A Descoberta das Bruxas

A Descoberta das Bruxas Deborah Harkness

Resenhas - A Descoberta das Bruxas

Cabral 31/12/2020

A Descoberta das Bruxas não é perfeito, mas ainda assim foi uma leitura incrível. É meio como se fosse Crepúsculo e Diários do Vampiro para adultos, onde a autora constrói um romance proibido sensual e instigante. Como pontos negativos, a leitura é longa e me decepcionei com a submissão da protagonista e algumas atitudes dela que ela faz por amor. Contudo, A Descoberta das Bruxas é uma excelente mistura de romance, ação e suspense. A autora criou um mundo fantástico de criaturas mágicas e nos envolve do início ao fim com uma trama de amor proibido e um manuscrito mágico desaparecido. O livro termina no mesmo ponto que a primeira temporada da série, deixando o leitor sem ar e louco pela continuação. Mal posso esperar para pegar o próximo volume da trilogia!

Jey Canavezes 15/01/2021

Ciência, história e magia
O livro é muito interessante e a história que mistura fantasia com ciência traz um prisma diferente para um os livros desse tema que já foram bem explorados.

As explicações científicas e históricas são muito ricas em detalhes e precisão, obviamente sendo elevada a coisas absurdas para corroborar com os acontecimentos mágicos.

Contudo achei o livro imenso! Não pela sua quantidade de páginas, mas por tantos plot twist ao longo do primeiro livro da trilogia. Estou aqui me perguntando o que será a história dos outros livros!

Paula1630 02/02/2021

O livro é perfeito. A fantasia é bem desenvolvida e criativa, o romance é bem dosado, os mistérios que envolvem a trama me deixaram muito curiosa e quando alguns desses mistérios são desvendados não me decepcionaram. Mas a melhor parte é a mistura entre ciência e fantasia, a análise do Origens, a busca pela origem evolutiva das criaturas mágicas, a análise do DNA dessas criaturas. Para quem ama ciência e fantasia esse é O livro.

Bruna.Silva 08/02/2021

Uma versão de crepúsculos mais adulta e atual. A autora trata vampiros, bruxas e demônios de uma forma nova. A personagem principal é uma mulher forte, inteligente e segura de si (thank you god). A trama tem muitas reviravoltas e a série não é uma das piores adoções de livro, talvez a autora devesse ter explorado mais nucleos assim como a série.

Duda 11/02/2021

Não esperava tanto e fui surpreendida
Sou muito fã de fantasia, se for com vampiros, lobisomens ou bruxas, melhor ainda. Uma mistura dos três é ótimo.
Não esperava grandes surpresas desse que seria mais um livro com os mesmos temas de tantos outros, mas minhas expectativas foram superadas e me visualizei correndo contra o tempo para poder obter logo todos os três livro e descobrir o que acontece.
Cada final de capítulo eu me surpreendia mais, é muito mais do que apenas uma fantasia com bruxas e vampiros, nossa, foi maravilhoso. Toda essa fantasia é abordada de uma forma adulta que deixa tudo mais real e possível!

Gabi 01/03/2021

Há bruxas, vampiros e demônios entre nós!
A história e o enredo do livro são incríveis, no entanto achei a escrita um pouco maçante, com muitos detalhes desnecessários e que, se não colocados, poderiam encurtar o livro sem prejudicar o desenvolvimento da história. Tirando isso, achei muito bom por trazer outra perspectiva sobre bruxas, vampiros e demônios, e pretendo ler a continuação.

Giomaciel.a 22/04/2024

A Descoberta das Bruxas é o primeiro volume da Trilogia das Almas. Nele somos apresentados à um universo em que bruxas, vampiros e demônios convivem em meio aos seres humanos.
As criaturas, como são referidos os seres diferentes dos humanos, podem apresentar características um pouco distintas daquelas com as quais estamos acostumadas em outros enredos fantásticos.

Diana Bishop é filha de bruxos poderosos, que morreram quando ela tinha apenas 7 anos. Criada pela tia e sua companheira, ambas bruxas, a personagem principal ignora sua magia e se esforça arduamente para levar uma vida comum e humana. Historiadora formada e com anos de estudo em alquimia, Diana frequenta diariamente uma biblioteca em Oxford, para fins de pesquisa, dando continuidade ao trabalho que vem fazendo nos últimos anos. Suas pesquisas e publicações são reconhecidas e ela é uma profissional de destaque em sua área.

