A Princesinha

A Princesinha Frances Hodgson Burnett

Resenhas - A Princesinha

Lety 25/12/2021

Belíssima
Foi a melhor leitura dos últimos
tempos me fez chorar e fica maravilhada com a grandeza desta pequena criança, vale muito a pena ler.

Ana_Elisa_Toledo 09/07/2022

Que livro encantador!

Sara é uma criança sem igual, uma cinderela as avessas e nos traz muitos ensinamentos de humildade e auto conhecimento.

Que bom que o destino foi bom com ela ??

Thais645 22/06/2020

Uma pequena princesa chamada Sara.
Sara Crewe é uma menina de grande coração e quando adentra o lar para moças em Londres, é muito bem recebida e faz boas amizades. Rica e da Índia, perdeu a mãe cedo e tem somente o pai que está a trabalho em outro lugar. Acostumada com todo o luxo que o dinheiro do seu pai podia comprar, tudo se desmorona com a morte dele e ela é abandonada sem nada na escola. E para se manter lá é obrigada a trabalhar como serviçal, passando fome, frio e humilhações frequentes.

No entanto, tudo parece mudar com a chegada de um vizinho misterioso que está a procura de uma pessoa de muita importância.

Se prepare para uma resenha que foi escrita guiada pelas palavras do meu coração.

Quando eu era criança assisti ao um filme que me fez chorar, e quando encontrei esse livro na livraria e vi o título meu coração saltou, era chegado o momento de eu me vivenciar novamente a história da princesa Sara. Agora um tanto emocionada pela leitura, "a princesinha" se resumi entre palavras: superação, generosidade e amabilidade. Qualidades que a protagonista, a jovenzinha triste, sozinha e sonhadora Sara possui sem por nem tirar.

Sara tem uma personalidade nobre, rica, tem tudo que deseja, no entanto, as coisas não vão como ela esperava e seus sonhos são destruídos. Imagina uma menina órfã, sem nada na vida, além do roupa do corpo e suas fiéis amigas? Teve o infortúnio de ser maltratada, negado o direito de se alimentar, brincar e estudar de forma decente. Ela imaginava que tinha perdido tudo, no entanto, sua coragem, força e imaginação foram um refúgio de toda dor e sofrimento que ela estava passando. E quando um amigo secreto começa a mimá-la e presentea-la uma centelha de esperança surge e faz os dias sombrios de Sara serem melhores.

Eu quero alertar que "a princesinha" pode causar inúmeras emoções, como deixar o coração quente e tranquilo, ou deixar o coração apertado e palpitando. Sei de uma coisa, este livro vai mexer com você e assim como me mexeu comigo. E recomendo para quem deseja ser fisgado pela bondade e infantilidade de uma pequena princesa chamada Sara.

site: https://www.instagram.com/sonhadora_lit/

Vanessa 04/10/2022

Encantadora e profunda
"Sou uma princesa, e as princesas, mesmo quando destronadas e fadadas á probreza, partilham sempre o que tem com os mais pobres."

Esse é um livro que eu queria ler desde de que era pequena. Essa história é realmente encantadora, nos emociona e ensina muita coisa. É muito fácil se apegar a Sara, o fato de ter tudo e ainda ser humilde e de bom coração e depois com a reviravolta que sofre em sua vida, continuar mantendo as mesmas atitudes bondosas mesmo tendo motivos para se revoltar com a vida, e como ela lida com as adversidades que surgem, nos ensina muita coisa. Essa história mostra uma grande verdade, quando você tenta ser gentil e mostrar bondade a outros mesmo que você mesmo esteja sofrendo dificuldades e injustiças, a bondade e respeito demonstrados podem voltar pra você quando você menos espera. Uma história linda e emocionante que vale muito a pena ser lida por todos. O filme também é muito encantador e emocionante, apesar de ter pequenas diferenças da narrativa do livro. (Sei que aqui não é lugar pra isso, mas quando a adaptação é bem feita, gosto de indicar para quem gosta de conferir a obra escrita e a adaptação)

Gabs181 27/02/2022

Simples e incrível! O que mais me encantou na princesa Sara foi sua habilidade de lidar com os momentos difíceis. Ela não usa o "faz de conta" para se esconder dos problemas, mas sim como uma estratégia para convencer sua própria mente a desenvolver um novo olhar para o que está a sua volta. Desse forma enquanto sua realidade se mostrava dolorosa e todos só viam miséria sobre ela, a princesinha conseguia enxergar possibilidades de demonstrar sua generosidade e a verdadeira realeza.

Flávia Souza 17/09/2020

Delicadeza e força!
Quem disse que as crianças não ensinam? Foi um prazer aprender com a Sara, que força, que delicadeza e que ORIGINALIDADE!

Boo_ 02/11/2022

Me identifiquei na parte de devorar livros..
Acredito que esse livro tenha uma lição de moral interessante, e acredito que a Sara nos ensine sobre como segurar a língua em alguns momentos, e como ser gentil em outros apesar dos pesares..

As lições sobre bondade são muito inspiradoras.. e amo que ela é apaixonada por leitura e estudos..

