A Princesinha

A Princesinha Frances Hodgson Burnett

Resenhas - A Princesinha

Sander.Garcia 14/01/2022

Emcantador
Sara é uma criança que vai se tornar um adulto com um coração enorme e resiliente.
Como só tinha ao pai e este era muito ocupado com negócios, embora a amasse imensamente, viu-se obrigada a ser enviada a um colégio interno para meninas, em Londres.
Diante do pai rico, a diretora a cercou de regalias no início. Mas, por um infortúnio, a vida da pequena Sara se transformou em uma vida triste. Mas seu coração resiliente atravessou cada instante difícil com a certeza de que sua imaginação a poderia levar a viver qualquer conto de fadas.
Temos muito a aprender com ela.
Leitura que vale à pena!

Alice 24/10/2022

POR FAVOR
Comecei esse livro e tinha dado uma parada por conta do tempo em que passava fora de casa,mas voltei a pouco. Quando voltei a ler,terminei em uma noite e graças a esse livro (por mais bobo q pareça), hoje eu realmente não me sinto a mesma pessoa digo até que eu era mediocre. Acho que se todos tivessem tempo pra parar e dar uma lida mesmo que seja um capítulo ao mês,se tornariam pessoas melhores. Eu simplesmente levei um baita tapa na cara dado pela realidade e por conta de uma criança. Sim uma criança me deu uma lição de moral

Colecionando Planetas 04/01/2023

Para começar bem o ano
Essa foi minha terceira leitura de 2023 e adorei! É um livro fofo que me ensinou muito sobre resiliência, sobre tentar tirar o melhor das coisas e não me submeter ao mesmo nível de quem tenta fazer o mal.

Sara é uma grande menina e a história dela passa de maneira rápida e gostosa, apesar dos sofrimentos. A menina não se deixa abater e consegue cativar. Adorei.

LKuiawski 22/03/2022

Amei a criatividade!
Esse é um clássico super fofinho, eu gostei muito da leitura e não esperava me conectar tanto com essa senhorinha! Leitura muito cativante e esplêndida eu amei como tudo se resolveu e pra variar errei o plot kkk muito bom, recomendo pra quem gosta de uma leitura mais superficial e rápida com muito amor e imaginação, boas leituras!

Flávia Souza 17/09/2020

Delicadeza e força!
Quem disse que as crianças não ensinam? Foi um prazer aprender com a Sara, que força, que delicadeza e que ORIGINALIDADE!

Beca Sasso 25/10/2020

A magia novamente...
"A princesinha" de Frances Hodgson Burnett narra a história da jovem Sara, que é levada a estudar muito longe de onde nasceu (Índia!) e acaba passando por uma série de infortúnios terríveis. Tendo a imaginação como aliada, ela suporta o frio, a fome e a dor, mantendo sempre sua postura afinal... Ela é uma princesa.

Eu já havia lido "O jardim secreto" do mesmo autor, e no início da história eu quase confundi tudo, pois a ambientação também se inicia na índia. O autor mantém o mesmo discurso narrativo de "O jardim secreto", o de ensinar a respeito da Magia, aquela coisa estranha que faz milagres acontecerem, sorrisos desabrocharem e mudanças boas ocorrerem.

É uma história muito simples, muito bela, que traz uma moral muito forte sobre não esquecer suas raízes e não ser dominado pelas interperies da vida. Certamente vale a leitura.

Li a versão portuguesa (Portugal) disponível na Amazon Kindle e gostei bastante, caso alguém esteja com medo da leitura ser muito diferente da versão Brasileira e queira ler, é uma boa opção.

geovanamarques 31/10/2020

Um livro doce
Quanta doçura emana da Sara, muita inocência e amor, uma história encantadora para crianças e adultos.

