Ao cair da noite

Ao cair da noite Stephen King

Resenhas - Ao Cair da Noite

Itchenco 02/06/2020

Depois de uma ressaca literária, nada melhor que o mestre do terror para despertar a vontade de ler. Leitura fácil e gostosa. Nada aterrorizante, porém, a maioria dos contos me prenderam a atenção.

Fátima Lopes 26/04/2013

Neste livro há contos regulares, outros bons e alguns realmente muito bons . O último conto é de tirar o fôlego (em mais de um sentido) ; também merecem destaque "A Corredora", "N" (perturbador), "O Gato dos Infernos" e "Mudo".

Emilia Yumi 12/06/2019

Treze contos do menu a la Stephen King...
São treze contos do mestre King. Os melhores na minha humilde opinião são:
6. As coisas que eles deixaram para trás - Após perder colegas e amigos na tragédia do WTC, misteriosamente objetos surgem na casa do protagonista. Não somente surgem mas vem acompanhados de pesadelos intensos.
8. N - esse é O CONTO desta coleção! Quando o terror é a fonte do TOC (transtorno obsessivo-compulsivo) e capaz de ser transmitida... Bem sinistro...
9. O gato dos infernos - Amantes de gatos, pulem este conto!! Mas quem já tem medo... Fique longe!!! Quando um milionário contrata um matador para matar... um gato!! Mas fiquem avisados, não é um gato comum!!!
10. The NY Times a preços promocionais imperdíveis - gostei deste conto... seria possível alguém ligar de tal lugar?
11. Mudo - Você contaria seus problemas para um surdo e mudo?
13. No maior aperto - uma história de vingança bem estilo Stephen King...
Gosto do King dos contos. Vai direto ao ponto. Recomendo para os fãs e para os iniciantes também!!

hk.liv 28/01/2024

é legal
O livro é uma coletânea de contos do King. Dentre esses 13 ou 12, eu li 4. É um gosto pessoal meu, não curto muito contos. Até no outro livro de contos que tenho, "Escuridão Total", não li todo. Posso estar perdendo uma história muito boa? Talvez..

Daniel.Lopes @encontrameulivro 20/07/2022

Eu gosto muito dos livros de contos do King, nem todos são espetaculares mas, entre eles sempre tem uns que te pegam de jeito, te emociona ou te assusta pra valer rsrsrs
Vale muito a pena a leitura.

Paulo.Monteiro 02/11/2016

Fraquinho!!!!!
Adoro tudo que o Mestre Stephen King escreve,no entanto, não é o caso de desse livro que apesar de eu ter lido todo,não acho que é uma boa obra literária!

Jota 24/07/2013

Contos de Stephen King
Esta foi minha primeira obra de Stephen King que eu leio, e gostei muito do jeito como ele escreve.
Alguns contos te prendem a atenção e você não consegue parar de ler até saber o final da história, mas outros contos são fracos.
"Ao Cair da Noite" é uma boa forma para leitores terem uma noção de como é a forma de escrita de Stephen King, vale muito a pena.

Mac 28/07/2014

Ao Cair da Noite
Quando o assunto é Stephen King, tento ser imparcial pois todos sabem que sou fã declarada dele. Levei algum tempo para finalizar esta coletânea de contos, entre um livro e outro porque para mim ele servia como um relaxante mental.

E durante este processo, pude aproveitar com tranquilidade a leitura que é, no mínimo, intrigante. Como disse, esta é uma coletânea de contos que contém 13 histórias que prendem a atenção do leitor até a última linha de cada uma delas.

Como é de costume, King estabelece uma introdução e um prólogo bem interessantes sobre esta obra - intitulado "Notas ao Cair da Noite" - em que o leitor pode conferir as inspirações do autor para escrever cada conto. Além de uma pequena surpresinha nas últimas páginas, que vocês só saberão caso leiam o livro.

Mas vamos ao que interessa... a minha impressão em relação aos contos:

Inicio com "Willa". Esta história contém uma simplicidade romântica que chega a ser comovente. Conta o drama de David que vai encontrar com sua noiva numa estação ferroviária. No entanto, o trem no qual viajava descarrilhou. Todos os passageiros estão na estação, aguardando o próximo trem... menos Willa. Então, David segue à cidade em busca de sua noiva. Ele a encontra e, juntamente de Willa, surge uma verdade que David não estava pronto para encarar. Bem, este não é o melhor conto. No entanto, também não é o pior. Apesar de sua simplicidade - pois destoa daquilo que estamos acostumados a ler de S. King -, o conto é bem interessante...

