A Descoberta das Bruxas

A Descoberta das Bruxas Deborah Harkness

Resenhas - A Descoberta das Bruxas

Cassi Corvere 23/04/2021

Impressionante
Livro leve de se ler apesar de suas 640 páginas, faz a narrativa de Diana Bishop que é uma bruxa que não aceita os seus poderes e do livro que pode mudar a história dos bruxos,vampiros e demônios

Rachel 04/05/2020

Um livro apaixonante...
Sabe aquele livro que quando você termina de ler, já começa a folheá-lo novamente só para rever algumas passagens?Então, foi o que aconteceu comigo quando ?A Descoberta das Bruxas? chegou ao final. Mesmo tendo acabado de passar por mais de seiscentas páginas, eu ainda queria mais.

A descoberta das Bruxas é a primeira obra literária de Deborah Harknnes, e nos conta a história da pesquisadora Diana Bishop, uma acadêmica dedicada e famosa que desde a morte de seus pais bruxos, tenta a todo custo renegar sua verdadeira natureza ? ser bruxa.

Dessa forma, desde a morte dos pais, que Diana aprendeu a temer a magia, passando então a se dedicar quase que integralmente a ciência e a suas pesquisas na universidade de Oxford, na Inglaterra.

Durante uma pesquisa sobre alquimia, Diana acaba descobrindo um misterioso manuscrito perdido há séculos, o Ashmole 782. Enquanto manuseia o livro, Diana sente em suas páginas uma latente e poderosa energia mágica. No entanto, coibindo sua natureza mistica, a historiadora resolve investigá-lo com os olhos frios e exatos da ciência e não como uma bruxa ousaria fazer. Depois de algumas anotações Diana devolve o manuscrito para a estante da Biblioteca Badleina, sem saber que a vida normal e mundana que ela se esforçou para construir até ali nunca mais seria a mesma.

Deste passo em diante, o mundo secreto do qual Diana sempre fugiu e renegou parece repentinamente interessado em aparecer no caminho dela, lembrando o que ela é de verdade. Assim ela conhece o famoso geneticista Matthew Clairmont, um misterioso e enigmático vampiro, que de uma hora para outra se mostra muito interessado em Diana e também no emblemático Ashmole 782.

Aos poucos e praticamente sem perceber, Diana vai ficando mais e mais envolvida com o vampiro ? que realmente é de tirar o folego e deixar as pernas bambas ? apesar das diferenças e preconceitos entre suas raças.

Acho que a autora conseguiu transmitir bem o clima de ?romance-quase-impossível? entre uma bruxa e um vampiro. O modo como Matthew, apesar de todo seu autocontrole, enlouquece na presença dela, e como Diana se entrega aos poucos à relação, mesmo que não se dê conta do quanto está se envolvendo, criam cenas lindas, sensuais e algumas situações bem engraçadas.

Diana é, sob vários aspectos, uma protagonista bem controvérsia. Enquanto ela é corajosa ou teimosa, decidida e madura; também é imprudente e frágil. Sinceramente, algumas vezes fiquei sem entender se o fato dela às vezes entrar em estados de choque tão grandes tinha a ver com seus poderes ou se a autora ?errava um pouco na mão?.

Por outro lado, outros personagens conquistaram rapidamente a minha simpatia , como as Bishops por exemplo. Amei a impaciência de Sarah, o jeito meigo da Em e o jeito bichano de Tabitha. Tabitha VS Diana me proporcionou várias risadas ? hahahaha(Tabitha é uma gata tá. Só pra constar).

Também adorei a Ysabu, porque a mulher é tudo o que você pode e deve esperar de uma vampira milenar ? Deusa. Amor e poder. Na verdade, eu gostei muito de conhecer todos os vampiros do clã Clairmont, até dos cavalos deles eu gostei. Fora que o Matthew é aquele tipo de vampiro pra você ficar sonhando e suspirando depois que o livro acaba ? o que explica basicamente a minha necessidade de precisar ler trechos do livro mesmo depois do final.

