A Princesinha Frances Hodgson Burnett

Resenhas - A Princesinha

Lety 25/12/2021

Belíssima
Foi a melhor leitura dos últimos
tempos me fez chorar e fica maravilhada com a grandeza desta pequena criança, vale muito a pena ler.

Luisa Jordana 13/09/2019

A Princesinha
Assisti o filme A Princesinha quando era criança e fiquei absolutamente encantada com história da pequena Sara! Não entrava em minha cabeça que uma criança permanecesse inabalável com todo aquele sofrimento!

Sara Crewe é uma menininha cheia de privilégios, com um pai que a ama e mima de todas as formas possíveis e que tem tudo o que uma criança poderia querer, ainda mais! Mas nada disso faz dela uma criança mimada e intragável, porque seu espírito é naturalmente gentil, amável e puro. Sara é uma criança fantástica, mais inteligente do que a maioria das pessoas ao seu redor, incluindo os adultos, e extremamente sensível à tudo o que acontece, mesmo que não compreenda completamente. Impossível não amar Sara e não querer guardá-la em um potinho.

Depois de perder tudo o que tinha, Sara se vê sem amor, sem nenhum luxo e passa a viver de uma forma que faria qualquer um ficar amargo e passar a odiar a vida e maldizer sua sorte, mas não essa menina. Ela tem seus momentos de fraqueza, mas não permite, com a força do seu caráter, que sua índole mude, muito menos que seu coração esfrie.

Aprendi muitas lições com a Pequena Senhora. Em um mundo cruel e cheio de pessoas que lhe querem fazer o mal, é difícil permanecer bom, gentil e honesto, mas para aqueles que perseveram e não se permitem ser corrompidos pelo mundo, a recompensa vem, mesmo que em forma de pequenos gestos e momentos que nem sempre vemos. Os amigos verdadeiros podem vir dos lugares mais improváveis e podem representar um tesouro maior do que qualquer riqueza.

Queria poder ser amiga de Sara, porque ela passou a ser real em minha mente, assim como todas as lindas fantasias que ela imaginava e que foram tão importantes para as pessoas ao seu redor. Acho que essa foi uma das maiores lições desse livro, a importância de nunca perder a fé, sempre permanecer fiel a si mesmo e deixar que sua imaginação chegue nos lugares mais maravilhosos, porque estar vivo e ter amor no coração não tem preço.

Gabi 30/07/2022

A princesinha
Me levou de volta a minha infância qdo assistia a sessão da tarde vidrada nessa história cheia de sensibilidade e reviravoltas. O final é um pouco diferente do filme, mas tão perfeito quanto. Gostei muito.

Natália 14/08/2022

Que livro lindo.Li aos poucos porque não queria que acabasse
Sara Crewe e seu pai só tinham um ao outro. Tinham uma relação afetuosa e, além de pai e filha, eram muito amigos e unidos. Sara é uma criança inteligente e muito gentil, que encanta a todos com sua ternura.
Seu pai se preocupava muito com a sua educação e, apesar de saber que sentiria muitas saudades da filha, a matricula em um internato só para meninas. Como o capitão Crewe era um homem rico, a proprietária do colégio, Srta Minchin, tratou Sara, a princípio, muito bem, apesar de não gostar da criança.
Quando a notícia da morte do capitão Crewe pega a todos de surpresa, Sara descobre que seu pai havia perdido tudo. Sem herança ou parente vivo, Sara se vê obrigada a permanecer no local, não mais como aluna, mas como serviçal, passando pelas maiores adversidades, como frio, fome, castigos, sofrendo nas mãos maldosas da Srta Minchin.
Apesar de tudo que tem passado, Sara nunca perde a essência, a índole, a gentileza.
O que será que o destino prepara para essa doce criança?

Gabi 18/02/2020

A Princesinha
Um livro muito doce e que traz muitas reflexões acerca dos acontecimentos com Sara.

Silvia124 28/08/2022

Uma linda história, cheia de momentos tristes e que faz o leitor refletir o poder do dinheiro, da amizade e do amor.
Perfeito do início ao fim!

