A Descoberta das Bruxas

A Descoberta das Bruxas Deborah Harkness

Resenhas - A Descoberta das Bruxas

Joise.Andrade 23/11/2016

a descoberta das bruxas
Sabe quando você compra um livro pela capa porque acha bonito, mas tem duvidas sobre o conteúdo se vai amar ou odiar! Bem eu fui uma dessas que comprei pela capa, bem não me arrependo amei o livro e li ele em 4 dias que estória maravilhosa envolvente. Aquela que faz você grudar na cadeira para poder saber o que vai acontecer na próxima pagina. Em si o livro gira em torno da nossa principal personagem Diana Bishop, uma mulher comum aos olhos de qualquer pessoa, mas ela é diferente, pois ela é uma bruxa, não aquelas que estamos acostumados a ver, mas uma diferente de tudo o que se possa imaginar.

Mila F. @delivroemlivro_ 14/12/2017

Não Rolou sentimento... Que livro RUIM!
A Discovery of Witches no Brasil A Descoberta das Bruxas, é o primeiro volume da Trilogia das Almas composto por outros dois: Sombra da Noite e O Livro da Vida. A Trilogia foi escrita pela norte-americana Deborah Harkness, que é mais conhecida como historiadora do que como escritora, até porque - se não estou enganada - de ficção ela escreveu apenas esta trilogia.

A Trilogia das Almas é bastante conhecida, mas causa uma relação do tipo extremista: ou você ama ou odeia, no meu caso, que li apenas A Descoberta das Bruxas, não consegui suportar este livro. Foi uma leitura horrorosa e só consegui apreciar mesmo no final do livro que foi realmente bom.

Nesse livro vamos acompanhar Diana Bishop uma bruxa, que nasceu bruxa, mas não pratica a magia ela além de historiadora também é uma professora pesquisadora e numa de suas pesquisas e estudos encontra um manuscrito mágico, o Ashmole 782, que fala sobre a origem dos seres sobrenaturais, a partir daí Diana é vigiada por outros seres sobrenaturais (bruxos, demônios e vampiros) que tentam descobrir onde está o manuscrito. Dentre tantos seres que vigiam Diana, um vampiro muito antigo passa a ficar do lado dela para protegê-la, mesmo sabendo que bruxas e vampiros nunca se deram bem.

É aí que a história que deveria ser ótima, envolvendo magia, mistérios e poderes passa a focar no relacionamento proibido de Diana Bishop com o vampiro super protetor Matthew Clairmont. Relacionamento este que não consegui engolir. Ambos os personagens se provaram bem imaturos para suas respectivas idades e isso foi muito incoerente, Mattew, sobretudo, teve atitudes absurdas que justificava como proteção, mas para mim, eram atitudes machistas e insuportáveis. O pior? Diana que supostamente era uma bruxa poderosa e não precisava de proteção aceitava de forma submissa.

Começou uma lista repleta de atitudes e diálogos insuportáveis, possessivos, inexplicáveis e imaturos. Não correspondeu com minhas expectativas. E os diálogos eram tão sem pé nem cabeça. Dava para terem sido cortados vários e ter feito o livro ter 300 páginas sem perder nada.

Mesmo com uma série de eventos, diálogos, atitudes absurdas, surreais e que não me convenceram nas 150 páginas finais a história começa a surpreender e tem mais ação e propriamente magia o que eu sempre esperei do livro, portanto, só consegui gostar do livro mesmo no final, confesso até que fiquei curiosa para ler a continuação: Sombra da Noite.

Sempre costumo dizer (e vou dizer novamente) que escrever livros de fantasia não é para qualquer pessoa, porque o escritor precisa convencer de que todos os absurdos e irrealidades que ele escrever são "possíveis", ou seja, não pode vir com uma estória mal contada e fazer com que os leitores engulam aquilo ali... é isso que Deborah Hakness tentou fazer em A Descoberta das Bruxas, duvidou da capacidade do leitor e escreveu coisas absurdas de forma que não chegaram a convencer.

A Descoberta das Bruxas foi uma leitura horrível para mim, provavelmente a pior do ano, só li até o fim porque era um livro que eu tinha me determinado a ler em 2017, mas que quando virei a ultima página senti um alivio enorme por não precisar mais lê-lo e não vou sentir saudade da estória e tão pouco dos personagens já que NENHUM chegou a ser cativante.

