Jane Eyre

Jane Eyre Charlotte Brontë

Resenhas - Jane Eyre

Felipe 08/11/2021

Somos levados, nesse romance, a acompanhar a história da protagonista que dá nome ao livro. Desde a sua infância, em que sofreu diversos maus tratos por parte de sua tia, e seus primos, além do momento em que ela é levada para um internato, onde passa a viver até seus 18 anos.

A partir desse momento, Jane Eyre decide que precisa descobrir novos caminhos, e busca sua independência. Ela passa então a trabalhar como preceptora em Thornfield Hall. Lá ela conhece o Sr. Rochester, dono da propriedade, por quem passa a nutrir uma paixão, um tanto quanto proibida.

Sr. Rochester, para mim, foi insuportável de tolerar no começo. Achei que a Jane se submeteu a muitas coisas, por conta da presença dele. O que não fazemos quando estamos cegos de amar, não é mesmo?!

O final do livro, achei que tiveram coincidências demais, em um curto espaço de tempo. Algo que eu não consegui "engolir". Mas no geral, gostei bastante do todo, principalmente a infância da protagonista.

Priscilla 14/11/2021

Jane tem meu coração!
Por ser um dos meus gêneros literários favoritos, esse romance me prendeu logo na apresentação ao dizer que eu deixaria os lugares mais cedo só para ficar com Jane.
Lido duas vezes em um mesmo ano, não posso deixar de mencionar o quando gostei dessa história (que tem diálogos impagáveis entre o casal rsrs) e dizer aqui que Jane Eyre é a personagem mais cheia de princípios e atitudes que eu já conheci.

Debys 20/06/2021

Clássicos >>>>>>>> Romances de época.
Em Jane Eyre temos um romance narrado pela voz da protagonista, que conversa com o leitor ao longo de todo livro, e irá contar desde os sofrimentos de sua infância até o clímax de sua vida: o encontro com o seu grande amor. Somos apresentados então a um casal incomum, e esta é a grande jogada do romance. Ao invés de mostrar uma protagonista que precisa ser protegida pelo seu amado o que acontece é o inverso:. Ela aprende ao longo do livro a ser uma mulher independente, a pensar por si mesma, e essa indepencia será essencial para o "resgate" da bondade de seu companheiro. Além disso temos a clara oposição entre um personagem feio e mal tratado pela vida e um belo rapaz temente a Deus, mostrando que nem sempre aquilo que é tido como correto e desejável é realmente o melhor caminho a ser seguido.

A única coisa que me incomodou foi o quanto ela era capaz de se anular para agradar os outros. Por ser uma órfã, Jane tinha uma carência muito grande, um desejo de ser aceita que fazia com ela fosse cativada pelos mais simples gestos de humanidade. As várias referências bíblicas também arrastaram a narrativa, mas vejo como um recurso próprio da época em que o livro foi escrito e, por isso, não foi suficiente para rebaixar minha nota.

Um clássico sem clichês, que alterna até mesmo o gênero da escrita, passando por drama, suspense e romantismo, e levantando questões que continuam pertinentes, mesmo depois de 200 anos. Favoritado.

Fabio.Nunes 25/03/2024

E o final flopou
Jane Eyre - Charlotte Brontë
Editora: Zahar, 2018

Abandonem toda a esperança, vós que esperais uma resenha minimamente adequada a esse livro!

Jane Eyre me trouxe tantos sentimentos conflitantes, me fragmentou de um jeito tão pujante, que conseguiu afetar meu humor durante os dias em que o li, principalmente quando o terminei. Poucas vezes tive reações tão fortes a personagens fictícios e a um final de livro. Nunca fiquei tão confuso ao resenhar uma leitura. Explico.

Até o capítulo 36 (o antepenúltimo) sou capaz de dar 5 estrelas, aplaudir de pé e fazer coro a todas as vozes que elogiam de forma apaixonada essa obra.
Após isso, Charlotte decide escolher um final que para mim, foi, no mínimo, assustador, e me causou uma imensa decepção.

Este é um romance vitoriano com fortes traços góticos, publicado em 1847, que nos apresenta a autobiografia de Jane Eyre, desde sua infância: uma mulher sem atrativos físicos, órfã, pobre, mas extraordinária, absolutamente extraordinária! Um ser desde sempre incapaz de aceitar os grilhões que os homens ou a sociedade tentam impôr às mulheres, que anseia pelo mundo que se abre diante de si.

