As meninas Lygia Fagundes Telles

Resenhas - As Meninas

Ana Paula 17/08/2022

Ótimo
Demorei um pouquinho para me situar nós os fluxos de pensamento, nas mudanças de personagens. Tenho costume de não pesquisar nada sobre livros que começo a ler, porém durante a leitura tive que pesquisar por resenhas.
Marcos.Azeredo 19/08/2022minha estante
Eu não estou gostando deste livro!

Ana Paula 19/08/2022minha estante
Entendo, também não gostei até chegar em 15% da leitura, eu vi a resenha da Tatiana Feltrin no YouTube e me encorajou a continuar a leitura, além de pesquisar as gírias das meninas pra entender. E pesquisei sobre os dramas de cada uma? pq elas são bem dramáticas né!

MagnAlia.Tebaldi 16/08/2022

Me prendeu muito
Primeiramente, devo dizer que li esse livro para o colégio, e porque é uma das leituras obrigatórias do vestibular, não por vontade própria. Porém, desde o início o livro me prendeu muuuito, me deu muita vontade de saber o que iria acontecer, saber mais sobre as meninas, saber tudo. O que me incomodou (MUITO) e provavelmente deve ter incomodado a maioria dos leitores, é o fato de alternar o narrador sem anúncio nenhum, do nada, e vários dos diálogos serem feitos dentro da cabeça das personagens. O plot twist é demais, e vale muito a pena ler.
DANILÃO1505 17/08/2022minha estante

Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Alice 11/08/2022

fluxo de consciência é sempre complicado pra mim no início mas conforme o tempo passa fica bem claro as diferenças entre as personagens. me surpreendi positivamente pq gostei muito da escrita e da forma pessoal que a autora traz as questões de cada uma. ana clara, lia e lorena são personagens complexas e muito bem aprofundadas nesse livro.
Marcos.Azeredo 13/08/2022minha estante
Eu estou na página 100 e não estou gostando do livro.

Luciane 05/08/2022

As meninas
Narra a história de três estudantes que moram em um pensionato de irmãs, cada uma com suas trajetórias de vida. Lia, Lorena e Ana Clara.

Ju pomper 04/08/2022

As meninas
Foi meu primeiro livro da Lygia, e eu gostei muito. No começo do livro fiquei um pouco confusa pois o livro conta a história de diferentes pontos de vista se te avisar quando mudou o personagem, mas com o decorrer do livro melhora.
A contrução das personagens e como o livro mostra toda essa parte intrusiva de cada uma, os pensamentos e o motivo para elas serem como são, tudo muito bem escrito.
O final te passa ao mesmo tempo um sentimento de de tristeza e alívio, com uma sensação de que tudo foi concluído como tinha que ser.

Monique.Dias 02/08/2022

Final surpreendente
Muito confuso no início, mas com o tempo acaba fluindo. Tem algumas cenas pesadas e é super interessante ver a história sob o ponto de vista de cada menina.

Final excelente!
Marcos.Azeredo 10/08/2022minha estante
Eu estou lendo, não estou gostando.

Monique.Dias 14/08/2022minha estante
Kkkkk no início é um pouco complicado mesmo

Maju 01/08/2022

Particularidades
Foi meu primeiro contato com Lygia e agradeço muito por ter escolhido As Meninas: uma obra dinâmica, ácida, sensível e especial - só Lygia escreve como Lygia e é isso que faz uma grande escritora.
Marcos.Azeredo 20/08/2022minha estante
Eu estou lendo, mas não estou gostando!

Maria 31/07/2022

Livro surpreendente
Demorei pra terminar a leitura, mas por mais que tenha sido difícil e cansativo pra mim eu não posso deixar de dizer que achei genial e magnífico a escrita da Lygia.
A mudança de personagem me fez repetir alguns parágrafos no começo, mas depois me acostumei e comecei a identificar cada uma delas sem nem mesmo precisar ler o nome, pois a escrita é única pra cada uma das meninas.

