Ao cair da noite

Ao cair da noite Stephen King

Resenhas - Ao Cair da Noite

Wilza.Alves 01/04/2023

Não é a melhor coletânea que já li do mestre King, mas está longe de ser ruim, tem vários contos ótimos, meus favoritos foram N e A corredora. Vale a pena a leitura.

Pablo 13/04/2013

Leitura de retorno
Andava uns tempos afastado do King quando peguei esse livro. De certa forma, tinha criado uma birra com o autor após ler tantas de suas obras. Birra essa que compartilhava com vários amigos fãs do autor. Em conversas sobre os trabalhos do King, tínhamos chegado ao consenso de que ele criava tramas fantásticas e fazia questão de cagar com tudo no final. Opinião que compartilhávamos com milhares de leitores ao redor do mundo e que o King pelo jeito conhecia muito bem, como deixou bem claro nesse livro.

Pois bem, após um longo tempo de separação comprei esse livro sem me deixar levar por nenhuma expectativa, com a mente limpa, por assim dizer. E que bem isso não me fez. Passei a enxergar as obras de King com outros olhos, talvez mais maduros, e gostei muito do que encontrei nas páginas da publicação. Percebi que Stephen King continua tão afiado quanto era em minha adolescência.

Adorei contos como Willa, A corredora, A bicicleta ergométrica (meu favorito) e Mudo. São histórias curtas, algumas com momentos tocantes, outras cheias de detalhes interessantes e cenas bem construídas, mas que conquistaram meu coração de leitor e me lembraram dos motivos pelo qual li tantas obras do autor. Claro que nem tudo é perfeito, e achei alguns contos bem meia boca, como O sonho de Harvey e Tarde de formatura. Eu ainda não sabia o que ele estava tramando pro final.

E lembra daquele papo que o King sempre caga no final? Pois bem, nesse livro ele leva a fama até as últimas consequências e, literalmente, afunda o leitor em merda! E faz isso de forma tão magistral que na maioria dos reviews que li sobre o livro o conto No maior aperto é apontado como um dos grandes favoritos da publicação. Não tive como não conter as risadas ao ler o conto assim como a explicação do autor do que o motivou a escrevê-lo. Ali, vi todo o bom humor de Stephen King, um mestre contador de histórias para quem tiro meu chapéu.

Livro mais do que recomendado para fãs do autor e a todos que gostem de boas histórias!

Cleudna 12/03/2021

Sensacional
Neste livro temos 13 contos, alguns são engraçados e outros bem nojentos.
Vou falar um pouco sobre alguns.
Willa - este é o primeiro conto do livro, temos o personagem David que está esperando em uma estação, pois o trem no qual viajava descarrilou, mas sua noiva Willa desaparece, e ele então caminha em direção à cidade para procurar por ela e descobrir o que está acontecendo.
A corredora - Emilly está sofrendo por causa de uma tragédia que aconteceu recentemente, então como uma válvula de escape ela começa a correr. Seu marido fica sabendo que ela exagera neste hábito até csir de exaustão e discute com ela até que a situação fica insuportável e ela decide se afastar indo para a casa de praia do pai, mas as coisas não acabam do jeito que Emilly planejou.
O sonho de Harvey - Janet é casada e tem três filhas que já saíram de casa e vivem a própria vida. Sua vida é bastante calma e ela já está entediada da calmaria. Um dia seu marido a surpreende quando começa a contar um pesadelo que teve na noite anterior e ela começa a duvidar da realidade daquele dia.
A Bicicleta Ergométrica - Após fazer um check - up Richard descobre que está com o colesterol alto, e o médico diz que ele precisa mudar o estilo de vida ou vai morrer.
Richard compra então, uma bicicleta ergométrica e a coloca em frente a uma parede. Ele é pintor e decide ilustrar a parede para que seus exercícios sejam mais atraentes, mas as coisas começam a fugir de seu controle quando a pintura se modifica.
N - Dr. Bonsaint é um psiquiatra que está tratando um paciente com toque, ele identifica esse paciente somente como N, e a obsessão deste paciente é orgsnizar e contar tudo, e sempre deixar as coisas em pares, até que um dia tudo piora e N perde o controle.
O gato dos infernos - Halston é um assassino de aluguel que recebe um serviço bem estranho, matar um gato. Ele leva o serviço a sério, e vai até a casa do cliente pegar sua vítima.
Não vou falar sobre todos, mas a leitura destes contos é bem interessante. No final do livro temos uma nota do King sobre como surgiu a ideia de escrever.