E se o leitor não ficar satisfeito com esta história, pode passar à próxima..."A Corredora". Aqui, o autor dá vida à Emily, uma mulher que passou por duas perdas na vida: a morte de sua única filha, ainda recém-nascida e, consequentemente, o término de seu casamento. Para se livrar da angústia que a consome, Emily vê na corrida uma válvula de escape e também uma forma de não surtar. Ela só não contava que esta prática seria imprescindível à sua sobrevivência ao se mudar para outra cidade e conhecer seu mais novo vizinho e suas sobrinhas. Particularmente, gostei muito deste conto, principalmente do desfecho.

E numa linha de supense / terror, a ciranda de contos segue para "O Sonho de Harvey". Sabe aquele momento em que você acorda de um pesadelo terrível, quase não lembra dos detalhes, mas fica com aquela sensação de que ainda está dormindo, estando acordado? Pior! Sabe quando você conta o sonho que teve a alguém e você escuta a seguinte frase: "Se você contar seus sonhos eles nunca se tornam realidade"?! #Sóquenão. Particularmente, achei tudo muito previsível neste conto, principalmente, a personagem principal: Janet.

E a sensação de "eu já sabia" continua em "Posto de Parada". Aqui o leitor fica se perguntando o tempo inteiro "E se fosse comigo... o que faria?!". No entanto, este conto é bem contraditório e dificilmente agradará aos leitores mais assíduos de SK.

A expressão "Dorgas Manolo" (maluco) descreve muito bem o conto "A Bicicleta Ergométrica". Este aborda questões sobre a neura que pode se tornar a vida das pessoas quando elas interpretam de forma exacerbada o lema "Geração Saúde". Mas tenho que ressaltar que o conto é demasiadamente cansativo e maçante por ser longo demais...

Em "As Coisas que Eles Deixaram para Trás" relata a vida de um sobrevivente, pós-11 de setembro. Staley, o protagonista, acredita que tinha tido muita sorte em ter sobrevivido a esta tragédia, até alguns fatos começarem a acontecer. E estes fatos fazem Staley se questionar sobre alguns ocorridos, principalmente, quando objetos de seus amigos de trabalho - mortos na tragédia - começam a aparecer em seu apartamento. Sua busca por explicações e a ânsia de se livrar das lembranças que passam a assombrá-lo movimenta este conto até o fim.

"Tarde de Formatura" não acrescentou em nada a esta coletânea. Ele é fraco e possui personagens desconexos. Ainda bem que ele é bem curtinho...

Ao contrário de "N" que é, sem dúvida alguma, o melhor conto da coletânea e também o maior. Nele, o leitor acompanha a história de N, um paciente psiquiátrico que sofre de TOC. No entanto, o TOC aqui abordado tem mais ligação ao mundo espiritual (sobrenatural). É, de longe, o conto mais psicologicamente introspectivo. E, quanto mais lemos, mais queremos saber como esta história vai terminar. O mais interessante é ver que a trama é narrada através dos relatórios dos psiquiatras, como num diário. Vale a pena conferir.

Se o conto anterior nos deixa com aquela sensação de esgotamento mental, em "O Gato dos Infernos" esta sensação dá espaço à descontração. Aqui, King impõe o que ele sabe fazer de melhor: assustar as pessoas! Uma série de assassinatos, um matador de aluguel e um gato horrendo são os ingredientes perfeitos para manter a anteção do leitor até a última linda deste conto. E falando em gato, o destaque nesta história é todo dele. E ver a narrativa da trama pela perspectiva de um animal é bem interessante. Não se iludam! Este gatinho fofo... é do mal!!! E nada ou ninguém consegue detê-lo!!!

Já estão cansados?! Ok, então saiam da frente do computador, bebam água e façam algumas ligações para descontrairem um pouco. Só não prolongem muito porque, talvez, alguém queira falar com vocês. E pode ser algo extremamente importante. E é exatamente neste clima que o conto "The New York Times a preços promocionais imperdíveis" se estabelece. A melhor frase para descrever este conto seria: "O que você faria se você recebesse a ligação de um alguém querido... que acabou de morrer?"

"Ayana" é um conto bem simples que aborda a questão da troca de gentileza entre os seres humanos. Se hoje eu faço o bem, amanhã eu o recebo. Se hoje eu ajudo alguém, amanhã serei ajudada por alguém também...

E por fim, temos "No maior aperto". Parece que Stephen King escreveu este conto com todo carinho do mundo. Somente vocês lendo para entenderem o que quero dizer. Dois vizinhos. Uma briga por um terreno. Alguém é deixado à beira da morte em um banheiro químico - que não está limpo!!!. Este, por sinal, é um conto dedicado aqueles que tem a imaginação muito fértil e o estômago bem forte!!! (rss).

