Jane Eyre

Jane Eyre Charlotte Brontë

Resenhas - Jane Eyre

Anna Clara 24/02/2024minha estante
Sim sim sim! É meu romance preferido também!! Jane Eyre ocupou um espaço muito querido no meu coração ... de alguma forma me identifiquei com os pensamentos dela e com as dores que ela enfrentava e com a forma pura e determinada que ela tinha e lutava por seus princípios. É lindo lindo

Teresa 24/02/2024minha estante
Simmmm!!

Jan... 07/10/2020

Jane Eyre, publicado por Charlotte Bronte em 1847, é um romance surpreendente para a época. Uma personagem forte e a frente de seu tempo, que busca ter uma vida independente através do seu trabalho como professora. Algo impensável para as mulheres do século XIX. Ela conta sua trajetória desde a infância, como uma órfã rejeitada pelos parentes, até seu trabalho como governanta na mansão do Sr. Rochester. Nesse ponto, a história começa a ganhar um ar de suspense, meio "casa mal assombrada", mas também há diálogos e cenas interessantes e divertidas.

O livro também foge do senso comum, com protagonistas que não se enquadram no padrão de beleza estético vigente. Algo que até hoje o cinema não superou. As "Jane Eyre" de Hollywood são sempre interpretadas por atrizes lindíssimas.

O que mais me conquistou na Jane Eyre foi seu alto nível de integridade moral. Ela permanece fiel aos seus valores independentemente de condição social, financeira ou mesmo relacionamentos.
Um livro que nos leva a diversas reflexões.
Vale muito a pena ler ! ??????

"Eu não sou um pássaro;e nenhuma gaiola vai me prender; sou um ser humano livre, com uma vontade independente..."

Dilso 18/12/2023

Excelente
Espero que não fique chateada aí no céu de Borges, querida Charlotte, mas, apesar de seu "Jane Eyre" ser um excelente romance (dei 5 estrelas), ainda o meu favorito é o de sua irmã, Emily Brontë, "O Morro dos Ventos Uivantes". Não briguem, ambas foram ótimas escritoras, sem dúvidas.
Enfim, abraço para Anne, ainda não a li, porém, creio, que como uma Brontë, também, deve ser muito boa autora. Até um dia!

ramiromat 30/08/2021

O que dizer desse livro? Acho que tudo tem um momento e esse livro veio no momento certo (fazia tempo que não me prendia tanto a uma história). Pode parecer um pouco aterrorizante ler o tanto de páginas, mas a recompensa vem. Como a própria sinopse diz, é um romance de formação, tu vais conhecendo e caracterizando a personagem principal ao longo de sua jornada. A história cativa de cara, fazendo tu sentir raiva dos "únicos" parentes vivos da Jane. Passa pelo internato e a chegada à Thornfield Hall. Uma vez que tu pega o embalo, a leitura flui (não se desespere). Também, não sei, ainda não consigo tomar uma posição sobre o que aconteceu com a Jane e o Edward. Os dois, de certa maneira, têm parcela de culpa pelos seus atos. E mais para o fim, que virada de chave na vida da heroína. É como eu sempre digo: o mundo é um ovo. Recomendo muito ler.

Élida Mercês 28/06/2020

Um livro intenso que trata sobre a fidelidade a si mesmo e a importância da coerência entre ideias, pensamentos e ações.

Marina516 24/05/2024

Que gracinha de livro! Com certeza se tornou um dos meus clássicos favoritos. Jane é uma personagem de força imensurável,que não se deixa levar por nada e nem ninguém. Uma mulher forte e corajosa.
Apesar de todos os homens desse livro serem detestáveis,é necessário compreender a época em que ele foi escrito. Mas fora isso gostei bastante,uma história carregada de drama e reviravoltas. Indico muito!

Aline Moura 14/09/2020

Se eu fosse forçada a escolher um livro preferido...
Com certeza esse viria à minha mente. É uma história sofrida, porém linda. A resignação da personagem, se mostrando resiliente mesmo em meio a tanta gente má e situações humilhantes é admirável. A história enaltece a determinação e força das mulheres e isso é uma característica muito forte nessa obra atemporal. A edição da Editora Martin Claret é simplesmente fabulosa. Eu li há dois anos em e-book e enfim encontrei uma edição digna dessa história marcante.
"Eu não sou um pássaro e nenhuma rede me enlaça. Eu sou um ser humano livre com vontade independente."

