Alta fidelidade

Alta fidelidade Nick Hornby

Resenhas - Alta Fidelidade

Juba 13/03/2024

Noivo neurótico, noiva nervosa "é apenas uma comparação".
Foi esse título que ficou na minha cabeça ao final do livro.
Que o protagonista é a neurose ;propriamente dita, com pernas. O cara não consegue ter um momento livre da mente absurdamente neurótica que ele tem, a cada momento ele vai conversando com uma pessoa e a mente começa com os planos de como estragar o momento.

Este foi um misto de sentimentos: amor pelos momentos que o protagonista consegue se descobrir e como poderia melhorar. E ódio: por todas as cagadas que ele cometeu, sua falta de empatia e sua habilidade de cometer mais erros de julgamento; mesmo estando sozinho.

É um livro que deve ser degustado com calma e o senso de humor lá nas alturas, por que é uma viagem de montanha russa e você não sabe como vai se sentir ao final.

camila2911 18/02/2024

Apesar do que eu disse a algumas resenhas atrás sobre não estar interessada em saber o que se passa na mente de um homem adolescente, aparentemente é mais agradável saber o que se passa na cabeça de um homem com seus 30 e poucos anos, apesar dele ser bem babaca e totalmente perdido na vida, o que me deixou meio irritada em muitos momentos, mas a escrita do Nick Hornby é boa demais pra eu não gostar do livro.

KinoplexGuilha 11/02/2024

Eu não esperava que esse fosse um dos livros que iria mudar minha perspectiva de mundo. Mas fazer o que. Sensível e humano são os melhores jeitos de descrever esse livro. Ao final, passando dos 80%, ele perde um pouco o ritmo, mas ainda assim, continua muito bom.

Mayara 11/02/2024

Já era fã do filme, da série, e precisava conferir o livro.

Apesar de suas diferenças, há muitas similaridades entre as obras, e assim, também virei fã do livro.

Amanda3913 07/02/2024

Por um tempo achei confuso e não consegui acompanhar com clareza, mas depois entendi a pegada do livro e fluiu bem.

nerito 26/11/2023

Sobre som, tristeza e crescimento
Sabemos que toda pessoa passa por um período de avaliação interior, uma espécie de balanço emocional, muitas vezes na passagem da juventude para a meia-idade. Em muitos casos, a motivação dessa auto-análise está na insatisfação que surge quando a pessoa compara a realidade com as expectativas que tinha, sobre si mesma, no passado.
De certa maneira, o excelente romance de Nick Hornby, Alta fidelidade, explora uma situação como essa. É uma obra impactante e ágil, repleta de referências da cultura pop sem soar clichê, além de conter um tom coloquial saboroso e equilibrado, prova tanto da competência do autor quanto do tradutor.
Alta fidelidade nos apresenta Rob, narrador de sua vida, com trinta e cinco anos e uma coleção de relacionamentos fracassados. A narrativa tem início numa espécie de discurso imaginário que ele faz para a última ex-namorada, Laura, contando sobre os piores foras que tomou na vida. Rob chega a culpar um desses foras pelo seu fracasso profissional e amoroso.
Ao longo do livro, porém, o leitor tem a oportunidade de ver Rob se entregando inúmeras vezes, com atitudes machistas, imaturas e egoístas. Ele despreza o trabalho como dono de uma loja de discos quase quebrada, bem como seus excêntricos funcionários e "quase amigos", o tímido Dick e o espalhafatoso Barry. Tudo nele parece incompleto, como sua enorme coleção de discos e fitas cassete.
Há inclusive um excelente paralelo entre gravar um cassete e escrever. Ambos exigem tempo, esforço emocional, consciência e disposição para começar de novo. Assim como nos relacionamentos. E essa é outra das provas do talento de Hornby, pois seu romance mostra uma gama de personagens autênticos e fascinantes, mostrando o quanto as pessoas podem ser contraditórias e como crescer pode se mostrar solitário e assustador.
Com um ritmo ligeiro e engraçado, rico em referências musicais, Alta fidelidade certamente é um daqueles livros capazes de marcar aquele que se aventure por suas páginas.

site: https://www.oguardiaodehistorias.com.br/2017/04/alta-fidelidade-sobre-som-tristeza-e.html

Ched 15/11/2023

Se você não conheceu um Rob Fleming, você já foi ele.
O livro é sobre um aficionado por música contando do top 5 maiores términos de relacionamentos da vida dele.

comecei a ler porque tava na lista de lidos pela Rory Gilmore e priorizei pois adoro a série do Hulu.

não vou entrar no mérito dele soar muito como um incel/misógino o livro INTEIRO. o papo aqui é outro.

