A Descoberta das Bruxas

A Descoberta das Bruxas Deborah Harkness

Resenhas - A Descoberta das Bruxas

Matheus.Silva 06/05/2020

Muito longo e com pouca história.
A história narra a vida de uma Bruxa, Diana, e de um vampiro, Mattew.
O livro tinha de tudo pra ser uma grande obra, mas ao meu ver a história foi se estendendo demais sem motivo, o que tornou o livro muito grande e um pouco cansativo de ler.
Tem um tema incrível, ao qual envolve ciência, alquimia e fantasia, porém poderia ser mais rápido e com mais acontecimentos importantes pra impulsionar a história e a curiosidade do leitor.

Dk 26/05/2020

Em determinado momento a leitura ficou cansativa e um tanto quanto repetitiva. Chegou ao ponto em que não sei se devo continuar a saga, não consegui me interessar pelo principal conflito. Às vezes se assemelha a um Crepúsculo com o adicional de bruxos e demônios. A autora escreve bem, dá diversos detalhes históricos, imagino que devido a sua formação acadêmica, porém o romance principal que é um tanto enfadonho. Esse não é um livro para quem gosta de slow burn.

Natili 31/05/2020

Aventura cheia de detalhes!
Quando decidi comprar este livro não sabia que era uma trilogia e confesso que demorei pra ler. Fui surpreendida porque a história foge do clichê vampiros e se torna muito envolvente pela quantidade de detalhes históricos e científicos que são apresentados no decorrer da narrativa, e foi uma das coisas que mais adorei no livro. A leitura se torna um pouco cansativa no meio mas não desista, muita coisa acontece até o final!! Ansiosa para ler a continuação da história de Diana e Matthew!!!!

Palms 19/09/2022

É bom, mas...
É bastante chato também. Dá pra tirar 1/3 do livro que ainda assim a história ia fazer sentido. Começa a ficar bom lá pelos 30% finais do livro. Acredito que vou terminar os outros dois livros na marra, mas tô torcendo para serem mais interessantes e agitados. ?

Isa 18/06/2020

Muito bom, comecei meio devagar porquê não estou acostumada com uma escrita tão descritiva mas depois das 200 páginas fluiu muito, não via a hora de chegar no final pra saber o que acontece. Estou ansiosa para ler o segundo livro.

Laura2199 10/02/2023

Eu gostei, porém esperava mais, acho q estava com as minhas expectativas altas.

A história é muito boa, mas eu fui esperando q tivesse mt ação por ter personagens sobrenaturais e na realidade grande parte da história é sobre os personagens e sua rotina. Tinha vezes q eles entravam na teoria acadêmica e eu me sentia burra, msm a autora explicando td certinho hahahah

Com certeza as minhas partes favoritas da história foi na casa das bishop, a casa tem personalidade, além dos fantasmas q acaba sendo engraçado!!!

Não me senti incomodada com o relacionamentos mattew e da diana, q acabou sendo um pouco rápido, mas me agradou de uma forma q não imaginava, pois eu aprecio mais o slow burn, porém o jeito q foi trabalhado na história msm sendo de forma rápida parece q foi lento, não sei se vcs vão me entender?

Eu espero q isso não seja um spoiler:
mas não imagina q a autora nos próximos livros iria tratar sobre a viagem no tempo, algo q não gosto mt mais dispersou minha curiosidade. Então sim, vou ler os próximos livros, espero q melhore no ritmo dos acontecimentos.

E fiquei ansiosa pra assistir a série, acredito q os livros no cinematográfico deve ter ficado incrível, pois a história tem vários detalhes q as vezes só lendo não dá pra captar.

Término de escrever aq dizendo q minha experiência com essa leitura definitivamente foi boa, apesar da caminha ser um pouco lenta!

Nimori.S 07/07/2020

Não deixou a desejar!
A descoberta das bruxas é o primeiro livro da Trilogia das Almas, e apesar de ser um livro indicado pro público juvenil, o diferencial dessa narrativa tá no "toque" de história e genética que a escritora dá durante a trama envolvendo os personagens, o que já diz se você vai amar ou odiar o livro.

A descrição dos detalhes nesse livro trás uma imersão interessante, o desenvolvimento dos personagens, as perseguições... Não posso dizer muito pra não dar spoilers!

Vale a pena a dar uma espiada nesse livro!

Beatriz3345 20/05/2023

Uma boa fantasia com romance, magia e história da ciência
Diana e Matthew são dois personagens que se completam, mesmo que a relação deles se desenvolva de uma forma apressada em alguns pontos (o que foi uma pena para mim, que esperava um slow burn a princípio). Eles não tem o relacionamento mais saudável em alguns momentos, mas a ligação deles é profunda e a autora sabe descrever isso. Gosto que alguns dos clichês de romance sobrenatural foram evitados, mesmo que a narrativa tenha se aproximado deles.