Em dados momentos, principalmente no inicio, o livro pode parecer cansativo para aqueles que vão para a leitura esperando magia e romance logo de cara(o que foi o meu caso). Mas não é bem assim que acontece. Você acaba encontrando nas linhas finas e com letras pequeninhas uma infinidade de referências sobre documentos históricos e científicos. Isso me deu uma desanimada porque muito frequentemente eu me via perdida entre uma informação e outra. Mas que bom que não desisti!

Bianca 11/05/2020

Eu fiquei envolvida com a narrativa do livro (queria saber pra onde o plot estava indo), mas ele se apóia em vários clichês do gênero, e eu não gostei muito do ritmo da história. Vale a leitura, mas certas coisas nas personagens me incomodaram um pouco.

Maryn 22/05/2020

Ficção mágica!
Um livro recheado de detalhes, nos quais foram capazes de me fazer sentir as sensações e emoções da protagonista. Ele já inicia misteriosamente, mas a partir da metade, começaram a surgir diversos personagens de personalidade marcante e várias descobertas.
A autora caprichou nas informações científicas principalmente!

P.S: Não desanime da leitura.

Gabi MM 13/02/2012

Esperava mais...
Queria muito esse livro por ele ser super comentado, pensei que era bom, mas me decepcionei. A autora demora muito narrando detalhes insignificantes, e isso faz com que a leitura fique muito cansativa. Toda vez que tentava ler ficava com sono.

A história conta sobre Diana, que é uma bruxa que evita ao máximo usar a seu poder, em meio aos seus estudos sobre Alquimia, se depara com um antigo manuscrito que retrata a origem de espécies sobrenaturais. Mas, essa descoberta proporciona uma mudança radical em sua vida: vampiros, bruxos e demônios passam a persegui-la e a ameaçá-la. Mas, o que Diana descobriu? O que ela tem a ver com tudo isso sendo que desde a morte de seus pais evitou a todo custo utilizar-se de magias?
Para ajudá-la a desvendar os muitos mistérios que surgem, Mathew Cleirmont, um vampiro de mais de 1.500 anos, fica ao seu lado em todos os momentos e a protege das investidas de seus novos inimigos.
Eu criei muita expectativa com essa obra.

Em minha opinião esse livro é mito pop, foi escrito pra vender. É o primeiro livro de uma série, não vou ter paciência em ler o resta, mas espero que Deborah tenha corrigido seu erro no segundo livro.

Elentary 28/08/2016minha estante
Nossa!!! Estou demorando DEMAIS pra terminar de ler... vi tantas pessoas falando bem, que tava achando que o problema era eu!
Muito chato mesmo...

Jessie 07/07/2021

Bruxas, vampiros, demônios, ciência e um pouco mais...
Quando eu li algumas resenhas sobre esse livro fiquei tão entusiasmada pela história, já que é um tema que gosto em fantasias com vários seres sobrenaturais, duas espécies se apaixonando e tendo que lutar pra ficar juntos e uma enredo de fundo relevante...
No entanto acho que criei muitas expectativas, não digo que o livro ou a história sejam ruins, mas tiveram alguns pontos que me incomodaram um pouco, talvez se tivesse lido anos atrás isso não tivesse me incomodado, mas depois de ler tantas fantasias a gente acaba percebendo coisas quando compara algumas situações.
Vamos lá, o livro tem vários personagens com características legais que os definem, os principais Diana - a bruxa que não aceita sua natureza, e o misterioso Matthew - o vampiro cientista, tudo pra dar um ótimo casal. Além deles ainda temos uma série de outros personagens de suas respectivas espécies e os demônios. Um livro antigo que contém vários segredos que podem ser perigosos nas mãos erradas é o que junta esses dois, até aí tudo bem, a autora gasta bastante tempo explicando o universo, os personagens, as histórias do passado, mas isso não me incomoda, na verdade eu até gosto, o que me aborrece na verdade é o amor instantâneo que os principais sentem.
Tá isso pode não te aborrecer, mas pra mim isso matou história da metade do livro pra frente. Por quê? Simplesmente porque esse é o primeiro livro de uma trilogia de livros que tem 640 páginas. A autora desenvolveu TUDO na história, o passado, o presente e as coisas que podem acontecer no futuro, com páginas e páginas só de eventos históricos, mas pro casal principal demorou só alguns dias e conversas para estarem se amando como se tivessem se conhecido a séculos - e olha que o Matthew tem mais de séculos, mas caiu de amores pela Diana só de ver ela dormindo e sentir o cheiro do sangue dela -, sinceramente chegou no ponto que eu só queria pular as partes dos dois e saber o resto da história do tal livro, porque no fim um só queria morrer pelo outro do nada.
Enfim, desanimei da história, provavelmente muita gente descorda disso, mas não é pra mim. Ainda assim recomendo, é um livro muito bem avaliado aqui e que muita gente gosta, talvez o problema seja eu mesma, vai saber...