Confesso que não esperava o que aconteceu no final da história e fiquei um tanto chocada.

nadia 22/07/2022

"Palavras triviais mas é no trivial que está o trágico."
'As Meninas' foi o primeiro livro que eu li da Lygia Fagundes Telles. Não sei se iniciar por ele é a melhor escolha, a narrativa é bem caótica e muitas vezes confusa, mas não me arrependo nem um pouco. Lygia me obrigou a adaptar meu ritmo de leitura a ela. Muitas vezes, com livros fluidos, leio rápido, mas com esse precisei respirar e ir frase por frase. Lygia inicia um capítulo em primeira pessoa, com fluxo de consciência, e alguns parágrafos depois passamos a terceira pessoa, até que voltamos novamente a primeira pessoa, mas agora de outro personagem. A personagem conversa, pensa sobre a conversa, lembra de outras situações, relata essas situações, lembra da infância, volta a conversa... tudo em poucos parágrafos, ou até no mesmo. No início me frustrei, achei que não conseguiria vencer o livro, até que me adaptei, e então foi perfeito.

Em 'As Meninas' temos uma história que se passa em 1973, no auge da ditadura militar, e que misteriosamente não foi censurada por ela. Acompanhamos as meninas Lorena, uma romântica, burguesa e virgem que é apaixonada por um homem casado; Lia, a revolucionárias, que representa a oposição ao regime; e Ana Clara, usuária de drogas e álcool, que tem um passado horrível. Conseguimos identificar a diferença nos capítulos de cada uma, pois Lorena devaneia, Lia é centrada e ordenada e Ana foge da realidade. Temos três amigas que diferem muito em suas vidas pessoais, mas que encontram afeto e casa na sua relação. Além disso, o livro descreve uma sessão de tortura e aborda assuntos como aborto, homossexualidade, sexo, masturbação feminina e drogas, que muitas vezes são citados através de metáforas ou de forma subentendida.

Vontade de ler tudo que ela escreveu, e consigo me ver relendo esse futuramente.

Layla 20/07/2022

As Meninas me surpreendeu bastante, e positivamente. Infelizmente, por se tratar de uma leitura necessária pro vestibular, já tive várias aulas e palestras sobre o livro, o que fez com que eu soubesse de todos os maiores acontecimentos. Mas mesmo assim, ler o livro foi maravilhoso. O modo em que a autora caracteriza as personagens e desenvolve as personalidades delas é incrível. Depois dos capítulos inicias, nos quais eu ?conheci? as meninas, fui capaz de identificar de quem era cada um dos capítulos seguintes antes mesmo de qualquer nome ser citado, somente pelo modo como era escrita a ?parte? de cada uma.

Danielle.Oliveira 19/07/2022

Surpreendente
Diferente de tudo que já li, As meninas apresenta uma leitura intrigante e difícil de seguir com nossos pensamentos lineares.

As três protagonistas, com seus pensamentos e acontecimentos da vida cotidiana nos confundem e muitas vezes não sabemos compreender em que parte estão. A narrativa troca de narrador, de tempo e de tudo.

No meu caso, nunca havia lido uma narrativa como essa. E o final é tão surpreendente que cheguei a ficar sem fôlego. Sem perceber, o leitor vai se envolvendo com a trama das meninas.

Léo 07/07/2022

O espírito de um tempo
Os anos 1970 são dos mais duros na história recente do nosso país, e contraditoriamente também são um dos períodos mais férteis cultural e artisticamente. Não a toa, o país vinha acumulando uma construção democrática (com muitos percalços) em todos os âmbitos até o golpe civil-militar de 1964. Basta pensar mesmo na herança cultural e artistica que foi utilizada pela geração da década de 1970.

As meninas parece ser não um retrato, mas uma amostra viva e pulsante do espirito daquela época. E não por ter a pretensão de ser um quadro sócio-histórico do país, pelo contrário, porque se concentra na atmosfera do país de então (ou pelo menos na atmosfera das classes médias dos grandes centros urbanos).

