Desaparecido para sempre

Barão de Paranapiacaba

Resenhas - Desaparecido para sempre

Duda 17/12/2021

4.5
Amei! Ficou no top 3 pra mim dos livros do harlan, achei o mistério bem construído, os personagens interessantes, e o enredo ótimo! Fiquei eletrizada lendo. Queria que tivesse aparecido mais sobre o Squares e não entendi muito bem o epílogo, de resto eu amei kkkkk

hgde_almeida 09/12/2021

Postei e saí correndo
Eu particularmente detesto livros que intercalam capítulos entre primeira e terceira pessoa. Acaba destoando um pouco o fluxo da narrativa e deixa possíveis deduções muito óbvias. Aqui, em Desaparecido Para Sempre, temos Will, nosso protagonista, narrando os acontecimentos em primeira pessoa, e qualquer outro capítulo que não tenha ele em cena, em terceira.

Isso pode ser algo leviano de se reclamar? Um pouco. Mas o ponto é que estar dentro da cabeça do protagonista o tempo todo é algo meio arriscado em thrillers. Primeiro: redundância de fatos e pensamentos. Isso acontece muito aqui. O protagonista fica divagando em pensamentos repetitivos sobre sua amada, por exemplo, de forma muito exagerada. Chega a ser piegas, mas vou levar em conta que ele foi escrito pra soar desse jeito. Segundo: a partir do momento em que ele narra as coisas do ponto de vista dele, fica claro que nada de perigoso o suficiente para acarretar em sua morte irá acontecer. Se em algum capítulo a narrativa mudasse para terceira, isso vindo do ponto de vista dele, a morte seria certa. Já vi isso acontecer em muitos outros thrillers. É bem anticlimático.

Agora, indo para a narrativa. O plot principal é muito bem trabalhado. Aquele tipo de mistério que nos deixa mortos de curiosidade para desvendar. Entretanto, aqui o autor rouba um pouco e usa elementos narrativos um pouco preguiçosos para surpreender quando o protagonista ir descobrindo algumas sequências de fatos, isso porque acontece nos capítulos em terceira pessoa. É uma estratégia um pouco preguiçosa para poder conectar todas as pontas. Funciona? Em certo ponto, mas não deixa de ser algo a se pensar. Seria mais simples manter a narrativa inteira em terceira pessoa.

Os plot twists aqui surpreendem demais. O Harlan tem uma construção narrativa muito inteligente, principalmente se tratando de frases de impacto e foreshadows que funcionam. Todo fim de capítulo tem algum acontecimento ou descoberta que mantém o enredo instigante, e ele mantém esse ritmo até o último capítulo.

O terceiro ato é bem estruturado. Não é simplesmente um amontoado de revelações, tá bem dosado. Tudo parece estar se encaminhando para o final quando novas revelações surgem e deixam a gente de boca aberta. As subtramas são resolvidas efetivamente, por mais que uma ou outra ali não agregue muito na história principal.

No final das contas, Desaparecido Para Sempre é uma história bem escrita e divertida. Os meios narrativos falham algumas vezes, e esse foi o fator decisivo para a nota dada, mas sinceramente o saldo é mais positivo que o contrário. Eu teria dado umas dez páginas a mais para preencher algumas pequenas lacunas que ficaram meio vagas, como o destino de certos personagens por exemplo.

site: @flop.literario

@estantedamarcia 09/12/2021

Nunca tinha lido nada de Harlan, me apaixonei, pela sua escrita, pela forma que desenrolar a história.

Sabrina320 06/12/2021

Surpreendente
Que enredo mais surpreendente e envolvente!
As coisas vão tomando rumos que não dá pra imaginar! Gostei bastante!

Kethy 27/11/2021

Primeiro livro q eu li do Coben e gostei muito. As expectativas foram alcançadas. Quero ler mais, com certeza.

Mari 22/11/2021

o melhor livro de suspense do século!
Sabe o que é um livro com plot twist do inicio ao fim? Esse livro foi assim. Não tem um momento de paz, quando você finalmente acha que tudo se resolveu vem o plot e...UAU
Quebrou minha mente de uma maneira---
kyuusei 17/12/2021minha estante
amg, você entendeu o epílogo? E SIM ESSE LIVRO É TUDO TUDO TUDO

Gi 21/11/2021

Livro bom
Mais um livro que leio do autor e que não me decepcionou nem um pouco, um suspense ótimo, um pouco parecido ou outro que li do outros. Queria que o final fosse diferente, mas mesmo assim foram 4 estrelas.