Em suma, para os amantes de Stephen King, "Ao Cair da Noite" é onde tudo é mais intenso. Tudo é mais inesperado. Às vezes nojento, às vezes engraçado. Psicologicamente profundo e intimista, esta coletânea que poderia ser chamada de crepúsculo ou pôr do sol - é o momento em que nada é o que parece ser. O momento perfeito para Stephen King nos encantar com suas histórias. Portanto, #impressionautas, sim, recomendo a leitura.

Bjins e inté! (MAC BATISTA)

site: http://www.apenasimpressoesliterarias.com.br/2013/09/resenha-ao-cair-da-noite-de-stephen-king.html

Luciano Luíz 09/08/2014

STEPHEN KING é Mestre na arte de contar todo e qualquer tipo de narrativa, certo?
Sim e não.

AO CAIR DA NOITE, é uma coletânea com os piores contos do autor. Nem de longe dá para se lembrar de SOMBRAS DA NOITE E TRIPULAÇÃO DE ESQUELETOS...

Aqui, o que tem de bom, é o conto, O GATO DOS INFERNOS, escrito na distante década de 1970, se não me engano.

E além deste, tem NO MAIOR APERTO.
Este conto incia fraco, depois fica impressionante e finaliza de forma medíocre.

Há também o conto, N (é só a letra N mesmo...), que muitos leitores consideram extraordinário. Já eu prefiro esquecer de algo tão tosco...

Em resumo, esta coleção de estórias, mais parece ter sido escrita as pressas, como se alguém (ou algo) estivesse cobrando King...

Lamentável.

L. L. Santos

site: https://www.facebook.com/pages/L-L-Santos/254579094626804
Luis 06/02/2015minha estante
Luciano, respeito sua opinião, e te digo mais, se você considera este o pior livro de contos do S. King, só fez com que eu sentisse vontade de ler os melhores

Curti o final de No maior aperto, porque só um Gay pensaria nesta forma de vingança...

Eu curti muito o livro, mas gostei de ler sua resenha, pois como disse no começo, se estes são os piores...

Adriano 30/09/2016minha estante
undefined

Thainara Ramalho 26/05/2024

Ao cair da noite
Uma coletânea de contos, alguns muito bons, outros nem tanto, só sei que com medo estou kkkkkk

Muito bom!

Carolina Luz 20/12/2012

Perdeu a mão?
Antes das novelas, Stephen King sempre foi o rei dos contos. Minuciosamente ambíguo quanto ao destino de seus personagens, Stephen não tem dó, mata ou salva. Conduz suas personas a vitória ou a derrota, tudo com um requinte extremo de detalhes, muitas vezes pouco apreciado por seus leitores (ele pode cansar a um olhar afoito) as longas páginas de descrição nada mais são do que uma masturbação dos sentimentos: angústia, medo, horror, surpresa e the end. Assim, Stephen King se criou e cresceu no imaginário do horror, virou rei. Como o próprio comenta, Ao cair da noite é a volta ao gênero que o consagrou. Ele sentiu falta de escrever contos e para a satisfação de inúmeros fãs (eu dentre elas) ele retorno. Mas não. Há algo que se perdeu. Os primeiros contos do livro chegam a ser repetições de elementos que já vimos em outros volumes de sucesso. Os contos não tem profundidade e o irreal (normalmente tão verossímil pela habilidade de suas palavras) não passa disso: fantasia. E como fica difícil de se acreditar nas situações propostas ao longo de cada página... Dói... Enfim, o livro volta a ter ritmo quando nos deparamos com o conto da corredora: sábia transcrição dos sentimentos da personagem, ótimos recursos de linguagem e sim: compramos a situação. Pode acontecer!
O volume ainda trás mais dois contos consideráveis que nos deixam na esperança/dúvida de que Stephen só esteja mesmo "enferrujado".
É um fã e leu? Não se chateie, os traços do homem estão ali e só precisam ser mais aprimorados.
Não é fã e leu? Seja bem vindo! Agora que tal ler o Iluminado, Carrie, Cristine, Depois da 12 noite, A coisa e Os estranhos.

Marcelo.Tajiri 27/03/2017

A maioria são bons contos do mestre do terror , embora alguns não prendam a sua atenção. Mas ele consegue entregar desespero e agonia na maioria deles e nos faz sentir na pele o que cada personagem passa. Vale a leitura !

Danilo 28/03/2017

Contos de king
Stephen King te tira da zona de conforto com 13 contos que brincam com a noção de vida e morte. A habilidade de king de trazer a tona o horror a partir de coisas prosaicas do cotidiano como uma bicicleta ou uma corrida na praia é espetacular e prende o leitor em camadas e camadas de tensão e suspense. Embora nem todas as histórias sigam da mesma maneira impactante ou estabeleçam um clima, vale a pena ser conferido.