O Diário de Anne Frank

Lety Tate 20/12/2021

Resenha de Leticia Tate
Segunda-feira, 20 de Dezembro de 2021
Queridos interessados na Kitty,
o livro que na verdade é o diário de Anne Frank continua sendo um sucesso mesmo após tantos anos da morte da autora e da publicação de seus pensamentos mais íntimos pelo seu pai. Durante anos, questionaram sua autenticidade, mas logo no prefácio do livro afirmam que ela já foi confirmada. Se podemos de fato confiar ou não é outra questão, mas se pararmos para pensar assim podemos questionar absolutamente tudo ao nosso redor. Voltando ao assunto do livro em si: eu tentei ler quando era mais nova (uns 13 anos?), mas na época não era o meu tipo de leitura. Apesar da autora ter a mesma idade ao iniciar a escrita, ela era mais madura que eu. Anne jorra seus pensamentos e sentimentos nas páginas do seu querido diário pouco antes de ter que se esconder em um anexo do escritório de seu pai e continua até a invasão e captura de todos os residentes do anexo. É estranho ler as páginas e imaginar que aquilo tudo foi verdade. Imaginar que aqueles dias aconteceram e que aquelas pessoas existiram. Até hoje eu me questiono como houveram tantas pessoas más que se achavam no direito de inferiorizar outras formas de vida a ponto de retirarem sua humanidade e suas vidas (porém isso continua acontecendo até hoje, como pode?). O sentimento que eu tinha era de desconforto, tristeza e compreensão. Anos atrás talvez fosse dificil entender completamente como é ficar trancado dentro de quatro paredes sem poder sair, com medo da morte que pode vir pela porta da frente e pelas frestas das janelas. Contudo, apesar de um pouco diferente (mais suave, talvez), isso aconteceu bem recente com a gente com a pandemia. Se grandes reclamações e frustrações da autora já me eram semelhantes quando eu tinha a sua idade, imagina ainda estando trancada dentro de casa sem poder sair, ansiosa e apavorada com a morte que poderia lhe acontecer? Tudo é multiplicado em trilhões de vezes. A maturidade de Anne evolui muito rápido conforme ela vai crescendo no Anexo Secreto e ela se torna mais adulta que muitos que vivem hoje em dia. Sua visão de mundo e compreensão não eram dignos de sua idade. Anne foi uma lutadora, passou pela depressão, paixão, solidão e esperança dentro daquela casa sem condições de pedir auxilio. Sobreviveu a tudo que colocassem no seu caminho, menos aos terríveis homens de Hitler. Ao chegar na última anotação de seu diário, foi um baque enorme para meu coração. Ela se declarando, assumindo seus erros, fazendo paz consigo mesma. Será que no fundo ela sabia o que estaria para acontecer ou ela só estava tentando fazer o melhor que podia simplesmente porque não sabia o que poderia acontecer? Não saberemos nunca.
Anne, sei que não foi como você imaginou, mas você se tornou o que queria, além de se tornar uma bela estrela brilhante no céu.
Sua mais nova amiga,
Leticia V Tate

beatrizdias0 09/04/2021

O diario de Anne Frank
Gostei muito do livro, é muito bom, a gnt se coloca no lugar dela várias vezes e o que ela passa é semelhante ao que nos estamos passando, claro que o dela foi mil vezes pior, indico muito vocês lerem

Livs 05/03/2022

Dói terminar mesmo sabendo do fim
Esse é o tipo de livro que dói de ler porque você começa ele sabendo bem o final, embora talvez não saiba exatamente como vai chegar até ele em mínimos detalhes, e esse foi o motivo que me fez demorar tanto pra terminar. Ao final, me senti triste, vazia, perdida assim como todos os sonhos que Anne descreve ao longo do livro e infelizmente não puderam ser realizados. Esse livro é um imenso lembrete da destruição de vidas, sonhos, do mínimo respeito a vida que a guerra carregada de ganância e preconceitos carrega junto de si. Uma aula de história humana
Lau 05/03/2022minha estante
comigo foi a mesma coisa

Livros e Chocolate Quente 09/06/2021

Não importa quantas vezes eu ler...
Esse livro é simplesmente perfeito, em cada palavra, cada frase, eu me sentia tão identificada e ao mesmo tempo me dói saber que mesmo com toda a esperança dela não a deixou, por si só, sobreviver a esse momento terrível da história, mas mesmo assim, cada palavra de esperança me inspira!

Adriano 21/12/2021

Sempre tive vontade de ler "O diário de Anne Frank", porém me faltava coragem. Ao me deparar com a versão em quadrinhos na biblioteca da escola onde trabalho, soube que era o momento certo.
Como esperado, e inclusive explicado ao final desta versão da obra, adaptar uma obra de tamanha importância para quadrinhos exigiria uma quantia gigantesca de páginas, e por isso, temos aqui um grande resumo e simplificações. Embora eu esperasse conhecer um pouco mais das páginas originais, sinto que essa versão me fez, ao menos, ter a coragem de buscar o livro original e integral.
Sobre a arte, por mais que seja funcional e eficiente, sinto-a muito simples, e não me vi encantado por nenhuma página, salvo duas ou três exceções.

klebio 22/05/2022

Mesmo sabendo o final, evitei muito terminar a leitura. Era como se, enquanto eu estivesse lendo aquelas páginas, a Anne estaria viva. Mas enfim, esse livro é muito incrível. Merece ser lido por todos os jovens do mundo.

