As meninas

As meninas Lygia Fagundes Telles

Resenhas - As Meninas

Juju 30/05/2020

Um livro complexo e maravilhoso
A história é narrada pela técnica Fluxo de pensamento onde alterna narrações das 3 personagens e ainda um narrador observador, o que requer uma concentração extra do leitor até ele se acostumar com a escrita e com as personagens.
Dizer que é um livro bem escrito seria eufemismo, a autora fez de forma única a junção de ideias e sentimentos de cada personagem, como a criação da personalidade delas, totalmente opostas, e fora dos estereotipos. Além disso, abordou temas polêmicos (mesmo que de forma leve) como aborto, homossexualismo e tortura, em pleno periodo ditatorial, os quais poderiam lhe causar sérias consequências.
Uma história incrível e marcante. Vale a pena ler

Mari 25/10/2021

Sem palavras
Estou apática. Simplesmente não sei o que sentir. Tristeza por terminar um livro tão bom? Pensativa com esse final inesperado? Felicidade por ter conseguido terminar depois de tanto tempo? A resposta é: não faço a mínima ideia.
Esse livro mexeu demais comigo. As personagens são incríveis, tão envolventes e especiais! A escrita é um pouco difícil no começo, mas ao longo da obra fica mais fácil de entender.
Enfim, não sei mais o que escrever porque essa leitura foi única pra mim. Recomendo para pessoas que tem paciência e gostem de um bom livro:)
Bárbara 03/11/2021minha estante
Poxa, n consigo ler

Belle 15/11/2021minha estante
me sinto exatamente assim após terminar esse livro ?

Vinder 26/04/2022

Primeiro livro que leio da Lygia Fagundes Telles e já quero ler os próximos. Leitura agradável, forte e impactante.

Margô 16/12/2021

"As minas"
Relendo a obra que me impactou desde a primeira leitura, lá na década de 70...rss.( adolescente , fazendo cursinho)
Tanto gostei, que em uma das ocasiões em que era coordenadora do Ensino Médio, reli esta obra com algumas alunas interessadas, e resolvi adaptar à uma peça de Teatro. Foi perfeito!

E foi assim que apresentamos à geração do século XXI, o que foi a Ditacuja, os arquétipos de três mulheres com seus sonhos, frustrações, e de origem social diferente, mas que se irmanam quando a situação se complica.

Gosto da narrativa de Lygia Fagundes Telles, é fluida e inteligente. Ela não te dá a coisa pronta, mas traça todo um caminho pra você se construir junto às personagens .

É uma verdadeira defensora dos direitos e razões do universo feminino, sem usar uma única frase clichê! Só oferece um leque de dores, afetos e desafetos, e mostra como as meninas reagem dentro de suas próprias perspectivas, dentro do mesmo contexto histórico.

Uma torrente de pensamentos desenfreados marca esta obra icônica, elaborada pra perturbar os incautos da época, e que, infelizmente ainda instiga a repensarmos em nosso papel na sociedade brasileira.

O ponto alto da obra , na minha perspectiva, é quando Lião lê para a Madre Alix o texto sobre a tortura do jovem Bernardo.( É quando a gente descobre que a madre é progressista!!)
É forte, necessário e foi bem arrumado na narrativa.
Brava Lygia Fagundes Telles, a grande dama da literatura!

akasaori 24/04/2022

Sou apaixonada pelos contos da Lygia desde os tempos de escola e tenho a memória de ter lido esse livro numa outra edição quando mais nova, mas não me lembrava de nada, só de ter gostado, mas tendo finalizado a leitura, creio que essa memória seja falsa. A narrativa certamente é marcante, temos fluxo de consciência misturado com narração em terceira pessoa, o que me confundia em alguns momentos.
Contudo, o enredo não foi muito marcante pra mim e confesso que só entendi 100% o que estava acontecendo após ler a sinopse. Vi muitas resenhas e textos apontando a coragem e a importância desse livro e não contesto, mas não captei quase nenhuma dessas mensagens na história. Como vi numa outra resenha no skoob: "quando começa a ficar bom, o livro acaba num final aberto e triste" e é isso.

Natashinha 01/07/2022

Adoro fluxos de consciência. Nesse livro tudo parece tão despretensioso e inocente, mas a cada novo momento tudo fica mais e mais profundo, afunda na psique humana e nos impasses da vida das meninas. Não estava esperando por esse final...

Paula 03/05/2021

é uma história que se passa em apenas dois dias e por isso é uma leitura cheia de detalhes que pode acabar sendo pesaroso no início -talvez eu tenha sentido isso por preferir não-ficção mesmo. Mas a escrita de Lygia realmente envolve e você se sente muito próximo mesmo das personagens, em parte pelos longos devaneios, principalmente os da Lena, ou mesmo pq não tem como deixar de se enxergar em uma das três. É bem louco que esse livro foi escrito e ~publicado~ na época da ditadura pq apesar de não ser extremamente escancarado, tem que ter força pra lançá-lo num período tão cruel de censura -e sabe lá o que mais- pelas falas tão engajadas de Lião. Curti bastante, não achei confuso como li em outros comentários, pesaroso no início sim, mas valeu super a pena ?

