Como curar um fanático

Como curar um fanático Amós Oz

Resenhas - Contra o Fanatismo

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Letuza 21/01/2020

Para fanáticos e não fanáticos
Não podia terminar uma leitura melhor no último dia do ano... Amós Oz, escritor incrível, inteligentíssimo, sagaz, corajoso, morreu em 2018 e deixou muitas ideias sobre paz. Nesse livro, Como curar um fanático, ele faz algumas colocações que nos fazem olhar para nós mesmos e pensar sobre um tema que parece estar tão longe... O Fanatismo.
- Todos nós, carregamos um gene de fanatismo, assim como carregamos um gene do mal. - Existem gradações de fanatismo, assim como existem gradações do mal.
- A melhor arma contra o fanatismo é o bom humor. Não o sarcasmo, que é muito diferente. Mas a capacidade de rir de si próprio.
- É imprescindível que nos coloquemos no lugar do outro para evitarmos que o fanatismo tome conta de nossas vidas.
Qualquer um de nós pode ser, já foi ou é um fanático. Antitabagistas, veganos, atletas, capitalistas, comunistas, cristãos, secularistas, ambientalistas.... qualquer um pode tornar-se um fanático. Ter opiniões embasadas e firmes não nos torna fanáticos, mas querer, a qualquer custo ?converter? os outros ao seu ponto de vista, à suas crenças, faz de nós fanáticos. O debate das ideias, a mudança de opinião, a escuta do argumento alheio fazem parte da vida e nos ajudam a crescer e melhorar. Assim como o pluralismo e a diversidade também são fundamentais para a evolução do ser humano. São ideias muito especiais para resumir aqui! Já que estamos começando um novo ano, que ele seja mais diverso e sem fanatismos de qualquer espécie!
Leiam! Vale demais a leitura!
#amósoz #comocurarumfanático #amoler #livros #leitura #livroseleitura #vamosler #pluralidade #diversidade

Lis 12/05/2021

O título não condiz com o livro
Com base no título, achei q fosse enfocar na figura dos fanáticos: como são, o que querem, o que pensam, como lidar? Mas não, o livro é focado no conflito Israel x Palestina, tratando pontualmente sobre fanáticos e sem se aprofundar no tema.

De toda forma, Amós Oz traz muitas passagens interessantes, dá sua opinião e contribui pro cenário em busca de uma solução para o impasse.

Sil 29/04/2020

Bem humorado
Apesar do tema ser complicado, o autor consegue explicar a situação de uma forma leve e bem humorada.

Sabrina 06/05/2020

Quem é o fanático?
O livro tem como tema central o conflito Israel-Palestina, mas ele vai muito além disso. Vivemos hoje em um mundo bipolar, onde a raiva pela oposição se sobressai ao diálogo e este livro se encaixa perfeitamente nos dias atuais.

Cheio de reflexões, questionamentos e ensinamentos, "Como curar um fanático" deveria ser leitura obrigatória na formação de qualquer ser humano. Afinal, o fanático é altruísta e quer o bem da humanidade mais do que a si mesmo

Marques 14/05/2020

Primoroso!
Atual nos conceitos e nas soluções.
Deveria ser leitura obrigatória para nunca deixamos o ?gene do fanatismo? se manifeste em cada um de nós.
Seja idealista, não seja um fanático.

Paula 05/06/2020

Muitas reflexões
Pra mim, um dos melhores autores que já existiu. O livro é composto de pequenos ensaios e palestras sobre a questão palestina, além de uma entrevista com Amos Oz. Recomendo muito

fpavarin 07/06/2020

"O fanático... No final, ou está morto ou vira uma piada."
Apesar de Amós ter vivido para escrever sobre a Palestina, o fanatismo não tem época ou local específico, pode-se facilmente ser implementado em qualquer democracia que flerte com autoritarismo ou certo fascismo. Quanto mais correto você é, mais engraçado você fica.

