A Descoberta das Bruxas

A Descoberta das Bruxas Deborah Harkness

Resenhas - A Descoberta das Bruxas

Mila 21/05/2020

For me, worth my time
For whom that felt the book creeps a little bit I say: YES it does.
The beginning is Ok, some kind of interesting. The development of the history is really creep, and in its last part it turns again for a good reading.
If you are are not a patient person and prefer more fluid books it is not for you.
Over all, for me, it worth the reading.

Ash 31/12/2021

Adorei
Gostei muito da leitura, apesar de ser bem densa e com bastante descrições me vi apegada aos personagens e a história e estou animada para saber o que vai acontecer.

Tania 20/08/2021minha estante
Amei essa trilogia....e sou completamente apaixonada pela série quem está na 2 temporada....AMO!!!??

marlla 23/11/2020

Eu gosto muito desse universo de bruxas , todo livro que fala sobre bruxas eu quero ler. Eu já tinha visto a série e tinha gostado mas fazia tempo então resolvi ler o livro agora com a chegada da segunda temporada . Gostei do livro mas não amei. Gostei do universo em si , mas o romance me incomodou um pouco , não ando muito querendo ler romance. Pra mim se tivesse menos romance teria sido ótimo. Mas e um livro bom pra quem curti um romance sobrenatural.

Carous 10/12/2017

A descoberta de um livro que dá sono
Eu tentei pelos anos em que ele ficou mofando na minha estante, pela pequena ansiedade que tinha de lê-lo, mas depois de ficar dois meses empacada com este livro sem conseguir cumprir sequer a meta que estabeleci de ler um capítulo POR SEMANA, decidi que não vou mais empurrar com a barriga uma leitura que me desagrada. Ainda mais depois de ler dois livros maravilhosos que mal conseguia largar e ver que não sou obrigada a engolir livros que escolhi ler por prazer.

Tem tanto problema aqui que nem sei por onde começar...
Quando folheei o livro, fiquei chocada com a fonte pequena e a quantidade de páginas. Pensei que talvez a editora original poderia ter editado algumas linhas para tornar o livro mais fino e, consequentemente, aumentar a fonte sem que o leitor tivesse que carregar um atlas por aí. Mas, me dei conta enquanto lia que a fonte e o tamanho do livro eram o menor dos problemas de A descoberta das bruxas. E diferente de muita gente que vi que xingou a Rocco pelo "trabalho porco" os culpados são na verdade a Deborah Harkness por ter se estendido tanto na escrita e sua editora que não falou: "Miga, vamos cortar umas 200 páginas aí". Até porque ERA necessário que se cortasse muita informação do livro já que não levava a lugar nenhum. Duas páginas descrevendo a aula de ioga que Diana e Matthew participaram? Parágrafos e parágrafos detalhando a rotina - entediante - da Diana como tomar chá, remar - constava quantas braçadas ela dava, o sentido do vento, e vááárias outros trechos desnecessários -? Para que isso? Eu tive a impressão de que Deborah fez o Ron de Parks and Recreation e pensou "Eu vou escrever todas as palavras que eu conheço neste livro" e o editor DEIXOU O LIVRO SER PUBLICADO ASSIM.

Sem contar que A descoberta das bruxas é o primeiro livro fictício que Harkness escreve. Nota-se que o conhecimento vasto dela na alquimia, nos esportes mais finos como remo, na culinária. Mas esses não são os ingredientes para criar um livro de fantasia gostoso de se ler. E o vocabulário técnico demais? Escreve que o coração bateu para caramba e todo mundo entende, filha!

Bom, então, com isso nas mãos, a Rocco não poderia ter feito muita coisa. Na verdade, fico feliz que tenha diminuído a fonte para que o livro tivesse apenas 640 páginas e não mil que provavelmente alcançaria se a fonte fosse maior. E ainda bem pelo discernimento de socar as palavras na página inteira para não aumentar o livro. Porque A descoberta das bruxas PESA, menina!!