Em um dia como outro qualquer, ela faz a requisição dos manuscritos que deseja analisar à recepção da biblioteca e se dirige ao seu lugar de costume para começar a leitura e o estudo dos livros requisitados. O livro solicitado dessa vez, porém, é diferente, e reage magicamente à Diana, deixando-a curiosa quanto ao seu conteúdo mágico. Vencendo a curiosidade, porém, ela se limita a analisar o livro apenas os aspectos que consegue visualizar sem uso de magia, e devolve o manuscrito ao final do dia de trabalho.

Seus dias, então, começam a mudar. Em um deles ela acaba por conhecer um majestoso vampiro, de quem se aproximará. A cada dia que passa mais criaturas começam a frequentar a biblioteca e a cuidar de cada passo e gesto feito por Diana. Ameaças são feitas e ela passa a temer seu próprio povo, tendo como aliado um vampiro, algo inusitado e entendido como uma possível traição aos seus.

O enredo apresenta MUITOS fatores históricos e MUITOS detalhes de biologia e genética. Em função do excesso de contexto histórico e informações biológicas o livro acaba se tornando um pouco pesado e complexo, ao meu ver. Houveram momentos em que precisei reler alguns dos trechos por 3 ou mais vezes para que as informações ali apresentadas fizessem algum sentido. Alguns dos dados parecem ficar perdidos frente ao que os personagens estão vivenciando no momento, de forma que entendo serem dispensáveis.

Eu pretendia ler a trilogia em sequência, mas vou me dar um intervalo e ler alguma coisa com menos dados técnicos por agora. Rss.

Thaís de Souza 08/12/2021

A descoberta das bruxas
Este livro é disparado o número 1 na minha lista de livros preferidos. Os personagens são muito bem construídos, todas as descrições de cenários são lindas, e a trama é envolvente. Gosto da forma como a personagem principal é destacada de forma muito humana, com medos, inseguranças e pensamentos que todos nós temos em algum momento de nossas vidas, e como apesar disso ela não deixa de ser uma mulher forte e guerreira. Todas as cenas de romance deixaram meu coração quentinho e torci pelo casal em todos os momentos.

Carol 03/12/2021

Busquei esse título depois de ter começado a série na Globo Play, se não me engano. Gostei bastante, porém é um livro um pouco "enrolado"... Existe ação, romance, renúncias e muitos segredos. Para quem gosta desses universo de magia é um ótimo livro.

Bella 09/11/2015

UAU! O Melhor livro do ano!
Obrigada Deborah Harkness por trazer ao mundo essa estória tão maravilhosa! Apesar de ser suspeita em falar sobre romances e sobre tramas envolvendo Vampiros, Bruxas e Demônios, pois sou encantada por narrativas com esses personagens, imagine como me senti quando vi que o livro envolveria os três!!!

A narrativa é fluida e sempre faz querer ler "só mais uma página" e com essa desculpa acabei esse calhamaço de 781 páginas e 3 dias! Levando em consideração que eu estava sem tempo, do contrário teria sido em 1 dia mesmo!

Tendo o enigmático vampiro Matthew de Clemond e a determinada bruxa Diana Bishop como personagens principais e foco do romance! Entretanto, Diana não é como as mocinhas comuns, ela é independente, focada e dona de si! Mesmo apaixonada pelo vampiro e vice-versa, ela não se deixa dominar e se mostra independente! Sim, para as feministas o livro tem o toque do romance sem precisar sucumbir à vontade do parceiro! E os personagens secundários também brilham, mas esses eu deixo a honra de vc conhecê-los durante a leitura.

Bom, o livro tem uma pegada de Crepúsculo, entretanto, MUITO MELHOR, como falei, a personagem principal não é uma palerma, mas temos os fato de o vampiro querer protegê-la e achar que ele não é o melhor pra ela, no entanto, ele não sabe afastar-se dela e o blá blá blá de sempre, mas a autora consegue fazer a narrativa seguir corrida e sem ser enjoada!

Nesse livro temos altar emoções, muita adrenalina e momentos de tirar o ar, falando com sinceridade, tive que me lembrar de respirar em alguns momentos!