Raissa594 13/01/2021

Sobre submissão
Eu li, mas li repensando as minhas escolhas. A premissa do livro é interessante, fala sobre uma bruxa que se nega a usar seus poderes e decide trabalhar no meio acadêmico, pesquisando sobre a história da Alquimia como ciência, tentando ser uma humana "normal" (vamos repensar o conceito de normalidade, por favor). Um dia, ela encontra um livro encantado que faz com que outras criaturas se interessem por ela, incluindo um vampiro. Tal qual um bom livro de romance, esse vampiro mal, sombrio, atormentado pelo passado, começa a se interessar MUITO por ela, e então vira o salvador da pátria, protetor dos indefesos.
O livro vai de Go Girl Girl Power pra mocinha-indefesa-encontra-vilão-que-só-é-bonzinho-com-ela muito rápido, e a partir daí só vai ladeira abaixo.
A escrita também é bem problemática, não sei se foi mal traduzido, mal revisado, se a minha edição era ruim, ou se a escritora só largou ele no mundo: tem coisas que não dá pra entender, outras que se contradizem, outras que ficam se repetindo (inclusive, logo em seguida).
Não consegui me concentrar com os personagens, os personagens secundários são completamente descartáveis e sem aprofundamento, o núcleo romântico é terrível, porque eles subjulgam todos, ninguém é bom o suficiente pra eles, brigam por uns motivos nada a ver. Além de que, o próprio vampiro gostosão rebaixa a mina, controla ela etc e é extremamente irritante porque uma hora ela só *aceita*.
Eu terminei esse livro movida pelo ódio, terminei por terminar, rezando pra ele melhorar mas não melhorou, ele simplesmente fica no mesmo lenga-lenga.

Sassenach 29/08/2023

Em A Descoberta das Bruxas a respeitada pesquisadora Diana Bishop passou a vida tentando negar a sua verdadeira identidade. Filha única de pais bruxos, ela se torna órfã aos sete anos e passa a rejeitar as suas habilidades mágicas, determinada a se parecer o máximo possível com os humanos. Quando descobre acidentalmente um misterioso manuscrito de alquimia intitulado Ashmale 782, Diana traz à tona um mundo sobrenatural aterrador, com uma horda de demônios, vampiros e bruxas. A partir daí, a aventura de Diana por 1.500 anos de histórias está apenas começando.Um dos interessados na obra do alquimista é Matthew Clairmont, um geneticista com paixão por Darwin. Charmoso e misterioso, apesar da aparência jovem, Matthew vaga pela Terra há mais de 1.500 anos. O vampiro se aproxima de Diana, despertando nela uma forte desconfiança de que, por trás de todo o seu galanteio, se esconda apenas o interesse em obter o livro. Os motivos de sua busca pelo exemplar não são revelados, mas o afeto dele pela poderosa bruxa não demora muito a ficar claro. Diana, relutante em assumir sua natureza de bruxa, também resiste a admitir seus sentimentos pelo vampiro. O casal, no entanto, não demora a se formar.Juntos, Diana e Matthew devem lutar para que o livro não caia em mãos erradas, muitas delas pertencentes à misteriosa Congregação. Enquanto procuram decifrar os segredos do Ashmole 782, que guarda pistas do passado e flashes de fatos do futuro, o amor do casal também provoca conflitos na frágil aliança entre bruxos e vampiros. Mas Diana não deve desistir: afinal, é o sentimento que ela tem por Matthew que a impulsionará a assumir seu legado mágico e seu lugar como a bruxa mais poderosa de todos os tempos.