Eu me apaixonei por Diana e Matthew imediatamente e só tinha lido a sinopse. Eu já shippava o casal e fangirlava. Aí iniciei a leitura. Deborah também não fez um trabalho muito bom com seus protagonistas. Diana é uma bruxa poderosíssima pois descende de duas linhagens bruxas muito poderosa. Mas ela tem orgulho de dizer aos quatro cantos que não precisa de magia para viver. Não usa magia para nada como as demais criaturas bruxas, vampiras e demoníacas. Por favor, ela é MUITO MELHOR QUE ISSO. Que ego, hein, Diana? E, assim, ela não "usa" a magia. Exceto quanto a máquina de lavar quebra e ela "não pode" esperar o técnico vir para consertá-la como os humanos (criaturas ainda mais inferiores para os seres poderosos). E quando ela PRECISA pegar um livro que está na prateleira mais alta e a escada não está acessível. E quando... e também numa situação que... Diana, você não renegou sua origem, você é apenas hipócrita mesmo. E apesar de arrotar que é inteligente ( dom herdado SIM pelo seu sangue bruxo) e seu sucesso acadêmico (idem), quando Matthew entra em jogo, ela vira uma donzela em perigo. Mais insossa que a Branca de Neve. Mais desprotegida que um recém-nascido. Tudo é o fodão do Matthew. Só ele é poderoso, só ele é capaz de protegê-la, só nele ela pode confiar, apesar de... Bom, Diana mal conhece Matthew e já determina que ele é um vampiro legal que quer ajudá-la a recuperar o tal manuscrito - que é pontapé do livro, mas demoooooooooora para a história se desenvolver nesse sentido -. Os demônios? Todos malvados. As bruxas? Tudo traíras. Os outros vampiros? Uns sanguessugas miseráveis, mas o Matthew... o Matthew é um santo. Apesar de esconder muitas informações de Diana. De ter entrado no apartamento dela enquanto ela dormia e remexer tudo. E das atividades que faz escondido. E de estar tão interessado no manuscrito quanto às demais criaturas. Me perguntava por que Diana confiava tanto nele e a resposta é óbvia: vou chamar de boa lábia e sensualidade típica das demais criaturas da espécie, mas a verdade é que Matthew tem a beleza padrão e, OLHA QUE COINCIDÊNCIA, a "mesma" idade de Diana. Sim, foi isso que Deborah nos vendeu. Como não shippar uma bruxa com fogo no rabo encantada por um vampiro bonitão, gostosão descrito como poderoso, inteligente, sábio, dono da porra toda - nunca chegamos a ver todo esse poder em ação porque ele delega aos seus assistentes serem guarda-costas da Diana - que age como o segurança dela? Me poupe, estou velha demais para esse trope clichê.

Boatos que lá pelas últimas 100 páginas e espalhadas pelas outras 540 a história anda, mas se um livro tem 640 fucking páginas USE as 640 FUCKING páginas para contar sua história ao invés de entediar o leitor com personagens pouco carismáticos e um enredo que não desenvolve.

Eu não tenho medo de falar: o livro é ruim e não perca seu tempo nem dinheiro com ele. Aqui no Skoob ele está bem avaliado, mas graças a Deus no Goodreads a verdade vem à tona. Abandonei e não sinto dor nenhuma na consciência.

site: https://www.instagram.com/shiuestoulendo/

Joana 24/09/2021

Demora uma vida pra terminar
A impressão é que eu levei 80 anos pra terminar esse livro... MDS é muito arrastado.

A autora leva muitas páginas pra contar pouca coisa, além disso algumas coisas envelheceram mal nesse livro (como a personalidade do protagonista masculino)

Enfim, eu gostei da história no geral, mas esses problemas me fizeram não querer continuar a trilogia
Sarah 24/09/2021minha estante
Nossa senti exatamente o mesmo que vc e tb abandonei a trilogia...