Michele Nunes 15/07/2020

O livro que inspirou uma das minhas melhores viagens!
Li o livro na adolescência e há alguns meses atrás pude visitar a casa de Anne Frank em Amsterdam, quase 15 anos após ler o livro. E as memórias ainda pareciam TAO vivas! Chorei demaaais na visita a casa dela. Voltei e tive que reler o livro! Que poder esse livro tem.

Dayane.Janara 28/04/2021

Ler esse livro foi como ouvir uma amiga contando os dramas da sua vida adolescente. Mas Anne não era uma adolescente qualquer, e também não queria ser uma mulher qualquer. Ela queria ser ouvida, queria fazer a diferença. Ela queria ser escritora. Anne aonde quer que você esteja, saiba que você é uma das mulheres mais ouvidas e seu diário tornou-se um livro que emociona milhões de leitores. É um dos livros mais lidos do mundo. Sem saber você conquistou seu sonho...

Kattiani 18/07/2020

Anne Frank
Simplesmente perfeito, meu estômago se revirava a cada nova emoção, medo e angústia de Anne, impossível ler é não se sensibilizar com essa menina e sua família que tanto sofreu.

Beto | @beto_anderson 16/03/2021

Sonhos destruídos
Triste pensar como os sonhos de uma jovem podem ser destruídos por motivos tão banais. Triste ver as provações que as pessoas têm de passar pela sobrevivência em um mundo em que temos de lidar com a maldade humana, com falta de empatia, com a intolerância, com a falta de amor.
Triste.

site: https://www.instagram.com/beto_anderson/
FlaviaPazSilva 16/03/2021minha estante
Lamentável... ?

Amo Livros s2 26/07/2023

A Anne tem uma escrita maravilhosa! Ela me levou a ter uma pequena sensação do que ela viveu, como era seu cotidiano, qual era seus pensamentos, conversas e os conflitos que ocorriam no esconderijo.

Conforme a leitura foi evoluindo foi ficando cada vez mais evidente como a Anne amadureceu rapidamente por conta da situação em que estava inserida.

O livro mostra como uma ideologia pode machucar e virar de pernas para o ar a vida de uma pessoa e da sociedade.
Essa história é super necessária e precisa ser lida, para não ser repetida novamente!!

João :) 22/01/2022

Esse livro deveria ser passado nas escolas!
Sério, um dos únicos livros de história real que li e sinceramente, o melhor, basicamente o livro trata sobre a vida da Anne Frank e sua família escondidos na época do nazismo e pqp a escrita é muito madura pra uma garota de +/- 15 anos (e é de se entender né), enfim, acho q ele deveria ser obrigatório de ler na escola.
ranacstll 22/01/2022minha estante
Teve uma leitura coletiva dele na minha turma ??

arianne 01/07/2021

Emocionante
Acredito que, pelo de contar as coisas que aconteciam lá no anexo e durante a guerra ser em forma de diário, me deixou bem mais apegada à Anne e mergulhada na história!! Ao chegar ao fim do diário a minha ficha de que tudo aquilo realmente aconteceu caiu, e eu não pude deixar de me emocionar por essa família e todas as outras que sofreram nas mãos dos nazistas.

Bold 05/08/2020

"Mas ainda estamos vivos, e na maior parte do tempo isso também tem um gosto bom."

Em momentos do livro você até esquece a situação que rodeia o cenário e meio que repudia algumas das ações/reações de Anne, e isso graças ao seu poder se descentralizar os problemas maiores e focar em suas próprias perspectivas e descobertas, então é muito automático; Derrepente me ví lendo apenas dramas e reflexões de qualquer pré-adolescente normal.
A maturidade da Anne choca e sobrepõe a de todos os adultos do esconderijo, que por muitas vezes não sabem lidar com os ocorridos. Ela mesma tem consciência disso, dizendo à montes o quão incompreendida se sente, como as pessoas são incapazes de enxergar seu lado genuíno e meigo, talvez até por ela ter dificuldade em expressa-lo.

"Sempre tive de pagar em dobro pelos meus pecados: uma vez com broncas, e outra com meu desespero."

Uma jovem explosiva e inquieta confinada em um antro de adultos (majoritariamente), sendo porta-voz direta de seus sonhos e anseios, dizendo tudo que pensa de forma inoportuna, mas que ao mesmo tempo te traz tamanha frustação ao pensar o quão promissor seria seu futuro, se tivesse tido um... Uma mente brilhante, um livro triste, porém real, sem rodeios.

Malu 14/02/2020

2/12?
Eu amei muito,é um livro que ao mesmo tempo que deixa triste,deixa feliz
Pq ela mesmo sofrendo e sendo julgada a todo momento ainda soube oq era amor e ela realizou o sonho de ser escritora...
5 estrelas?