Luna 24/02/2020

Livro que deixa um quentinho no coração
Embora a história tenha partido meu coração em vários momentos, pois é impossível aceitar o sofrimento de crianças, também me peguei sonhando com a Sara, cada vez mais encantada com essa menina cheia de vida, com uma força interior que eu não teria. Ela perdeu tudo de uma vez. Era cuidada, protegida e no mesmo dia que recebeu a notícia da morte do pai (no dia do seu aniversário, o que deixa tudo mais triste), foi roubada de tudo o que tinha, até mesmo seu quarto, onde poderia ter se refugiado para passar pelo luto. Ainda sofrendo a dor da perda, ela foi jogada numa realidade muito diferente, cheia de privações e crueldades, e mesmo assim não cedeu, não permitiu que apagassem o seu brilho e destruíssem seus sonhos. Ela sofria, mas os seus sonhos ninguém iria roubar, a sua imaginação, as suas histórias, tudo o que ela aprendeu com os livros, nada nem ninguém poderia tirar dela.

site: https://www.emocoesaflordapele.com/2020/01/a-princesinha-frances-hodgson-burnett.html

alice1816 28/04/2024

Sara Crewe é verdadeiramente uma princesinha.
"O que quer que aconteça-disse ela-não poderá mudar uma coisa.Se sou uma princesa em trapos e farrapos,posso ser uma princesa por dentro.Seria fácil ser uma princesa se eu estivesse vestida com um tecido de ouro,mas é um triunfo bem maior ser uma princesa o tempo todo,quando ninguém sabe disso."
Quando comecei a ingressar no universo dos livros,eu lia infanto-juvenis.Mas,ao longo do tempo,eu amadureci,e me encantei por outros gêneros literários,deixando de lado as histórias fantasiosas e que sempre acabavam com um final feliz,independentemente de quanto o/a protagonista tivesse sofrido ao longo da leitura.
Depois de tantas leituras pesadas,eu decidi por continuar a ler A Princesinha.Esse foi o primeiro livro que peguei para ler em 2024,mas eu fiquei emperrada e cheguei a pensar que nunca iria termina-lo.Mas,aproveitando o tempo livre que surgia ao longo do dia,eu finalmente acabei a leitura.E digo com certeza absoluta:essa história consegue aquecer o coração de qualquer um que ler.
Sara Crewe,mesmo depois de passar por uma tremenda humilhação,além da fome que a devorava(e que muita das vezes eu pensei que podia tê-la matado,se o livro não fosse um clássico infanto-juvenil),o cansaço,dor, frio e as condições imundas e nojentas que era obrigada a suportar/viver,ainda sim conseguia ter esperança de dias melhores.Sempre foi boa com todos,e nunca perdeu a pose,se comportando como uma verdadeira princesa.
Derramei muitas lágrimas como não fazia a tempos,pois esse livro emociona a qualquer um que não tenha um coração de pedra.Confesso que a Sara é uma personagem extremamente "perfeita",parecendo não ter defeito algum(mesmo que as vezes aparente ser um pouco mimada)e isso me deixou um pouco frustrada,pois princesas também são humanas,e a protagonista parecia ser um ser celestial que nunca se abalava(mesmo que tenha algumas poucas cenas delas chorando).Como é de esperar,o livro é bem fantasioso,com coincidências quase impossíveis de se acreditar.Mas foi uma história muito gostosa de acompanhar,e o final é reconfortante,ainda mais quando você olha para trás e vê todo o sofrimento que a Sara passou.

Gabriel Guterres 15/07/2022

A Princesinha - Frances H. Brunett
A Princesinha é um livro mágico. Ele me fez sonhar, voltar a ser criança e a chorar. Sara Crew é uma linda meninha que é vista por todas como uma princesinha. De fato ela se comporta e age como uma princesa. Seus modos são únicos, elegantes, ao mesmo tempo nobres e simples. Apesar disso, a beleza e a força da personagem está não em seus modos ou na sua riqueza, mas sim no seu coração. Sara nos ensina o quão difícil é se manter uma princesa, um príncipe, uma lady ou um lord em meio a penúria e a desolação impostas pela crueldade humana. Contudo, Sara Crew segue sendo a doce e meiga princesinha apesar das condições que lhe são impostas.