A história se concentra na vida e na perspectiva de três jovens adultas, Lorena, Lia e Ana Clara, na absurda complexidade de suas personalidades e relações que coexistem em perfeição com as suas ingenuidades e limitações próprias da sua pouca história, do local onde estão inseridas, das suas origens de classe, etc...

Temos aqui todas os principais assuntos dos anos 1970: Efervescência cultural e artística; "revolução" dos costumes; Revolução social; luta contra a ditadura; o uso de drogas; o subdesenvolvimento; etc, etc, etc... Mas esses assuntos não parecem aqui unidimensionais, eles aparecem na sua complexidade inatingível, tal qual em nossas vidas.

Viva Lygia Fagundes Telles!

Michele 05/07/2022

MENINAS OU MULHERES?
No livro “As Meninas”, Lygia nos apresenta três protagonistas jovens adultas que vivem em uma pensão zelada por freiras. Elas têm em comum, além da moradia, o fato de estarem cursando a faculdade e de estarem distanciadas de sua família. Cada uma dessas meninas tem uma personalidade bastante peculiar, origem diversa e forma de pensar bem delineada.
Lia é uma militante comunista, que conspira contra o regime militar implantado após o golpe de 64. Ela mostra uma visão esquerdista e vê a sexualidade como uma forma de manifestar sua liberdade. Parece ser a mais sensata entre as três amigas, contrariando seu estilo de vida subversivo. Talvez essa seja uma forma de Lygia mostrar que, naquela época, esta postura política fosse o jeito mais lúcido de se posicionar socialmente.
Lorena é a personagem sonhadora. Afirma ainda ser virgem e apaixonada por um homem casado que jamais liga para ela. Vive contando a história dos irmãos gêmeos Rômulo e Remo e sua tragédia, quando um dos irmãos assassinou o outro. Filha de uma mãe cuja personalidade se alterna entre o psicótico e o promíscuo, essa personagem também é a mais abastada financeiramente, fazendo o tipo “pobre menina rica”.
Ana Clara é a personagem mais complexa e talvez seja a mais presente no enredo. É, entre as três, a única advinda de uma família pobre e disfuncional. Em suas digressões, rememora várias situações de abuso durante a infância, explicando seu comportamento altamente sexualizado, porém sua beleza é sua arma para ascensão social e, ao mesmo tempo, sua prisão. Ana Clara, ou Ana Turva como geralmente se autodenomina, pretende casar-se com um homem rico de quem de fato não gosta, mas está disposta a ter de enfrentar até mesmo o sentimento de asco para poder sair da miséria. Ela é apaixonada por Max, seu amante ou talvez gigolô, também seu parceiro no uso de drogas.
As três meninas juntas revelam três versões das mulheres dos anos 70, três possibilidades de opressão ao gênero feminino e três maneiras de se tentar fugir de um mundo que lhe é adverso.

Mari 03/07/2022

Conhecendo Lygia
Foi meu primeiro romance de Lygia Fagundes Telles, porém não tive uma experiência muito positiva. Esperei demais para ler porque sempre via resenhas interessantes alegando principalmente como esse livro conseguiu passar pela censura, mas quando lia a sinopse não via nada de especial. Bem, agora lido não consegui me aprofundar na história muito menos nas personagens. No início fiquei bastante confusa com o fluxo de pensamento, o que me fez abandoná-lo de um primeiro momento. Enfim, não me cativou talvez por problema meu, porém com certeza lerei mais coisas dessa escritora grandiosíssima.

Natashinha 01/07/2022

Adoro fluxos de consciência. Nesse livro tudo parece tão despretensioso e inocente, mas a cada novo momento tudo fica mais e mais profundo, afunda na psique humana e nos impasses da vida das meninas. Não estava esperando por esse final...