A Noite das Bruxas

Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - A Noite das Bruxas

Carina64 05/01/2024

Chato de uma forma que dói
As sinopses dos livros da Agatha sempre me pegam MUITO e me deixam com uma absurda vontade de largar todas as outras leituras para começar uma nova história dela. E foi assim que peguei Noite das bruxas pra ler...

É meu décimo primeiro livro lido da Agatha e sim, eu sempre vou esperar muito dos livros dela, eu esperava muito de Noite das bruxas e só foi extremamente chato, sem graça, insoso, lento...uma experiência de leitura pavorosa como a tempo não tinha com a lenda (O último foi com Os relógios, que tbm n recomendo).

Acertei parcialmente a resolução, mas acertar ou não nunca é o que mais me incomoda. O que me incomodou nesse livro é o excesso de tudo, muita conversa fiada que não leva a lugar nenhum e que você simplesmente sabe que não vai levar a lugar nenhum, muita gente chata apresentada pra um problema tedioso que se resolve num pulo só com três pessoas de umas vinte que ela menciona. O livro já foi lento do início ao fim, mas pro finalzinho a querida até tentou dar um pouco mais de emoção, mas só não rolou pra mim.
jack.honey 08/01/2024minha estante
eu queria morrer quando teve um capítulo inteiro do Poirot descrevendo um jardim de uma viagem de sei la quantos milhoes de anos antes ????? gosto mt da agatha mas esse me decepcionou tanto

Carina64 08/01/2024minha estante
Nossa, sim!

bia 05/01/2024

Espelho, meu espelho, tem coelho nesse mato
O livro fica bom depois da metade, onde realmente acontecem coisas pra se encaixar os pontos. eu amo ler os livros da agatha pra adivinhar os assassinos e a razão por trás e fico muito feliz quando descubro. é um livro bom mas ja li melhores dela, acho que depois que li e não sobrou nenhum meu critério subiu muito. ele é bom, no nível de e nao sobrou nenhum? nem tanto.

Van_woods 05/01/2024

Esperava algo mais dinâmico deste livro. Achei repetitivo em alguns aspectos como a teoria da delinquência juvenil. Parece que todos os entrevistados de Poirot falavam a mesma coisa sobre o assassinato com as mesmas palavras. Isso deixa meio empacada a leitura. Se esse recurso da repetição foi intencional não sei, cabe pesquisa.

LeuCanabarra 04/01/2024

É um mistério muito bom de ler, e um final que me deixou chocado, não esperava que o desenrolar do assassinato fosse esse!!

joao_pedrola 04/01/2024

A noite das bruxas
Meio que detestei, achei que nunca ia acabar.
Me acompanhou desde 2023 pq enfim é um livro bem fraco, Agatha decepcionou nele.
Eu não queria nem pensar em quem era o assassino e o motivo de tão chato que eu tava achando, a avaliação dele também não é das melhores e me pergunto pq decidiram fazer um filme? Vou assistir, claro, mas sem muita expectativa (pq de expectativa frustada já basta a que eu tive com esse livro)

Tarciane.Mayrink 03/01/2024

Mais um livro da Agatha que não consegui parar de ler. Acertei logo de início o que considero 50% da resolução do crime, mas a forma como ela levou o restante me surpreendeu bastante a criatividade dela pra essas histórias a tantos anos atrás.
Tbm achei ela muito atemporal na parte que fala sobre os pais acharem que o dever de educar é somente das escolas, e hoje isso está muito evidente.

Luana 03/01/2024

Meu quarto livro da Agatha
Um pouco arrastado e lento para mim, tentou misturar um pouco de sobrenatural com investigação mas sinto que deu uma falhada nesse quesito. Acho que daria para abordar de uma forma muito mais interessante a história, e os pontos principais.

lovemyybooks 03/01/2024

O MELHOR LIVRO DE SUSPENSE QUE JA LI
SOBRE O LIVRO ??
Quero dizer que a leitura foi gostosa do início ao fim, a Agatha tem o jeito de nos prender do início ao fim, de nos envolver com a leitura e deixar que a gente faça parte da história, foi assim que me sentir, principalmente porque junto com os protagonistas tentava solucionar o mistério do livro o tempo inteiro. Apesar de ser um livro antigo, publicado no ano de 1969, a noite das bruxas tem uma linguagem extremamente atual, por muitas vezes sentir que a história se passa neste exato momento.