Ah, os personagens também são incoerentes e vou elencar só alguns:
Diana Bishop: uma bruxa desde criança que nunca praticou a magia? Fala sério! Qual criança e adolescente sabendo que tem poderes mágicos não vai utilizá-los? Mesmo se tivesse tido um trauma muito grande, há a questão da curiosidade e dos desejos que não poderiam ser contidos por conta de um trauma.

As tias de Diana são tão imaturas quanto a sobrinha: TODOS OS DIAS tinham que ligar para Diana para saber como foi o dia, sendo que Diana já era adulta e elas a tratavam como uma criança...

Matthew: é um vampiro com mais de um século e é um machista, possessivo, controlador (para mim isso é muito defeito) e meu Deus, um idiota completo, tão infantil, tão adolescente que não tem como aguentar. Não entendo como Diana se apaixonou por alguém assim depois de viver por si mesma? Ser independente, poderosa e se tornar tão submissa.

A mãe de Matthew: uma vampira que odeia bruxos e que é a maldade em pessoa aceita tão bem Diana? Não, não, não é coerente isso, entendem?

Outro ponto que detesto em livros com vampiros: sabemos que é fácil para esses seres conseguirem acumular riquezas já que eles não morrem, mas como eles podem dizer que querem passar despercebidos pelos humanos se eles vivem de forma luxuosa, num castelo e cheios de carros, jatinhos etc? Não, não é necessário.

Do fundo do coração, eu esperava que um livro sobre bruxas fosse mais gótico, misterioso, cheio de magia, mas este me surpreendeu de forma bem negativa: vemos um romance possessivo da primeira a última página (nenhuma mulher que se preze se submeteria a um relacionamento tão abusivo); temos personagens incoerentes em seus comportamentos, falas e idades; temos um excesso de diá-los desnecessários; mais um excesso de explicações chatas e maçantes sobre DNA, alquimia, história sobrenatural; mais uma infinidade de descrições absurdas como exercícios físicos, preparos de chá, rituais de alimentação, estilos de roupas... Por quê? É só para encher páginas? Cadê os editores e revisores que não disseram para a escritora tirar esses excessos?

Estou frustrada. não consigo e nem tenho coragem de indicar A Descoberta das Bruxas para ninguém, mesmo que o final tenha sido envolvente e despertado bastante minha curiosidade para o segundo volume, não tenho perspectiva para ler e nem sei se terei saco para continuar com essa trilogia.

Ahhhhh, não falei nem a metade das coisas absurdas que li neste livro. Se fosse escrever tudo o que odiei esta resenha ficaria muito grande (maior do que já está), não ia rolar. Para finalizar, quero dizer outra coisa que me incomodou muito: um detalhe chamado diagramação que foi horrível: letras minusculas e folhas brancas que cansam demais durante a leitura. Esse livro está TODO ERRADO.

site: www.delivroemlivro.com.br
Poli 21/05/2021minha estante
Eu vim aqui ver a avaliação do skoob, pq estava doida para comprar esse livro. E és que me deparo com tua resenha. Kkkkk. Tu odiou demais senhor.

Mila F. @delivroemlivro_ 22/05/2021minha estante
Mulher lembro que foi uma das piores experiências de leitura que já tive. Odiei mesmo.

bernadete.dalla 05/07/2022

Diana, uma historiadora bruxa que se recusa a usar magia no seu dia a dia, mas um manuscrito enfeitiçado é um lindo vampiro mudam totalmente suas convicções.

Vanessa Comenta 15/08/2018

O Livro que Virou Série de TV
Nessa história vamos conhecer a professora Diana Bishop, Daiana é uma bruxa que perdeu seus pais quando ainda era criança e desde então decidiu nunca mais usar seus poderes. Durante uma de suas pesquisas na biblioteca, Diana acaba encontrando um manuscrito chamado Ashmole 782, quando ela o toca sente que ele é uma enorme fonte de magia, com medo de não conseguir controlar seus poderes Diana acaba tomando algumas notas e devolvendo o manuscrito.

O que ela menos esperava, era que o manuscrito alquímico com mais de um século lhe traria tantos problemas, isso porque a partir do momento em que ela toca o manuscrito, uma horda de demônios, bruxas e vampiros começa a aparecer na biblioteca, uma dessas criaturas sera o misterioso Matthew Clairmont, um vampiro que também tem um enorme interesse pelo manuscrito e por conta disso acaba se aproximando de Diana.

Conforme Matthew e Diana vão ficando mais próximos coisas perigosas começam a rondar os dois e partir dai Diana será obrigada a enfrentar os fantasmas do passado enquanto lida com o que ela mais temeu por toda sua vida, a magia. A presença constante de Matthew em sua vida fara com que tudo fique ainda mais difícil.

