Ao cair da noite

Ao cair da noite Stephen King

Resenhas - Ao Cair da Noite

Wander.Santos 16/09/2021

Primeiro livro de contos mais curtos que leio dele e adorei demais! Um ou outro que achei só bom? mas teve vários marcantes? N, o do WTC, o primeiro que é muito bom e o último que deu tantos sentimentos extremos haha

Edi Marcus 26/12/2021

Fascinante e surpreendente em todos os sentidos. Contos curtos que prendem o leitor. Stephen King é terrivelmente criativo.

Ina 15/02/2022

Tem uns contos que te prendem mais que os outros, o primeiro é mto bom.
Ainda prefiro as historias maiores do stephen king mas os livros de contos tambem é bom

@ale_raposo 05/11/2022

Não dá para negar que esse é um dos livros de contos mais chatos de tio King. A maioria muito prolixa e enorme.
Caso você procure um livro de contos de King,não recomendo começar por esse.

Marcio Izidoro 28/10/2023

Mediano
Mais um livro de contos do mestre, mas esse é bem mediano, com contos muito ruins, e 2 muito bons (na minha opinião, lógico).
Mas é um livro do Mestre, então, mesmo assim, vale a pena:

Willa - 4/5
Mudo - 5/5
Ayana - 3/5
No maior aperto - 3/5

C.Stavarengo 27/12/2013

No geral, um bom livro. Alguns contos são bons, uns nem tanto. Destaco Ayana, A Corredora, O Gato dos Infernos e N. Mas o melhor de todos é o último. No Maior Aperto é um dos maiores contos do livro e o que li mais rápido.
Luis 06/02/2015minha estante
Concordo com vc, No maior aperto foi o melhor.

Maria 12/01/2023

Primeiro livro do ano! Claro que é Stephen King ?

Livro de contos, alguns legais e alguns de arrepiar a nuca! Não dá pra falar de todos aqui, fui comentando nos históricos? mas leiam ?N.? ?

????????

Tayla Christie 13/11/2020

Um livro de contos
Novamente King se mostra o excelente autor que é, te capturando e prendendo em poucas páginas.. São 13 contos curtos que vc pode ler em qualquer ordem..

O conto que mais gostei e me deixou aflita foi A Corredora onde, por ser mulher, pude sentir toda a tensão e o sofrimento que estavam naquelas páginas.. e quase me fez odiar King, mas ainda bem que termina do jeito que termina hahaha