Sara nos ensina que o amor e a bondade devem fazer parte de nossa essência e não serem meros acessórios a depender das circunstâncias. Peço a Deus que eu apesar de adulto possa conservar sempre esse meu ?príncipe? interior e ser tão bondoso e leve quanto a nossa pequena Sara nos ensina.

O livro é ótimo para crianças. Mas, também é uma boa leitura para os adultos. Eu nunca li a princesinha essa foi a minha primeira experiência com o livro. Mas, já havia visto a adaptação dos anos 90 para o cinema que vivia passando na cessão da tarde e existem muitas diferenças no livro que o tornam até mais comovente e emocionante que o filme. Vale a pena a leitura.

Flávia Souza 17/09/2020

Delicadeza e força!
Quem disse que as crianças não ensinam? Foi um prazer aprender com a Sara, que força, que delicadeza e que ORIGINALIDADE!

Beca Sasso 25/10/2020

A magia novamente...
"A princesinha" de Frances Hodgson Burnett narra a história da jovem Sara, que é levada a estudar muito longe de onde nasceu (Índia!) e acaba passando por uma série de infortúnios terríveis. Tendo a imaginação como aliada, ela suporta o frio, a fome e a dor, mantendo sempre sua postura afinal... Ela é uma princesa.

Eu já havia lido "O jardim secreto" do mesmo autor, e no início da história eu quase confundi tudo, pois a ambientação também se inicia na índia. O autor mantém o mesmo discurso narrativo de "O jardim secreto", o de ensinar a respeito da Magia, aquela coisa estranha que faz milagres acontecerem, sorrisos desabrocharem e mudanças boas ocorrerem.

É uma história muito simples, muito bela, que traz uma moral muito forte sobre não esquecer suas raízes e não ser dominado pelas interperies da vida. Certamente vale a leitura.

Li a versão portuguesa (Portugal) disponível na Amazon Kindle e gostei bastante, caso alguém esteja com medo da leitura ser muito diferente da versão Brasileira e queira ler, é uma boa opção.

geovanamarques 31/10/2020

Um livro doce
Quanta doçura emana da Sara, muita inocência e amor, uma história encantadora para crianças e adultos.

Arieska 22/08/2022

A Princesinha
Tal qual "O Jardim Secreto" da mesma autora, "A Princesinha" foi um dos filmes que mais marcaram minha infância e agora pude ler essa história tão bonita.
Apesar de ser considerado um clássico infantojuvenil, a leitura serve perfeitamente bem para adultos e eu mesma tirei lições muito bonitas dessa obra.
A Sara, nossa protagonista, é a própria definição de um princesa: impossível não criar um afeto, uma admiração por ela, por sua bondade e resignação. Quantas vezes queremos ser rudes, gritar, rebater quem nos magoa, "baixar o nível"... Cada momento de reflexão dela me ensinava mais sobre a paciência e a fé.
Indico a obra a crianças, adolescentes e adultos, garanto que todos vão aproveitar e se emocionar.

Amanda.Camasmie 25/11/2020

Livro surpreendente
Comecei a ler o livro porque desde pequena assisti o filme que foi inspirado pelo livro. E para a minha surpresa o livro é imensamente melhor que o filme, não vou entender porque foi mudado tanta coisa, já que o texto original é fantástico.
É uma história que conta sobre uma menina que foi levada para a Inglaterra para estudar em um internato e mostra como ela lida com as situações difíceis que perpassam sua vida. Mostra a imaginação e criatividade de uma criança rodeada pelos livros e como isso fez com que ela fosse empática e adorada pela maioria.
É uma leitura gostosa e que vale super a pena, principalmente para crianças, já que a linguagem não é difícil.