?Milhões estão condenados a um destino mais pacto do que o meu, e milhões se revoltam em silêncio contra ele. Ninguém sabe quantas rebeliões, para além das rebeliões políticas, fermentam nas massas de vida que as pessoas enterram."

Senti de imediato uma identificação com esse ser transgressor, que se liberta por meio de sua capacidade de raciocínio. Cá comigo eu gritava ?isso! vai garota!?.

"Meu olhar percorreu a paisagem e repousou nos picos azuis à distância. Eram eles que eu ansiava transpor; tudo o que ficava aquém de seu círculo de rocha e urze me parecia uma prisão, um exílio."

Não vou aqui enunciar os acontecimentos do livro, ainda que eu entenda que os spoilers neste caso não diminuiriam a grandiosidade dessa obra (até o capítulo 36!). Vou deixar apenas algumas observações.

Charlotte Brontë escreve de forma primorosa, e cria uma personagem feminina tão tridimensional que somos capazes de tocá-la. Brinca com as peculiaridades e conflitos que são parte da personalidade humana. Desde o início já sabemos estar diante de uma escritora extraordinária.
Os elementos góticos e sombrios que permeiam a obra tampouco são colocados ali à toa, funcionando muitas vezes como presságios, não apenas como elementos psicológicos e caracterizações de cenários.
Mas a temática principal da obra é o feminino. Por meio de Jane, Charlotte critica a sociedade dominada pelos homens, que aprisiona as mulheres em funções meramente operacionais, de simples suporte doméstico, sem jamais vê-las com igualdade. Estamos falando do período vitoriano puritanista, onde a religião tem papel fundamental na moral dos indivíduos.

"Das mulheres se espera que sejam muito calmas, de modo geral. Mas as mulheres sentem como os homens. Necessitam exercício para suas faculdades e espaço para os seus esforços, assim como seus irmãos; sofrem com uma restrição rígida demais, com uma estagnação absoluta demais, exatamente como sofreriam os homens. E é uma estreiteza de visão por parte de seus companheiros mais privilegiados dizer que elas deveriam se confinar a preparar pudim e tricotar meias, a tocar piano e bordar bolsas. Insensato condená-las ou rir delas se buscam fazer mais ou aprender mais do que o costume determinou necessário ao seu sexo."

Além disso, conhecemos a selvagem e louca Bertha Mason, uma espécie de antagonista, reflexo metafórico, e par gótico psicológico de Jane Eyre.

Mas o que mais salta aos olhos na obra são os dois momentos em que Jane se vê diante do abuso masculino.
O primeiro abusador, Sr. Rochester (infelizmente o homem que ela ama):

"Jane, precisa ser razoável, ou eu vou mesmo me descontrolar outra vez.
(?)
- Jane eu não sou um homem de temperamento dócil, você se esquece disso: não tolero muita coisa, não sou frio e equilibrado. Se tem pena de mim e de você mesma, ponha o dedo no meu pulso e veja como ele lateja...tome cuidado!?
(...)
?Um mero caniço ela parece, na minha mão! (E ele me sacudiu com a força do seu braço.) Poderia dobrá-la com indicador e o polegar, mas de que adiantaria se a dobrasse, se a arrancasse do chão, se a esmagasse? Considere esse olhar: considere o ser resoluto, selvagem e livre que está por trás dele, desafiando-me com mais do que coragem... Com um grave triunfo. O que quer que eu faça com sua gaiola, não consigo atingi-la... Essa bela criatura!"

O segundo, Sr. St. John (uma das mais odiosas personagens masculinas da literatura para mim):

"Aproveite esse tempo para considerar minha oferta, e não se esqueça de que se a recusar não é a mim que nega, mas a Deus. Por meu intermédio, Ele descortina uma nobre carreira para você, a qual só pode assumir como minha esposa. Recuse-se, e estará se limitando para sempre a um caminho de facilidade egoísta e obscuridade infrutífera. Será incluída entre aqueles que negaram a fé, e que são piores que os infiéis."

Tudo isso nossa protagonista sofre ? e nós com ela, mas se liberta de seus abusadores para, por si mesma, tomar uma decisão sombria e absurda no final, da qual não falarei para evitar spoilers.
Talvez minha decepção seja fruto de puro anacronismo, não nego, mas é duro ler uma obra tão extraordinária, tão libertária para as mulheres, e ver sua protagonista tomar uma decisão que tantas mulheres abusadas tomam hoje em dia.
Regis 25/03/2024minha estante
Li Jane Eyre há uns anos, mas me lembro bem de ter tido o mesmo pensamento, Fábio, o final teria sido mais condizente se a heroína optasse por uma terceira via. As opções disponíveis eram inadequadas para a grandeza da personagem. Parabéns pela ótima resenha, Fábio! ???

