A Princesinha

A Princesinha Frances Hodgson Burnett

Resenhas - A Princesinha

Kauaneeee 20/09/2023

Uma linda história de reviravolta :)
Diferente do outro livro da autora, "O jardim secreto", eu gostei muito deste.
A história de A Princesinha é tão bonita e encantadora, que terminei o livro em apenas 3 dias. Às vezes a gente até esquece que é apenas uma história e sente como se estivesse nós mesmos dentro do livro passando pelos acontecimentos.
Apesar do título parecer infantil, esse é um livro que eu recomendaria para pessoas de qualquer idade.

@dnihbook 09/09/2023

Melhor leitura do ano
Essa com certeza foi a melhor leitura que fiz em agosto e provavelmente uma das melhores de 2023.

Esse livro é a prova que uma criação com respeito e amor cria crianças fortes e resilientes.

A protagonista Sara é uma criança amorosa, empática e sonhadora. Através de suas histórias ela consegue lidar com todas as adversidades.

Sara Crewe é a prova de que a nobreza nem sempre está atrelada ao nascimento.

Deixada sem nenhum bem material após ser comunicada sobre a morte do pai, Sara enfrenta o frio e a fome e, para sobreviver, começa a trabalhar arduamente no internato em que estuda.

Diante de tantas dificuldades, ela usa o poder da imaginação e a memória de seus dias na Índia para manter a sanidade, criando para si um mundo de fantasia ? uma riqueza imaterial que ninguém pode tomar dela.

Carol Pita 31/07/2023

Mt fofo
O abracinho que eu tava precisando. Venho de uma fase só lendo tragédia, e só assistindo tragédia, e tava ansiando por algo mais levinho, fofo, que fizesse o coração sorrir. Resolvi dar a chance pra essa fofura que eu tinha na estante desde o ano passado, depois que meu amigo Rob falou que o box desse livro junto com o Jardim Secreto era a minha cara. A Princesinha era um dos meus filmes preferidos quando era criança, e o livro passa a mesma paz! Faz a gente se apaixonar pela Sara e querer ser mais como ela, principalmente quando estamos em situações delicadas que nos põe a prova. Já quero rever o filme, mas pela minha lembrança é suuuuuper fiel ao livrinho!

Lima 27/07/2023

A princesinha, o jardim secreto e a autora.
" ? [...] Enxergava toda a verdade em nós duas. Sabia que você era uma mulher egoísta e desalmada, e que eu era uma tola fraca, e que éramos vulgares e mesquinhas a ponto de ficar de joelhos diante do dinheiro dela e depois tratá-la mal quando perdeu tudo o que tinha... embora ela continuasse a se comportar como uma princesinha, mesmo quando foi transformada em mendiga. Ela sempre se portou... sempre... como uma princesinha!"

Meu primeiro contato com Frances Hodgson Burnett foi, talvez, com sete anos, ao assistir a adaptação de "O jardim secreto" no matinê cultura, programa da TV Cultura. Eu me apaixonei pelo desenho e pela história, me fazendo devorar também o livro, alguns anos depois, achado na biblioteca municipal da minha cidade.

Eu já havia ouvido falar em "A Princesinha", mas, com o passar dos anos, nunca me senti atraído a começar a ler um livro infantil por acreditar não ser mais uma leitura agradável... Bom, eu estava muito muito muito enganado. Ao ver o livro na Amazon, pensei: Por quê não? Eu não estava ? e ainda não estou ? no meu melhor momento de leituras. Já havia iniciado dois livros e os abandonado pela metade. Começar "A Princesinha" foi mais um passatempo, sem qualquer esperança de concluir a leitura.

O que eu não contava é que o livro seria muito cativante. Ele já te fisga de primeira, desde a vida de Sara no internato, sendo uma criança extremamente privilegiada, até a mudança inesperada no seu destino, que a faz perder tudo o que tem. Impossível não se afeiçoar com a protagonista e não torcer pelo seu sucesso.

Enfim, só queria dizer que, mesmo 12 anos depois, Burnett conseguiu me prender em mais de suas narrativas.

Yasmin474 23/07/2023

?????
Acho improvável que realmente exista uma pessoa com a natureza tão pura e bondosa como essa garota, talvez seja uma verdade difícil de aceitar, mas nunca vi alguém com tanta gentileza, e natural, mesmo nos momentos em que ela estava perdida ainda assim queria ajudar os outros.

Muito linda

Cecilia136 21/07/2023

Nunca tentei ser outra coisa...
SARA CREWE é uma menina rica que fica arrasada e falida após a morte de seu pai. Nas mãos da cruel diretora do colégio internato, é obrigada a trabalhar como criada, e apesar de passar frio e fome, consegue preservar sua nobreza e gene- rosidade. Dona da grande imaginação, ela foi capaz de criar histórias fantásticas e ali conquistar amigos fiéis.
Eu gostei bastante do livro, dei 5 estrelas pelo fato de ser gostoso de ler, tem uma história linda e emocionante. Houve vários momentos de angústia por parte de Sara, quando ela passou frio, fome... além de sua amiga Becky. As histórias que Sara contava, seu faz de conta. Tudo foi muito lindo. E fiquei mais feliz no final (spoiler.)
Apenas um livro que no final seu coração sai quentinho...