Amanda.Camasmie 25/11/2020

Livro surpreendente
Comecei a ler o livro porque desde pequena assisti o filme que foi inspirado pelo livro. E para a minha surpresa o livro é imensamente melhor que o filme, não vou entender porque foi mudado tanta coisa, já que o texto original é fantástico.
É uma história que conta sobre uma menina que foi levada para a Inglaterra para estudar em um internato e mostra como ela lida com as situações difíceis que perpassam sua vida. Mostra a imaginação e criatividade de uma criança rodeada pelos livros e como isso fez com que ela fosse empática e adorada pela maioria.
É uma leitura gostosa e que vale super a pena, principalmente para crianças, já que a linguagem não é difícil.

Elaine | Livroglota 29/11/2020

Para deixar o coração quentinho
Eu amei essa história! Sara é uma menininha muito inteligente, sensível e incrivelmente sensata. Por vezes, enquanto lemos nos esquecemos que ela é só uma criança, porque suas atitudes são nobres e muito maduras. Um dia por conta de uma calamidade, a vida de Sara muda completamente e ela passa a viver muitas provações, mas o mais impressionante é como ela lida com elas. Numa mistura de Anne de Green Gables e Jane Eyre, Sara usa a imaginação pra tornar a vida mais suportável, e encontra nos livros motivação e consolo. Ela também tem a habilidade de transformar a vida das pessoas a sua volta e nunca deixou que suas provações mudassem seu caráter.
Rubens Beserra 06/12/2020minha estante
Mary ou Sara?

Elaine | Livroglota 16/11/2021minha estante
Eu confundi com a Mary do Jardim Secreto, por ler os dois livros em sequência. Obrigada pela correção.

Maria7610 10/05/2023

Lindo
Eu gostei muito desse livro. As únicas partes q eu nn gostei é q a menina foi um pouco esquizofrênica falando com os ratos kkkkkk e também pq ela é muito certinhaaaaa, ela aguentou todas as humilhações, cara se fosse cmg eu já teria fugido daquele negócio.

Naty Alves 06/11/2021

Aquela que tem a realeza por ser nobre de coração.
O que torna um livro grande é torná-lo acessível através de sua simplicidade, vejo como alguns leitores substiman a litetura infan- Juvenil e isso me entrestesce enormemente, pois está é uma obra grandiosa mediante seus significados e lições nas entrelinhas.

A primeira vez que vi a princesinha, foi nas minhas férias quando eu tinha por volta de 7 anos e assisti o filme na TV, me lembro de ter ficado com o coração apertado por todas as injustiças que a pequena Sara havia passado no colégio interno. Descobri depois que o livro existia e lá fui eu ler.

O livro têm sim algumas diferenças do filme, não muito drásticas, mas elas existem, desde a aparência de Sara (Que não consegui dissociar do filme de 95), até á respeito do que acontece com o pai de Sara, as motivações são diferentes, (Não vou me ater a isso aqui, só lendo o livro).

O que me fez amar a protagonista foi a resiliência, e a sabedoria de Sara, ( Não me refiro a inteligência, pois isso é algo comum a qualquer criança), mas a sua forma de ver as coisas, e a vida, mediante as dificuldades, ávida leitora, impossível não se indetificar ; Sendo chamada por seu pai de lobinho por devorar os livros que lê, contadora de histórias, prestativa, e generosa, nunca conheci alguém com tanto amor ao próximo com mais capacidade em ser autruista quanto ela, um conto quase de fadas, sobre como vale a pena ser bom.
Ah e sim, eu chorei ????

Um livro na minha casa por Ariane 30/06/2021

Uma história sobre sonhos
Essa história marcou minha infância através de sua adaptação cinematográfica, fiquei muito feliz quando me deparei com o livro e ainda por cima descobri que a autora é a mesma de outro clássico favorito "O Jardim Secreto".
A leitura de A Princesinha foi um retorno mágico à infância, Sara nos ensina sobre a resiliência de sermos bons acima das dificuldades, através da imaginação, fé e coragem.
Em comparação entre o original e a adapatação, sou honesta em dizer que prefiro a história do livro, mas com o final do filme.