Flávia Menezes 25/03/2024minha estante
Uau! Que resenha espetacular, meu amigo! ??
Eu amei ler Jane Eyre, e sua resenha não só me lembrou como foi ler esse romance, mas também me mostrou um lado que na época eu não tinha a mesma maturidade de leitura de hoje, e acabei deixando escapar.
Fantástica e certeira a sua análise dessa preciosidade, e eu sinto que preciso reler, depois de ler sua resenha.
Parabéns! Adorei sua análise subjetiva e crítica desse grande clássico! ????????

Flávia Menezes 25/03/2024minha estante
O final flopou, mas se tivesse sido escrito pela Anne ou pela Emily não teria flopado não! ???
A Charlotte era a mais adepta da ?política da boa vizinhança?. ?????

Fabio.Nunes 25/03/2024minha estante
Exato Regis, talvez seja puro anacronismo nosso imaginar que Charlotte poderia criar um final diferente, mas que fica aquela sensação de decepção, fica. Obrigado pelo elogio.

Fabio.Nunes 25/03/2024minha estante
É mesmo Flávia? Rsrs. Não sabia disso. Apesar de não ter gostado de O morro dos ventos uivantes sei que preciso relê-lo. Não te espanta o quanto a gente amadurece quanto mais a gente lê? Obrigado pelo carinho de sempre minha querida.

Verdade, Fábio! ?
E eu também não gostei de ?O morro dos ventos uivantes?, e assim como você eu tenho vontade de reler. Como você disse, quanto mais lemos, mais amadurecemos. E eu ainda engatinho, mas com certeza estou mais madura do que anos atrás. E por isso que foi fantástico ler sua resenha desse clássico.
Sou fã das suas resenhas, Fábio! ?

O fã clube é mútuo! ???

Fabio 25/03/2024minha estante
Que belíssima resenha, Fabão, meu amigo!
Concordo contigo em todos os pontos, sobretudo os que te decepcionaram!
Parabéns, cara!!!

Fabio.Nunes 25/03/2024minha estante
Obrigado Fabão. Bom saber que não fiquei sozinho nas minhas percepções.

Lari ... 25/03/2024minha estante
Estava ansiosa por sua resenha, Fabio!
Mais uma vez você foi excepcional.
Jane Eyre é uma das minhas personagens favoritas da literatura inglesa.
É uma leitura que desperta diversas sensações. Sua análise foi incrível em cada ponto!

Fabio.Nunes 25/03/2024minha estante
Lari, muito obrigado! Jane quase foi o meu crush literário, se não tivesse tomado a decisão que tomou no final rsrs

tici 21/04/2021

Esse livro é incrível desde à narrativa deliciosa da autora até toda construção da personagem e da sua história. A Jane é, de fato, uma das personagens femininas mais impactantes, fortes e poderosas à sua maneira.

poplosers 05/04/2021minha estante
essa edição é boa?

Bi Sagen 11/04/2021minha estante
Gosto bastante da tradução da Martin Claret, a leitura é bem fluida. E acho a diagramação ótima, letras bem grandes, e bastante espaço entre as linhas. No final a lombada ficou meio marcada, mas só porque eu abri demais o livro enquanto lia.

may.reader 09/04/2021

Bora panfletar essa mulher minha gente!!!
Sabe aquele livro que você começa ler s nem sequer ter lido a resenha, sem nenhuma espectativa?

Então esse foi um caso, e eu fui surpreendida, e como fui, pensa em um romance de época perfeito!!!!!

"Se chorei, ou se sofri, o importante é que emoções eu senti", e como senti!!

Se você quer ler um romance de época e não sabe por onde começar? Esse livro é uma excelente opção!

Personagens bem construídos e desenvolvidos, escrita fluida, enredo envolvente, plot chocante, simplesmente prefeito!!

Liny Livros 17/01/2022

É pra chorar com força
Primeiramente que essa mulher arrasa em tudo o que faz, Ela consegue passar os sentimentos da personagem para o leitor, um livro espetacular.

skuser02844 03/08/2021

Sinceramente, não recomendaria, não!
Nesse romance clássico de Charlotte Brontë, Jane Eyre é uma menina órfã de aoenas 8 anos que sofre nas mãos de seu primo John Reed, sendo sempre a acusada pelas brigas por sua tia, a Sra. Reed. Então, finalmente sua tia decide manda-lá a uma escola, um internato, onde ela acaba passando 10 anos e virando uma ótima professora.
Com o passar do tempo, Jane conta sua vida em detalhes, em como decide virar independente e como foi se apaixonar pela primeira vez.