Wagner Fernandes 21/04/2022

Altos e baixos do Mestre do Terror
AO CAIR DA NOITE
O que achei do livro:
Primeiro conto: "Willa".
Fantasmas, fantasmas...
Nota: 3,0
***
Segundo conto: "A corredora".
Que aflição! Você fica sem fôlego com todo o terror vivido por Emily.
Ótima narrativa, ótima descrição, ótimo desfecho.
Perfeito. Nota 5,0.
Dessa vez o King me surpreendeu.
***
Terceiro conto: "O sonho de Harvey".
Terrores urbanos da vida cotidiana. Premonição na mesa da cozinha numa manhã ensolarada de sábado.
Lembra aqueles episódios de "Além da imaginação".
Nota: 3,5
***
Quarto conto: "Posto de parada".
Um escritor para num posto na estrada e incorpora seu herói personagem para ajudar uma moça.
Gostei da história. Descobri que as histórias do King que tratam de pessoas comuns passando por situações complicadas são as que mais me agradam. É interessante como uma situação corriqueira (como voltar para casa dirigindo à noite na estrada após uma reunião social) pode inspirar um conto tenso como esse. Comum. Mas o modo como o King escreve nos deixa imersos na cena e queremos saber como acaba. Às vezes termina bem.
Nota: 3,0 para esse. Talvez 3,5 pela trivialidade.
***
Quinto conto: "A bicicleta ergométrica"
Até uma consulta médica e uma taxa alta de colesterol fazem o King escrever uma história envolvente! Nada mais trivial do que um homem de meia idade precisar reduzir o peso e fazer exercícios, mas, claro... aqui é uma história contada pelo King! Trivial, mas não simples!
Nota: 3,5
***
Sexto conto: "Coisas que eles deixaram para trás". Objetos de vítimas do 11 de setembro assombrando um sujeito de meia idade que perdeu amigos no ataque ao WTC.
Conto bem chatinho. 😕
Nota: 2,0
***
Sétimo conto: "Tarde de formatura"
Jovem de ascendência estrangeira (tcheca?) passa uma tarde ensolarada na casa do namorado, filho único de uma típica família de classe alta e esnobe que não vê com bons olhos a "garota pobre" mas inteligente. De repente... BUM!
Conto fraco, porém melhor que o anterior.
Nota: 2,5
Oitavo conto: "N."
Paranoia com números, TOC, psiquiatra e a "coisa" de olhos amarelos.
Este conto é mais extenso e está bem envolvente. Perturbador tanto para o.paciente quanto para o médico e o personagem que lê o estranho relato.
Como terminará? Será que "a coisa" é "a COISA" de "It, a Coisa"?
Mas que coisa, não!?
"N." também me lembra bastante H. P. Lovecraft e aquele terror primitivo que ele sabia bem escrever. Quem já leu Lovecraft sabe do que falo.
De fato, o King claramente se inspirou nele para este conto. Até o nome "CTHUN" tem referência a "Cthulhu".
"N." é um conto perturbador. Loucura, paranoia, terrores ocultos de eras ancestrais. A narrativa é cativante como um conto de Lovecraft. Impossível não imaginar o cheiro de mofo, madeira velha, umidade, porões escuros, pedras limosas, folhas velhas...
Nota: 4,0
***
Nono conto: "O gato dos infernos".
O King tem alguma obsessão por gatos.
Neste conto, um velho numa cadeira de rodas contrata um matador profissional para eliminar... um gato. Mas qual seria o motivo?
Minha nota: 3,5 para o início, que prometia uma história arrepiante, mas o final... 3,0.
***
Os contos 10 e 11, "The New York Times a preços promocionais imperdíveis" e "Mudo" começaram razoavelmente bem, mas desandaram pra mesmice chata.
O 12°, "Ayana", foi interessante. Quem leu "À espera de um milagre" vai perceber as referências, e talvez "Ayana" explique de onde vieram os poderes do personagem de daquele livro. Gostei. Poderia ter sido mais explorado. A menininha, o fuzileiro, o protagonista/narrador.
Agora vou para o último conto. Até o momento só TRÊS foram bons pra mim.
1° A corredora: nota: 5
2° "N.": nota 4
3° "Ayana": nota 4
***
Décimo terceiro conto: "No maior aperto"
AAAAHHHH! QUE NOJO!
Que situação!
Nesse último conto o King caprichou!!! Kkkkkkk
Que angústia!
Essa história tá uma MERDA! (literalmente!!!)
Esse conto deveria se chamar "O [[*****]]". Não se escandalize. "O [[*****]]" aparece umas cem vezes no texto. E com razão! O que esse sujeito fez com o protagonista vai fazer você querer vomitar! 🤮🤮🤮🤮
O final foi legal.
Nota: 4,0
***
Um menção honrosa para as notas de King no final. Interessante saber o que o levou a escrever cada conto.

Thales 24/10/2020

REI É REI
Pago um pau para o King, sim. Minhas primeiras leituras foram dos contos do Mestre.
Como sempre, às vezes, o horror sobrenatural é suplantado pelo horror humano.

Dadá 03/08/2020

Genial
Acredito que Stephen King é único e genial.
"Ao cair da noite" é um livro de uma reunião de contos do autor. Tem contos sobre morte, crimes, premonições, suspense tudo com o terror de King.São treze contos:
Meus preferidos foram "A bicicleta ergométrica" (psicológico, irônico, maluco); N. (genial, tenso); The New York Times a preços promocionais (fofo).

Luis 06/02/2015

Descobrindo um novo gênero
Pela primeira vez leio um livro de Contos. E que ótima primeira impressão!

Gostaria de compartilhar meu prazer em entrar nestes universos tão cativantes, pois na maioria dos contos, não consegui desgrudar os olhos deste livro.

Dou destaque a 3 Contos, que colocarei não em ordem de paginas do livros, mas sim, em forma de ranking pessoal

3º A Corredora - Não consigo descrever a angustia que senti enquanto lia as paginas deste conto. Pois, fica impossível com S. King achar que tudo ficará bem no final, pois pode não ficar.