A Descoberta das Bruxas é uma história magica com boas doses de romance e suspense que transporta o leitor para diferentes lugares do mundo em uma viagem com mais de 1500 anos de história, onde iremos encontrar Clóvis e as Cruzadas, os Cavaleiros Templários e a Revolução Americana.

O livro é bem extenso, com um total de 640 páginas, a leitura acaba se mostrando bem arrastada principalmente nos primeiros capítulos, isso na minha opinião acabou prejudicando um pouco o interesse do leitor pela história, pois se você não for uma pessoa que realmente quer conhecer a história, provavelmente você acabara largando o livro pela metade, o que será muito triste pois do meio pra rente a história realmente fica muito boa. Então a dica que eu tenho com relação a essa história é: DE UMA CHANCE AO LIVRO, por mais que o inicio seja meio morno, o final vale super a pena, a história será cheia de mistérios, romance e magia. A evolução dos personagens fica visível ao longo da leitura, principalmente Diana, apesar de ser bem sonsa no início a personagem vai acabar se mostrando bem forte e determinada, e Matthew? Bom, ele vai ser foda o livro todo hihi Vale destacar também que novos personagens vão aparecer ao longo da leitura, alguns serão super queridos e outros realmente vão despertar o ódio do leitor.

Enfim, falando de uma maneira geral, o livro é ótimo, Deborah é aquele tipo de autora que passa todos os detalhes para o leitor, as partes relacionadas a alquimia e a ciência são cheias de explicações e isso me encantou. Leitura recomendadíssima.

site: https://diariodevanesa.wordpress.com/

Qual o nome da série?

Paula.Dayana @pauladayanaalves 24/10/2018minha estante
Estou amando a leitura!

Paula.Dayana @pauladayanaalves 08/11/2018minha estante
O nome é o mesmo do livro porem em inglês

Sabrina.Contieri 12/11/2018minha estante
Obrigada

Giomaciel.a 22/04/2024

A Descoberta das Bruxas é o primeiro volume da Trilogia das Almas. Nele somos apresentados à um universo em que bruxas, vampiros e demônios convivem em meio aos seres humanos.
As criaturas, como são referidos os seres diferentes dos humanos, podem apresentar características um pouco distintas daquelas com as quais estamos acostumadas em outros enredos fantásticos.

Diana Bishop é filha de bruxos poderosos, que morreram quando ela tinha apenas 7 anos. Criada pela tia e sua companheira, ambas bruxas, a personagem principal ignora sua magia e se esforça arduamente para levar uma vida comum e humana. Historiadora formada e com anos de estudo em alquimia, Diana frequenta diariamente uma biblioteca em Oxford, para fins de pesquisa, dando continuidade ao trabalho que vem fazendo nos últimos anos. Suas pesquisas e publicações são reconhecidas e ela é uma profissional de destaque em sua área.

Em um dia como outro qualquer, ela faz a requisição dos manuscritos que deseja analisar à recepção da biblioteca e se dirige ao seu lugar de costume para começar a leitura e o estudo dos livros requisitados. O livro solicitado dessa vez, porém, é diferente, e reage magicamente à Diana, deixando-a curiosa quanto ao seu conteúdo mágico. Vencendo a curiosidade, porém, ela se limita a analisar o livro apenas os aspectos que consegue visualizar sem uso de magia, e devolve o manuscrito ao final do dia de trabalho.

Seus dias, então, começam a mudar. Em um deles ela acaba por conhecer um majestoso vampiro, de quem se aproximará. A cada dia que passa mais criaturas começam a frequentar a biblioteca e a cuidar de cada passo e gesto feito por Diana. Ameaças são feitas e ela passa a temer seu próprio povo, tendo como aliado um vampiro, algo inusitado e entendido como uma possível traição aos seus.

O enredo apresenta MUITOS fatores históricos e MUITOS detalhes de biologia e genética. Em função do excesso de contexto histórico e informações biológicas o livro acaba se tornando um pouco pesado e complexo, ao meu ver. Houveram momentos em que precisei reler alguns dos trechos por 3 ou mais vezes para que as informações ali apresentadas fizessem algum sentido. Alguns dos dados parecem ficar perdidos frente ao que os personagens estão vivenciando no momento, de forma que entendo serem dispensáveis.

Eu pretendia ler a trilogia em sequência, mas vou me dar um intervalo e ler alguma coisa com menos dados técnicos por agora. Rss.