terminei achando que o Rob tá no MEU top 2 protagonistas mais cretinos da literatura (em 1º lugar vem a de "Meu ano de descanso e relaxamento", 3º a de "Meu nome era Eileen", curiosamente ambos da Ottessa Moshfegh!).

o cara é um frustrado de carteirinha. completamente neurótico. além de conta.

os relacionamentos familiares, amorosos e de amizade todos terríveis. e é sempre culpa do outro, nunca dele.

colecionando ressentimentos, tudo na vida dele tá ruim até quando sai do jeito que sonhou.

nenhum relacionamento é o suficiente pois o que ele quer MESMO é manter as possibilidades em aberto.

tá sempre buscando algo novo, que não adianta de nada pois ele sempre permanece igual.

mas, como disse ali, se você não conheceu um Rob Fleming, você já foi ele.

talvez por isso consegui empatizar. porque sei que não é fácil mudar mesmo que isso o incomode profundamente. ainda mais difícil quando nem se sabe ao certo se isso é, de fato, o que deveria fazer. e em ambos os casos, vejo muito do Rob.

vejo um Rob humano. alguém que, dentre as inúmeras possibilidades que guardou para si, uma delas é mudar e melhorar (ou ao menos é no que eu escolho acreditar).

penso que a série do Hulu, com a talentosíssima Zoë Kravitz, fez milagre pois empatizei com a personagem muito mais rápido (aí pra saber o motivo, só assistindo).

é um livro legal? muito!

admiro o incrível conhecimento musical do Rob? com certeza!

seria amiga dele? JAMAIS!

p.s.: valeria MUITO um roteiro turístico pelos lugares com a soundtrack do livro: maravilhosa!

site: https://www.instagram.com/roryreadsmore

Natalia846 26/10/2023

O que faz esse livro muito bom na minha opinião é o fato do personagem não ser nenhum pouco perfeito, ele não é nem um mocinho, nenhum coitado. Ele é um cara que comete muitos erros, toma decisões erradas e tem pensamentos idiotas muitas vezes. E claro não podemos esquecer que se passa no início dos anos 90 então muito close errado acontecia.
E eu gosto de ler livros com personagens assim, porque mesmo quando não me identifico com eles, dá pra tirar uma lição dali, mesmo que seja uma lição de como não agir, e podemos também nos colocar em perspectiva, porque todo mundo já foi babaca alguma vez na vida.
A parte mais legal são as referências de músicas e toda a atmosfera musical em volta de tudo.
A escrita do Nick Hornby é muito boa, me envolvi na narrativa completamente durante a leitura do livro.

EuGabes 06/09/2023

Amei o livro, principalmente depois de uma decepção amorosa kkkk a série e o filme adaptam muito bem a história. Super recomendo os três (série, filme e livro).

simone 24/08/2023

Achei cansativo e com narrativa muito repetitiva acerca de um único motivo, o personagem egocêntrico demais, da muitas voltas e termina com o mesmo motivo, a única parte boa são as músicas indicados.

Luiz Souza 22/08/2023

Rob vê se cresce chumbado kkkk
Chik lit masculino de primeira o livro ficou bastante famoso na década de 90 e se popularizou mais na década de 2000 com a produção de seu filme.

O livro conta a história de Rob Fleming um homem de 35 anos que é largado por sua namorada Laura.
Ele tem uma loja que vende disco tem empregados Dick um amor de pessoa e Bobby um chato de primeira classe.
Rob vai contar suas desventuras amorosas e sua grande fixação de voltar para Laura.

Confesso que no início foi difícil se conectar com o personagem que é cheio de si e excêntrico até carregar nas tintas que você entende por que Laura lhe deixou pra ficar com Ian.

Outra personagem bem divertida é Marie uma cantora desconhecida digamos que cantora Indie.

O livro tem passagens bastantes engraçadas com um fundo de filosofia ali no meio se você conseguir captar no decorrer da leitura.

Gostei bastante do livro. E tem várias referências musicais pra quem gosta do assunto.

Ótima leitura.

livraria.da.mel 09/08/2023

Só não joguei fora depois de ler, porque foi presente
Ganhei esse livro de presente de um amigo e segundo ele eu iria amar, pois tem muitas listas e músicas que são duas coisas nas quais sou viciada. E realmente tem tudo isso no livro, mas eu detestei essa leitura com todas as minhas forças. Cheguei até o final do livro só para poder falar mal com propriedade. E o motivo de eu ter odiado esse livro é bem simples: o protagonista é um grande babaca.