Joana 27/09/2021minha estante
Esse livro é um desafio de persistência

Sarah 27/09/2021minha estante
Verdade! Parece prova de resistência tb kkkkkkkkk

Bia 23/05/2021

Magia, História, Ciência e uma história de amor em só lugar.
Fica claro logo no começo que a autora tem bastante propriedade sobre História, assim como a nossa protagonista a historiadora Diana, Deborah ( a escritora) é de fato formada em História especializada em História da Medicina. Isto torna tudo não só mais crível, mas também mais imersivo.
O mundo criado por ela é permeado por magia, história, ciência e alquimia. E o mais incrível de tudo é que funciona de forma que todos ficam alinhados, criando um mundo mais rico.
Neste mundo existem três criaturas: demônios, vampiros e bruxas, sendo estes dois últimos os principais a serem abordados e mais trabalhados. Todas as criaturas tem suas próprias mitologias criadas e exploradas, embora algumas fiquem mais claros pontos vulneráveis dentro desta mitologia. Mesmo assim todas elas fazem sentido dentro do mundo moderno. Inclusive sua invisibilidade dentro deste mundo, não parece destoante.
O livro é grande, cheio de personagens, todos eles muito diferentes entre si, com suas personalidades bem exploradas, embora nem tanto seus relacionamentos entre si, talvez porque eles aparecem e desaparecem das páginas com bastante facilidade e por isto fica difícil lembrar de todos quando reaparecem.
Agora sobre o amor proibido de Diana e Mathew ( Bruxa e Vampiro) e seu desenvolvimento, em geral é bastante bonito a maneira como se constrói, mas há falhas, talvez pelo rápido desenvolvimento, a quantidade de coisas que eles passam que deixa pouco tempo para explorar a relação deles, até falhas mais comuns de relacionamentos reais, como segredos, falta de conhecimento um sobre o outro. Mas não é um grande problema.
Há outros problemas que me incomodam, como a falta de delimitação sobre o que a magia pode ou não fazer, os poderes quase sem fim de Diana. Mas são pequenos e ponderáveis problemas.
Já faz tempo que não fico tão entretida em um mundo fantasioso e recomendo a todos que gostam do gênero.

Victorya_RTH 16/08/2022

"começa com a ausência e desejo ,começa com sangue e medo. Começa com uma descoberta das bruxas."

E assim começa uma saga brilhante .

raissa.santos.3 14/11/2020

A história de Diana Bishop. Uma ficção interessante (principalmente para uma estudante de biologia) e é um romance onde os personagens já são adultos (acima dos 30 anos) tem elementos e pensamentos diferentes. Envolve bruxas, vampiros, demônios e humanos.

Denise 13/07/2021

A Descoberta das Bruxas
Em 2014 eu peguei esse livro pra ler por indicação de uma amiga, e apesar da gente ter um gosto muito parecido, eu simplesmente não consegui me conectar com o livro e abandonei a leitura.

Semana passada estava procurando uma série para assistir e me deparei com ela no Globoplay.
Comecei a ver e enquanto assistia só pensava: se a série está boa IMAGINA O LIVRO ?

Assim que terminei de assistir a primeira temporada fui correndo pegar o livro para ler e adivinha?
Saiu da coluna de abandonado para a dos favoritos ?

Eu como fanzona de histórias de vampiros amei toda a trama e dando um ?spoiler do bem? o livro ainda tem outro tema que eu amo viagem no tempo ??

À conclusão que eu cheguei é que as vezes a gente não está com paciência para determinado tipo de histórias e é melhor não insistir, em outro momento talvez aquela será uma história que vai te fazer suspirar assim como aconteceu comigo.

Wonderland of Books 10/12/2021

YES YES YES
A série de TV é uma das minha favoritas da vida, então queria muito ler o livro!! E eu amei!!

Foi muito bom!!!!! Adorei tudo nele. Só que acredito que ele seja maior do que necessário, poderia ter sido retirado umas 150 páginas que não passaram nenhuma informação relevante.

