A Princesinha Frances Hodgson Burnett

Resenhas - A Princesinha

Akkie 01/10/2022

Entendendo a vida através de uma criança
A princesinha retrata a história de uma garotinha que foi criada como uma princesa, nada lhe faltava, fosse amor, brinquedos ou... educação.
Este livro foi uma surpresa incrível e muito bem vinda pois, não é raro menosprezar e ter pré-conceitos errados sobre literatura infanto-juvenil. Porém devo confessar: eu deveria ter lido este livro há muito tempo e mais do que isso, esta é uma obra que TODOS adultos deveriam conhecer.
Entender a vida através de uma criança que não possui apenas a inocência dessa idade mas também a força e a coragem para sonhar e dizer o que pensa sem medo de ter que voltar atrás e pedir perdão e que continua a acreditar e tem vontade de viver apesar das desgraças, é uma experiência chocante.
Este livro me fez acordar para a realidade de como as pessoas tratam e são tratadas, como nossas atitudes em relação a nós mesmos muda completamente a nossa relação com os outros e, como a educação e ensinamentos familiares tem um enorme impacto na formação de indivíduos.

Você deveria ler esta obra. E se não chorar, leia novamente.

Kimberly.Bringel 12/09/2022

Maravilhoso
É um lindo livro que conta uma história maravilhosa e nos faz pensar bastante acho que várias pessoas deveriam ler essa obra prima

Lídia 06/09/2022

Necessário 2
Frances, muito obrigada por ter feitos coisas lindas que me agregam. Jardim secreto ainda é meu favorito, mas a princesinha é muito especial! Li pra minha filha na barriga :)

Mari @leituraefoto 31/08/2022

Uma história sobre empatia e resiliência
Achei esse livro bem bonitinho. Já conhecia a história pelo filme que vivia passando na Sessão da Tarde durante minha infância. E eu adorava!

Sara é uma menina que, apesar de ter sido sempre criada com muita fartura e muito mimada, é uma criança muito respeitosa, inteligente e empática com todos.

Mesmo com todo o infortúnio que lhe acontece no internato, em que perde toda sua fortuna quando o pai não só perde toda a riqueza como também falece, ela nunca perde sua resiliência.

Mesmo vivendo de forma miserável, mostra-se sempre muito solidária e nada egoísta. Até mesmo em um episódio de extrema fome, ela praticamente dá todos os seus pãezinhos para uma menininha que aparenta estar mais faminta ainda que ela.

É uma princesinha que, com sua bondade e empatia, acaba transformando todos ao seu redor - pelo menos os que tem um coração. Diferente da Srta. Michin que é uma escrota interesseira e gananciosa que não tem respeito por ninguém.

Silvia124 28/08/2022

Uma linda história, cheia de momentos tristes e que faz o leitor refletir o poder do dinheiro, da amizade e do amor.
Perfeito do início ao fim!

Aline no mundo das maravilhas 23/08/2022

Dos livros mais lindos da vida
Sara é uma menina única, educada, amável e que se relaciona bem com todos. Ela estuda em um colégio interno enquanto seu pai está cuidando dos negócios. Eles se amam muito.
Em um momento ela recebe uma notícia que muda toda sua vida. De ?princesa? vira uma empregada que é muito maltratada. Mas no seu interior ela não deixa de agir com maneiras de princesa.
O final é lindo e o livro é mágico.

Arieska 22/08/2022

A Princesinha
Tal qual "O Jardim Secreto" da mesma autora, "A Princesinha" foi um dos filmes que mais marcaram minha infância e agora pude ler essa história tão bonita.
Apesar de ser considerado um clássico infantojuvenil, a leitura serve perfeitamente bem para adultos e eu mesma tirei lições muito bonitas dessa obra.
A Sara, nossa protagonista, é a própria definição de um princesa: impossível não criar um afeto, uma admiração por ela, por sua bondade e resignação. Quantas vezes queremos ser rudes, gritar, rebater quem nos magoa, "baixar o nível"... Cada momento de reflexão dela me ensinava mais sobre a paciência e a fé.
Indico a obra a crianças, adolescentes e adultos, garanto que todos vão aproveitar e se emocionar.

Tinúviel 18/08/2022

A Princesinha, até hoje, é um dos meus filmes preferidos. Gostei do livro, mas não tanto assim, o drama que acontece nele beira a pieguice em muitos momentos.

Natália 14/08/2022

Que livro lindo.Li aos poucos porque não queria que acabasse
Sara Crewe e seu pai só tinham um ao outro. Tinham uma relação afetuosa e, além de pai e filha, eram muito amigos e unidos. Sara é uma criança inteligente e muito gentil, que encanta a todos com sua ternura.
Seu pai se preocupava muito com a sua educação e, apesar de saber que sentiria muitas saudades da filha, a matricula em um internato só para meninas. Como o capitão Crewe era um homem rico, a proprietária do colégio, Srta Minchin, tratou Sara, a princípio, muito bem, apesar de não gostar da criança.
Quando a notícia da morte do capitão Crewe pega a todos de surpresa, Sara descobre que seu pai havia perdido tudo. Sem herança ou parente vivo, Sara se vê obrigada a permanecer no local, não mais como aluna, mas como serviçal, passando pelas maiores adversidades, como frio, fome, castigos, sofrendo nas mãos maldosas da Srta Minchin.
Apesar de tudo que tem passado, Sara nunca perde a essência, a índole, a gentileza.
O que será que o destino prepara para essa doce criança?

elycely 03/08/2022

Para a criança que vive dentro de nós
Um belo livro, emocionante de se ler. Escrito para crianças: as que são, as que fomos, as que vivem ainda dentro de nós.
É uma história clássica de superação de maus tratos na infância, com a qual muitos de nós conseguem se identificar. O que é belo na história de Sara Crew, a princesinha, é pensar como em cada um de nós há uma essência que não pode ser tirada nem mesmo se nos causarem as maiores atrocidades. Diante dos negativos da vida, a pequena menina olha para as situações e decide manter seus valores, reagir não de acordo com o mal que estão lhe fazendo, mas conforme sua própria ética. E quando tudo parece difícil demais para a pequena suportar, as histórias, a imaginação, os livros, seguem sendo grandes amigos e valiosos refúgios.
A leitura em vários momentos fez-me lembrar da frase de Victor Frankl, ao falar que tudo pode ser retirado do ser humano, menos a sua liberdade de escolher a atitude que terá diante de qualquer circunstância da vida.
Outra reflexão importante do livro é ver as crianças sobreviventes de violências tornando-se aquelas que irão cuidar de outros sobreviventes de violências. E que melhor menaira há de cuidar e elaborar a própria dor? Sara inspira! Recomendo muito!

Gabriela Vianna 02/08/2022

A Princesinha
Gente.. esse livro é muito gostoso de ler, a personagem principal é cativante, em meio a tantos problemas ela consegue se manter educada, fofa e outras coisas mais, Sara Crewe é uma verdadeira princesa.
Apesar de não ser um livro pra minha idade, eu gostei da leitura, terminei em pouco tempo, pois queria sempre saber mais sobre essa história, recomendo, é ótimo!

Julliana.MendonAa 31/07/2022

Um amorzinho ??
Um livro que deixa seu coração quentinho. Você simpatiza e nutre um grande carinho por Sara Crewe. Durante a história você acaba se encantando com essa criança, seus pensamentos e sua forma de agir. Mesmo nas adversidades tenta encontrar a beleza na vida utilizando o faz de conta, que é seu passatempo preferido!