Amanhã você vai entender Rebecca Stead

Resenhas - Amanhã Você Vai Entender

Ivana 29/12/2013

Diferente!
Esse é com certeza o tipo de livro em que a autora surpreende e convence o leitor em sua história. Indicado para o público juvenil, mas numa linguagem gostosa de se ler, tenho certeza que independente da idade, quem o pegar pra ler não vai se arrepender.

No começo o cotidiano de uma menina de doze anos, seu melhor amigo da mesma idade, a família de ambos e um homem na esquina da casa deles pode se dizer que é um mendigo,já que dormia e acordava ali todos os dias. Este ganha o apelido 'homem da gargalhada.'
Miranda, personagem principal de uma hora pra outra começa a receber bilhetes com dizeres aparentemente estranhos e fica sem entender nada. Mas ao mesmo tempo surpresa e curiosa, já que quem os escreveu parecia saber bastante sobre a vida dela. Ao fim de tudo,a gente percebe que as pistas nos foram dadas desde o começo e tudo passa a fazer sentido. Assim como para Miranda. Não vou contar mais. Super indico a leitura!

Helaina 19/11/2013

Resenha do livro - Amanhã Você Vai Entender - publicada pelo blog Mente Hipercriativa
“Einstein diz que o senso comum é apenas o hábito de se pensar algo. É o modo como estamos acostumados a pensar sobre tal coisa, e muitas vezes ele só atrapalha.” - Amanhã Você Vai entender - Pg.60

O que primeiro chamou minha atenção para esse livro foi a capa e o título. A ilustração na capa mostra uma Nova Iorque da década de 70 com a figura de uma menina correndo atrás de um menino. Muito provavelmente Miranda e seu amigo Sal (o desenho dos dois é bem pequeno e está próximo ao pé da página). Já o título me deixou com uma enorme vontade de saber o que seria possível entender amanhã.

É um livro de leitura rápida, com capítulos muito pequenos e seus títulos são inspirados no concurso do programa de TV “A pirâmide de 20 Mil Dólares” o qual a mãe de Miranda é convidada a participar. É um jogo onde para ganhar o candidato tem que acertar a palavra de acordo com as dicas que seu parceiro de jogo lhe passa. O livro é narrado em primeira pessoa pela protagonista Miranda que vê seu mundo virar de cabeça para baixo quando seu melhor amigo apanha na rua e passa a evitá-la. Ao mesmo tempo, bilhetes estranhos começam a aparecer em lugares particulares evidenciando que alguém, que ela não conhece, está tendo acesso à suas coisas e à sua rotina.

Além do mistério acerca dos bilhetes, a viagem no tempo é um aspecto fundamental no enredo. Não são teorias muito simples de entender, mas sua compreensão não é essencial para o entendimento da estória. No entanto é legal refletir sobre as teorias apresentadas (Eu concordo com a da aterrissagem nos brócolis, apesar de considerar a ideia um pouco confusa até pra imaginar. Já pensar no tempo como momentos me pareceu meio estático, mas entendi o conceito - não posso falar mais sobre isso senão daqui a pouco vira spoiler!).

Alguns dos personagens que acompanham Miranda nessa aventura, além de Sal são a mãe de Miranda (só agora percebi que não sabemos o nome dela, já que é Miranda que narra a estória ela sempre se refere à ela como mãe), Richard, namorado da mãe dela, Louisa, mãe de Sal, Belle, dona de um mercado onde Miranda às vezes passa o tempo à espera da mãe, Annamarie, Colin, Marcus, Julia, Jay e Alice, colegas de escola de Miranda e Sal, Rodete, a secretária do colégio e o homem da gargalhada, um sujeito maluco que apareceu em uma esquina próximo à casa de Miranda e Sal e se instalou ali. Dormindo na rua e provocando, mesmo que sem intenção, medo em Miranda e Sal com seus gestos, gargalhadas e frases sem sentido.

