A Princesinha

A Princesinha Frances Hodgson Burnett

Resenhas - A Princesinha

Fabio 07/01/2023

O que dizer ?
A imaginação salva. A protagonista com sua incrível imaginação consegue passar por desafios diários e suportar a fome. Suportar a morte do pai, falência. Que história!

Leiam!
Não assistam o filme!

Zaz 05/01/2023

Foi fofo e triste ler esse. Gosto como a autora tem bastante consciência de classe ate (pra alguém do século passado) mas oq me fez n dar 5 estrelas foi o mesmo do jardim secreto: algumas falas racistas por mais que eu saiba que a escrita dela refletia a época em que vivia

Laris 05/01/2023

Sarah Crewe é uma princesa. Todas as meninas são.
Esse clássico que até então eu só conhecia na versão cinematográfica ganhou meu coração.
O filme já tinha me marcado na infância, mas o livro é tão marcante quanto o primeiro.
O livro conta a história de Sarah, uma menina abastada e muito amada pelo pai, que vai para um internato enquanto o pai resolve negócios na Índia.
Após um período e uma reviravolta na história, Sarah acaba perdendo tudo o que tinha e passa a viver como uma espécie de servente no internato, que é comandado pela terrível Srta. Minchin.
O que teria tudo para ser um livro clichê e cheio de personagens caricatas, na verdade é uma linda história cheia de aprendizados e tão bem escrito que até o óbvio fica interessante pelo ponto de vista da narradora.
Os personagens secundários também são extremamente cativantes, você torce por eles o tempo todo.
É claro que existe algumas passagens que foram incômodas pra mim, especialmente as de Ermengarde, que a todo momento é chamada de estúpida e gorda, ou pior, estúpida por SER gorda. Mas devemos lembrar que essa história foi escrita no final do período Vitoriano, então é preciso relevar certos pensamentos que são típicos da época e deixá-los em seu devido lugar, apenas refletindo sobre eles, não condenando.
A história de Sarah Crewe e de todas as outras princesinhas com certeza vai ficar marcada no meu coração com todo o carinho do mundo. Recomendo demais para todas as idades!

"Como é que os animais entendem as coisas? Não sei, mas com certeza entendem. Talvez exista uma linguagem que não seja feita de palavras e tudo o que existe no mundo a entenda. Talvez haja uma alma escondida em tudo, e ela sempre possa falar, sem nem mesmo emitir um som, com outra alma."

Belly 04/01/2023

Li a 1 ano.

A história foi muito cativante! Sara é uma doce menina, muito encantadora!

Porém a história é um pouco enjoativa, levei mais de 1 mês pra terminar (leve em conta que meu ritmo de leitura tbm era lento)

Colecionando Planetas 04/01/2023

Para começar bem o ano
Essa foi minha terceira leitura de 2023 e adorei! É um livro fofo que me ensinou muito sobre resiliência, sobre tentar tirar o melhor das coisas e não me submeter ao mesmo nível de quem tenta fazer o mal.

Sara é uma grande menina e a história dela passa de maneira rápida e gostosa, apesar dos sofrimentos. A menina não se deixa abater e consegue cativar. Adorei.

Marina672 03/01/2023

Tudo é uma história. Eu sou uma história? e você também?
Sara Crewe é uma verdadeira princesa, não por ter nascido com esse título, mas por trazer no coração algo que talvez nem as princesas ?de verdade? sonhariam em ter. Ela é generosa, sensível, inteligentíssima, e aquele tipo de inteligência que faz com que seu portador consiga ler a intenção no olhar de cada um, sinta com sua própria alma as dores do outro e faça tudo para ajudar. Bem, apenas algumas das qualidades de Sara e da própria autora, que em seus livros sempre traz histórias fantásticas de crianças abandonas que buscam uma salvação por meio da literatura e da imaginação para ver o mundo, muitas vezes cruel, de uma maneira mais leve.
Jim Anotsu disse no prefácio: ? É possível ver uma busca de sentido em meio à dor, mas também uma resignação estoica de enfrentá-lo e não se deixar abater.?
E eu me senti acolhida pela esperança de Sara mesmo nos momentos difíceis, e senti junto a ela todas as dores e aflições que sentiu nas noites frias no sótão, impossível não chorar. É uma dessas histórias que ?impregnam em nossas mentes e deixam raizes por lá?. Mostra que a literatura é uma ferramenta importante para nos libertar de momentos tortuosos que parecem infinitos.
Leia e convalesça-se de todas as máculas do seu coração ?

Vanessa Maia 30/12/2022

Uma princesinha
Gostei muito da leitura desse livro. Gostei mais do que da leitura de outro livro da mesma autora "O Jardim secreto".

O livro conta a história de Sara Crewe, uma menina rica, colocada, como costume da época, em um colégio interno. Lá sofre a desventura de perder o pai e cair em desgraça. A partir desse ponto a vida da protagonista da uma reviravolta.