Crislaine 11/02/2020

Simplesmente não conseguia parar de ler
Comecei ler esse livro depois que assisti a série, e cara, ainda bem q resolvi ler este livro.
O que mais gostei, foi os detalhes, e a Ciência envolvida, nossa muito bom mesmo.

Me incomodou um pouco como Diana as vezes é obcecada( não é palavra correta, mas nada me vem a cabeça) pelo Matthew.

Letícia_Books 24/02/2020

Legal porém..
Assisti a série primeiro e fui super animada para ler o livro. Mas de início já me deparei com letras minúsculas ( o que até releva, se não o livro teria 1000+ páginas) enfim, a leitura foi muito arrastada e lenta pq a autora fez questão de enfiar várias e várias informações e referências sem necessidade em grande parte. Eu gosto do enredo em si e acho muito original e cativante, todavia já saiba que será uma leitura que requer muito de sua paciência.

Nu e As 1001 Nuccias 27/02/2020

Resenha Blog As 1001 Nuccias
Tentar resumir essa história magnífica é um desafio e tanto.

No mundo criado por Deborah existem 4 criaturas: os humanos, os vampiros, os demônios e as bruxas. Bruxas nascem com dons, vampiros são criados, demônios apenas aparecem. Cada criatura tem suas características fantásticas que galera já conhece por aí. O que a autora trouxe de novo? A genética! Durante todo o texto, iremos também saber como é o DNA de cada um desses coleguinhas.

Diana Bishop é uma historiadora conceituada, que estuda as representações alquímicas e os alquimistas. É uma mulher bem independente, que corre todos os dias de manhã, gosta de remar para espairecer e é viciada em chá. Mas, além de tudo, ela é uma bruxa que não quer ser bruxa, que se recusa a usar seus poderes no dia a dia. Ela quer ser o mais humana possível. Chato é que... prender os poderes por tanto tempo os tornou instáveis. E aí... ela deu de cara com um manuscrito alquímico enfeitiçado que pode ser o lendário "Livro da Vida", um livro que reúne informações sobre as criaturas.

Claro, por ser lendário, é extremamente cobiçado. Não há uma criatura que não o deseje ler, quer dizer, sem contar a própria Diana. Ela devolve o livro à biblioteca e ele some nos arquivos, literalmente. O problema é... que todas as criaturas que também estavam na biblioteca e viram Diana quebrar e refazer o feitiço do livro agora perseguem a moça para conseguirem o livro para si.

E é aí que entra o anti-herói mocinho: Mathew Clairmont, um vampiro de mil e cacetada anos, bioquímico, que passa seus milênios estudando lobos e a análise da biologia molecular das criaturas.

Começa então a caçada. Diana descobre segredos sobre seus pais já falecidos, Bruxas perseguem bruxas, bruxas casam com vampiros, a Congregação pira com esse monte de regra quebrada e... leiam!

O livro é bem detalhado. Muito mesmo!! Algumas descrições tendem a parecer exageradas, mas têm motivo para serem. Detalhes são muito importantes! O desenrolar é lento. Pombas é uma trilogia né, a autora não vai entregar o ouro de uma vez. Mas mesmo com lentidão deliberada para o desfecho (de novo, detalhes são importantes), o livro me pareceu dinâmico e a leitura flui. A história é contada do ponto de vista de Diana e de Mathew, aparecem outro tantos personagens, o cenário muda constantemente.

Apaixonados por fantasia irão se deliciar. Leitores apressados vão se entediar.

O livro fez mais sucesso após ser adaptado para um seriado, que eu ainda não vi, mas tá na lista. Já me recomendaram, então repasso a vocês.

site: https://1001nuccias.blogspot.com/2020/02/resenha-livro-descoberta-bruxas.html
Keith.Christyne 27/02/2020minha estante
Mara mesmo a série pelo menos ta seguindo um pouco

Nu e As 1001 Nuccias 27/02/2020minha estante
Quero ver o seriado. Adoro fazer comparações (mentira, gosto de dizer "não livro não foi assim").

Keith.Christyne 28/02/2020minha estante
E boa mesma e muito ver a Diana na telinha

Nu e As 1001 Nuccias 01/03/2020minha estante
*_*

@elvira_leitora 03/03/2020

Demorado
Um livro muito descritivo e um pouco enrolado. Gosto da história, dos personagens e da maturidade.

