Jane Eyre

Jane Eyre Charlotte Brontë

Resenhas - Jane Eyre

Tainara.Carvalho 26/11/2023

Amor e devoção
Jane Ayre é daqueles livros que você se apega aos personagens, aos cenários e à narrativa a ponto de não querer que o livro termine.
É uma história de amor que, apesar de ser essencialmente romântica, não tem nada de clichê. Jane nos ensina muito sobre princípios, servidão, superação, fé, gratidão e, claro, amor.
Amei cada uma das 762 páginas e as lerei novamente.

Izabelly52 24/11/2023

Amém irmãos??
O que mais me prendeu em Jane eyre foi a atmosfera lindamente descrita e criada por charlotte bronte, algo q realmente se ilumina no seu livro. Com uma escrita fantástica, o seu texto nos envolve sobre toda a linha de pensamento e desenvolvimento pessoal da protagonista que me encantou muito.
Um elemento desconfortável na obra foi seu caráter melancólico, aqui a tristeza não é explícita ou gritada como em outros textos, aqui a personagem que passou por traumas na infância e na adolescência entra na vida adulta com toda essa bagagem emocional pesada, e se apresenta quase sempre contida e silenciada, pois foi a forma que aprendeu a ser para sobreviver.
É um livro triste, a vida de Jane é triste do início ao fim, e sua busca por contentamento e amor familiar, na minha opinião, não se concretiza em nenhum momento, a aparente felicidade que ela encontra ao final para mim parece mais um sacrifício e uma abdicação cristã.
Após ter lido a obra de Emily, sua irmã, e também algumas obras de Jane Austen, ambas autoras inglesas do período, é impossível não fazer algumas pontes. Primeiramente, percebo que Charlotte desenvolve uma narrativa que tem elementos góticos que acenam para a atmosfera de ? o morro dos ventos uivantes? mas sua obra não deixa de ser essencialmente romântica, desde a construção gramatical da narrativa até o estabelecimento dos interesses amorosos que se assemelham às novelas de Jane. Acredito que isso foi o principal motivo do meu distanciamento com o livro, enquanto lia e percebia as semelhanças almejava ou um mergulho completo no universo gótico ou uma fantasia amorosa típica das novelas da época, e em Jane eyre nem é um nem outro.
Porém, recomento a leitura para todos, é um clássico que vale a pena pela sua importância literária, pela personagem feminina altamente envolvente e pela qualidade de escrita da sua autora.
nathalie54 24/11/2023minha estante
amo

ícaro 24/11/2023

Perfeito
Dos livros clássicos que já li, este é o meu segundo favorito!!! Que livro lindo, emocionante e incrível! Esse definitivamente é um sentimento.

Pêssego 23/11/2023

Eu amo este livro desde a adolescência e, agora, após relê-lo amo ainda mais! É uma história real em níveis que só aquele que lê poderá compreender o que digo, com personagens complexos, de pensamentos e vontades que se aproximam de uma realidade atemporal e críticas atemporais
É um amor real que valeu super a pena no final.

Vehalcantara 21/11/2023

1001 Livros Para Ler Antes de Morrer | Jane Eyre
Jane Eyre, ou romance entre feios kkkk
A leitura foi indiscutivelmente marcante. Charlotte Bronte tem uma característica trágica, mas Jane Eyre foi uma personagem tão forte, que mesmo a pior das situações não a abalava nem a deixava se abater. Aprendi muito com ela, especialmente sobre como ser fiel a quem somos.
Um clássico se torna clássico quando seus temas sempre estao em pauta, e aqui não foi diferente. As lições de Jane Eyre são válidas hoje e serão para sempre.
Alguns pontos me irritaram bastante, então não foi um favorito, mas com certeza foi um livro que valeu muito a pena!! Os personagens são cheios de camadas, capazes de despertar ódio e amor ao mesmo tempo.
Se você quer ler clássicos mas tem medo, Jane Eyre é uma excelente opção de escolha. A leitura é fluída e de fácil entendimento. Recomendo!

Esposadotaeil 21/11/2023

Emocionante
Uma história linda de verdade, por ser um livro relativamente grande houveram partes onde fiquei entendiada mas só aconteceram bem no comecinho e encaminhando pro final q eu achava q nunca vinha. Uma história que te surpreende a todo momento seja pelas atitudes dela ou pelos acontecimentos da história, a Jane em si uma mulher muito forte e decidida não houve momento em que não concordei com ela.
5 estrelas mt bom!

Pamela.Moreira 20/11/2023

Perfeito!!!
" estou medonho, jane!"