Elizangela 21/06/2020

Necessário!
Um texto que te dá vários socos no estômago... Mais que é preciso e urgente compreender as ideias contidas nele. Por mais humor, curiosidade e literatura!

Lucas Tadeu 24/07/2020

Rápido e interessante
Amós discorre sobre as guerras entre Israel e Palestina expondo características da humanidade, como um todo.
Ressalta a importância da empatia, da imaginação, da literatura e do senso de humor.

Déh 01/12/2020

Amós Oz traz uma nova perspectiva para um velho debate. Expõe uma luta entre o certo e o certo.

Luciano Caldas 16/01/2021

Essêncial para os nossos dias!
O romancista Amós Oz cresceu na Jerusalém dividida pela guerra, testemunhando em primeira mão as consequências perniciosas do fanatismo. Em "Como Curar um Fanático", ele discorre sobre temas sensíveis e urgentes para os nossos dias. Tendo com exemplo de perto a guerra Israelo-palestina, ele propõe algumas soluções para frear o fanatismo que é a mãe das principais mazelas de nossa sociedade. Amós também nos ensina como indentificar os fanáticos entre nós trazendo atributos até então escondidos. Como ele mesmo afirma: "a essência do fanatismo reside no desejo de forçar outras pessoas a mudar por nós". Bom, lendo pela primeira vez uma obra de Amós Oz com a certeza de adquirir outros títulos deste maravilhoso autor.

Nic 26/02/2021

Curto e necessário.
Mais um daqueles livrinhos curtos, de fácil linguagem e essenciais para os dias de hoje.
Em "Como curar um fanático", Amós Oz aborda principalmente o conflito entre Israel e Palestina, importante leitura para aprendermos um pouco sobre a visão de cada um dos lados, ele apresenta também sugestões para a resolução do conflito.
Em meio a isto tudo, entra o tema "fanatismo", onde o autor discorre sobre este assunto tão importante em dias de tanta intolerância em diversas esferas de nossa sociedade atual.
"O fanático é um grande altruísta. Frequentemente o fanático está mais interessado em você do que nele mesmo. Ele quer salvar sua alma, quer te redimir, quer te livrar do pecado, do erro, de fumar, de sua fé ou de sua falta de fé, quer melhorar seus hábitos alimentares, ou te curar da bebida ou de sua preferência na hora de votar". Pag. 74.
"Entre os antídotos para o fanatismo estão o humor, o ceticismo e a argumentatividade. Também uma certa propensão a jocosidade". Pag. 28.
"Sejam muito cuidadosos, fanatismo é fácil de pegar, é mais contagioso do que qualquer vírus. Pode-se facilmente contrair fanatismo mesmo quando se está tentando vence-lo ou combate-lo". Pag. 80.
Livro: Como curar um fanático. 103 Pag.
Do autor israelense Amós Oz. ??

Michel Pinto Costa 12/03/2021

Será que sou um fanático?
A obra nos convida a refletir sobre como pensa um fanático.
A certeza de ter a razão, ter ideias concretas e fixas é um convite a intolerância e a violência.
É um assunto complexo, e para se curar, antes de tudo, o fanático tem de se ver como um. E a partir daí buscar algumas soluções simples propostas no livro.
É uma obra feita para se abrir a mente e tentar ver as coisas pelos olhos do nosso antagonista.
Talvez também sejamos fanáticos, ou ao menos um pouco.

Vitor.Castel 16/03/2021

Como curar um fanático
Como curar um fanático é um livro do autor israelense Amós Oz que reúne dois ensaios do autor, além de discursos feitos por ele (entre eles um logo após os atentados em Paris em 2015).
Amós Oz fala sobre o fanatismo e como curar um fanático.
Uma coisa que achei bem boa são as analogias que o autor cria para explicar certos pontos durante o livro.

Vanessa.Mariano 24/03/2021

Interessante
Rápido e direto , fala de forma bem clara a respeito do fanatismo , e como ele está em muitas coisas em nós .. principalmente como posso me curar o fanatismo .

1 | 2 | 3 | 4 | 5