A Princesinha

A Princesinha Frances Hodgson Burnett

Resenhas - A Princesinha

Giulipédia 16/12/2023

Como a autenticidade nos fortalece!
Aqui conhecemos Sarah Crewer, uma garotinha de 5 anos filha de um jovem muito rico e solitário, a pequenina perdeu a mãe muito nova e desde então sua vida gira em torno de seu papai e a dele para ela. Porém seu jovem pai é um investidor e precisa ficar viajando a trabalho e não pode carregar sua pequena Senhorinha com ele, por isso o mesmo coloca a menina em um colégio interno para garotas, considerado o melhor colégio de Londres.

Lá Sarah que já era paparicada e mimada por seu pai com tudo do bom e do melhor se torna praticamente a princesa da escola, sua diretora, uma mulher fútil e medíocre a usa como aluna modelo para atrair novas estudantes para seu internato, porém Sarah não se torna princesa por aquilo que tem, mas sim pelo que a jovem criança é!

Longe de ser uma criança mimada e mesquinha, Sarah é humilde, dotada de uma maturidade incomum, senso de justiça e generosidade invejável, a menina é autêntica em seu modo de ser, e por isso mesmo divide tudo que tem, protetora com os que precisam e atenciosa com as mais novas carentes, em suma é uma princesa pois sua alma é nobre. E talvez pelo mesmo motivo é vítima de forte inveja por parte de algumas colegas e inclusive da própria diretora.

Mas um acontecimento trágico mudará completamente a vida da nossa princesa e agora, dotada de grandes dificuldades, ela terá de lutar para permanecer sendo a princesa íntegra que todas alegam que ela é, e não para mostrar algo, mas sim para não se perder a si mesma!

Esse é um livro que facilmente entrou para a lista de preferidos da vida!! Sarah é uma heroína, ela é aquilo que todos nós deveríamos almejar ser! Ela é íntegra, fiel a si mesma e aos seus princípios, quando desafiada a deixar de ser o que é por conta das novas circunstâncias desfavoráveis que se encontra, Sarah persevera e vence, e não porque é especial, mas sim porque está atenta para a vida, aproveita cada oportunidade que a vida mostra, encara cada dificuldade como um novo desafio a ser superado e sempre se mantém na esperança de um futuro melhor, mesmo que esse futuro não seja visível para si! Ela olha para vida com um olhar amoroso, olha para as pessoas e não as vêem como inimigas e é isso que a torna uma princesa, não pelos bens que detém, mas sim por seu coração que é nobre, dotado de dignidade e virtudes!

Algo que me incomoda muito hoje em dia é que as pessoas se contentam com a mediocridade, não tentam ser melhores, acreditam que o ser humano não pode evoluir e por isso mesmo desistem de si mesmas e isso porque o mundo não tem mais heróis, aqueles personagens dotados de virtudes e qualidades que vencem os desafios, aqueles que nós podemos nos espelhar e imitar! O mundo atual precisa de mais heroínas como Sarah, para nós desejarmos ser mais como ela! E não pensar que isso é impossível ou que é para pessoas especiais, virtudes são coisas adquiridas e praticadas, da mesma forma que se adquire, se perde senão for praticada, e não é para os momentos bons, mas sim para os momentos cruéis, para as partes difíceis da vida, para os acontecimentos trágicos, se manter íntegro e virtuoso nesses momentos é sinônimo de grande força, algo que deveria ser desejado e almejado por todos!

Então para aqueles que chegaram até aqui, os convido a conhecerem nossa querida princesa, aproveitem a leitura, é um livro doce e leve pra ler e se lembrar principalmente em momentos de grandes dificuldades, uma boa leitura todos e todas!

Ana Flávia 09/12/2023

Quero ter uma filha igual a Sara
Que livro lindo! Arrisco dizer que gostei mais desse livro do que de O Jardim Secreto, que é perfeito também!
Helô 03/01/2024minha estante
Eu amo A Princesinha e ODEIO o Jardim Secreto. Sla como kkk

Letícia Mapeli 06/12/2023

Uma graça de livro. Aqueceu meu coração. Sara é realmente uma princesa incrível e Becky merece tudo de bom que existe no mundo.