" muito, senhor. Sempre foi, o senhor sabe disso"

Eu amei esse livro, do mesmo jeito que eu amei o "morro do ventos uivantes" de Emily.

Para ler você tem que ter auto controle, porque é tanta raiva, tanta ansiedade ao longo do livro, muitas emoções misturas.
A força e a coragem de Jane, quebrando todos os tabus envolvendo mulheres daquela época.
Maravilhoso!

Neila Porto 18/11/2023

"Jane Eyre" é um romance escrito por Charlotte Brontë, publicado em 1847. A história gira em torno da vida da personagem principal, Jane Eyre, desde sua infância até a fase adulta. Jane é uma jovem órfã que enfrenta diversas adversidades ao longo de sua vida, incluindo a negligência e abuso na infância, a opressão na escola e os desafios de encontrar seu lugar no mundo como uma mulher independente.

A narrativa é marcada pela força e determinação da protagonista, que luta contra as convenções sociais e busca sua própria identidade. O romance aborda temas como amor, moralidade e a busca pela liberdade individual.

Um dos aspectos mais marcantes do livro é o romance entre Jane Eyre e o enigmático Sr. Rochester. O relacionamento entre os dois é complexo e cheio de reviravoltas, envolvendo segredos obscuros e dilemas morais. A química entre Jane e Rochester é intensa e emocionante, tornando-se um dos pontos altos da trama.

Além disso, também aborda questões sociais importantes da época, como a condição das mulheres na sociedade vitoriana e a falta de oportunidades para aquelas que não se encaixavam nos padrões estabelecidos. Charlotte Brontë retrata com maestria as injustiças enfrentadas por Jane Eyre e sua determinação em superá-las.

Em resumo, "Jane Eyre" é um romance envolvente que combina elementos de romance, drama e crítica social. A história cativa o leitor com sua protagonista forte e resiliente, além de abordar temas relevantes que ainda ressoam nos dias de hoje. É uma leitura imperdível para os amantes da literatura clássica.

Ray.Cass 17/11/2023

Sombrio e adorável
É a segunda vez que leio Jane Eyre, e definitivamente deve ser meu livro favorito das irmãs Brontë, seguido de perto por Agnes Grey.
Jane Eyre é uma daquelas personagens que você se apega logo de cara porque tudo de ruim acontece com ela quando criança e você quer a colocá-la em um potinho e dar colo a ela. Nunca me conformo com o tratamento dado a ela, em como é feita uma distinção gigantesca entre ela e seus primos, e depois quando ela chega na escola e tudo o que acontece lá. A hipocrisia dos adultos ao redor dela na escola me dá um asco, mas creio que isso seja comum naquela época e certamente deve ter sido a ideia de Charlotte Brontë criar um contraste entre as pessoas com quem Jane Eyre convivia antes e depois de se mudar para Thornfield, onde ela finalmente encontra um lugar onde se sente bem vinda, amigos e amor, apesar de eventualmente se decepcionar muito e se ver obrigada a tomar uma atitude muito difícil, porém condizente com seu caráter que distingue muito bem o certo e o errado.

Mika 16/11/2023

Jane eyreeee
Ahhh, o que dizer de jane eyre que já não foi dito antes? Gente que leitura foi essa?
Esse livro é tão gostoso de ler, te levo lá pras cidadezinhas de Londres, te faz sentir tanto..
Essa personagem é tão cativante que eu me pegava pensando nela, querendo chegar em casa para ler. Eu não gosto de personagens ?boazinhas? mas a jane me fazia ver o lado bom das coisas, da simplicidade, do perdão (exceto da tia dela). Aí que romance perfeito, eles dois juntos s2 eu amei muito ler essa obra.

thamyres 14/11/2023

Esse livro esteve na minha estante durante meses, talvez até mesmo mais de um ano, mas eu acredito que todo livro vem no momento certo e jane eyre foi assim. esse era o momento de ler um livro onde a protagonista fosse tão diferente e, ao mesmo tempo, tão igual a mim.
desde séculos atrás até agora existiram várias jane eyre's por aí, belas fadas que sofrem, passam por provações na vida mas ainda sim possuem esperança. meninas que são fortes e diretas, que opinam sem medo, que tem segurança de sua inteligência e de seu direito de ser feliz e amada.
acho que charlotte brontë sabia sobre essas meninas, conhecia algumas ou então ela mesma fosse uma jane (acredito fortemente nisso) e então ela colocou nossas existências no papel no nome dessa pequena menina corajosa, agora uma mulher.
jane eyre's, reuni-vos!