Edson 17/01/2022minha estante
Gostei

André Vedder 17/01/2022minha estante
Parabéns pela resenha!

Maria 17/01/2022minha estante
Fico feliz que tenham gostado :)

Sueli 09/12/2011

Um Livro Que Ficará Para Sempre No Meu Coração!
Jane Eyre
Charlotte Brontë

A primeira vez em que ouvi falar sobre Jane Eyre foi em uma conversa com minha mãe....Ela me disse que Jane Eyre era um de seus filmes favoritos....Preto e branco, os protagonistas, certamente, você leitor, não deve ter ouvido falar, mas o Sr. Rochester foi vivido por Orson Welles! Um mito do cinema norte americano....
Tive a oportunidade de assistir ao filme e, digo que gostei tanto quanto minha mãe! Aliás, de uma maneira geral, as mães tem sempre razão!rsrsrsrsrs
Depois dessa versão cinematográfica tive oportunidade de assistir outras adaptações, tanto para cinema, como para televisão e, sempre com a mesma ternura e admiração por seus personagens....
Mas, digo para você leitor que nada, jamais, havia me preparado para as palavras da própria Charlotte Brontë! E, aqui tenho que salientar a excelente tradução e prefácio de Heloísa Seixas.
Impossível não imaginar que seja um livro autobiográfico depois de lermos o prefácio sedutor da Heloísa. O que torna tudo ainda mais atraente e emocionante!
Nada do que eu disser estará à altura dessa obra magnífica! Só lendo, mesmo! Mas, posso garantir que valerá cada segundo do seu tempo e sei que assim como para mim, ficará para sempre nos seus corações como um dos romances mais lindos e vigorosos de todos os tempos!
Boa leitura!
Adri Ramalho 10/12/2011minha estante
O filme me proporciona admirar o cenário, as vestimentas, o clima...
Eu sou uma pessoa que precisa ler o que se está passando entre as personagens, o livro proporciona isso, o filme faz o complemento.

Sueli 11/12/2011minha estante
Ramalho, ainda estou vivendo com a sombra dessas criaturas em torno de mim.....Foi muito bom ter superado o medo do livro..... Comprei a minissérie e aguardo ansiosa. Pois,nenhuma das adaptações chegou aos pés do livro, que eu quero muito que você faça a encadernação..... Espero folheá-lo por muitos e muitos anos....

Adri Ramalho 12/12/2011minha estante
Tá!

Helena 30/08/2016minha estante
Este livro já estava na minha lista, depois da sua resenha tenho certeza de que vou amar.

mayalarue 11/01/2022

QUE LIVRO MEUS SENHORES, que livro
me fez sentir tão pequena desde o início
mas é o tipo de narrativa e escrita que as vezes preciso
obrigada Charlloteeeeee

Jubs 16/04/2020

Força e vulnerabilidade
Jane Eyre é uma das melhores protagonistas que eu já li. O que não me agradou muito no livro foram diálogos e descrições muito grandes e dramaticos me fazendo diminuir o ritmo de leitura, mas não tira todo mérito dessa história e personagem. Agora entendo pq Jane Eyre é tão falada e admirada. Ela é de uma força e sinceridade que se permite ser vulnerável, lindo e raro.

Elisa 21/05/2021

Um livro completo e surpreendente, ao menos para mim que nunca recebi nenhum spoiler sobre nenhum acontecimento ou personagem do livro.
Quando comecei a ler me surpreendi logo no primeiro capítulo tanto pela escrita quando pelo enredo. A história não é maçante, como livros de outros autores dessa época, mas é bem descritiva e com diálogos muito profundos o que pode pesar um pouco na hora da leitura. Tem um enfoque muito grande nos ideais da cristandade, como um bom romance clássico, mas apresenta as diversas interpretações sobre um mesmo tópico.
Sobre a Jane: protagonista incrivelmente forte, com um senso de honra e dever muito bem definidos. Possui muitos sentimentos, mas sempre preza pelo que é certo ainda que ela e outros sofram com a escolha.

Ges 30/05/2020

ENCANTADOR
Esse livro é encantador. E a história flui de forma espontânea e natural. Embora o final seja um tanto quanto inesperado. A forma que Jane diálogo com seu patrão e a forma como a relação deles é construída é de nos deixar com o coração quentinho.