Apesar de narrado por uma menina de 12 anos, eu considero esse livro, assim como muitos outros que eu já li, recomendado para todas as idades. Acho que, embora as editoras terem um público alvo para cada livro, quando este é bem escrito pode entreter tanto crianças como adultos. Quando se classifica um livro como destinado a uma faixa etária está se baseando no senso comum de que somente as pessoas daquela idade irão gostar da estória, mas isso é apenas uma classificação. Acho que o leitor se desenvolve à medida que lê, e às vezes, pessoas ainda muito jovens já são capazes de entender leituras mais complexas, e leitores mais experientes podem querer ler textos mais simples contanto que sejam de qualidade.

site: http://hipercriativa.blogspot.com.br/2012/06/resenha-amanha-voce-vai-entender.html

Inst de Leitura 05/11/2013

Eu achei a ideia da autora ótima e muito bem trabalhada, principalmente porque ao final da leitura dá para perceber as várias pistas que ela deixa desde o início da trama. O único problema, na minha opinião, é que por mais criativa que a autora tenha sido, depois que você começa a entender o que está acontecendo, o desfecho fica muito previsível. Na metade do livro eu já sabia exatamente tudo que aconteceria no final, e isso é uma das coisas que a gente não quer que aconteça na maioria dos livros de fantasia, né?A narrativa me deixou um pouco confusa. A escrita dela é ótima, mas o modo como ela dispôs os capítulos poderia ter sido um pouco melhor. Ela vai e volta muito na história, enquanto contá-la de um modo mais linear poderia ter rendido muito mais suspense e surpresas, além de que teria deixado a história um pouco mais clara. As únicas coisas que me chamaram atenção nesse quesito foram os nomes dos capítulos e que, de certo modo, a narrativa é uma carta.

Gostei muito de todos os personagens. A Miranda me irritou um pouco com seu senso comum. O Sal me irritou por ter agido precipitadamente, ao invés de conversar com ela. E o Marcus por ser tão avoado em algumas partes! Mas acho que a personalidade deles foi muito bem trabalhada e se encaixou direitinho no que Rebecca pretendia mostrar. Como eles são mais novos — 12 anos — a narrativa mostra aquela inocência da infância, o que se encaixou direitinho no desfecho.

Por mais que eu tenha ressaltado algumas coisas que não me agradaram no livro, ele é ótimo! A história é criativa e cativante, além de nos ensinar várias coisas. Não de um jeito “lição de moral”, mas fatos que percebemos sobre a vida e etc. Recomendo para todo mundo, só acho que a leitura deva ser realizada naqueles momentos em que a pessoa não se importe de ter que prestar mais atenção na história e tal, caso contrário pode ficar um pouco confuso.

site: http://instintodeleitura.com/2011/12/20/resenha-amanha-voce-vai-entender-rebecca-stead/

Nicolle 04/08/2013

Agora faço resenhas para o site Sobre Sagas!

Acessem a resenha de Amanhã você vai entender aqui:

Rodrigo 17/07/2013

Acaba prendendo a atenção.
É um livrinho com 220 páginas mas que dá pra ler em uma sentada.

Só depois de um tempo que notei que o livro era juvenil, mas, como não tenho problemas com isso, decidi continuar.

A história é bobinha também, mas prendeu minha atenção. A construção dela remetendo ao Pyramid, os capítulos curtos, tudo isso fez com que, o tempo todo, eu quisesse saber o que vinha depois.

Apesar de dar pra deduzir quem manda os bilhetes, como eles foram parar lá e o final da história ainda assim é um livro legal.

Ítala 27/04/2013

Em "Amanhã Você Vai Entender" Miranda é uma garota de 12 anos que estuda o 6º ano e mora com sua mãe em Nova Iorque. Miranda tem um melhor amigo, o nome dele é Sal (igual ao nome do meu gato). Eles se conhecem desde que eram bebês, já que suas mães também são amigas. A mãe de Miranda conseguiu ser aceita para participar de um desses programas de TV com convidados normais e celebridades, cujo prêmio é um bom dinheiro (tipo aquele programa da 'chave' que tinha na Rede Tv). Ela, Miranda e Richard - seu namorado - estão estudando para que ela possa, dali a algumas semanas, ganhar o grande prêmio.

Quando não está em casa vendo TV ou ajudando a mãe a estudar para o programa que vai participar, Miranda está na companhia de Sal, como já falei, seu melhor amigo. Um dia, na volta para casa, um garoto que Miranda nunca viu antes, aparece do nada e dá uma surra em Sal, que, a partir desse momento, não quer mais ser amigo de Miranda.

