A Princesinha

A Princesinha Frances Hodgson Burnett

Resenhas - A Princesinha

Leda Marun 29/05/2023

O desabrochar do amor. Uma leitura leve, deliciosa e com uma carreta de lições. Amei cada pedacinho da história da Princesinha e será com certeza uma indicação para os amigos. ????

Ju Nancy 07/07/2023

Princesinha
Uma história bem leve, mas que não deixa de ter suas dificuldades. Recomendo para quem quer sair de uma ressaca literária.

Helen 06/07/2023

Uma princesa em todos os aspectos!
Um dos livros mais encantadores que já li!
A Sara é uma princesa em pensamentos, palavras e atos e prova isso a cada capítulo!!
Impossível não se emocionar em alguns trechos dessa extraordinária obra.

Elani Araújo 05/09/2020

Mesma autora do "Jardim secreto"
A autora que tem já história de vida muito interessante, traz a menina sara, com ingredientes já presentes em outros livros seus, como a Índia, a menina rica que passa a conviver com uma pobre e que sabe sobreviver nas adversidades que a vida lhe empregou. A leitura é muito gostosa e super vale a pena como leitura de cabeceira.

Lima 27/07/2023

A princesinha, o jardim secreto e a autora.
" ? [...] Enxergava toda a verdade em nós duas. Sabia que você era uma mulher egoísta e desalmada, e que eu era uma tola fraca, e que éramos vulgares e mesquinhas a ponto de ficar de joelhos diante do dinheiro dela e depois tratá-la mal quando perdeu tudo o que tinha... embora ela continuasse a se comportar como uma princesinha, mesmo quando foi transformada em mendiga. Ela sempre se portou... sempre... como uma princesinha!"

Meu primeiro contato com Frances Hodgson Burnett foi, talvez, com sete anos, ao assistir a adaptação de "O jardim secreto" no matinê cultura, programa da TV Cultura. Eu me apaixonei pelo desenho e pela história, me fazendo devorar também o livro, alguns anos depois, achado na biblioteca municipal da minha cidade.

Eu já havia ouvido falar em "A Princesinha", mas, com o passar dos anos, nunca me senti atraído a começar a ler um livro infantil por acreditar não ser mais uma leitura agradável... Bom, eu estava muito muito muito enganado. Ao ver o livro na Amazon, pensei: Por quê não? Eu não estava ? e ainda não estou ? no meu melhor momento de leituras. Já havia iniciado dois livros e os abandonado pela metade. Começar "A Princesinha" foi mais um passatempo, sem qualquer esperança de concluir a leitura.

O que eu não contava é que o livro seria muito cativante. Ele já te fisga de primeira, desde a vida de Sara no internato, sendo uma criança extremamente privilegiada, até a mudança inesperada no seu destino, que a faz perder tudo o que tem. Impossível não se afeiçoar com a protagonista e não torcer pelo seu sucesso.

Enfim, só queria dizer que, mesmo 12 anos depois, Burnett conseguiu me prender em mais de suas narrativas.

Barbara.Goes 06/06/2022

A Princesinha
Que história linda e triste, Sara é uma menininha muito esperta e forte, cheia de inventar contos de fadas e ajudar as pessoas como pode.

Thaa 25/09/2020

Um quentinho no coração
A Princesinha é um livro destinado aos sonhadores, aos que amam deixar a imaginação fluir até nos momentos mais difíceis. E, embora tenha como protagonista uma menininha aparentemente frágil, nos ensina a força que todos temos quando acreditamos na "magia" do que pode acontecer de mais bonito.
Um livro forte e aconchegante!

Haime 13/11/2020

A princesinha
Aprendi com livro a guarda a essência do respeito, amor e o controle emocional independente das situações que rodeia.
Aquece o corações e trás um belo apredizado para adultos e criança.

Naty Alves 06/11/2021

Aquela que tem a realeza por ser nobre de coração.
O que torna um livro grande é torná-lo acessível através de sua simplicidade, vejo como alguns leitores substiman a litetura infan- Juvenil e isso me entrestesce enormemente, pois está é uma obra grandiosa mediante seus significados e lições nas entrelinhas.

A primeira vez que vi a princesinha, foi nas minhas férias quando eu tinha por volta de 7 anos e assisti o filme na TV, me lembro de ter ficado com o coração apertado por todas as injustiças que a pequena Sara havia passado no colégio interno. Descobri depois que o livro existia e lá fui eu ler.

O livro têm sim algumas diferenças do filme, não muito drásticas, mas elas existem, desde a aparência de Sara (Que não consegui dissociar do filme de 95), até á respeito do que acontece com o pai de Sara, as motivações são diferentes, (Não vou me ater a isso aqui, só lendo o livro).

