Poirot Investiga

Poirot Investiga Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - Poirot Investiga

Camila 08/01/2022

Continuando a jornada de leitura pela ordem de publicação. Gostei bastante dos contos que estão nesse livro. Gostaria que alguns personagens aparecessem novamente.

Lucas Garcia 13/11/2021

Dupla dinâmica.
Não tem como não comparar a relação do Poirot e Hastings com a de Sherlock Holmes e Dr. Watson.
Os contos obviamente não são o suprassumo da Agatha Christie, mas vale a pena conhecer, principalmente para se aprofundar na relação dos protagonistas.

André Hausmann 17/07/2023

Doses curtas de mistérios
Diferente os outros livros da autora, esse lançado em 1924, possui mais de uma aventura do detetive Poirot. Nessa coletânea existem 14 contos onde o famoso detetive usa de células cinzentas para solucionar diversos mistérios ocasionados pelos mais variados motivos.

Uma curiosidade acerca dessa obra, é que no original ela só continha 11 contos, mas quando ela foi publicada pela primeira vez nos Estados Unidos, foram acrescentados mais três contos que pertenciam a coletânea “Os Primeiros Casos de Poirot” (1974). É essa versão que é publicada no Brasil.

Por serem contos, os casos são mais rápidos de serem resolvidos, mas nem por isso menos envolventes. Claro que em coletâneas sempre existirá uma variação na qualidade dos contos, mas no caso aqui é porque em alguns achei que tudo foi sucinto demais na permitindo ao leitor um aprofundamento melhor na trama. Agatha Christie cria enredos e personagens interessantes, mas que devido ao pouco espaço para a história não pode desenvolver eles tão bem como realiza em seus romances.

O contraponto da dupla Poirot e Hastings aqui está muito bom. Todos que lêem querem ser ou superar a massa cinzenta Poirot, mas quase sempre acabam como Hastings, que sempre se destaca pelo poder do seu coração. Apesar que as vezes ele se torne meio irritante por não reconhecer o método de trabalho do amigo.

Devido o pouco espaço que disponho, não irei analisar cada um deles separadamente, mas destaco “A Tragédia de Marsdon Manor”, “O Roubo da Joias no Grand Metropolitan” e “A Dama do Véu”. Posso ainda falar de “O Mistério de Hunter's Lodge” onde Hastings assume a investigação porque Poirot está doente, e o “A Caixa de Bombons” onde podemos ver um raro erro do detetive.

Lilian.Cava 13/04/2021

Da onde essa mulher maravilhosa tira tanta ideia?
Gostei muito da experiência de ler esse livro. Já fazia um ano desde o último que tinha lido dela e foi muito gostoso voltar pra esses personagens.

Acho bacana essa dinâmica de as coisas acontecem super rápido por serem contos, mas sem deixar de nos surpreender.

Gostei muito dos contos que fugiram do clichê, como o que o Hastings vai sozinho solucionar o caso e o Poirot ajuda ele por cartas. E os últimos dois contos que é o Poirot contando ao Hastings histórias do passado, inclusive uma que ele fracassou.

A minha vontade é de engatar logo no próximo!

Vitória 29/06/2020

Contos de Poirot
É difícil descrever um livro com tantas boas histórias de Hastings e Poirot. Praticamente todos os contos começam da mesma forma: Poirot e seu amigo estão no apartamento, chega um pedido de ajuda e a investigação começa (exceto uma aventura que somente Hastings investiga "in loco"). Algumas histórias lembram livros da autora. É uma leitura muito agradável e a experiência de desvendar o mistério em poucas páginas foi interessante.

Gio 02/04/2021

tô só o puro ódio
Contos rasos, nenhum me chamou a atenção, achei fraco demais!!!
E pra piorar ainda tem o tal do Capitão Hastings sendo planta nas investigações do Poirot. O QUE ESSE HOMEM QUER SEGUINDO O POIROT PRA CIMA E PRA BAIXO? NÃO É ÚTIL EM NADA

Tô 100% estressada com a Agatha por ter inventado um personagem tão fútil, machista e mimizento! ele não descobre os mistérios e fica estressado, o Poirot resolve ele fica estressado, nada tá bom pra ele. Cara CHATO, INSUPORTÁVEL.

