A noite das bruxas

Agatha Christie

Resenhas - A Noite das Bruxas

amandaleu 26/11/2023

Resenha de A Noite das Bruxas
Este é o segundo livro de Agatha Christie que leio e o que mais gostei até então. Foi de fácil leitura e a história me prendeu bem mais que a de Morte no Nilo.

Após Joyce, uma menina de 12 anos, contar durante uma festa de dia das bruxas que já viu um assassinato, acaba sendo encontrada morta nessa mesma festividade.
Estando presente lá a escritora de romances policiais Mrs. Ariadne Oliver que é amiga de Hercule Poirot, personagem conhecido no universo de Agatha, Ariadne pede ajuda do detetive para desvendar esse terrível caso de homicídio.
Fabio 28/11/2023minha estante
Longe de ser o melhor da rainha, mas é um bom livro né, Amanda??

amandaleu 28/11/2023minha estante
Sim, gostei bastante. O próximo que pretendo ler dela é o E não sobrou nenhum.

Fabio 01/12/2023minha estante
Esse é um dos melhores da rainha, Amanda. Quando eu li, ainda chamava "O Caso dos dez negrinhos" kkkk

Paula.Salis 25/03/2021

Uma festa do dia das bruxas foi antecedida por um anúncio, ?eu já vi um assassinato?, horas mais tarde enquanto a festa acontece quem disse essa frase é encontrada sem vida.
Quando monsieur Poirot começa a investigar, a extensão do crime se mostra muito maior, envolvendo heranças, falsificações e claro, assassinatos

Skyxie 16/09/2021

Mais um livro perfeito da Agatha e pela primeira vez os assassinos estavam entre os meus suspeitos. Eu fiquei com um pé atrás com esse livro, por causa das críticas a ele, mas ainda bem que eu dei uma chance porque ele é muito bom. Poirot como sempre resolvendo os casos de forma muito inteligente e pegando provas nos mínimos atos e em poucas palavras. E eu adorei o fato de ter poucos personagens, porque quem ler sabe que a Agatha nos dá uma introdução com muitos personagens pra gravar. No fim gostei muito do livro e como o caso foi resolvido no fim
marivonheld 16/09/2021minha estante
nossa, isso de ter mtos personagens é real kkkk eu li ?o assassinato de roger ackroyd? e sofria pra lembrar o nome de todos

Skyxie 16/09/2021minha estante
kkkkkkk siiim, eu fico louca porque nunca lembro e fico voltando pra saber quem é quem

Ique 10/05/2021

Livros que contêm Ariadne Oliver: já vou com pé atrás
Noite das Bruxas já começa com os preparativos para uma festa de halloween, algo bem típico da cultura do país. Ariadne Oliver, uma ilustre escritora de livros policiais, é uma das convidadas e está ajudando na organização quando acaba ouvindo uma criança dizer que já presenciou um assassinato. Ninguém chega a acreditar muito na menina que já tem fama de ser mentirosa para chamar atenção até que ela acaba sendo assassinada à noite durante a festa. Alarmada, Ariadne liga para seu amigo Hercule Poirot para ajudá-la a desvendar o caso e encontrar o(a) assassino(a).

Com um clima de festa da noite de halloween, o livro já começa recheado de mistérios e vários suspeitos. A morte da criança, Joyce, acaba sendo bem tenebrosa e diferente de outros casos de assassinato da autora. Poirot então começa a entrevistar cada um dos convidados da festa de modo a compreender melhor a história de cada um, identificando possíveis suspeitos.

Na investigação, vários acontecimentos do passado voltam à tona, assim como outros casos de assassinto e até mesmo um testamento forjado. Consequentemente, várias subtramas são criadas se encontrando apenas no final onde tudo se entrelaça trazendo todas as respostas. Ou seja, o passado molda o futuro.