O que me fez amar a protagonista foi a resiliência, e a sabedoria de Sara, ( Não me refiro a inteligência, pois isso é algo comum a qualquer criança), mas a sua forma de ver as coisas, e a vida, mediante as dificuldades, ávida leitora, impossível não se indetificar ; Sendo chamada por seu pai de lobinho por devorar os livros que lê, contadora de histórias, prestativa, e generosa, nunca conheci alguém com tanto amor ao próximo com mais capacidade em ser autruista quanto ela, um conto quase de fadas, sobre como vale a pena ser bom.
Ah e sim, eu chorei ????

Luana 22/11/2021

Ótimo para se distrair!
Se você está numa vibe que precisa de um livro leve e gostoso de ler essa é uma ótima leitura para se distrair e desligar a mente. Sem contar nos personagens cativantes e uma história fofinha ?

alice1816 28/04/2024

Sara Crewe é verdadeiramente uma princesinha.
"O que quer que aconteça-disse ela-não poderá mudar uma coisa.Se sou uma princesa em trapos e farrapos,posso ser uma princesa por dentro.Seria fácil ser uma princesa se eu estivesse vestida com um tecido de ouro,mas é um triunfo bem maior ser uma princesa o tempo todo,quando ninguém sabe disso."
Quando comecei a ingressar no universo dos livros,eu lia infanto-juvenis.Mas,ao longo do tempo,eu amadureci,e me encantei por outros gêneros literários,deixando de lado as histórias fantasiosas e que sempre acabavam com um final feliz,independentemente de quanto o/a protagonista tivesse sofrido ao longo da leitura.
Depois de tantas leituras pesadas,eu decidi por continuar a ler A Princesinha.Esse foi o primeiro livro que peguei para ler em 2024,mas eu fiquei emperrada e cheguei a pensar que nunca iria termina-lo.Mas,aproveitando o tempo livre que surgia ao longo do dia,eu finalmente acabei a leitura.E digo com certeza absoluta:essa história consegue aquecer o coração de qualquer um que ler.
Sara Crewe,mesmo depois de passar por uma tremenda humilhação,além da fome que a devorava(e que muita das vezes eu pensei que podia tê-la matado,se o livro não fosse um clássico infanto-juvenil),o cansaço,dor, frio e as condições imundas e nojentas que era obrigada a suportar/viver,ainda sim conseguia ter esperança de dias melhores.Sempre foi boa com todos,e nunca perdeu a pose,se comportando como uma verdadeira princesa.
Derramei muitas lágrimas como não fazia a tempos,pois esse livro emociona a qualquer um que não tenha um coração de pedra.Confesso que a Sara é uma personagem extremamente "perfeita",parecendo não ter defeito algum(mesmo que as vezes aparente ser um pouco mimada)e isso me deixou um pouco frustrada,pois princesas também são humanas,e a protagonista parecia ser um ser celestial que nunca se abalava(mesmo que tenha algumas poucas cenas delas chorando).Como é de esperar,o livro é bem fantasioso,com coincidências quase impossíveis de se acreditar.Mas foi uma história muito gostosa de acompanhar,e o final é reconfortante,ainda mais quando você olha para trás e vê todo o sofrimento que a Sara passou.

Luna 24/02/2020

Livro que deixa um quentinho no coração
Embora a história tenha partido meu coração em vários momentos, pois é impossível aceitar o sofrimento de crianças, também me peguei sonhando com a Sara, cada vez mais encantada com essa menina cheia de vida, com uma força interior que eu não teria. Ela perdeu tudo de uma vez. Era cuidada, protegida e no mesmo dia que recebeu a notícia da morte do pai (no dia do seu aniversário, o que deixa tudo mais triste), foi roubada de tudo o que tinha, até mesmo seu quarto, onde poderia ter se refugiado para passar pelo luto. Ainda sofrendo a dor da perda, ela foi jogada numa realidade muito diferente, cheia de privações e crueldades, e mesmo assim não cedeu, não permitiu que apagassem o seu brilho e destruíssem seus sonhos. Ela sofria, mas os seus sonhos ninguém iria roubar, a sua imaginação, as suas histórias, tudo o que ela aprendeu com os livros, nada nem ninguém poderia tirar dela.

site: https://www.emocoesaflordapele.com/2020/01/a-princesinha-frances-hodgson-burnett.html

Amanda.Camasmie 25/11/2020

Livro surpreendente
Comecei a ler o livro porque desde pequena assisti o filme que foi inspirado pelo livro. E para a minha surpresa o livro é imensamente melhor que o filme, não vou entender porque foi mudado tanta coisa, já que o texto original é fantástico.
É uma história que conta sobre uma menina que foi levada para a Inglaterra para estudar em um internato e mostra como ela lida com as situações difíceis que perpassam sua vida. Mostra a imaginação e criatividade de uma criança rodeada pelos livros e como isso fez com que ela fosse empática e adorada pela maioria.
É uma leitura gostosa e que vale super a pena, principalmente para crianças, já que a linguagem não é difícil.