Elaine Messias 01/12/2023

Drama inglês
O livro conta a história de uma doce, mas madura menina que é colocada em um internato pelo pai. Os revezes da vida não a abalam e ela mantém sua capacidade de resiliência.

Kelly 18/11/2023

Maravilhoso
A princesinha o livro é perfeito muito bonito amei eu gostei tanto dele que vou ler ate no ano que vem, ele é muito maravilhoso é sobre uma menina que era rica e foi pra uma escola de meninas e ela perdeu o pai melhor eu não da spoiler eu prefiro que vocês leiam.

Beth 17/11/2023

Ah! Eu fiquei encantada com essa história. Que coisa mais linda e fofa, gostaria de ler de novo como se fosse a primeira vez.

Juliete.Siqueira 07/11/2023

O livro perfeito existe
Eu queria ter palavras para expressar o quanto eu amei esse livro. O jardim secreto eu amei, mas esse não consigo nem explicar. Eu quero abraçar a Sara. Eu chorei tanto. Tanto. Que nem sei mais quem eu sou. Eu só acho q todo mundo deveria ler esse livro urgente. Pretendo reler. Reler e reler até eu não ter mais lágrimas pra chorar. Tenho um boa resenha na minha cabeça, mas eu só consigo escrever que esse livro é perfeito.

Grazieli.Anjos 06/11/2023

Lição pra vida
A princesinha era meu filme favorito da infância, vivia assistindo na sessão da tarde e confesso que nem sabia que tinha livro, quando encontrei por acaso no sebo tive certeza que precisava ler.

O livro é muito fofo e traz pra gente uma lição de vida incrível. O coração ficou quentinho lendo ??

Manuh___oliveira7 30/10/2023

!!!
Só tenho coisas boas a dizer a respeito desse livro. A história é muito boa, e é fluida ,tanto que eu li o livro em dois dias.
Quanto aos personagens, a Sara é maravilhosa o livro inteiro e ver a maneira como ela lida com as dificuldades no decorrer da história me fez ter um apego com a personagem.
Durante a leitura eu pude perceber que não importa como tratassem a Sara, ela sempre agia como uma princesa e tratava todos muito bem

Inandara Barbara 28/10/2023

A impressionante Sara Crewe.
"Venha o que vier", pensou Sara, "uma coisa nunca mudará. Se sou uma princesa esfarrapada e maltrapilha por fora, posso ser uma princesa por dentro. Seria fácil ser princesa se andasse vestida de ouro, mas é um triunfo muito maior ser uma princesa sem que ninguém saiba que eu sou. Maria Antonieta¹, no momento em que estava na prisão e havia perdido o trono com apenas um vestido preto em farrapos, os cabelos brancos desalinhados, sendo insultada e chamada de Viúva Capeto, era muito mais rainha do que quando era feliz e tudo ao seu redor era grandioso. Eu admiro mais nessa época. As multidões aos gritos não a assustavam. Ela era mais forte do que todos, mesmo quando lhe cortaram a cabeça."
¹ Rainha consorte da França e Navarra, que morreu na guilhotina em 1793.

Apenas por este trecho temos dimensão de como é o livro e todos os ensinamentos que podem ser decorrentes dos fatos impressionante da história, ela trás sentimentos e opiniões fortes mas com leveza e com demonstrações de histórias em sua maioria da revolução francesa usando exemplos como este. Novamente me impressiono com os assuntos e a leveza que eles são trazidos, este livro me fez chorar e refletir muito certamente mesmo a idade na qual estou vejo que devo ser sempre um princesinha, pois de fato a ações que nos pede mais do que somos verdadeiramente e que ser uma princesinha não nos faz imaturas ou egocêntricas, mas deixarei o porque para aqueles que se intressarem a ler, pois de fato recomendo e vale muito a pena. As obras da autora Frances Hodgson Burnett são incríveis e profundas.

Regina 19/10/2023

Lindinho!
Que leitura boa... leve e para deixar o coração quentinho... Quem me dera ver a vida como a nossa "princesinha!... Evitaria muito stress.... É um livro infanto-juvenil, mas traz uma grande lição de vida. Amei.

Stephanie 07/10/2023

Embora Sara, personagem principal, seja apenas uma menininha, por meio dela o livro ensina sobre bondade e resiliência.

Sua educação, seu caráter e sua imaginação são seus principais aliados para superar grandes adversidades.