2º N - Quase entrei na paranoia do cara. Gostaria muito mesmo de conhecer este campo mencionado no conto. Fico curioso com temas como este, de universos paralelos. Mas neste caso, só curioso, sem visitas.. rsrsrsrs

1º No maior aperto - Parece que ele fez de propósito, colocando o melhor conto no final do livro. A angustia que o personagem passa em seus momentos de tensão são facilmente compartilhadas com quem esta lendo, pois em todos os momentos, não consegui pensar em outra coisa a não ser: cara, você tem que viver. LEIAM

Demorei muito para terminar este livro, pois por ser de contos, as vezes terminava um e seguia adiante com outros livros, mas super recomendo.

site: http://muitoalemdasaspas.blogspot.com.br/2015/06/muito-alem-de-ao-cair-da-noite-stephen.html
pagina_liter 09/11/2016minha estante
Foram os três contos que mais me prenderam também. Amei e entraram para a lista de favoritos

mari 30/11/2016minha estante
Penso assim também. Mas troco "N" por "A Bicicleta Ergométrica" :p

Allan Tancredo 10/06/2020

Ótimos contos
Os contos do começo são meio parados e em terceiro pessoa, acho que os três primeiros, mas depois disso engata de uma forma... N. para mim não tem comparação, me deixou meio bugado!

Resenhando Com Luke ® 17/07/2018

Resenha: Ao Cair da Noite - Stephen King
Voltando as origens do Blog novamente hoje venho falar de outra Coletânea de Contos de King. Ao Cair da Noite.
Primeiramente quero dizer que sempre fui louco pra ter esse livro, não pelas histórias, mas sim pela capa. Não sei porque mas ela me despertou uma vontade de ler Inexplicável. Quando finalmente consegui ler tive algumas surpresas boas e outras nem tão boas assim, vamos vê-las:

Willa

David está apaixonado, porém Willa sua paixão é diferente de todos que estão esperando pelo trem na estação.
Ele não quer sair de perto dela, mas por algum motivo, o pessoal que estão com eles não divide da mesma ideia e não querem sair da estação em que todos estão esperando o trem de jeito nenhum.

Esse conto é bem parecido com outro que li de King chamado: Você só pode dizer o nome daquela sensação em francês, pelo menos a ideia principal desse conto, onde parece que King quis nos dar uma ideia de como era o Inferno na visão dele.
Aqui acredito que ele quis mostrar como seria o purgatório ou o que existe após a morte, como um sentimento especial.
Um bom conto, vale a pena a leitura!

A corredora

O conto mostra a vida de Emily, que ao perder sua filha encontra conforto somente em uma coisa: correr.
Isso acaba a separando de seu marido, porém no decorrer da história descobrimos que ela precisaria disso. E muito!

Gostei do conto, pois relata uma coisa que realmente acontece com diversas pessoas que é a perda de um ente querido e como ela consegue lidar com isto, porque cada um consegue lidar do seu jeito, embora ela tenha escolhido uma maneira bem diferente.
Mostra também que as vezes você pode até não saber mas a escolha que faz hoje reflete seu futuro, para Em isso foi muito bom!
Alguns instantes fizeram eu me lembrar do livro: Gerald's Game de King.

O Sonho de Harvey

Harvey e Janet estão em sua casa, ele diz a esposa que teve um sonho ruim e sua esposa pede que fale dele, logo ela não sabe mais se quer mesmo saber o final desse sonho...
Conto muito pequeno, mas super bem contado, sem muitas explicações, o que fez a leitura durar pouco minutos. Mesmo assim, não se perde nada e você sente com Janet o dejavu que está por vir. Ou não! King gosta disso, nos deixar pensando o que vai acontecer agora.

Posto de Parada

Esse conto relata uma briga que acontece num Posto de gasolina.
Minha opinião: Não tem mais muito Mais o que falar desse que conto que não seria considerado spoiler, porém a ideia que captei do conto é a capacidade da pessoas mudar conforme a situação!

As Coisas que eles deixaram para trás

Esse conto fez eu ver os contos de King e seu jeito de contar histórias de uma forma diferente.
Eu era muito objetivo quanto ao que queria ao lê -lo e acredito que agora entendi o jeitão dele.
O conto tem o seu lado, sobrenatural e meio que arrepiante, porém a mensagem positiva que ela transmite é que se tivermos a oportunidade de ajudar Alguém devemos fazer, pois podemos até não saber, mas pode nos fazer muito bem!