Naty.y 17/07/2023

Livro maravilhoso
Leria esse livro um milhão de vezes porque ele é muito bom. Amei a escrita dessa autora e leria todas as suas histórias.

A descrição dos vestidos que Sara Crewe usava é muito detalhada, dá pra imaginar todas as suas roupas. A menina é muito bondosa e pode até ser um livro destinado mais para o público infantil, mas trás muitos ensinamentos.

Esse livro é maravilhoso demaissss!!!

Helô 17/07/2023

A magia é real
Sim a magia é real, a magia de um coração puro e uma mente criativa. Sara se torna órfã ao longo do livro, o que o torna muito mais doloroso. Pela sinopse parece que ela já começa órfã... Apesar das adversidades e sofrimentos, ela não perde seu encanto sobre o mundo ou as pessoas. Ela é uma verdadeira princesinha. Mesmo passando até fome, nunca perdeu sua verdadeira essência de pureza. Até mesmo ajuda pessoas, mesmo não tendo mais nenhum dinheiro. É um romance avalassador, muito bem estruturado. E ressalto novamente, romance é uma das escolas das artes, é uma escrita, não um casal apaixonado.

Ray.Cass 17/07/2023minha estante
O que tem a escritora? Não conheço muito sobre ela

Mariana 20/07/2023minha estante
Nos textos extras do livro o tradutor comenta que era muito comum naquela época algumas falas preconceituosas que encontramos na história. Como alegar que as pessoas pobres era mais burras do que os ricos ou que a Ermengarde que uma menina gorda tinha que se acostumar com o bullying ou com a falta de amigos por conta do peso.

Ray.Cass 21/07/2023minha estante
Ah sim, eu tento relevar essas falas pela época em que o livro se passa, na maioria dos clássicos vamos encontrar passagens problematicas

Gabimirandda 10/07/2023

Sensível e transformador
Gostaria de iniciar dizendo que esse livro me transformou em uma pessoa melhor, a personagem Sara é grandiosa e é impossível não se sensibilizar com a forma que ela encara a vida e lida com as situações adversas que acontecem com ela, ela nos influencia de um modo bom, um modo maravilhoso!
Eu sofri junto com ela e senti profundamente o que ela sentiu no decorrer da história, algo que me deixou fascinada pela autora do livro, a escrita dela é muito realista e envolvente, parecia que eu estava muitas vezes ali no mesmo ambiente que a Sara e as outras crianças, de tão imersiva que foi a leitura.
Do início ao fim me vi presa ao livro, no final fiquei com vontade de saber mais em relação a Becky, mas tudo bem, afinal ela não era a personagem principal, rs.
Eu quero ser uma princesinha como a Sara.
E esse é meu livro favorito no momento ??

Jessiane.Myckelly 08/07/2023

Achei na biblioteca
E peguei para ler em casa em outubro de 2022. Me recordo de ser o primeiro livro que li e eu simplesmente amei. Muito fofo e triste o que a pequena princesa passa. Eu amo o jeito de Sara Crewe. ma. O fato de que ela não muda o seu jeito de ser, não importa a situação. E para fugir de seus problemas ou uma válvula de escape ser sua imaginação. Amar livros. De ser bondosa não importa com quem esteja conversando. Eu tinha 16 anos quando li e foi mágico. É o primeiro livro que me apresentou a literatura clássica infantil, que eu peguei um grande amor ?

Ju Nancy 07/07/2023

Princesinha
Uma história bem leve, mas que não deixa de ter suas dificuldades. Recomendo para quem quer sair de uma ressaca literária.

Eddie.blathanna 07/07/2023

A princesinha
Livro para menininhas bem comportadas do século passado. Antiquado, fofo, brega, de representatividade questionável, as vezes engraçado, às vezes irritante. No todo, dispensável. Anne de Green Gables pisa.

Helen 06/07/2023

Uma princesa em todos os aspectos!
Um dos livros mais encantadores que já li!
A Sara é uma princesa em pensamentos, palavras e atos e prova isso a cada capítulo!!
Impossível não se emocionar em alguns trechos dessa extraordinária obra.

Thais126 04/07/2023

Parece leve, mas é fantástico
O livro me surpreendeu positivamente, não tava dando nada por ele, achei q seria só mais um livro bobinho. Mas, o livro faz reflexões muito fodas principalmente pq essas reflexões vem de uma criança. Simplesmente, sensacional.

A única crítica que faço é que alguns diálogos não eram necessários, mas foram em momentos tão pontuais que n interferem na qualidade.