Depois do afastamento de Sal, Miranda recebe um misterioso bilhete, dizendo que ela precisa ajudar alguém a salvar a vida de um amigo. Na hora ela não acredita muito, mais outros bilhetes chegam para provar que, a pessoa que escreve os bilhetes, sabe mesmo o que vai acontecer...

Kaly Schnapp 10/05/2024

" O tempo é um anel todo cravejado de brilhantes
- sem começo nem fim; cada pedra ,um momento..." ??

amanda 27/03/2013

Amanhã você vai entender
Miranda é uma jovem de 12 anos que mora em Nova York. Tudo muda para ela quando, seu melhor amigo Sal, apanha de um outro garoto e a partir daquele instante deixa de falar com ela. De repente surgem bilhetes, que vão trazer ainda mais mistérios para a trama. Ao longo da história, passaram várias hipóteses pela minha cabeça, e todas estavam erradas. O final era algo totalmente diferente do que eu esperava. Mas foi satisfatório.
É um bom livro para se ler numa tarde calma, eu recomendo.

Mariana Storck 23/03/2013

Amanhã você vai entender
Bom, pra começar uma única palavra pra descrever o que achei do livro: INCRÍVEL. Amei demais esse livro, uma história completamente diferente tudo que já li, de todos os livros da minha estante (que não são muitos).
o livro conta a história de Miranda, uma garota de 12 anos. E não, ela não é popular, não está apaixonada pelo garoto mais lindo da escola e nada dessas babaquices que vemos nos livros famosos de hoje em dia. Ela não reclama em nenhum momento de não ter muitos amigos, e nem de ser pobre, não tem relacionamento conturbado com ninguém. Muita gente deve me perguntar: E então aonde está a emoção da história? Está aonde ele exploram uma lado mais complexo e que faz a gente ficar maluco só de ler eles tentando explicar a viagem no tempo.
Eu amo os livros que me fazem querer devora-los em um dia, pena que não tenho tempo pra isso, mas digamos que eu terminei em um dia e meio. Eu me senti como se fosse a própria Miranda, tentei descobrir os mistérios dos bilhetes (e consegui descobrir junto com ela) e passei a pensar como ela. Sabe aquele livro que depois que você acaba quer ser como a personagem principal? Aconteceu isso comigo, e o mais estranha é que ela tem apenas 12 anos e conseguiu me impressionar.
Me surpreendi com a história e isso é o que mais gosto de sentir quando termino um livro. Superou todas as minhas expectativas, e olha que elas já estavam altas.
Merece as minhas cinco estrelas e entrou pra minha lista de favorito.

Mari 24/01/2013

Cronologia?
LINK DA RESENHA: http://lereconhecer.blogspot.com.br/2013/01/resenha-amanha-voce-vai-entender-por.html

Mais um daqueles livros que tive interesse em ler sem ler a sinopse. Me interessei por causa do título, que é uma frase que o meu professor de matemática do ensino médio sempre disse quando concluía reflexões sobre a vida, falava sobre planos futuros: “Não entendeu? Não tem problema. Amanhã você entende”. Ao final, é bem isso. Alguns fatos podem ser irrelevantes, mas no futuro, talvez tenham importância e façam compreender certas circunstâncias do presente. Outro fator que me fez ter interesse é a capa: lindíssima e chamativa!

A obra é narrada em primeira pessoa por Miranda Sinclair, uma garota de 12 anos. Confesso que pensei que a protagonista seria mais velha, mas a linguagem que a autora emprega condiz com uma pessoa desta idade. A história se passa em Nova Iorque, no ano de 1979 e digamos que não é narrada na ordem cronológica.

