história.
Sathy 08/10/2020minha estante
Li O Alquimista e achei um livro interessante.

Rodrigues 08/10/2020minha estante
O Alquimista também é muito legal

Silvia 22/09/2020

Na margem do Rio Piedra eu sentei e chorei!
Conta a história de dois amigos de infância, e de como o tempo e as escolhas diferentes não conseguiram afastar o sentimento de amor que os unia. Um sentimento que foi dividido com dúvidas, renúncias e descobertas.
Acho que tenta nos dizer que o amor é sempre a melhor escolha, apesar de na maioria das vezes vir de acompanhado de algumas consequências.

Um livro interessante!

Ana Brison 21/09/2020

@retalho.literario
"Procure viver. Lembrar é para os mais velhos."⁣⁣
⁣⁣
"Fico dias a fio diante daqueles livros e cadernos, fazendo um esforço sobre-humano para comprar minha própria escravidão."⁣⁣
⁣⁣
"Aquele que é sábio, só é sábio porque ama. E aquele que é tolo, só é tolo porque pensa que pode entender o amor."⁣⁣
⁣⁣
"Quem ama precisa saber se perder e se encontrar."⁣⁣
⁣⁣
"Se Deus é amor, devia ter cuidado melhor do meu sentimento."⁣⁣
⁣⁣
"Existem derrotas. Mas ninguém escapa delas. Por isso, é melhor perder alguns combates na luta por seus sonhos do que ser derrotado sem sequer saber porque você está lutando."⁣⁣
⁣⁣
"O universo sempre nos ajuda a lutar por nossos sonhos, por mais tolos que possam parecer. Porque são nossos sonhos, e só nós sabemos o quanto nos custa sonhá-los."⁣⁣
⁣⁣
"No momento em que partirmos em busca do amor, ele também parte ao nosso encontro."⁣⁣
⁣⁣
"O amor nunca vem aos poucos."⁣⁣
⁣⁣
"A verdade sempre está onde existe a Fé."⁣⁣
⁣⁣
"Só quem é feliz pode espalhar felicidade."⁣⁣
⁣⁣
"'Se a dor tiver que vir, que venha rápido',eu disse. 'Porque tenho uma vida pela frente, e preciso usá-la da melhor maneira possível. Se ele tem que fazer alguma escolha, que faça logo. Então eu o espero. Ou o esqueço. ⁣⁣
Esperar dói. Esquecer dói. Mas não saber que decisão tomar é o pior dos sofrimentos.'"⁣⁣
⁣⁣
"O amor se descobre através da prática de amar."⁣⁣
⁣⁣
"Um tombo do terceiro andar machica tanto quanto um tombo do centésimo andar. Se eu tiver que cair, que caia de lugares bem altos."⁣⁣
⁣⁣
"Não se esqueça de uma coisa: o amor permanece. Os homens é que mudam!⁣⁣
⁣⁣
"O seu amor me salva, e me devolve aos meus sonhos."⁣⁣
⁣⁣
"Vá pegar suas coisas, sonhos dão trabalho."⁣⁣
⁣⁣
Diferentemente dos outros livros do autor, tinha muitas expectativas quanto a este título e embora ele traga quotes maravilhosos, a história não me arrebatou.⁣⁣
⁣⁣
Um fato que me chamou atenção, foi a forte menção à Renovação Carismática, movimento da igreja católica que prega sobre o Espírito Santo e seus dons, achei muito interessante essa abordagem.

Nath 18/09/2020

Que livro maravilhoso. Comecei a ler e não consegui parar. A simpatia que eu senti pelos personagens, parecia que eu fazia parte da história. Obrigada Pilar e seu amado, por mudar algumas visões da vida.