O estrangeiro

O estrangeiro Albert Camus

Resenhas - O Estrangeiro

Felipe Salhua 27/09/2023

Livro maravilhoso recomendo ler antes o mito de sisifo antes de ler que vc talvez possa compreender mais o livro mas simplesmente maravilhoso

Davi Teixeira 26/09/2023

Ótima leitura.
Um livro com uma escrita fácil e ao mesmo tempo complexo, pois poder ter diversas interpretações. Não consigo definir Meursault, um argelino totalmente alheio a tudo e a todos. Pra ele tanto faz. Ele é um verdadeiro Niilista e foi condenado não pelo crime que cometeu, e sim pela falta de empatia, sua sinceridade e insensibilidade. Recomendo a todos, o livro possui várias camadas, para aprofundar nas camadas mais profundas, sugiro que leiam também "O Mito de Sísifo", do mesmo autor (lerei tbm).

Barbara 25/09/2023

Bem deixa a vida me levar, todo cinza e vazio...................................................................................

Carlos531 25/09/2023

.....................................................................................................

davi2h 25/09/2023

O Estrangeiro
Muito interessante a escrita "seca" e objetiva que se ajusta exatamente com o tom da obra. O final também se mostra tão depressivo quanto... otimista, argumentando sobre a visão do Camus.

matlima 24/09/2023

"O Estrangeiro", escrito por Albert Camus, é uma obra filosófica que nos apresenta o perfil psicológico intrigante do personagem principal, Meursault.

Meursault é um homem aparentemente indiferente e desapegado das convenções sociais. Ele vive uma vida monótona e rotineira, sem grandes ambições ou emoções. Sua personalidade é marcada pela apatia e pela falta de sentimentos profundos, o que o torna um estranho em meio à sociedade.

Ao longo da narrativa, somos apresentados a eventos que desencadeiam uma série de acontecimentos que revelam a verdadeira natureza de Meursault. Após a morte de sua mãe, ele se vê envolvido em um crime, cometido de forma aparentemente irracional e sem motivo aparente. Sua atitude diante do crime é de completa indiferença, o que choca e intriga as pessoas ao seu redor.

O perfil psicológico de Meursault é marcado pela sua falta de conexão emocional com o mundo ao seu redor. Ele não se importa com as convenções sociais, não se deixa levar pelas expectativas dos outros e não busca sentido ou propósito em suas ações. Sua apatia diante da vida e da morte o torna um personagem complexo e enigmático.

Através de Meursault, Camus nos convida a refletir sobre a condição humana e a busca por sentido em um mundo absurdo. O personagem representa a indiferença e a alienação do indivíduo em uma sociedade que valoriza a conformidade e a emoção. Sua jornada nos leva a questionar as normas e os valores estabelecidos, levantando questões sobre a liberdade, a moralidade e a existência humana.

letresenhas 23/09/2023

I can?t handle change - Roar
Eu marcaria esse livro inteiro.
O absurdismo de Camus só faz sentido quando você o lê, quando você encontra personagens tão perfeitamente problematicos e vazios e, então, você começa a se perguntar se ele não tem razão, se realmente nada faz sentido e a vida não é regida por nada, é um pensamento niilista, mas ao mesmo tempo reconfortante. As expectativas não tem relevância, porque nada importa.
Eu demorei algumas páginas para realmente engatar no livro e por isso li ele em dois dias ao invés de um só, mas quando eu comecei a ler não consegui mais parar. Entender Camus é muito triste e uma dádiva, eu amo tudo nesse livro e tudo nele me dói.

?Nada que faça é bom
Nada do que faço é bom o suficiente
Nada do que faço é bom
Me deixe sozinho
Me deixe sozinho
Me deixe em paz
Me deixe em paz
Eu não posso evitar me repetir?

Dida 21/09/2023

Cada vez que leio um livro ?clássico? me recordo da frase de Calvino que fala ?Um clássico é um livro que nunca terminou de dizer aquilo que tinha para dizer.? Tinha interesse muito grande em ler esse livro a muito tempo, e agora, ao terminá-lo, entendo o que Calvino queria dizer. O livro é escrito de uma forma muito simples, é um daqueles que você consegue ?ler em uma sentada?, mas não significa que ele não te cause um impacto e que você fique pensativa depois. Mesmo quando você sabe o que vai acontecer - o que a sinopse já te diz - , ainda sim não tira absolutamente NADA da experiência dessa leitura. Você passa o tempo todo se questionando se gosta ou não do personagem, se concorda ou não com ele, fica confusa em como a mente dele funciona. Várias vezes tracei algum paralelo com Bartleby, o escrivão, e com o contemporâneo Amêndoas, da sul coreana Won-pyung Sohn, pelo fato de Meursault não expressar muitas reações ao longo de todos os acontecimentos ao longo da história - desde a morte da mãe até o assassinato que comete - e pela forma que ele reage ao que lhe acontece e a como as demais pessoas reagem a ele.
Apesar dele ser um narrador-personagem, a sensação é de que ele não tenta enviesar sua narrativa, conta tudo como de fato ocorre e sem se preocupar em despertar nenhum sentimento de quem está lendo.
A vida e os sentimentos - ou a falta destes? - de Meursault (que nunca sabemos seu primeiro nome) o tornam o verdadeiro estrangeiro do livro. Ele é um forasteiro em relação ao que as pessoas esperam dele, ao que se tem como ?normal? para a maioria das pessoas.

felipe 21/09/2023

Ninguem sabe como ta a mente do palhaco
Coitado desse mano tudo que ele fez nesse livro foi ser uma vitima do acaso .. mas meio estranho tb o quao apatico ele eh sobre tudo ne sei nao acho q ele acabaria por cometer esse crime de qualquer forma

adyy 20/09/2023

Muito bom, o final me fez refletir muito ! em resumo me identifico com o personagem principal, achei uma leitura moderada

tAria0 20/09/2023

Confesso que achei que gostaria mais. mas o início foi sofrido pra mim, não consegui engajar mesmo estando muito curiosa para o desenrolar da história. o final foi realmente muito bom e vale uma releitura da obra