Beca Sasso 25/10/2020

A magia novamente...
"A princesinha" de Frances Hodgson Burnett narra a história da jovem Sara, que é levada a estudar muito longe de onde nasceu (Índia!) e acaba passando por uma série de infortúnios terríveis. Tendo a imaginação como aliada, ela suporta o frio, a fome e a dor, mantendo sempre sua postura afinal... Ela é uma princesa.

Eu já havia lido "O jardim secreto" do mesmo autor, e no início da história eu quase confundi tudo, pois a ambientação também se inicia na índia. O autor mantém o mesmo discurso narrativo de "O jardim secreto", o de ensinar a respeito da Magia, aquela coisa estranha que faz milagres acontecerem, sorrisos desabrocharem e mudanças boas ocorrerem.

É uma história muito simples, muito bela, que traz uma moral muito forte sobre não esquecer suas raízes e não ser dominado pelas interperies da vida. Certamente vale a leitura.

Li a versão portuguesa (Portugal) disponível na Amazon Kindle e gostei bastante, caso alguém esteja com medo da leitura ser muito diferente da versão Brasileira e queira ler, é uma boa opção.

geovanamarques 31/10/2020

Um livro doce
Quanta doçura emana da Sara, muita inocência e amor, uma história encantadora para crianças e adultos.

Amanda.Camasmie 25/11/2020

Livro surpreendente
Comecei a ler o livro porque desde pequena assisti o filme que foi inspirado pelo livro. E para a minha surpresa o livro é imensamente melhor que o filme, não vou entender porque foi mudado tanta coisa, já que o texto original é fantástico.
É uma história que conta sobre uma menina que foi levada para a Inglaterra para estudar em um internato e mostra como ela lida com as situações difíceis que perpassam sua vida. Mostra a imaginação e criatividade de uma criança rodeada pelos livros e como isso fez com que ela fosse empática e adorada pela maioria.
É uma leitura gostosa e que vale super a pena, principalmente para crianças, já que a linguagem não é difícil.

Elaine | Livroglota 29/11/2020

Para deixar o coração quentinho
Eu amei essa história! Sara é uma menininha muito inteligente, sensível e incrivelmente sensata. Por vezes, enquanto lemos nos esquecemos que ela é só uma criança, porque suas atitudes são nobres e muito maduras. Um dia por conta de uma calamidade, a vida de Sara muda completamente e ela passa a viver muitas provações, mas o mais impressionante é como ela lida com elas. Numa mistura de Anne de Green Gables e Jane Eyre, Sara usa a imaginação pra tornar a vida mais suportável, e encontra nos livros motivação e consolo. Ela também tem a habilidade de transformar a vida das pessoas a sua volta e nunca deixou que suas provações mudassem seu caráter.
Rubens Beserra 06/12/2020minha estante
Mary ou Sara?

Elaine | Livroglota 16/11/2021minha estante
Eu confundi com a Mary do Jardim Secreto, por ler os dois livros em sequência. Obrigada pela correção.

Colecionando Planetas 04/01/2023

Para começar bem o ano
Essa foi minha terceira leitura de 2023 e adorei! É um livro fofo que me ensinou muito sobre resiliência, sobre tentar tirar o melhor das coisas e não me submeter ao mesmo nível de quem tenta fazer o mal.

Sara é uma grande menina e a história dela passa de maneira rápida e gostosa, apesar dos sofrimentos. A menina não se deixa abater e consegue cativar. Adorei.

Laris 05/01/2023

Sarah Crewe é uma princesa. Todas as meninas são.
Esse clássico que até então eu só conhecia na versão cinematográfica ganhou meu coração.
O filme já tinha me marcado na infância, mas o livro é tão marcante quanto o primeiro.
O livro conta a história de Sarah, uma menina abastada e muito amada pelo pai, que vai para um internato enquanto o pai resolve negócios na Índia.
Após um período e uma reviravolta na história, Sarah acaba perdendo tudo o que tinha e passa a viver como uma espécie de servente no internato, que é comandado pela terrível Srta. Minchin.
O que teria tudo para ser um livro clichê e cheio de personagens caricatas, na verdade é uma linda história cheia de aprendizados e tão bem escrito que até o óbvio fica interessante pelo ponto de vista da narradora.
Os personagens secundários também são extremamente cativantes, você torce por eles o tempo todo.
É claro que existe algumas passagens que foram incômodas pra mim, especialmente as de Ermengarde, que a todo momento é chamada de estúpida e gorda, ou pior, estúpida por SER gorda. Mas devemos lembrar que essa história foi escrita no final do período Vitoriano, então é preciso relevar certos pensamentos que são típicos da época e deixá-los em seu devido lugar, apenas refletindo sobre eles, não condenando.
A história de Sarah Crewe e de todas as outras princesinhas com certeza vai ficar marcada no meu coração com todo o carinho do mundo. Recomendo demais para todas as idades!

"Como é que os animais entendem as coisas? Não sei, mas com certeza entendem. Talvez exista uma linguagem que não seja feita de palavras e tudo o que existe no mundo a entenda. Talvez haja uma alma escondida em tudo, e ela sempre possa falar, sem nem mesmo emitir um som, com outra alma."