No entanto, nem tudo são flores de modo que a investigação é lenta e um pouco massante, faltando objetividade ao mesmo tempo que vários personagens e histórias são apresentadas. Agatha acaba “errando a mão” no desenvolvimento dos personagens que aqui acaba se tornando um tanto quanto genérico, diferente da ambientação que ficou bem legal mas que não salva a fluidez.

Previsibilidade é algo que também pode ser citado aqui. Existem duas coisas importantes para surpreender o leitor: assassino e sua causa/motivação. Em noite das bruxas, a motivação é inteligente, um pouco imprevisível e ao mesmo tempo discutível. Já o assassino(a) pode ser descoberto(a) ao perceber algumas dicas deixadas ao longo da narrativa, eliminando parte da surpresa final.

De maneira geral, Noite das bruxas entretém, entregando um mistério interessante ambientado na noite de halloween e com várias referências de outros livros da autora. No entanto, as 240 páginas podem se arrastar em alguns momentos e não deixar marcas de um bom livro da rainha do crime, sendo apenas “mais uma” entre as cerca de 80 histórias publicadas por Agatha.

Rach 15/03/2021

Ótimo
Acho que o mais legal desse livro é a abordagem diferenciada em relação aos outros, não é sempre que se tem crianças no centro de uma trama dos livros da Agatha. Outra coisa que me agrada é a referência a situações da mitologia grega, quer seja com a Ariadne (nome de uma das protagonistas do livro), quer seja com a Ifigênia ao final do livro. Deve ser muito por causa dessas duas referências que eu amo tanto esse livro, já que tanto Ariadne (a do Minotauro), quanto Ifigênia (a da batalha de Tróia) são duas das minhas personagens mitológicas preferidas.

Gabrielle 27/10/2023

É um livro ok, mas aquém dos padrões da Agatha Christie
Li esse pois quero assistir ao filme. Consigo entender o porquê desse livro ter sido o escolhido para ir para as telas. Há uma atmosfera e um enredo que podem facilmente serem reproduzidos em um filme. É uma história curta e direta.
Porém, não posso deixar de falar que têm livros muito melhores da autora do que A noite das bruxas. Seria ótimo ver, por exemplo, um filme do livro Os Quatro Grandes. Ou mesmo Assassinato no Campo de Golfe. Enfim.

Infelizmente são muitos personagens, pouco desenvolvimento e um final muito apressado. Aquém do espero para a Agatha Christie.

João 07/06/2021

não gostei muito
o livro começou bem e eu tava adorando, mesmo a história não me prendendo muito. Depois de um tempo comecei a achar ruim é mais ruim e ficava pior e quase abandonei. A partir de 60% do livro, eu achei que foi melhorando cada vez mais. No final eu tava adorando de novo. Amei o plot pois estava esperando só uma metade. Me surpreendeu. O poirot nesse livro me irritou de um jeito indescritível.

Não gostei muito pelo fato do livro demorar muito pra me agradar, demorou muito pra tomar um rumo.

ca ;) 02/08/2022

Muito bom! A forma que a história foi construída é muito boa! Vários crimes por uma motivação bem clichê, parecendo ser uma origem bem ligada a psicopatia mesmo. Adorei!
Eduardo 02/08/2022minha estante
Boa noite, sabe me dizer como usa esse app para fazer leitura? Não estou sabendo onde clicar para começar a leitura

ca ;) 02/08/2022minha estante
Oi! Você clica na bandeirinha que aparece do lado de cada livro e você entra em histórico de leitura :)

ericabooks 02/08/2022minha estante
Muito bommmmm!

laumora_ 21/12/2021

dessa vez a gata encheu linguiça...
Ótima ambientalização dos personagens, a trama prometeu ser bem diferentona e interessante porém no desenrolar da história o Poirot ficou rodando no mesmo eixo nas investigações, deixando o livro arrastado e repetitivo, fazendo com que em diversos capítulos os diálogos fossem beeeem monótonos.