Lembro do filme, que passava na tv quando eu era criança. Lembro da fascinação toda vez que assistia. Preciso confesar que o filme não foi fiel ao livro. Encerro a resenha indicando a leitura do livro para os fãs da autora e para aqueles que gostam de histórias emocionantes.

Lili 30/12/2022

Simplesmente delicado e maravilhoso
Este livro nos leva a sentir uma empatia tão grande com as personagens, que é como se estivéssemos fazendo parte da estória. Sara, Becky e Ermengarde minhas personagens favoritas, trouxeram a estória para dentro de mim e fizeram com que participasse dos faz-de-contas criados durante a narrativa.
O filme tem várias versões e tenho a minha preferida. Essa é uma daquelas estórias que nos confortam com seu final feliz. Apesar de saber o que aconteceria torci muito pela Sara e pela Becky. Impossível não se emocionar com essas meninas. Leitura indispensável e de certa forma obrigatória para quem quer ler algo bem escrito e que nos faça pensar em sermos pessoas melhores.

Ely 28/12/2022

Sara, tu praticaste a lei da atração?
Eu amei o livro. Sem enrolação, envolvente, personagens reais e que erram. Como Ermengarde, nada inteligente que ama a amiga e não percebe a situação em que ela se encontra. Mas que depois de tomar consciência disso, faz o possível para ajudar.
Eu tenho certeza que Sara recebeu tudo o que ela deu. É o karma. Fofa, uma verdadeira princesa.

adoraveleitora 25/12/2022

A princesinha
Que livro lindo e emocionante! Conhecer a história de Sara foi muito legal, e ela acabou se tornando uma das minhas protagonistas favoritas; adoro a forma que a autora escreve personagens crianças tão únicas ( em o Jardim Secreto os personagens são incríveis também)? Super indico para quem está em dúvida sobre ler ou não, você pode se surpreender com tal estória simples e cheia de magia.

Renata Floro 23/12/2022

Um livro curtinho, uma história bem legal de ler, mas que tem uma narrativa um pouco cansativa e não tão fluida, mas é compreensível, devido a época que o livro foi escrito.

Ofelia 14/12/2022

Encantador! ?
Eu não sabia o que esperar do livro. Apesar de saber da existência do filme, não lembro de ter assistido, mas talvez tenha, quando criança. Então, comecei sem saber muito sobre. A história é muito fluida e com descrições impecáveis.

A Sara é um exemplo de como devemos agir sempre, e de quão importante é não deixarmos a frieza das pessoas ao nosso redor, moldar nossas atitudes e quem somos.

Um livro com pensamentos virtuosos, que nos coloca em contato com nossas adversidades e nos faz pensar que poderíamos e podemos agir mais como a princesinha Sara. Tudo sempre tem um lado um propósito, tudo é um aprendizado. E cada ato de bondade que fazemos, inspiramos quem nos vê.

Um livro infantil? Sim e não.
Acredito que muitos adultos deveriam ler, quase que obrigatoriamente, quem sabe se conectar com a criança que já foi cheia de esperança e imaginação um dia.

Certamente uma das minhas leituras favoritas desse ano!
E a edição tá muito fofa! ?

Andy 10/12/2022

Aquele livro que não se deve perder tempo para ler
A história de Sara é, sem dúvidas, uma das mais sofridas e cheia de reviravoltas de ficar com frio no estômago.
A escrita de Frances nos apresenta a sua história de uma forma tranquila, bem simples e convidativa, uma vez que, apesar de ser um clássico, por já haver sido publicado há mais de cem anos, continua sendo uma escrita nada rebuscada, bem fácil de entender.
Sara, uma criança sonhadora e rica, tem sua vida mudada drasticamente, devido a um acontecimento terrível. Todavia, ela nos mostra que viver em sofrimento não é viver, portanto, lida com as coisas do seu jeito, sendo sempre uma criança maravilhosa.
Essa história me fez ter um misto de emoções, principalmente quando chegamos ao final, onde não parei de chorar um minuto sequer. Choro de sofrimento? Não, de emoção. Uma história emocionante, cheia de aprendizados e que nos faz pensar na maneira como tratamos o outro. Só enxergamos aquilo que vemos, mas ver o outro e sentir na pele o que está passando é realmente difícil.
Falando sobre Sara, é impossível não notar sua semelhança com Anne, de Lucy Maud Montgomery. Sua maior semelhança com Anne é sua imaginação. Duas crianças sonhadoras, que adoram livros sobre histórias e brincarem com a imaginação.

Caroline 05/12/2022

A princesinha
Eu recomendo mtoo esse livro poucos leram, mas vcs não sabem como é bom é a história de uma menina indiana que os pais morrem e ela mora numa escola e é tratada mto mal, mas no final tudo dá certo