Para quem gosta da disciplina História, também é um bom livro. A autora é historiadora assim como a sua personagem principal, e isso também ajuda a compor um vampiro milenar com muitas memórias de uma forma bem madura e interessante.

Ainda tenho minhas ressalvas sobre o entrelaçamento entre magia e ciência nesse universo, às vezes parece próximo do real e às vezes parece muito desproporcional de alguma forma, mas Diana ainda está aprendendo.

A leitura também demanda certa paciência, pois a história se desenvolve cheia de detalhes, o que pode ou não agradar.

Espero ler a continuação em breve.

Lais Souza 18/09/2020

Amei
Esse livro foi ótimo, e era exatamente o que eu estava procurando a muito tempo, uma fantasia adulta e bem escrita, tem muita fundamentação teórica, a autora fez um ótimo trabalho de ambientação, a leitura foi bem fluida, a única coisa que me incomodou um pouco foi o início meio lento, mas todo o resto compensou

Mariana 22/09/2020

Cativante, emocionante e arrebatador
Esse livro é empolgante e te faz ansiar pela história. Já li algumas vezes, e continuo a ler sempre que preciso de um descanso. Ele é meu refúgio.
Ele conta a história de uma bruxa que descobre. Descobre a si mesma, descobre o que tem a sua volta, descobre outros.
Se fantasia faz se tipo, você com certeza vai gostar desse livro.
Manuela.Lima 16/10/2020minha estante
Possivelmente o pior livro que já li na minha vida

Mariana 16/10/2020minha estante
Oi Manuela!! Por que achou isso?

Giorgia 02/10/2020

A descoberta das bruxas
Um livro que eu gostei, mas que me incomodou.

A história me prendeu desde o início, eu gostei muito do jeito que a autora abordou o tema da alquimia e os processos históricos.

A Diana foi uma personagem que teve uma evolução muito boa. Ela finalmente entendeu que a magia não é um fardo e sim um dom e que as pessoas se sacrificam por quem amam.

Mas algumas atitudes dela me incomodaram muito. Ela acabou permitindo que o Matthew mandasse nela, o que me incomodou, já que ela sempre foi independente.

O Matthew foi um personagem que me incomodou muito. Ao longo da história ele sempre queria mandar na Diana, não gostava que ninguém se aproximasse dela, estava sempre impondo regras, achava que tinha o direito de escolher quem ela iria ser e estava sempre escondendo coisas da Diana.

O livro é bom e eu recomendo muito para quem quer uma leitura mais histórica.
Manuela.Lima 16/10/2020minha estante
E detalhe q todo esse amor incondicional aconteceu em menos de um mês rs. Esse livro é uma piada de mal gosto, horrível

Giorgia 16/10/2020minha estante
Sim

Jules 03/11/2020

A descoberta das bruxas é o primeiro livro da trilogia e começa a contar sobre a Diana Bishop, historiadora e uma bruxa que desconhece sua história. Um belo dia, fazendo sua pesquisa, ela requisita um livro chamado Ashmole 782, o livro escuta seu chamado, o que deixa todos curiosos, pois o livro estava desaparecido. Ao encontrar esse livro Diana começa a ser procurada por outras criaturas que estão em busca do livro, uma delas é um vampiro Matthew, que se unirá a mocinha em busca do livro da vida. Os dois irão se atrair um pelo o outro, indo contra as leis do mundo mágico.

Cássia 03/11/2021

Tenho sentimentos conflitantes...
Eu achei um romance bem água com açúcar, bem estilo a que adolescentes costumam gostar. Achei fraco e decepcionante. A princípio achei a Diana fantástica, mulher independente e inteligente, que se vira só, um pouco insegura e com alguns problemas e traumas de família (mas que não os têm, nos dias de hj, não é mesmo?). Adorei. Então, como algumas amigas minhas, conhece um boy maravilhoso que não é tão maravilhoso assim, que é conservador, agressivo e manipulador , tem seu brilho ofuscado por ele, mas aceita tudo por amor. Acha que pode muda-lo e depois aceita que ele é assim, esse é o jeito dele, ama ele assim. Meu deus...

Mas tem pontos positivos, que fizeram eu não abandonar a leitura:
1. Sobre o que é aquele maldito manuscrito (estou pensando até em ler o segundo livro só por causa disso);
2. A tensão sexual entre eles, a noite, sem consumar o ato, mto sensual, gostei.

Bem, gosto da descrição do vampirão que atualmente vive em meus sonhos (descobri que tem série, vi um capítulo mas aquele ator não capturou todo o charme que devia ter o personagem) e, claramente, Diana precisa de terapia.