Gabryella27 23/02/2023

"A memória tem um olfato memorável."
As meninas é o meu primeiro contato com a escrita da Lygia e que escrita lascinante, sensível, inefável. Lygia consegue nos passar tanto sentimento por meio da sua maneira de escreve, esse fluxo de consciência te prende toda história pela vida dessas três meninas com realidades completamente diferentes mas que acabam se completando.

Elas contam suas vidas na 1º pessoa do singular, com o intuito de faze-las contarem as próprias histórias, delimitada pelo modo que cada um vê e sente aquilo que narra. No decorrer do romance as narradoras-protagonistas criam formas diferentes de autoconhecimento na intenção de lidarem com situações reais por meio de um jogo de perguntas e respostas que se estruturam quase como diálogos consigo mesmas e também interagindo com o interlocutor.

Lorena Vaz Leme: Lena tem a constante necessidade de expressar aquilo que sente/pensa conversando consigo mesma ou por meio de diálogos impossibilitados, com a mãe ausente, com uma amiga que esta constantemente bêbada e drogada ou irmão que sempre está viajando. Ela amplia os fatos de sua vida para que os mesmos sejam heroicos e tenta resolver seus problemas com soluções que não passam de imaginárias mas ela já não vê suas próprias fantasias como imaginárias, mas sim como fatos reais. Lorena busca alienar-se de parte de sua realidade.

Lia de Melo Shultz: Lião é uma militante da esquerda revolucionária que lutou contra ditadura civil militar, não se moldava a certos valores da sociedade patriarcal como, a passividade feminina. Lia, nos narra os horrores que se passaram nesse período, a brutalidade do regime, o autoritarismo, seções de torturas e mortes de seus amigos.

Ana Clara Conceição: Ana teve uma infância muito conturbada, cheia de abusos e traumas, é filha de uma prostituta e não conhece seu pai. No decorrer de sua vida criou uma grande dependência em drogas e álcool, afim de fugir de si mesma, das suas memórias e a angústia presente, fazia de tudo para não estar sóbria e sozinha com a própria mente que a torturava constantemente. Acredita que o dinheiro seria a cura de todo esse inferno que passa e passou durante toda vida e Ana é uma personagem extremamente preconceituosa, principalmente com a população negra.

Gabybadgirl 12/02/2023

Esse foi meu primeiro contato com a autora e confesso que não gostei muito,achei a história com alguns diálogos confusos com a trama,o acerto da autora foi no fluxo de consciência que ela inseriu no texto, porém,não pretendo ler mais nenhuma obra dela,pois não funcionou comigo.
Ariane 17/03/2023minha estante
Achei muito chato, não consegui nem terminar de ler

Pam 10/04/2011

O que dizer de Lorena, Lião e Ana Turva? Que viraram minhas amigas íntimas.rs
E o que dizer de Lygia? PERFEITA e meu amor eterno.
Sem mais palavras.
Daniele 28/08/2012minha estante
Que alivio encontrar nessa rede alguém com sensibilidade pra entender a obra de Lygia. Claro que gosto não se discute, muito menos gosto literário, mas é meio complicado pra pessoas habituadas a Crepúsculo conseguir apreciar um livro como As Meninas.

Jader 30/04/2020

Ah as meninas...
Temas e tabus relevantes da época (tal como consumo de drogas e sexualidade) abordado em personagens imperfeitas, tal como as pessoas são.

Célio 04/08/2011

Definitivamente um livro difícil de ser lido. O constante uso de pontos finais faz com que a história não tenha uma continuidade, a mudança repentina de assunto, de cena, de pensamento não prende a atenção! Não gostei!

nono 28/04/2024

Nao sou o público alvo
Eu não sou o público alvo desse livro, só li por causa do clube do livro da faculdade, achei isso daqui um porre, não entendi NADA do q tava acontecendo, detestei tudo

só ganhou duas estrelas pq a escrita é interessante

#Anafox 16/05/2022

Que fluxo é esse?
Pra quem já leu Saramago, nem era pra estranhar?, mas sim, a leitura causa um estranhamento já que nossa Lygia Fagundes Telles nos apresenta um texto do ponto de vista de três personagens, e um narrador, eventualmente. Três amigas de origens bem diferentes entre si, que convivem num pensionato, são as personagens principais que nos narram alguns breves momentos de suas histórias. O enredo se desenvolve de forma que nos permite acompanhar o fluxo de pensamento de cada uma, o que por vezes é quase enlouquecedor, e noutras é tão íntimo de como pensamos... Até se acostumar com a troca súbita de narrador a leitura é um pouco cansativa, mas é sensacional como Lygia faz essa troca, sem nos avisar, mas dando a pista. Tive a sensação de que o tempo não passava, como se tudo acontecesse num só dia. Enfim, recomendo! Mas leia a sinopse antes, vai facilitar a vida ?

giu 24/12/2022

oriehnid
5 estrelas é pouco para esse livro.

Eu fiquei maravilhada lendo, no começo foi um pouco difícil mas quando se acostuma com a leitura a história flui perfeitamente.

Um retrato fiel do contexto em que foi escrita, a obra retrata 3 meninas muito diferentes mas também muito parecidas. Todas com ambições e histórias próprias, cada uma com a sua peculiaridade, a história entrelaça 3 perspectivas de um Brasil.

Dizer que amei foi muito pouco, queria muito acompanhar a vida das meninas depois do final, mas o final é esplêndido.