.....4 15/11/2021

Que sabor delicioso de livro
Harlan coben é um dos meus autores favoritos.
Que livro bom, o começo achei bem lento mas depois da página 60 a leitura fluiu muito, li muito rápido.
Cada plost do livro que eu fiquei ???
E o final então eu fui feito de palhaço ?
Biel 19/12/2021minha estante
Uma das minhas leituras atuais. Tô amando demais ??????????

Biel 19/12/2021minha estante
E Harlan Coben é sem comentários. Perfeição ??????????

Maria1691 02/11/2021

Desaparecido para sempre.
E mais um livro do Harlan que fui feira de trouxa kkkk.
Tem como a gente descobrir as coisas bem antes em alguém livro dele ?
Eu nunca consigo decifrar as coisas e sou sempre feita de besta kkkkk

Willsp 02/11/2021

A + desagradável das vdds é preferível á + bela mentira
gostei muito da escrita do Harlan e rapaz o que foi aquela reta final? uma put@ reviravolta, tudo perfeitamente interligado, não sabia mais no que acreditar e minha cabeça tava explodindo já de tanto querer saber a verdadeira versão. O livro é mil vezes melhor do que a série - minha mente fez um trabalho bem melhor - e olha que eu demorei meses por ter deixado ele em stand-by por conta da facul, mas consegui me reconectar e foi show.

Rose 25/10/2021

Há anos a família de Will sofria por conta da acusação de assassinato que pesava sobre a cabeça de seu irmão Ben.

Mas a morte recente de sua mãe,  vítima do câncer, parece ter reaberto a dor da ausência, ainda mais quando ela diz a Will que seu irmão ainda está vivo.

Como? Onde? Por quê? Eram algumas das perguntas que pipocavam na cabeça de Will. E na sequência, quando sua namorada vai embora sem maiores explicações, mais perguntas surgem.

Enquanto tenta descobrir os motivos de Sheila ter ido embora, Will volta a questionar os acontecimentos de 11 anos atrás que culminaram na morte de sua ex-namorada e da acusação que pesava em cima de seu irmão.

Ele e seu amigo Square acabam descobrindo que Sheila não é quem sempre fingiu ser. Que seu passado é mais obscuro do que se podia imaginar. Para piorar, são grandes as chances do envolvimento dela com Ben, tornando toda a relação dela com Will uma grande mentira.

Sua procura pela verdade acaba colocando Will de frente ao Fantasma, um assassino frio e cruel que era amigo de infância de seu irmão.

Quanto mais mexe na história de sei irmão e de Sheila, mais perguntas surgem e mais perigosa fica a história.

Apesar de todo o perigo, Will não vai desistir. Ele quer a verdade, seja qual for. Seu irmão é o verdadeiro assassino? Quem era de fato Sheila? As mortes das duas mulheres que amou estão ligadas? Seu irmão está vivo?

Em um enredo cheio de surpresas e reviravoltas, acompanhamos Will em busca da verdade.

Uma verdade que vai mudar sua vida para sempre. Onde os maus podem ser no fim os mocinhos da história.

Só dou um alerta, a emoção vai até o último ponto final. Um livro para quem gosta de um ótimo quebra cabeça.

site: https://www.instagram.com/fabdosconvites/

MelAnia.Rafaela 22/10/2021

Daqueles que você precisa ler só mais uma página.
Esse foi o meu primeiro contato com o autor. Não gerei muita expectativa, foi uma sugestão de grupo de leitura e não me pareceu muito interessante. A capa do livro da edição da Arqueiro ajudou a não criar expectativas (as editoras precisam urgente se dedicar mais na criação das capas), mas o livro foi uma grata surpresa. É um livro que mudo de rumo o tempo todo. Sempre que você acredita que já sabe onde a história vai dar ela muda de curso e te surpreende. Certamente lerei outros livros Harlan Coben.