Jakelline 26/04/2020

Confesso que sempre fui atraída por esse mundo de fantasia: bruxas, vampiros, demônios... tantas histórias nos faz mergulhar nesse universo mágico nos fazendo imaginar se não seria possível ter um mundo assim e como seria se fosse real. Poderia ser apenas mais uma história para nos fazer escapar da realidade durante o tempo de leitura, mas esse em especial não é apenas isso. A autora com sua habilidade de descrever com riqueza de detalhes os cenários, os sentimentos dos personagens, os seus passados, seus sentimentos, nos fazem sentir parte da trama.
Passado, presente, futuro se entrelaçam. O passado nos torna quem somos hoje - nada acontece por acaso. O futuro é incerto, mas se estamos com quem amamos, nada mais importa. Lutar pelo que acreditamos é lutar por quem somos. E tudo começa com uma descoberta das bruxas...

masjaci 07/06/2020

Envolvente!
Fantasia é meu gênero preferido e esse livro caiu de paraquedas em minhas mãos. Fazia um tempo que uma estória sobre bruxas prendia minha atenção.
A narrativa é agradável, apesar de alguns pontos em que fica cansativa. Mas não desista, fica mais interessante conforme as páginas vão passando e se conhece mais sobre seus personagens e suas personalidades.
Diana é uma mulher independente e tem uma mente brilhante, sem contar no poço de maturidade.
Enfim, a obra é boa pra caramba!

alex589 20/06/2020

Não é pra mim.
É um livro legal, porém não é meu tipo de livro. Como não curto muito esse gênero não me agradou muito. Não me senti preso ao mundo ficcional e também teve a sensação de que uma conversa resolveria toda a história. Não pretendo ler a continuação. Se você curte esse tipo de livro, acho que gostará, mas se não tem muito contato com o gênero não creio que terá uma experiência tão boa.

Fabio.Dimant 06/07/2020

Boa trama
Gostei de como o universo da história é desenhado. Explicações detalhadas para montar os motivos que levam os personagens a tomar suas ações. Mas acho que existe uma exagero nos poderes de Diana e também em porque o conselho não resolveu 'o problema' quando podia. Não quero dar spoilers... Para quem gosta de bruxas e vampiros vale a leitura.

LiteraryHuntress 16/08/2020

Resenha disponível também no IG @literaryhuntress
Diana Bishop é mais uma de uma longa linhagem de grandes bruxos, ancestral da primeira mulher a ser queimada durante a “caça às bruxas” em 1692, Salem. Porém, após a morte misteriosa de seus pais quando tinha apenas 7 anos de idade, desistiu de praticar magia, entregando-se a longos anos de estudos na História da ciência, voltada à alquimia.

O livro inicia em setembro de 2009, na Inglaterra. Em uma das manhãs de pesquisa na Biblioteca Bodleian, um manuscrito antigo e enfeitiçado caí nas mãos de Diana, mas não qualquer um e sim o que possuí informações importantes sobre todas as criaturas sobrenaturais da terra: Vampiros, Bruxos e demônios. Todavia, ela não se prende a qualquer ponto de magia que faça sentido ao seu cotidiano, então o devolve ao coração da biblioteca se perdendo mais uma vez. Era tarde demais, agora todas as criaturas sabiam que Diana teve em mãos o artefato tão poderoso e procurado a séculos.

O Vampiro Matthew Clermont não é diferente dos outros seres e anseia ter em mãos o manuscrito que Diana encontrou, e, assim, o se sente compilado a criar uma aliança com a bruxa para compreenderem mais do mundo sobrenatural. Contudo, uma relação entre bruxa e vampiro não é bem vista por qualquer espécie.

Por ser uma obra extensa, com 640 páginas, muitas pessoas ficam desinteressadas pelo ritmo que a autora ditou, porém, para mim, a forma como a narrativa caminhou foi o que me cativou, de certa forma. A história é narrada tanto pelo ponto de vista da Diana quanto pelo Matthew, os ensinamentos e as conclusões que ambos tiram deste mundo que Harkness criou são apresentados a cara capítulo, o que garante que nenhuma informação seja simplesmente jogada, pois é necessário entender que quando a Bruxa abriu mão de praticar a magia, abriu mão de sua própria essência e de entender hierarquias, conceitos e regras do mundo sobrenatural, o qual nos vemos inseridos.

Esse livro me conquistou do início ao fim, eu super indico a quem gosta de estar inserido em meio a seres sobrenaturais, principalmente com bruxas. O Ideal leia de mente aberta e se prepare para lidar com algumas coisas diferentes do que estamos acostumados a ler.

site: https://www.instagram.com/p/CB3kSM3ng7A/