Se fosse nos dias de hoje ele seria um bolsominion crossfiteiro com o cérebro de azeitona.

MateusCantele 12/12/2020

Poirot em muitas aventuras.
Em um momento oportuno, pretendo escrever uma resenha digna desse livro, mas em função do meu pouco tempo atual, algo mais sucinto: Os contos de Poirot Investiga foram meus companheiros durante o ano. Li sem pressa e isso fez toda a diferença, pois assim Poirot e Hastings me divertiram nesse 2020 maluco. Um livro bom, divertido e bem humorado. Um belo exemplar da rainha do gênero policial.

hele 12/08/2020

Uma boa distração
Uma série de crimes em poucas páginas. A partir do momento em que o personagem Poirot resolve dar a solução do caso ele não para mais. eu preferiria entender o melhor o caso, qual os métodos e pensamentos do personagem principal para soluciona-los, conhecer de uma maneira menos superficial para ter mais identificação com o personagem, porém entendo que esta versão "contos" exige algo mais direto.

Eu adorei o Hastings por cada vez que é deixado de lado, corre na direção errada ou expressa um palpite totalmente errado, isso o torna cativante e cômico.

Mari 18/01/2021

Um livro de contos!!
Mais um livro terminado. Um livro de 14 contos do Hercule Poirot. Dei 3 estrelas para ele. Queria que os contos fossem mais elaborado a. Mas a principio gostei sim.

Estefany32 04/09/2021

Este é um livro de contos, todos demonstrando a genialidade do detetive Poirot.
São histórias curtas e rápidas, o que tornam o livro muito fluido. Algumas histórias são mais simples, porém não perdem a qualidade da maneira que só a rainha do crime consegue escrever.
A maior parte das histórias são narradas pelo Hastings, amigo de Poirot que o acompanha em suas investigações e que está sempre tentando provar o valor de suas "célulazinhas cinzentas".

NatyLia 29/08/2022

Contos sempre são bons pra dar uma descansada, uma pausa.
Li com esse intuito, foi divertido e gostoso de início, bem fácil a leitura, mas confesso que em uns momentos e outros senti um pouco cansada de tantos contos de Poirot.

Maro 20/04/2021

Quarto livro da autora, primeiro livro de contos
Este é o primeiro livro de contos de Agatha e também o primeiro do gênero que li da autora.
Qual não foi a minha surpresa ao descobrir que os contos dela são tão deliciosos quanto os romances! Mesmo só havendo até o momento, cronologicamente, dois livros de Poirot e Hastings, os contos têm um ar nostálgico, com se você sentasse com eles em poltronas em frente à lareira com uma xícara de chá (ou chocolate belga! rs) e eles dissessem "Lembra daquela vez...?", "Sabia que teve um caso...?", e começassem a contas histórias do passado. Não sem perder os mistérios, as pistas e a curiosidade, mas com menos tom de desafio e mais tom de intimidade: amigos te contando causos dos tempos idos.
O último conto fecha com chave de ouro: Poirot contando um fracasso de dedução.

Depois das "células cinzentas" adicionada no último livro, Poirot me inventa mais um bordão: "trinta e seis vezes idiota"! Hahahah Sua autoestima está maior que a London Eye, mas como último recurso, anuncie: caixa de bombons! (leia)

Romance policial é definitivamente minha literatura de conforto, e Agatha nunca falha.

Rutinha100czs 08/05/2022

Não encontrei a versão com a capa do meu livro, mas isso não desmerece as brilhantes histórias curtas que ele contém.

Pedro Schabarum 22/02/2020

Poitor Investiga
Nesse livro, é-nos narrado algumas investigações de Hércules Poirot, em que o mesmo as resolve com a mesma destreza de sempre.

Well.Machado 24/05/2022

Legal.
A Caixa de Bombons, A Aventura da Tumba Egípcia e A Dama de Véu foram os únicos contos que eu gostei. Não gosto de livros de conto porque acho bem desinteressantes, mas esse não foi tão ruim assim.