5 estrelas mais que merecida pela narrativa, entretanto, daria nota 3 pela edição.
A Rocco tem mania de folhas brancas né? Mas daí eu penso que Harry Potter também tem folhas brancas e ninguém deixou de ler por isso certo? E a capa do primeiro livro deixou bem a desejar, mas não se deve julgar o livro pela capa também. Não notei nada de mais na revisão do texto, se houve, passei batido! o tamanho é normal e a letra, acredito que seja do tamanho das versões brasileiras de Harry Potter. Nunca deixaria de ler essa trilogia pelo fato da edição conter esses ou outros erros, vale muito a pena! O que me doeu foi o preço, em livraria física está por volta de 50 reais, cada.
Mas é um dos meus favoritos pra vida!!!!!!! RE-CO-MEN-DO!

Vanessa Comenta 15/08/2018

O Livro que Virou Série de TV
Nessa história vamos conhecer a professora Diana Bishop, Daiana é uma bruxa que perdeu seus pais quando ainda era criança e desde então decidiu nunca mais usar seus poderes. Durante uma de suas pesquisas na biblioteca, Diana acaba encontrando um manuscrito chamado Ashmole 782, quando ela o toca sente que ele é uma enorme fonte de magia, com medo de não conseguir controlar seus poderes Diana acaba tomando algumas notas e devolvendo o manuscrito.

O que ela menos esperava, era que o manuscrito alquímico com mais de um século lhe traria tantos problemas, isso porque a partir do momento em que ela toca o manuscrito, uma horda de demônios, bruxas e vampiros começa a aparecer na biblioteca, uma dessas criaturas sera o misterioso Matthew Clairmont, um vampiro que também tem um enorme interesse pelo manuscrito e por conta disso acaba se aproximando de Diana.

Conforme Matthew e Diana vão ficando mais próximos coisas perigosas começam a rondar os dois e partir dai Diana será obrigada a enfrentar os fantasmas do passado enquanto lida com o que ela mais temeu por toda sua vida, a magia. A presença constante de Matthew em sua vida fara com que tudo fique ainda mais difícil.

A Descoberta das Bruxas é uma história magica com boas doses de romance e suspense que transporta o leitor para diferentes lugares do mundo em uma viagem com mais de 1500 anos de história, onde iremos encontrar Clóvis e as Cruzadas, os Cavaleiros Templários e a Revolução Americana.

O livro é bem extenso, com um total de 640 páginas, a leitura acaba se mostrando bem arrastada principalmente nos primeiros capítulos, isso na minha opinião acabou prejudicando um pouco o interesse do leitor pela história, pois se você não for uma pessoa que realmente quer conhecer a história, provavelmente você acabara largando o livro pela metade, o que será muito triste pois do meio pra rente a história realmente fica muito boa. Então a dica que eu tenho com relação a essa história é: DE UMA CHANCE AO LIVRO, por mais que o inicio seja meio morno, o final vale super a pena, a história será cheia de mistérios, romance e magia. A evolução dos personagens fica visível ao longo da leitura, principalmente Diana, apesar de ser bem sonsa no início a personagem vai acabar se mostrando bem forte e determinada, e Matthew? Bom, ele vai ser foda o livro todo hihi Vale destacar também que novos personagens vão aparecer ao longo da leitura, alguns serão super queridos e outros realmente vão despertar o ódio do leitor.

Enfim, falando de uma maneira geral, o livro é ótimo, Deborah é aquele tipo de autora que passa todos os detalhes para o leitor, as partes relacionadas a alquimia e a ciência são cheias de explicações e isso me encantou. Leitura recomendadíssima.

site: https://diariodevanesa.wordpress.com/

Qual o nome da série?

Paula.Dayana @pauladayanaalves 24/10/2018minha estante
Estou amando a leitura!

Paula.Dayana @pauladayanaalves 08/11/2018minha estante
O nome é o mesmo do livro porem em inglês

Sabrina.Contieri 12/11/2018minha estante
Obrigada

Mel Rodrigues 05/10/2021

Esse livro tem dois principais pontos fortes: O primeiro, ele é inteligente. O segundo, os personagens são adultos. Embora eu não esteja disposta a dizer adeus as fantasias young adult, é revigorante ler livros com personagens mais velhos ultimamente, mesmo que obviamente vampiros e bruxas sejam fora da realidade, é mais realista ver esses personagens tendo determinados pensamentos.