AmyLivros 09/05/2020

O livro é grande e as letras minúsculas, requer muita paciência, mas pra mim, fui super recompensada. Matthew me lembra um pouco Edward Cullen, acho que já virou um padrão de vampiros de livro com romance, mas Diana nem de longe lembra a Bella. É uma personagem forte e com muita história, muito interessante. Paguei R$2,90 nesse livro em uma promoção do Submarino, nem acredito que é tão bom. Vou começar a continuação ainda hoje. ?

Adriana 16/09/2011

Um dos melhores do ano! Uau, estou cansando de falar isso (mentiiiira, tragam mais livros maravilhosos, eu faço um top twenty não tem problema)!!! Me apaixonei perdidamente pelo enredo deste livro. A capa e a proposta me encantaram desde o início e quanto mais lia, mais empolgada e emocionada ficava. Esta é uma obra em que a autora soube dosar ingredientes maravilhosos, que acabaram por formar um resultado muito rico. Fantasia, magia, suspense, aventura, ação, mistério, tudo isso vem embrulhado em uma capa maravilinda e com uma espessa cobertura de romance. Preciso dizer que amei?

O livro nos conta a saga de Diana Bishop, uma historiadora órfã que renegou sua magia desde muito pequena. Ela é uma bruxa, nascida da união de duas famílias poderosíssimas e tradicionais. Porém, todo o poder que seus pais tinham não foi o suficiente para livrar-lhes do destino cruel que os esperava. Por causa disso, Diana aprendeu a odiar, ou pelo menos suprimir sua magia. Claro, haviam pequenas exceções: quando sua máquina de lavar ameaça inundar o apartamento, você não tem muito o que fazer não é?!

Como disse, ela é uma historiadora que já publicou diversas pesquisas sobre alquimia. E é pesquisando para mais uma publicação que Diana encontra, por acidente, um antigo manuscrito (o Ashmole 782) cujo teor ela logo identifica como enfeitiçado. Temendo a magia contida nele, a moça o devolve à biblioteca, sem saber que quebrou o feitiço que há muitos anos o mantinha escondido. Por esta razão, Diana logo se vê perseguida por várias criaturas: vampiros, bruxas e demônios estão a sua caça, imaginando que ela pode resgatar novamente aquele precioso manuscrito.

É assim que ela conhece Matthew Clairmont, um poderoso vampiro que também quer o manuscrito, mas logo descobre que deseja bem mais a segurança daquela bela bruxa. Assim, eles viverão muitas aventuras a procura de respostas. Afinal, porque o Ashmole 782 é tão importante? O que realmente aconteceu com os pais de Diana? Porque ela detesta tanto a magia?

Você deve ter pensado que o roteiro parece clichê, mas acreditem no que eu digo, clichê é o que menos há neste livro. Eu amei cada página desta obra, babei na história e me confortei quando soube que era uma trilogia, porque não queria parar de ler sobre esse novo mundo criado por Deborah Harkness tão cedo!