?? SOBRE A HISTÓRIA ??
A história se passa em volta de um assassinato, de uma garota de 13 anos de idade chamada Joyce durante a festa de dia das bruxas perto de uma bacia cheia de maçãs. Os acontecimentos que antecede seu assassinato, Joyce revela que presenciou um crime e muitos não acreditam no que ela diz e a única pessoa que fica intrigado com a sua revelação e consequentemente o seu assassinato é a Ariadne Oliver, uma autora muito famosa de livros criminais que em busca de solucionar este crime pede ajuda a seu amigo e detetive muito famoso Hércules Poirot. O detetive Poirot em busca de resolver mais esse mistério começa uma investigação onde todos os envolvidos na festa são interrogados e com isso são revelados segredos intrigantes que diretamente estão ligados ao assassinato. O plot twist do livro é muito intrigante, o que faz a gente se sentir meio bobo mas ao mesmo tempo faz todo sentido.
A noite das bruxas se tornou assim um dos melhores livros de suspense/criminal que já li e diga-se de passagem é um dos gêneros literários que eu mais amo.

valentinaglima 03/01/2024

Foi o primeiro livro da Agatha Christie o qual eu li. É um livro em suma muito bom,só é enjoento as vezes. Talvez por causa da época em que foi escrito,mas o fim recompensa o meio.
Recomendo pra fãs de suspense, pessoas que não largam um livro com tanta facilidade e quem gosta de um bom plot. Em suma eu vou a esse 3.5/5. :)

Eliane406 01/01/2024

Tudo pode ser descoberto
?Vamos a verdade, não é meu estilo de literatura, mas gosto muito de desafiar minhas leituras e participar de conversas com outros leitores. E confesso que o título me fez um convite.

Meu primeiro contato com a rainha do mistério Agatha Christie. A narrativa é dinâmica e leve, não foquei em descobrir o assassino, me deixei levar pela história, para ter a surpresa ??

Quando leio gosto de perceber as referências a outras literaturas e artes, aqui autora citou A Tempestade de Shakespeare que inspirou Admirável Mundo Novo, algumass falas sobre artes plásticas, reflexões sobre a vida.

Uma fala bem repetida na narrativa é sobre como eles sempre diziam "antes não era assim", referindo-se aos adolescentes e comportamentos humanos, coisas que ainda temos a mania de repetir hoje. Tudo muda mesmo, mas o ser humano é o mesmo desde que começou a sua existência neste plano.

A obra de Agatha Christie sobre humanos cometendo terríveis crimes é extensa, ela bem soube da essência do ser humano em ser violento, faz parte de nossa condição, o que nos difere é o instinto e o estímulo, creio que citar A Tempestade de Shakespeare dentro desse livro faz parte dessa supressão de impulsos humanos.

Lane 31/12/2023

"Já aconteceu de o senhor dar uma mordida numa bela maçã vermelha e depois ver, lá no meio, algo nojento se levantar e sacudir a cabeça em sua direção? Grande parte dos seres humanos é assim. Hoje em dia mais do que antigamente."  (Ariadne Oliver)

Uma menina de 13 anos diz, em meio as conversas que estavam rolando durante os preparativos para a festa de Halloween, já ter presenciado um assassinato, mas não dá muitos detalhes sobre isso. Na hora ninguém leva Joyce a sério, porque ela tem fama de ser mentirosa, mas pode ser que alguém a tenha levado a sério, pois uma tragédia irá acontecer mais tarde na festa, em decorrência ao que ela disse.