O livro de 1995 é narrado pelo ponto de vista dele, então eu fiquei durante toda a leitura na cabeça do babaca e por isso a leitura foi chata e me fez passar raiva. Nessa obra que depois de ler fiquei sabendo que é um clássico da literatura contemporânea e representou toda uma geração nos anos 90. Nós conhecemos Rob que é dono de uma loja de discos, adora fazer listas, adora música e também adora ser babaca com as mulheres que namora e depois se fazer de coitado e não entender o motivo delas terem largado ele.

Quando ele percebe que precisa dar um jeito na sua vida, ele resolve reconquistar a sua ex-namorada Laura e reerguer a sua loja de discos, com a ajuda de seus dois amigos que ele nem chega a admitir que são seus amigos. Afinal, um sujeito tão insuportável como o Rob se acha bom demais para os amigos dele. Acho que deu para notar que essa leitura foi bem ruim, mas em defesa do meu amigo ele nunca tinha lido o livro, só me deu por achar que eu ia gostar.

A obra foi adaptada para o cinema em 2000 e o filme que é bem fiel ao livro tem um ar de clássico cult. O filme embora não mude muito em relação ao livro consegue ser mais legal. E em 2020 fizeram uma série que infelizmente teve apenas uma temporada e na qual, embora a base da história seja a mesma, o gênero do protagonista foi alterado. Na série temos a Rob e outras mudanças também foram feitas, a série ao contrário do livro eu achei maravilhosa e super recomendo.

Juluzsg 02/08/2023

Um livro sobre homens
Sobre a escrita do livro:
Me senti totalmente envolvida com a história, o autor realmente te prende ao personagem principal, faz com que você entada suas motivações. O livro tem uma estrutura bem definida, ele segue o plano e traz o encerramento no momento certo. Senti que não houve capítulos sobrando, ou que chegou a ser repetitivo. Tudo acaba se amarrando.
A linguagem condiz bem com o momento em que a história se passa e as referências são um show a parte.
No geral, foi um livro bem gostoso de ler, um ótimo entretenimento e também me gerou vários sentimentos conflitantes. Me abriu a mente sobre o que se passa na cabeça de um homem disfuncional, mesmo que não seja tão inovador nessa temática.

Sobre a história/temática:
Como esse cara é um babaca, canalha, vagabundo, irresponsável. Mas até aí tudo bem. Todo mundo erra não é mesmo? Mas o pior de tudo é ele colocar todas as irresponsabilidades dele nas costas das mulheres com quem ele se envolve. Ele ficou 2 horas com uma garota na adolescência e agora ela é parte do motivo de ele ter cometido as cagadas na vida dele.
Eu não tenho nenhum problema com personagens moralmente duvidosos, inclusive odeio personagens que não tem defeitos, o problema é quando eles não conseguem se resolver por si e jogam toda a responsabilidade das suas atitudes nos outros. E nesse caso em particular, definitivamente a responsabilidade era dele. Ele fez a vida dele ser daquela forma.
O mais triste foi esperar que essa trama se resolvesse com ele percebendo seus problemas e tentando enfrentá-los, mas sabe o que acontece? Uma mulher foi ali para salvá-lo, para consertar a vida desse pobre homem todo disfuncional.
Esse encerramento me decepcionou um pouco, mas a história não deixou de ser válida por isso, apenas foi um retrato daquela realidade.

Sobre as reflexões:
Se você deixar sempre tudo em aberto, você nunca realizará nada da vida.

Você tem que fazer uma escolha na vida. Ou vive para sempre uma vida cheia de paixões, ou se entrega ao amor. Quando você decidir escolher alguém para amar, acabou essa vida de correr riscos, ter borboletas no estômago. Não destrua a vida de outra pessoa por não se decidir qual a sua escolha. Amar é maravilhoso quando você se entrega verdadeiramente.

cxrolina 20/07/2023

?high infidelity? tocando na cabeça o tempo todo
? por incrível que pareça, eu gostei bastante desse livro.

tenho que concordar com tudo o que dizem sobre o protagonista: ele é babaca, machista e egocêntrico.
se acha o centro do mundo e deposita a responsabilidade dos seus problemas em qualquer mulher que esteja dando sopa.

mas, apesar disso, minha leitura foi leve e fluiu muito bem. consegui me divertir, rir e me identificar com algumas angústias do protagonista. ?

se você deixa a imbecilidade masculina de lado, as referências (musicais, literárias e cinematográficas), junto com as personagens femininas, fazem as coisas bem interessantes. ?
Luiz Souza 21/07/2023minha estante
Eu já assisti o filme desse livro

cxrolina 21/07/2023minha estante
é bom? eu já assisti a série adaptada pela hulu, com a zoe, eu gostei bastante

Luiz Souza 22/07/2023minha estante
Eu gostei do filme