A única crítica que eu faço não tem nada a ver com o enredo nem com a escrita da autora, mas sim com a Editora Rocco. Não é segredo para ninguém que a Rocco vende seus livros como se fossem feitos de ouro. Em minha opinião, eles acham que no Brasil quem tem o hábito de leitura é muito rico e pode pagar R$ 50,00 ou R$ 60,00 por um livro. Alôoooou, não é bem assim!!! Mas eu não sou de ficar chorando pelo preço se o livro é bom (vide série Outlander), só que existem certos cuidados indispensáveis na hora de publicar uma obra pela qual você irá cobrar os olhos da cara. Uma delas é revisar muito bem o livro!

Falta de palavras, palavras com grafia errada ou erros de concordância não são aceitáveis. Apesar de não serem muitos, me incomodaram. Outra coisa que eu achei o fim foi o tamanho da letra. Sério, não tenho problemas de visão meus olhos vão muito bem, obrigada, mas estou com medo de ficar míope após essa leitura. Sinceramente, demorei uns dois dias a mais para ler por causa da letra, que tornou a obra muito cansativa! Uma história desse porte merecia coisa melhor!!! Eu sei que o livro já é grande com essa letra miúda, mas já que iam cobrar caro, que cobrassem R$ 10,00 a mais e colocassem uma fonte mais agradável aos olhos.

É chato ficar se lamuriando, eu sei. E este livro nem merecia ter dois parágrafos negativos tão grandes associado a ele. O porém é que esta editora é uma das poucas que raramente ou nunca leva em consideração a opinião de seus leitores, cobra fortunas pelos títulos publicados, não faz promoções quase nunca e me sinto explorada pelos preços abusivos deles levando para casa uma obra que poderia ser bem melhor. Sim, estou desabafando (isso levando em consideração o nome ridículo que eles colocaram no último livro de Jogos Vorazes e que se recusam a mudar)!

Mas chega de falar de coisas ruins, porque mesmo com tudo isso que escrevi, EU TOTALMENTE RECOMENDO “A DESCOBERTA DAS BRUXAS”! Vale a pena pagar caro, se estressar com o tamanho da letra e etc. só para poder mergulhar neste mundo mágico criado por Deborah Harkness. Como eu já disse momento redundância este foi um dos melhores livros do ano e deixo o lembrete: corram para as livrarias, não percam tempo: leiam, leiam, leiam!!! Cariocas e demais pessoas que vão na bienal, aproveitem para autografar o livro com a autora seus sortudos!

Resenha em: http://mundodaleitura.wordpress.com/2011/08/30/deborah-harkness-a-descoberta-das-bruxas/
Lores 27/11/2011minha estante
A-M-E-I sua resenha!!! Tudo o que eu senti ao ler esse livro tão perfeito, e os estresses que passei por causa da editora foram colocados à luz na sua resenha!! Parece que você entrou na minha cabeça e leu a minha mente! A história de Diana e Matthew é um conto de fadas, e gostei tanto da história que até cheguei a ignorar o livro por dias só para ele não acabar xP não sei se vou conseguir agüentar até o ano que vem para ler o segundo dessa trilogia!
A sua resenha foi a melhor e até agora, a única que falou tão bem do livro!!
Parabéns por essa linda resenha!
Abraços.

Teomar 09/12/2011minha estante
Olha só Adriana, tenho problema de visão e sinceramente deixei algumas vezes de lado porque o tamanho da letra é horrível...pensei que já estivesse na hora de fazer outro exame de vista. parabéns pela resenha

Adriana 30/12/2011minha estante
Oi Teomar!
Nem me fala no tamanho dessa letra, muita falta de consideração com o leitor!!!
Obrigada :)

Lores!
Muito obrgada pelos elogios :)
Esse livro é ótimo e eu realmente ameia história!

Beijos

Marly 17/08/2012minha estante
Eu concordo que a revisão é muito ruim! Em alguns lugares aparece Matthew Clairmont em outros Clermont. Isso me incomodou muito! Também a fonte poderia ser melhor! Nada que desmereça o livro que é maravilhoso! Aguardamos ansiosamente o segundo!

