O centauro no jardim

O centauro no jardim Moacyr Scliar

Resenhas - O Centauro no Jardim

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Vanne 21/10/2011

De que estávamos falando ? E quem éramos ? E qual o sentido de tudo ?
A gente vai criando um carinho pelo personagem, vai devorando com gosto cada linha e cada página. E como consequência vai aprendendo junto com o jovem centauro..
Aos poucos o personagem descobre o mundo. O começo é no mínimo triste, ver que sua família o rejeita, mas logo percebe que o ama apesar da condição de centauro.

"Lê meu filho, lê, dizia minha mãe, essas coisas que tu aprendes nunca ninguém vai poder te tirar; não importa que sejas defeituoso, o importante é ter cultura." Pág.: 44

E assim, vai crescendo. Descobrindo a vida, o amor, a família.

"Cresce triste; mas não revoltado; melancólico, porém gentil. Mostra-se grato aos esforços que os pais fazem para lhe amenizar a vida. Tem suas crises, chora, dá patadas nas paredes, mas isso quando está só; na frente do pais, contém-se. Porque são bons para ele, os pais; carinhosos, fazem com que esqueça a sua condição de centauro, a sua espantosa solidão;" Pág.: 152

Já na fase adulta percebe que ainda há muito a ser descoberto. Embarca em muitas aventuras. Vai ao encontro de questionamentos, descobre o casamento, traição, filhos, trabalho, amizade, o amor.

"Do que se tratava, mesmo ? Eu não sabia. Ficamos nos olhando, apalermados. De que estávamos falando ? E quem éramos ? E qual o sentido de tudo ?

Tiro meu chapéu para esta obra!
Parabéns ao Scliar, que pelo visto já deixa saudades..

Daniel Pedrosa 30/08/2011

Autoconhecimento
Uma metáfora que representa o conflito do homem contemporânio.O centauro no jardim é um livro que conta a história de um homem que nasce centauro e por conta de seu "defeito" genético é obrigado a viver uma vida cercada de segredos. No decorrer da história, fatos fazem com que ele possa ser apresentado a sociedade como uma pessoa comum, mas isto de certa forma lhe trz conflitos pessoais e um desejo extremo de retornar as raízes. Por fim, o autor brilhantemente inclui, através do depoimento de uma das personagens a resenha de todo o livro aos olhos não mais de um centauro, mas de uma pessoa normal, como nós.
Entendo que moacyr usou a figura mitológica para "escancarar" os defeitos interiores do homem comum e transmitir aos leitores o pensamento por tras de pessoas reais. Alerta : O livro tem cenas picantes e pesadas que o tornam definitivamente uma literatura adulta!
Abraço
Daniel Pedrosa

Michelle 22/05/2011

O Centauro no Jardim
Mais um livro que li por causa do vestibular, mas que com sua história envolvente e seus personagens nada convencionais me conquistou.

O Centauro no Jardim, apesar de ter como personagens centrais seres mitológicos(centauros!) e ter um clima de sobrenatural, é um livro que acima de tudo narra a jornada do protagonista em busca de sua identidade.Tal história engloba tantos temas diferentes-como judaísmo, mitologia, literatura, medicina, história(ditadura militar)-que é impossível em meio a tantos tópicos não se interessar por algum ,ou mesmo aprender sobre ele.

O fato que mais me chamou atenção ao longo da narrativa foi o crescimento do personagem central(Guedali) e o perfil psicológico dele, um centauro que tem como principal característica sua humanidade, ou seja, sua capacidade de errar, seus defeitos que apesar de muitos não anulam suas qualidades.

Acredito que além de ter me auxiliado no ingresso em uma universidade "O Centauro no Jardim", ensinou-me inúmeras curiosidades sobre o mundo, entretanto acima de tudo essa leitura mostrou-me que não importa quão difícil seja o seu sonho com perseverança é possível conquista-lo.

meandros 24/05/2010

Um romance sobre corridas e galopes. Sobre a relação entre a cabeça e o baixo-ventre. Sobre o cavalo que não mora dentro de nós, mas que somos nós. Leitura recomendada.

(Um sequer que é possível apontar são os detalhes da narrativa que não necessariamente casam com o restante da trama, seja qual for a interpretação que se queira dar aos eventos narrados. Mas isto não chega de nenhuma forma a atrapalhar a obra.)

Mariana 02/02/2010

Centauro
Fala de um homem que nasce metade homem, metade centauro.
Paola 20/08/2010minha estante
Grande resenha. Não.

Ele é um centauro. Não metade centauro.
Metade cavalo.

Karen Pereira 25/04/2011minha estante
Metade homem, metade centauro

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Vanne 12/10/2011minha estante
Metade centauro ?

Baita resenha!

ProPaixao 08/03/2012minha estante
Não sei se rio da grande resenha com spoiler ou dos comentários, na dúvidas peraí.....HAHAHAHAHHAHAHAHHHAHAHAHAAUHEUAHEUAHIEHIUHAOIURIOAHROIUAHRIOUHIUWIUHRHHUEHRHRIHIEUORHOIAHHU. morri.

Karen Pereira 09/03/2012minha estante
1 ano depois, acabo voltando aqui por acaso, mas mesmo assim ainda consigo ter uma crise de riso.

Marcela Vidinha 09/03/2012minha estante
Resenha: FAIL

Andrezza 17/09/2012minha estante
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk METADE CENTAURO ? sério que você gosta de ler ?

Mai 03/10/2012minha estante
KKkkkkkK

Vivi Koenig 13/07/2009

Quem sou eu?
Homem ou centauro? Humano ou animal? Qual a minha verdadeira natureza? Em busca da liberdade, esqueço quem realmente fui, lembro-me só do que sou hoje. Julgo interessante o simbolismo do homem judeu na sua dúplice característica quer racial quer religiosa. Muito bom! Recomendo!

Priscila S G 02/05/2009

A história do centauro, pelo menos até antes de entrar na idade adulta, é encantadora. Cenas como a do centaurinho tocando violino encima de uma coxilha na chuva são de uma beleza sem igual, muitas são de cortar o coração. Mas no último terço do livro me pareceu que a história perdeu um pouco da força, da capacidade de tocar os sentimentos do leitor. Ainda assim vale muito a pena.

Adri 01/02/2009

Esse livro é maravilhoso, gostei muito.

balducci 20/01/2009

vidinha mais ou menos
no meio do livro o autor parece nao saber o que fazer com o centauro sem pernas, e da pra ele uma vidinha classe média meio novela das 6.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6