Tarde de Formatura

Acredito que seja o menor conto do livro, mesmo assim gostei mais do que muitos outros.
Conta a história de algumas pessoas que estão se formando e descobrem que uma coisa terrível está pra acontecer, onde não se tem nem tempo para pensar o que poderia ser feito...
Apenas aceitar...
Triste, mas legal!

N.

É disparado o melhor conto do livro.
Nele King explora uma doença que não é muito falada, porém eu tenho certeza que muitas pessoas têm e nem sabem, o Transtorno Obsessivo, mas conhecido como TOC.

Um homem já desesperado decide contar a seu médico a história de como conseguiu a sua doença. E nessa de resolver contar sua história ele não imaginava o que estaria por vir e a bola de neve que isso ocasionaria.
King magnificamente nos mostra o sofrimento de uma doença e o quão a curiosidade pode matar o gato!

Muito bom o conto, super recomendo.

O Gato dos Infernos

Mano! Que conto.

Estava muito ansioso por ler esse conto pois muitas pessoas falaram que era o melhor do livro e na minha opinião é o 2° melhor perdendo apenas para N ...

O conto é outro que é contado muito rapidamente, porém de um jeito que te deixa catatônico, o gatinho que parece um ser tão bonito, tão calmo se torna realmente infernal e a partir daí Halston sofre pelos pecados já cometidos!

New York Times a preços promocionais imperdíveis

Outro pequeno conto que tem um pouco de vida pós morte e o dom da visão do futuro.
Uma mulher que acabou de ter uma perda terrível recebe uma ligação que a ajuda a se manter melhor com a perda e até a se manter com vida!

Acredito que muitos de nós que perdemos um enti-querido gostaria de receber a oportunidade que a personagem principal do conto recebe. Única e inesquecível.
Conto simples sem enrolação direto ao assunto. A ideia é familiar com a de Willa.

Mudo

Esse conto mostra a confissão de Monette, um velho com seus 70 anos, que decide se abrir e contar ao padre uma coisa que aconteceu em sua vida.
Certo dia ele estava viajando de carro e decide dar carona a um homem que parecia ser sudo-mudo.
Monette decide então contar sua história aquele homem, que talvez nem fosse escutar, acredito que faria isso mas para se sentir melhor, soltar um sentimento ruim que estava dentro de si.
As consequências disso só é vista depois, por esse motivo ele procurou o padre.
Gostei do final do conto e me surpreendido. Bom valeu a leitura.

No Maior Aperto

Stephen escolheu muito bem como terminar esse livro.
Escolheu sem dúvidas um dos melhores contos de coletânea.

A história conta o que aconteceu com dois caras que foram enganados e acabaram comprando o mesmo lote de terreno.
Isso ocasiona uma briga judicial pelo terreno, o que gera muito tritoa entre os compradores e donos do Lote.

O conto é muito bom, pois flui como um passe água no rio, a história atraí como poucas outras e você sente na pelo tudo que Curtis (personagem principal) está sentindo.

Senti muito nojo só de imaginar a cena.
Uma coisa que me surpreendeu e muito foi o desfecho que a autor deu ao conto. Nunca imaginaria que fosse ser tão brando. Até eu que sou de boa já estava imaginando 1001 maneiras de fazer o sujeito sofrer, Rsrs.

Mas King terminou bem seus contos, eu não gosto tanto quantos outros livros de Contos dele, porém teve mais histórias boas do que ruins, isso já fez valer a leitura!

Outra coisa que gostei muito são as Notas que King deixa no final do livro para nos explicar o motivo de escrever aquele conto, porque ele entrou nesse coletânea, o que ele sentiu ao escrever e essas coisas que nós fãs adoramos saber.

Bem espero que tenham gostado da Resenha e que ela ajude vocês a decidir se vale ou não a leitura, eu aconselho.

Um abraço e olhe bem se não esqueceu alguma luz ligada, o gás aberto, as bocas do fogão acesas, a janela aberta... Vai saber né?

Um abraço a todos!

Luke Novaes
RcL®

site: http://resenhandocomluke.blogspot.com/2016/07/resenha-ao-cair-da-noite-stephen-king_25.html

Alê 02/05/2022

Stephen King nunca decepciona. São contos ótimos com temáticas variadas. Pra mim o cinto de encerramento foi a chave de ouro.