Mais de 70% dos capítulos – não há índice/sumário; tentei contar 2 ou 3 vezes, mas me perdi e achei melhor deixar em porcentagem aproximada – iniciam deste modo: “Coisas…”. Exemplos: “Coisas que marcam”, “Coisas que desejamos”. Afinal, quando não há melhor palavra para expressar, sempre sai um “coisa”, né? rs

A Miranda tem uma rotina: casa-escola-casa, às vezes, idas às casas dos colegas. De certa forma ela é independente, levando em consideração a idade que tem. Tanto é que ela é uma “criança-chave” – “crianças que têm a chave de casa e ficam sozinhas depois da escola até o adulto chegar para fazer o jantar”. Bem, eu fui uma dessas crianças, ainda mais por ser filha única, portanto, me identifiquei com a Miranda.

Gostei da história, de certa forma se enquadra em um suspense. Na verdade, ao final, acredito que para entender o livro, pode-se pensar em um aparato de Harry Potter – o qual não nomearei porque revelaria o enredo. A trama envolver questões filosóficas. Após a leitura, é bom refletir sobre essa história.

Mais resenhas no blog: http://lereconhecer.blogspot.com.br/

Kevin Kretzu 30/12/2012

Uma história simples e cativante. A prova de que podemos sim julgar um livro pela capa. Comprei quando não tinha perspectiva nenhuma de encontrar algo novo após ter lido o último livro da série "Harry Potter". Vale a pena ler a história. Um final surpreendente!

Carol 15/12/2012

Amanhã você vai entender
A história se passa no final dos anos 70, em Nova York. Miranda e seu melhor amigo (e vizinho) Sal voltam todos os dias juntos da escola, mas em uma dessas voltas para casa seu amigo é agredido, até então sem motivos, e depois disso Sal se afastou de Miranda. Um estranho pode ter invadido sua casa, aparentemente não roubou nada, mas uma série de bilhetes começam a aparecer, e o pior é que esses bilhetes dizem que Miranda deve escrever uma carta para evitar a morte de um amigo.
Confesso que me interessei pelo livro devido à capa, mas quando fui comprar me decepcionei com a finura, é um livro bem curto tem 222 páginas, a história prende o leitor do começo ao fim, TODOS os personagens são mega importantes, deve-se prestar muita atenção em cada um, só assim para descobrir o enigma do livro.

Lodir 16/07/2011

Miranda é uma menina de doze anos que mora em Nova York nos anos 70. Ela conta seu cotidiano em “Amanhã Você Vai Entender”, lançado pela editora Intrínseca em junho. Morando com a mãe, ela conta como a ajuda a participar de um programa de perguntas e respostas na TV, como é sua rotina na escola, como é sua relação com os amigos (incluindo uma garota esnobe e um amigo que passa a ignorá-la), entre outras coisas. Essa é a parte boa do livro.

Então Miranda começa a receber uma série de bilhetes anônimos e estranhos. A pessoa que os escreve sabe de acontecimentos envolvendo Miranda – coisas que ainda não aconteceram. Depois de cada bilhete, o que estava escrito realmente acontece, deixando-a perplexa. O autor pede que ela não mostre os bilhetes a ninguém, e também que escreva uma carta. Paralelamente, pertences de conhecidos de Mirando somem de forma inexplicável.

A narração lembra “A Menina Que Roubava Livros”, outro livro da mesma editora. A leitura de “Amanhã Você Vai Entender” é ágil, tanto pelo tamanho da obra (220 páginas) quanto pelas descrições diretas. Ainda assim, é um livro meia-boca. O mistério em torno do livro é muito, muito fraco. Tirando quatro bilhetes e dois pertences roubados, nada mais acontece com relação a isso em todo o livro. O “segredo” não é suficiente nem mesmo para sustentar um livro curto. O final decepciona, e muito. Nada é explicado e tudo acontece de forma rápida, sem convencer o leitor e deixando a desejar. A sensação ao terminar o livro é a mesma de comer uma bolacha Água e Sal: não é ruim a ponto de causar arrependimento, mas também não é bom a ponto de dar muito prazer.

Charlie 29/07/2011minha estante
caramba, eu entendi as coisas perfeitamente, hahha. Mas eu achei que realmente o foco total nem era no mistério, e sim no... sei lá, na vida da Miranda, talvez, o que mais me encantou foram os detalhezinhos dela, os pequenos momentos, a preza da infancia e coisa e tal. Eu sou muito assim, e acho que esse livro foi feito pra pessoas como eu, sei lá.