O estrangeiro

O estrangeiro Albert Camus

Resenhas - O Estrangeiro

Marllon Oliveira 20/09/2023

O estrangeiro
O estrangeiro, pq o personagem principal é um estranho que veio de outro mundo (não literalmente). Camus é bem ligado ao absurdismo, tanto que as atitudes do sr. Meursault nos traz esse sentimento (como esse cara pode agir assim?!). O livro é bom e, recomendo.

Kelly_kastro 14/09/2023

Intrigante
Eu me sinto um estrangeiro, passageiro de algum trem que não passa por aqui, que não passa de ilusão?.
Achei a leitura fácil do início ao fim, no entanto creio q toda situação poderia ter sido facilmente evitada kkkkk.

Sofia 13/09/2023

Uma leitura válida, mas não me capturou
O Estrangeiro é um baita livro e não sou eu quem preciso dizer isso. É só considerar que o livro tem mais de 80 anos e ainda é lido e editado por editoras mundo a fora.

A linguagem simples foi o que eu mais gostei e o aspecto que mais aproxima o leitor do protagonista. A apatia dele pela vida é tão grande que é quase um personagem a parte. Me fez refletir se hoje não vivemos uma espécie de apatia generalizada e estimulada pela tecnologia.

Ler O Estrangeiro é uma experiência, o tipo de coisa pelo qual você precisa passar, mas não me capturou. Foi bom enquanto durou e só

. ⪠11/09/2023

Aujourd'hui maman est morte. ou peut-être hier, je ne sais pas... acho essa intro mto bct ?
n sou mto fa de niilismo pq pra mim everything matters sim mas esse eh phoda

Talita | @gosteilogoindico 10/09/2023

Minhas impressões de leitura
Quanta genialidade de escrita em 126 páginas.
Busquei vídeos para entender mais sobre a ?Filosofia do absurdo?, proposta por Camus.
Um trecho de um comentário do YT descreve bem o sentimento do protagonista ?nos acostumamos a tudo e sempre somos vistos, do ponto de vista do outro, como um - estrangeiro-?. (MD-bd5eu)
Genial!

Jose497 09/09/2023

Conversa com Dra Ana Beatriz
No decorrer da leitura, me lembrei da Dra Ana Beatriz com seus livros de psicopatias. Ser estranho pra si mesmo só tem sentido quando sabe disso, mas seria um paradoxo.
Li pensando em aspectos filosóficos, mas não ocorreu. Estranho que dizem tanto desse livro, mas sinceramente não achei nada de encanto.
Camus foi feliz nos 10% finais do livro.

sabre 08/09/2023

Estrangeiro no mundo e em si
?Gostaria de lhe poder explicar cordialmente, quase com afeição, que nunca me arrependera verdadeiramente de nada. Estava sempre dominado pelo que ia acontecer, por hoje ou por amanhã.?

Lucas Matheus 08/09/2023

Li numa sentada só, meio alheio aos desdobramentos, assim como o protagonista, só não sei se é intencional. Terminei o livro cantarolando "deixa a vida me levar, vida leva eu". Não sei se entendi direito e provavelmente lerei novamente, mas por ora, deixa a vida me levar...

Zeno.Carneiro 08/09/2023

Hm sei la sou contra nilismo jkkkk a escrita é ótima!!! a malha de personagens e acontecimentos é mt bem conduzida, mas, a história em si, não é das minhas favoritas

Júlio César 05/09/2023

"Esperança, é claro, era ser abatido numa esquina, em plena corrida, por uma bala perdida. Mas, pensando bem, nada me permitia este luxo, tudo me afastava dele, a engrenagem me retomava."

alizdot 05/09/2023

Lento e de alguma forma me lembrou muito clube da luta
"Mesmo no banco dos réus, é sempre interessante ouvir falar de si mesmo."

Eu achei o livro interessante, apesar da minha leitura ter sido lenta. Faz muito sentido Camus ser considerado o maior representante do absurdismo, não porque seu livro foi exageradamente absurdo, ele cutuca os menores lugares para causar essa impressão. Meursault é um personagem estranho, estrangeiro na própria história, tão alheio a vida que precisou perder suas possibilidades e futuro para perceber que havia, sim, chance para viver diferente da vida que levava.

saaromao 05/09/2023

Nem lembro muito da história. não entendi muita coisa na real kkkkkk muito filosófico para a minha cabeça, outro dia leio de novo e vejo se entendo.

melmelmelmel 04/09/2023

Hoje, a mãe morreu. Ou talvez ontem, não sei bem.
Eu gostaria de poder fazer uma avaliação mais bem desenvolvida sobre esse livro porque eu acredito que ele mereça uma resenha boa, mas eu demorei tanto tempo pra finalizar essa leitura que não poderia explicar essa leitura.

Eu não sei como eu me sinto sobre a escrita do autor, eu senti vários sinais mistos e ainda não sei se amo ou se me sinto indiferente, creio que esse tipo de livro torne difícil conhecer o autor. O livro em si é bem indiferente, do começo ao fim, e não digo isso de maneira negativa, pelo menos pra mim o propósito do livro era justamente ser completamente neutro, principalmente porque o protagonista é totalmente desprovido de sentimentos pela vida que leva. Nota-se desde a primeira frase que a vida dele é completamente vazia, nada que acontece ao seu redor pode afetar a monotonia de sua vida, a morte da mãe, a amante, o emprego, tudo isso são apenas pontos pelos quais ele passa. O tempo todo parece que o protagonista está fora de seu próprio corpo.

Em geral, é um tipo de livro que eu facilmente favoritaria, mas a minha demora pra ler me fez esfriar um pouco do que poderia ser um amor incontrolável por essa obra, acredito que numa releitura futura eu possa explorar melhor. Se você gosta de protagonistas completamente sem graça (menção honrosa ao meu queridinho de Declínio de um homem e a morte de Ivan Ilitch) acredito que você gostará pelo menos um pouco dessa leitura.