O final do livro me prendeu demais, deu uma apimentada bacana, porém até chegar lá foi uma luta pra continuar lendo no ritmo; de qualquer forma é um livro bom, mas com toda certeza não é um livro que seria capaz de te tirar de uma ressaca literária ou te prender por completo.

pedr.santos 15/02/2022

E eu que achei que ia odiar kkkkk.
Ao meu ver, no meio eu fiquei perdido, que que isso tem a ver? Porque voltaram no passado? Fiquei assim. Maaaaaas, se tu ler você vai entender meu ponto meu caro hahaha. Quero ler mais da Agatha e espero que sejam tão bons quanto esse que agora ta bonitinho e lido na minha estante, hihihihi. Li em 4 dias por alguns problemas mas deveria ter lido em dois dias pela minha meta, mas algum dia a meta sai certinha kkkk. O livro em si entrega uma ótima história e que, como todo e qualquer suspense, faz você entrar dentro do livro e descobrir os mistérios e eu acho essa uma das melhores experiências em um livro e sem dúvidas um dos motivos que mais adoro no mundo literário. Se você quer começar a ler e gosta de suspenses e casos criminais, ao meu ver, Agatha Christie entrega com alma e letras uma belíssima experiência à você! Se quer, corre e vai ler algo dessa mulher e faça o bem a você mesmo hahaha!

Na Tancredi 14/08/2023

Mais um
Depois de 20 livros a Agatha começa a perder o brilho, pelo menos pra mim e esse acabou sendo só mais um livro dela, não vi nada muito especial, ou de diferente, mas é sempre um bom entretenimento.

Pollyanna Reis 05/05/2022

A NOITE DAS BRUXAS
Com uma narrativa muito intrigante e envolvente a rainha do crime me conquistou de cara. Um romance policial que promete muito e não decepciona!

Gostei demais da estória e da ambientação. Não é atoa que a Agatha Christie é considerada a rainha do crime. Que trama envolvente!

O livro conta a história de uma tradicional festa de Halloween que está acontecendo em uma cidadezinha na casa da Sr. Rowena Drake.

A noite do dia das bruxas ia bem, todos estavam aproveitando e participando dos jogos, quando um assassinato acontece e uma tal jovem aparece morta, afogada no balde de maçãs.

Ao decorrer da leitura conhecemos a Sra. Ariadne Oliver, uma escritora famosa que está presente na festa e desesperada por respostas e também o famoso detetive Hercule Poirot que é chamado pela mesma, para desvendar o crime.

É impossível não achar que todos os personagens são suspeitos ?, e confesso que acabei descobrindo algumas coisas antes do previsto.

O livro é carregado de mistérios, a estória te prende muito, a leitura é fluida e os personagens são marcantes. Recomendadíssimo!

??É difícil a gente saber se gosta de qualquer pessoa bonita. Gostamos de apreciar o belo mas ao mesmo tempo, quase em princípio, não gostamos da beleza.?

Sofia.Cerbasi 15/10/2023

Tive muita dificuldade em avançar na leitura porque achei o começo do livro um pouco lento. A partir da metade, a história ficou muito envolvente, e não consegui mais parar de ler. Foi a primeira vez que consegui adivinhar o culpado em um livro da Agatha ?

Dayane| @portas_de_papel 30/09/2022

A noite das Bruxas
A noite das bruxas é aquele mistério de boinha onde o culpado é sempre o mordomo e os escritores tiram soluções mágicas da cartola !
Confesso que a autora me encanta por causa da escrita leve e perspicaz onde o óbvio não é tão óbvio assim e envolve o leitor de tão maneira onde o final nunca é esperado !
A garota Joice é assasinada em um festa do dia das bruxas e o famoso detetive é chamado para resolver o mistério !
Uma história de sair fumacinha não cabeça do leitor em busca de pistas mas que vai te encantar como encantou gerações !