Tailita 16/07/2016minha estante
Gostei muito da sua resenha, estou aguardando ansiosíssima pela chega do meu. Fiquei com vontade de ler esse livro depois que vi a capa em uma livraria e como gosto do assunto fiquei doida para lê-lo. Concordo com você quanto ao preço dos livros, bem não é só da editora Rocco, em minha opinião que é caro, nossa gostar de ler no Brasil custa caro!!! Eu tenho algumas alternativas para solucionar esse problema, geralmente compro pelo site da submarino que quase sempre tem o preço bem menor que nas livrarias ou sites de livraria (mesmo incluindo o frete) e apesar de eles colocarem um prazo de entrega de 7 dias úteis sempre recebo em 3 dias , quando o preço não está melhor é só ter paciência que logo eles abaixam o valor e mandam no seu e-mail a oferta, outra alternativa e comprar no Estante Virtual, os livros são usados, mas sempre em bom estado e o preço comparado com os novos é muito bom, esse por exemplo como no submarino estava o mesmo preço que nos outros lugares e eu não queria esperar muito para lê-lo comprei o meu pelo Estante Virtual, o exemplar novo estava saindo pela minha pesquisa entre 44,50 a 50,00 eu comprei o meu por 24,60 ( já com o frete)!!!

Fernanda1893 13/05/2022

É oficial: estou apaixonada
Eu fiz o movimento contrário com esse livro: primeiro assisti a série e só agora me aventurei a ler. Pensei que teria problemas ou a leitura não andaria porque já conheço a história, mas como eu estava errada! Ainda bem!
O livro é espetacular. Os detalhes científicos e alquímicos me impressionou, tanto que pesquisei sobre a autora e descobri que ela é historiadora. Ou seja, é um livro escrito por alguém que conhece intimamente os assuntos tratados na trama, e com toda a certeza essa é a razão de ele ser tão fascinante.
Me apeguei a todos os personagens principais. São tantas histórias, tantas personalidades? A do Matthew me encanta demais! Principalmente como historiadora, ele me parece um livro de história recheado.
Recomendo demais esse livro, principalmente para aqueles que gostam de fantasias e procuram algo de novo no gênero. Mesmo o tema parecendo batido ? vampiros, bruxas e demônios ? garanto que a leitura não tem nada de clichê.

Jessica Hellen 21/12/2020

"Aquele que não se fascina, que não se maravilha,
é como se estivesse morto."

Nem consigo acreditar que esse livro me tirou de uma ressaca de 3 meses. Foram as 640 páginas mais prazeirosas que li em muito tempo. O livro é extremamente descritivo, o que me surpreendi por gostar tanto.

Claro que tem defeitos, Matthew é por vezes machista e mandão (não se pode esperar mt coisa de um vampiro nascido em 500 e bola), porém todas a vezes que ele ou Diana faziam ou falavam coisas absurdas era logo mencionado e tratado no livro, o que me agradou.

Sim, acontece tudo numa rapidez sobre-humana, mas, afinal, é ou não é um livro de ficção sobrenatural sobre vampiros, bruxas, demônios, concepção e viagens no tempo? Não esperávamos que o romance fosse se desenvolver em 5 anos, né? Vamos ser sinceros aqui.

Nem acredito que realmente irei ler a continuação de 500 e lá vai pancada páginas, esse é o nível do amor que criei pela história e seus personagens.

T 12/07/2021

Incrível !
Como não conheci esse livro antes ?!?!
O romance proibido pode ser onponto central mas as histórias secundárias que se juntar a principal não deixam nada a desejar. Todoa os pe sonagens são bem construídos e tem suas motivações profundas, o que não foram 100% revelados ficam com o ar de.misterio e o que sabemos é o suficiente até o presente momento. Não achei pontas soltas e tudo parece se encaixar como um grande quebra cabeças! Eu vim pela série mas vou ficar por causa do livro msm :)