Cynthia.Grezzani 30/06/2021

infelizmente não veio ai.

esse livro é o que se pode esperar de um compilado de contos: apesar do King explorar suas diversas habilidades narrativas, a qualidade de cada história varia bastante. Encontrei algumas histórias muito boas, mas a maioria foi mediana.

acho que também não li esse livro num momento muito bom, esse mês eu já estava bem desgastada, e só li pra provar que o livro recém lançado pelo autor não representa em NADA as qualidades pelo qual o King é conhecido, e no final foi uma leitura que se arrastou mais do que deveria.

acredito que pegar esse livro mais uma vez não seria má ideia (daqui a um ano, pelo menos), mas no momento vai ficar com três estrelas.

Frri 12/03/2022

Simplesmente fantástico
Sendo sincero, demorei bastante para adentrar no universo de Stephen King - comecei neste ano, sendo Carrie a primeira obra que li do escritor. Com essa coletânea, pude ter um maior panorama da grandiosidade que seu nome carrega. O que mais me impressionou é a sua engenhosidade, como ele consegue lidar bem em criar tantas temáticas diferentes. Contudo, devo dizer que há uma peculiaridade em seus contos. Sua "marca registrada". Não sei dizer bem o que é, mas acredito que seja o modo como os personagens se expressam. Também sempre há um certo humor pairando nessas histórias, por isso que se tornam tão gostosas de ler.

Enfim, espero ter um próximo encontro com os contos dele. Estarão sempre bem-vindos na minha estante.

Janaina 30/10/2023

Adoro King...
...então sou suspeita para falar. Seus contos, até qdo não são tããão bons assim, são ótimos.
O único que realmente tive dificuldades para concluir foi o último, mas é que tenho um problema com escatologia em geral.

Wilgner 25/10/2020

Uma coletânea de contos onde na minha opinião os melhores foram: Posto de parada, A corredora, N, Mudo, No maior aperto e O gato dos infernos que pra mim foi o melhor de todos mesmo sendo um conto curtinho. Os outros ficaram na medida de razoável e que não me entreteram muito.

João 06/10/2014

Não adianta!O King de uma maneira ou outra acaba nos surpreendendo!
Cada vez que inicio um livro dele fico imaginando o que ele fará surgir nas páginas do livro.Sempre é uma surpresa,por mais louca que seja!

Não curto muito ler contos por que acho que deixam muito a explicar.
Muitas vezes a coisa não é resolvida,tem que ficar por conta da sua imaginação.E talvez o interessante seja justamente isso!

Como a maioria dos livros de contos,tem alguns muito bons,outros não tão bons assim.
Mas como tem vários contos excelentes,a leitura é diversão ou horror garantido!

Destaque para os contos:
A Corredora
A Bicicleta Ergométrica
As Coisas que eles deixaram para trás
N.

Mas sem dúvida O Gato dos Infernos e No Maior Aperto deixam qualquer leitor de boca aberta.Não tem como não apreciar e aplaudir de pé esses dois contos.Impressionante o que o King pode criar com uma simples visita à um banheiro químico.Sempre que chegar perto de um desses vou ficar com a pulga atrás da orelha!E gatos,bem,vou ficar longe deles por um bom tempo também(por precaução)........

E pra finalizar,no final do livro tem uma notinha do King explicando a origem dos contos,o que torna a leitura ainda mais interessante!
Luis 06/02/2015minha estante
Concordo com vc, No maior aperto foi o melhor.

Natália 16/07/2020

Stephen King é o nome (parte 5)
Eu comprei o livro “Ao cair da noite” porque queria ler o conto “N.”, e ponto.
Esse conto foi publicado pela Dark Side, junto com a Marvel Comics, em formato de HQ.
Todo livro da Dark Side é lindo!
Capa dura.
Diagramação perfeita.
Bem feito e bem acabado.
Ótima qualidade.
E, por conta de tudo isso, caro.
Então eu não comprei a versão linda da Dark Side, mas pesquisei e descobri que essa história era um conto no livro “Ao cair da noite”.
Então, comprei o livro de contos, afinal é Stephen King, e seus contos sempre são sensacionais (já falei sobre alguns no post “Stephen King é o nome (parte 2)”: https://www.facebook.com/radialistaeonome/photos/a.110570267137458/124030899124728)