A leitura de A noite das bruxas foi muito agradável para mim, e quando eu não estava lendo, ficava ansiosa querendo pegar logo o livro para continuar. A Agatha Christie realmente tem livros melhores, e deixou algumas questões sem respostas nesse, mas isso não atrapalhou a minha experiência de leitura. O livro foi publicado em 1969, e as leis acerca da pena de morte tinham recentemente se tornado mais brandas na Inglaterra nessa época, e esse assunto é muito discutido no livro. Adoro ficar sabendo o que se passava em tempos passados no Reino Unido e em outros locais enquanto leio  Agatha.

As interações bem humoradas entre o Poirot e a Ariadne Oliver, e entre o Poirot e  seu amigo, o detetive Spence, me fizeram rir várias vezes durante a leitura. Seguem dois trechos:

?Praticamente toda vez que eles se encontravam, em encontro marcado ou por acaso, surgia o tema das maçãs. Ou a sra. Oliver estava comendo uma maçã, ou acabara de comer conforme testemunhava a semente de maçã pousada em seus seios fartos"

"Não sou psiquiatra, graças a Deus. Tenho alguns amigos psiquiatras. Alguns são pessoas sensatas. Outros... bem, atrevo-me a dizer que precisariam de avaliação psiquiátrica também."  (Spence)

Acredito que a Agatha estava bem saudosista durante a escrita desse livro, pois contei 4 menções a histórias anteriores do Poirot. Gosto quando há menções a outros livros dela.

Li na edição da Harper Collins, eu já achava linda essa capa com a bacia de maçãs, mas depois da leitura é que pude ver como foi uma ótima escolha para a capa, já que maçãs são mencionadas com frequência.

lectervale_ 31/12/2023

Livro chato e lento
Até agora eu acho que esse é o pior livro da Agatha Christie que eu li. Mas isso não significa que o livro seja ruim, só achei confuso, lento e arrastado. Não foi pra mim.

lubschi 31/12/2023

Último do ano, espero que o filme seja bom!
Um livro até que bom, mas a leitura só começa a fluir, de fato, depois da metade do livro. Porém, acredito ser uma escolha interessante para quem quer começar a ler os livros da Agatha Christie.
Essa é minha segunda leitura finalizada dela (a primeira foi assassinato no expresso do oriente, que, embora seja bom, para um primeiro contato não é o melhor) e tenho algumas ressalvas.
A primeira é que ainda me confundo com os personagens (embora nesse livro tenham menos que o anterior, os nomes de vez em quando me deixam confusa, como se eu tivesse esquecido quem era quem). E a segunda é que, embora o final de ambos os livros sejam bons e até que bem explicados, me aparenta que sejam um pouco mirabolantes.
Eu crio teorias mas não me aprofundo muito nelas, então esse talvez seja o motivo. Pretendo, nas próximas leituras dela, deixar mais tempo para criar teorias mais aprofundadas, fazer mais anotações. Acredito que, quando você entende um pouco mais o final da história antes dele ser revelado, a satisfação é maior (aconteceu comigo nessa leitura, pois já tinha teorizado algumas possibilidades de fim).

Helena365 31/12/2023

Como todos os livros da Agatha, esse nn é ruim porem, o achei bem fraco em comparação aos outros: a leitura bem arrastada e lenta, só se tornando frenética pelo 60% e o final bem fraco e simples.

Katielly1 31/12/2023

Maçante
Essa leitura foi um pouco difícil e em parte acho que foi pela expectativa involuntária que criei, então tenho receio de estar sendo tendenciosa.

Quase sempre adoro os enredos da Agatha Christie e mesmo os que me são menos atrativos, ainda acho que são coesos. Entretanto, pela primeira vez, achei que o mistério foi apenas um amontoado de cenas soltas. Não parece ter um entrelaçamento entre os personagens e a morte para se criar uma motivação para o crime. A impressão que fica é que o assassino foi escolhido aleatoriamente só para o livro ter um desfecho. A motivação não me convenceu.

Por ser um livro que conta com a morte de criança, eu esperava algo a mais. Não vou mentir, esperava um dos melhores casos. Entretanto, foi maçante. A construção da história foi muito confusa. Deu a impressão de desleixo, mas como eu estava com expectativas, em parte, posso ter uma parcela de culpa na forma como li a história, por isso as 3 estrelas.