O estrangeiro

O estrangeiro Albert Camus

Resenhas - O Estrangeiro

Amanda17 08/10/2023

Uma escrita genial
Albert Camus consegue discutir sobre o existencialismo em pouquíssima páginas, apresentando um personagem com ações duvidosas e questionáveis.
Mersault, desde a primeira página é mostrado como um personagem apático e totalmente "estrangeiro" a sua vida. Até mesmo sua forma de narrar mostra um desapego a tudo ao seu redor, que já deixa o leitor confuso.
Mas a partir do seu crime e julgamento, você começa a entendê-lo, e questionar se o que está acontecendo é necessário, já que o estão julgando por suas ações e não pelo seu crime de fato.
Acho que esse livro é cheio de camadas. O núcleo sobre o tribunal reflete muito sobre o julgamento humano, e a necessidade de achar um culpado, não como é importante penalizar os devidos erros, como também, as pessoas estão em uma constante performance, sempre fazendo o que a sociedade espera.
Já a parte final, o diálogo entre o padre e o personagem principal, reflete de um
m lado quem acredita na busca por um propósito se agarrando no divino, e de outro, a aceitação que a vida é um absurdo, e vale a pena abraçar isso, já que o final será o mesmo, e se "segurar" por esperar uma vida após a morte que talvez nunca chegue, apenas acaba com a liberdade.

Geovana 07/10/2023

Acredito que preciso reler o livro para tentar compreender pois a história só passou por mim. O protagonista apático em sua existência me deixou com a expectativa de alguma reviravolta na segunda parte do livro. Em conclusão, não compreendi muito bem.
°°° 07/10/2023minha estante
É péssima essa sensação no fim da leitura, ainda mais num livro tão comentando.

Gabriel.Luck 06/10/2023

E cade os motivos?
Bom é uma historia interessante porém é basicamente, pela minha leitura, um tanto faz para vida.
Um protagonista que de tão nem ai não tem motivos para nada e faz por fazer o que gera comicidade algumas vezes, acho que esse é o problema, desde o começo o persongem espressa pouco a ver com a vida, sem motivos, a vida segundo camus é um absurdo, mas por que acreditar nisso, ou ao inves de não estar nem ai para a vida não está nem ai para o absurdo, ou seja para o sentido da vida.
É uma obra que o melhor que achei foi o humor, muito afiado, mas embora camus aparente ter sido um dos grandes, se não o maior filosofo do passado século, eu acho que essa não desceu por motivos de falta de explicação.

Nathalia 05/10/2023

Necessita releitura
Honestamente, não entendi muito bem esse livro. A história de Mersault me pareceu densa e cheia de camadas, mas acredito que eu não tenha tido bagagem suficiente para compreendê-la.
Passei a primeira metade do livro odiando a apatia enfadonha do protagonista e a segunda metade esperando sua redenção... enfim, preciso ler novamente.

Julia 04/10/2023

" Como se esta grande cólera me tivesse purificado do mal, esvaziado de esperança, diante desta noite carregada de sinais e de estrelas eu me abria pela primeira vez à terna indiferença do mundo."

Estrangeiro dele mesmo.

Recchi 04/10/2023

O estrangeiro era um alguém sem perspectiva de vida
A primeira impressão que tive dessa obra foi: o que foi isso que eu acabei de ler????? Não teve um final fechado e tal, mas era só isso mesmo e é algo que de certa forma se torna deprimente quando tu pára pra pensar mais sobre. Ele não tinha nada a perder em nenhuma das circunstâncias narradas, mas ele também não era um nada, ele era alguém desde sempre mas que tinha se perdido de si mesmo sabe-se lá desde quando. Acho que essa era a perspectiva de vida dele mesmo.

Julia de Sa 01/10/2023

É muito doido como o protagonista parece alheio à vida, até talvez sociopata, e ao mesmo tempo parece normal e real pela narrativa de Camus, apenas sendo levado pela vida. Pela falta de vontade e de sentimentos acaba não conseguindo ser mais ativo em suas decisões, pq ele "pode se habituar a qualquer coisa"

Vinícius Tyrone 29/09/2023

Absurdo e estranho
O livro passa uma sensação muito grande de estranheza, e tem muitas coisas absurdas acontecendo, o que eu gosto. Não é à toa que é um livro de filosofia. A escrita de Camus, para mim, é uma escrita normal, mas suas ideias estão longe desse normal. Talvez seja um livro sobre se sentir um estrangeiro? Um livro sobre liberdade? Não sei, mas sei que é uma ótima obra para ser estudada.

Bruna Pedrosa 28/09/2023

O Estrangeiro
Mersault é alguém que vive alheio às convenções sociais, mas não é membro de nenhum partido rebelde nem de facções criminosas, é apenas um "estranho", no sentido de não corresponder às expectativas do cidadão-modelo naquela sociedade. O autor utiliza do absurdo para mostrar que a sua personagem é condenada não tanto por um crime tipificado, mas por uma culpa subjetiva. Neste sentido, o julgamento d'O Estrangeiro tem algum paralelo com o de Jesus Cristo, onde, não havendo provas de crime algum os juízes argumentam contra uma ameaça hipotética.