Aqui, temos 13 contos.
Cada um com a sua peculiaridade. Todos te absorvem pra história.
São histórias curtas, com cenas e personagens bem construídas, intensos.
Aqui ele constrói narrativas que brincam com a realidade, será que o que vemos realmente existe? Será que aquele TOC sutil que temos, é apenas sutil mesmo? Tornar um hobby uma obsessão, quando sabemos o limite? Enfim, King brinca com a nossa mente, novamente, em todos os 13 contos.
Alguns são muito bons, alguns ok... não achei nenhum ruim, “Tarde de Formatura” pra mim é o mais ‘mais ou menos’, mas todos são estilo King.
Não vou falar de todos, afinal, pode rolar muito spoiler.
Vou falar dos que eu mais gostei, brevemente.
“A Corredora” a forma como começa não te diz nada sobre o que vem pela frente, um bom suspense.
“Bicicleta ergométrica”, quando a arte ganha vida, uma mente conturbada, sensacional.
Arrisco dizer que é meu favorito.
“As coisas que eles deixaram para trás”, tem seu suspense, mas principalmente é tocante. Retrata o 11 de setembro e o peso dessa tragédia em muitos corações.
“N.” perturbador. Valeu comprar o livro por causa dele.
“Ayana” é muito bom, falando sobre os milagres... mas eles nem sempre são uma dadiva, podem ser um fardo também.
“No maior aperto”, é nojento, angustiante e um bom fechamento para o livro. Li por aí que King fez de propósito, pois todo mundo reclama que ele “caga nos finais dos livros” (o que costuma ser verdade). Então, ele literalmente cagou nesse conto final.
Se foi de propósito, esplêndido! E se não foi, putaquepariu, esplêndido também!

Mas na verdade, o que fecha o livro são as “Notas do Cair da Noite”, onde o autor fala como, quando e porque escreveu cada conto. Mostrando um pouquinho do que passa nessa cabeça sombriamente genial.

Recomendo a leitura.
Li aos poucos esse livro.
Degustei cada conto. Exceto o último, que mexe com o estômago... rs

(Publicado originalmente na página "Radialista é o nome")

site: https://www.facebook.com/radialistaeonome/photos/a.110570270470791/172736414254176/

Taka 03/04/2023

Interessante
Uma coletânea muito boa, os contos mais longos foram os melhores e os meus favoritos foram "N" e "a corredora".

tg.martinz 07/04/2023

Primeiro livro de contos finalizado com sucesso!
Eu me torno repetitivo de tanto que enalteço essa escrita características que apenas o King tem e foi muito bom e positivo para mim ter essas histórias breves e bem escritas, durante esse mês mega corrido da minha vida que não consegui ler no ritmo de sempre, para me fazer companhia.
Nessa coletânea nós temos diversos contos com a morte como tema central, porém, cada um retratando ela da sua forma singular.
Meus favoritos foram:
1) N - Simplesmente o melhor de todos, desde a construção da trama e da atmosfera até o desfecho final.
2) A corredora - Outra história angustiante mostrando a maldade do ser humano.
3) As coisas que eles deixaram para trás - a mensagem desse conto mexeu comigo.
4) Gato dos Infernos - A princípio não tinha gostado, porém, reli ele junto a uma amiga em uma noite que passamos juntos e foi incrível. Muito bom mesmo.
5) Bicicleta Ergométrica - Outra história com uma mensagem muito boa (mesmo que seja bem viajado a forma de passar essa mensagem).
Enfim, muito bom ter essas histórias mais breves a nossa disposição para podermos ler e reler ao nosso bel prazer.

Kit 14/03/2021

Conclui esse livro da primeira vez em 29/03/2019, praticamente dois anos atrás e consegui me lembrar perfeitamente de alguns contos, mas de alguns deles (os chatos) não lembrava de nada. Acho que, apesar de nesse livro ter o conto que eu mais gosto do king (N.), ele também traz alguns dos contos mais chatos...
Nota geral 7/10.
Ana 18/10/2022minha estante
N. também está sendo meu preferido até agora

Thay.Santos 06/01/2021

Incrível como sempre
Cada livro do king lido trás aqiela sensação de que ele poderia fazer uma história de terror ou suspense com qualquer coisa e esses contos são a prova disso, assuntos super aleatórios que viram uma história incrivel. Recomendo para todos (mas fiquem longe do último conto dirante as refeições quase me fez vomitar)

Carol Nery 20/02/2020

Ótimos contos
Então, eu sempre fico com as orelhas em pé quando começo um livro de contos do King.
Esse é um daqueles que surpreende pela qualidade... Muito bom. Gostei de vários dos contos. Nenhum me deixou com a sensação de "o que King quis aqui"... Coisa que aconteceu mesmo quando li Tripulação de Esqueletos.

Ciro 24/07/2012

45 do segundo tempo
Tava decidido a dar 3 estrelas para esse livro, porque tem uns poucos contos meio ruins ou sem sentido, mas aí o Stephen King guarda o melhor conto para o final.

E para aqueles contos sem sentido, no final de tudo, ele coloca as notas - mesmo já prevendo a crítica de alguns que dizem que essas não devem ser colocadas.

Resumindo, um livro com ótimos contos, um último conto excelente, e praticamente uma conversa intima com o autor, nas notas finais.

Como todo livro de contos, apenas não aconselho ler todo de uma vez, para ter tempo de refletir sobre cada um deles - o que fiz foi ler 2 ou 3 contos entre um e outro romance que eu lia. Se demorou a acabar? Não, apenas aproveitar por mais tempo.