Leo de Jonge 12/07/2012

Descoberta das Bruxas – Deborah Harkness
Devo dizer que demorei muito para começar a ler este livro, não por maldade, foi simplesmente acontecendo, fui passando outros livros na frente e quando fui perceber já haviam se passado vários meses. Graças a Deus depois de muito esforço e teimosia consegui começar a lê-lo e o mais importante, terminá-lo. Bem, chega de embolação e vamos ao que interessa.

O livro conta a história de Diana Bishop, uma bruxa que desde a morte dos pais, tenta se manter longe da realidade de magia, feitiços, e criaturas sobrenaturais, é, isso mesmo, além de bruxas e dos seres humanos sem graças e ignorantes temos também vampiros e demônios.

Tudo vai bem até que um dia, em razão de uma pesquisa muito importante que ela estava fazendo por causa de um trabalho, ela acaba encontrando um livro alquímico muito antigo chamado Ashmole 782, que secretamente conta a história de origem de todas as criaturas sobrenaturais. Diana não sabe disso, mas ao tocar no livro, desconfia que ele seja mais do que apenas um livro normal e até fica com um medinho, mas teimosa do jeito que é, acaba dando uma bisbilhotada e com isso acaba dando o pontapé inicial da história, sabe por quê? Porque o livro se encontrava perdido a muitos e muitos anos e ninguém fazia ideia de aonde ele podia estar, e com o tamanho de conhecimento que ele tinha, acreditem, não eram poucas pessoas que estavam procurando, e sabe por que não achavam? O motivo disso é um feitiço que colocaram nele há muito tempo, porque acharam melhor que ninguém chegasse perto dele pelo motivo dele ter muitos segredos e tudo mais.

Depois do ocorrido, a vida de Diana começa a mudar, já que os sobrenaturais que parcialmente a deixavam em paz começam a encher muito o saco dela. Demônios, vampiros e bruxas querem saber do bendito livro Ashmole 782, que de alguma maneira, só ela conseguiu ter acesso a ele.

Então, sua vida muda mais ainda com a chegada do misterioso vampiro Matthew Clermont/Clairmont. Eles ficam juntos praticamente o livro inteiro, e tem uma boa pitada de romance na história, que acaba acarretando alguns problemas. Eu particularmente não gostei do personagem, muito autoritário e dominante, querendo mandar em tudo e em todos.

Diana é legal, teimosa e muito inteligente, e tem muito mais poder do que imagina, pena não ter usado ele do jeito que deveria.
Ao longo da história aparecem vários outros personagens de diferentes espécies, como a tia Sarah e Em (bruxas); Ysabou e Marthe (vampiras); Sophie e Nathaniel (demônios); e muitos outros que eu não lembro os nomes neste momento.

No geral, eu gostei bastante do livro que mesmo sendo rico em detalhes e bastante conhecimento histórico, conseguiu me prender durante a maior parte da história, com exceção de alguns breves momentos. Os personagens são ricos em suas caracterizações, com qualidades e defeitos, fazendo com que você acabe se familiarizando com cada um deles. Outra coisa que eu gostei bastante foi a casa de Sarah e Em, não vou contar o por que, vocês irão descobrir ao decorrer do livro, hehe.

Dou quatro estrelas por três motivos:
Motivo 1 – houve pouca ação, em minha opinião, uma história que conta com bruxas e vampiros têm que ter boas cenas de adrenalina, para dar uma estimulada na imaginação e tal;
Motivo 2 – como eu já disse anteriormente, o livro é muito complexo na questão de detalhes históricos, e isso acaba cansando um pouquinho
Motivo 3 – achei que os demônios e os seres humanos foram pouco abordados, os demônios foram bem coadjuvantes e os humanos, ficaram mais para figurantes.

O livro é narrado em primeira pessoa e eventualmente com um ou outro capítulo em terceira pessoa. Vai ter continuação (é uma trilogia), mas acho que vai demorar, ouvi dizer que a Rocco demora um pouquinho para publicar o seu material e o segundo livro Shadow of Night nem saiu lá fora ainda, por tanto, haja paciência para a sequência.

Quaisquer erros aqui me desculpem galera, é a primeira resenha que eu faço, então fica complicado, hahaha