Joy 29/06/2021

Uma das melhores leituras que já fiz!
Sempre achei que Jane Eyre seria uma leitura arrastada, porém foi totalmente ao contrário. É impossível não se apegar ou sentir empatia por todos os momentos de vida de Jane, desde a narrativa de sua infância vai criando-se um laço com a personagem, assim até os pequenos relatos de cotidiano de Jane se tornem interessantes e envolventes. Sem falar de todas as mensagens, e diálogos incríveis, e dos elementos da literatura gótica que estão presentes.
Só posso dizer que Charlotte Brontë me conquistou com Jane Eyre.

Carol 17/09/2021

Livro sensacional!! Uma história envolvente e cativante. Mesmo sendo longo, o livro consegue manter o leitor interessado devido aos muitos acontecimentos. A Charlotte Brontë se mostrou uma grande escritora, soube detalhar bem o espaço e sentimentos dos personagens.

Regina 29/03/2023

Excelente
Um livro denso, amargo, mas com uma história de superação. Um clássico da leitura. A intensidade de Jane e Rochester me encantou. Super recomendo. favoritei

Caroliny Guimar 25/07/2020

"Eu me interesso por mim. Quanto mais solitária, mais sem amigos, mais desamparada eu for, mas respeitarei a mim mesma."

Amanda Gaspari 22/09/2020

Lindo, emocionante
Conta a história de uma mulher forte corajosa que enfrenta muitos desafios sozinha e muitas decepções, porém ela luta até o fim pela sua independência. Uma história de amor linda...de superação das convenções sociais...Amei.
Cíntia Costa 27/10/2023minha estante
Amiga, acabei de ler. Eu simplesmente amei.

Amanda Gaspari 28/10/2023minha estante
E lindo né? Meu preferido!!!

Amanda Gaspari 28/10/2023minha estante
E está edição tá linda

Marcia @belaspaginas 30/04/2021

"Eu não sou nenhum pássaro; e nenhuma rede me aprisiona: eu sou um ser humano livre, com uma vontade independente."

Jane Eyre é uma personagem bem a frente do seu tempo, persistente e corajosa para defender seus princípios, em uma época em que todas as mulheres são sustentadas por homens ela desde cedo busca sua independência, uma história cheia de reviravoltas, um romance forte e profundo, com lindas lições de perdão, amor e respeito ao próximo, sentimento que se não tiver cuidado vai se perdendo durante as dificuldades que encontramos no meio dessa loucura chamada vida.
Jane é tão consciente, tão sincera e obeservadora a tudo a sua volta, encantadora de menina a mulher. Eu amepre vou terminar esse livro com lágrimas nos olhos. ?

"Eu me importo comigo mesma. E quanto mais solitária, sem amigos e sem sustento, mais eu me respeito."

"Pensa que só porque sou pobre, obscura, sem atrativos e pequena, não tenho alma nem coração? Eu tenho tanta alma e tanto coração quanto você.?

mAriduuu 22/03/2023

Jane Eyre e todas as suas fases.
Primeiramente, gostaria de confessar que fui muito otária de nunca ter lido esse espetáculo antes, sensacional!!!!!!!
Estou extasiada e perplexa, com toda a variedade e a criatividade da autora, naquela época ter pensado em coisas muito profundas e assuntos futuros importantissimos.
Confesso que, algumas partes foram cansativas para continuar a leitura, por conta da monotonia e descrições detalhadas ate demais.
(mesmo que eu tenha marcado a maioria dos detalhes poéticos e mais mil coisas)
O livro em si, tem partes muito intrigantes e também tem aquela sensação gostosa de ler tudo no seu devido tempo, sem pressa, (fast food book).

Me apaixonei e enxerguei um pouco de Jane Eyre em mim também, a quebra da quarta parede, a mistura do jeitinho dela, de ser cautelosa, porém ate certo ponto, uma mistura perfeita, que forma sua personalidade, simplesmente apaixonante.
Algumas partes, (a maioria no começo do livro), não me contive e chorei m u i t o.
Apesar da montanha russa de sentimentos, aproveitei cada minimo detalhe deste livro e agora vou guardá-lo com o maior carinho possível até o último ponto final.