A construção de mundo, dos personagens, é muito bem feita, embora possa ser um pouco incomodo a forma como o comportamento abusivo é transformado em um traço biológico da espécie (vampiros), faz sentido na narrativa, mas sem dúvidas foi suavizado na série, o que eu não sei dizer se é melhor ou pior. A personagem principal é meio sem personalidade mas, se a série adaptou os livros corretamente, é provável que isso faça parte da evolução dela, e ela vá ganhando mais voz enquanto for ganhando mais confiança em seus poderes.

O principal problema desse livro, que fez merecer meia estrela a menos, são os diálogos - Eu não sei se o problema foi da autora, da época que foi escrito, ou da tradução. Eles não são ruins mas em determinados momentos, por motivo nenhum, um diálogo muito sério tem duas ou três linhas que parecem não se encaixar, utilizando gírias ou ganhando um tom debochado/brincalhão e voltando ao tom anterior sem explicações. O mesmo acontece com diálogos leves onde, uma fala ou outra são incrivelmente formais sem razão aparente.

alex589 20/06/2020

Não é pra mim.
É um livro legal, porém não é meu tipo de livro. Como não curto muito esse gênero não me agradou muito. Não me senti preso ao mundo ficcional e também teve a sensação de que uma conversa resolveria toda a história. Não pretendo ler a continuação. Se você curte esse tipo de livro, acho que gostará, mas se não tem muito contato com o gênero não creio que terá uma experiência tão boa.

Fabio.Dimant 06/07/2020

Boa trama
Gostei de como o universo da história é desenhado. Explicações detalhadas para montar os motivos que levam os personagens a tomar suas ações. Mas acho que existe uma exagero nos poderes de Diana e também em porque o conselho não resolveu 'o problema' quando podia. Não quero dar spoilers... Para quem gosta de bruxas e vampiros vale a leitura.

LiteraryHuntress 16/08/2020

Resenha disponível também no IG @literaryhuntress
Diana Bishop é mais uma de uma longa linhagem de grandes bruxos, ancestral da primeira mulher a ser queimada durante a “caça às bruxas” em 1692, Salem. Porém, após a morte misteriosa de seus pais quando tinha apenas 7 anos de idade, desistiu de praticar magia, entregando-se a longos anos de estudos na História da ciência, voltada à alquimia.

O livro inicia em setembro de 2009, na Inglaterra. Em uma das manhãs de pesquisa na Biblioteca Bodleian, um manuscrito antigo e enfeitiçado caí nas mãos de Diana, mas não qualquer um e sim o que possuí informações importantes sobre todas as criaturas sobrenaturais da terra: Vampiros, Bruxos e demônios. Todavia, ela não se prende a qualquer ponto de magia que faça sentido ao seu cotidiano, então o devolve ao coração da biblioteca se perdendo mais uma vez. Era tarde demais, agora todas as criaturas sabiam que Diana teve em mãos o artefato tão poderoso e procurado a séculos.

O Vampiro Matthew Clermont não é diferente dos outros seres e anseia ter em mãos o manuscrito que Diana encontrou, e, assim, o se sente compilado a criar uma aliança com a bruxa para compreenderem mais do mundo sobrenatural. Contudo, uma relação entre bruxa e vampiro não é bem vista por qualquer espécie.

Por ser uma obra extensa, com 640 páginas, muitas pessoas ficam desinteressadas pelo ritmo que a autora ditou, porém, para mim, a forma como a narrativa caminhou foi o que me cativou, de certa forma. A história é narrada tanto pelo ponto de vista da Diana quanto pelo Matthew, os ensinamentos e as conclusões que ambos tiram deste mundo que Harkness criou são apresentados a cara capítulo, o que garante que nenhuma informação seja simplesmente jogada, pois é necessário entender que quando a Bruxa abriu mão de praticar a magia, abriu mão de sua própria essência e de entender hierarquias, conceitos e regras do mundo sobrenatural, o qual nos vemos inseridos.

Esse livro me conquistou do início ao fim, eu super indico a quem gosta de estar inserido em meio a seres sobrenaturais, principalmente com bruxas. O Ideal leia de mente aberta e se prepare para lidar com algumas coisas diferentes do que estamos acostumados a ler.

site: https://www.instagram.com/p/CB3kSM3ng7A/