O estrangeiro

O estrangeiro Albert Camus

Resenhas - O Estrangeiro

Dida 21/09/2023

Cada vez que leio um livro ?clássico? me recordo da frase de Calvino que fala ?Um clássico é um livro que nunca terminou de dizer aquilo que tinha para dizer.? Tinha interesse muito grande em ler esse livro a muito tempo, e agora, ao terminá-lo, entendo o que Calvino queria dizer. O livro é escrito de uma forma muito simples, é um daqueles que você consegue ?ler em uma sentada?, mas não significa que ele não te cause um impacto e que você fique pensativa depois. Mesmo quando você sabe o que vai acontecer - o que a sinopse já te diz - , ainda sim não tira absolutamente NADA da experiência dessa leitura. Você passa o tempo todo se questionando se gosta ou não do personagem, se concorda ou não com ele, fica confusa em como a mente dele funciona. Várias vezes tracei algum paralelo com Bartleby, o escrivão, e com o contemporâneo Amêndoas, da sul coreana Won-pyung Sohn, pelo fato de Meursault não expressar muitas reações ao longo de todos os acontecimentos ao longo da história - desde a morte da mãe até o assassinato que comete - e pela forma que ele reage ao que lhe acontece e a como as demais pessoas reagem a ele.
Apesar dele ser um narrador-personagem, a sensação é de que ele não tenta enviesar sua narrativa, conta tudo como de fato ocorre e sem se preocupar em despertar nenhum sentimento de quem está lendo.
A vida e os sentimentos - ou a falta destes? - de Meursault (que nunca sabemos seu primeiro nome) o tornam o verdadeiro estrangeiro do livro. Ele é um forasteiro em relação ao que as pessoas esperam dele, ao que se tem como ?normal? para a maioria das pessoas.

felipe 21/09/2023

Ninguem sabe como ta a mente do palhaco
Coitado desse mano tudo que ele fez nesse livro foi ser uma vitima do acaso .. mas meio estranho tb o quao apatico ele eh sobre tudo ne sei nao acho q ele acabaria por cometer esse crime de qualquer forma

adyy 20/09/2023

Muito bom, o final me fez refletir muito ! em resumo me identifico com o personagem principal, achei uma leitura moderada

tAria0 20/09/2023

Confesso que achei que gostaria mais. mas o início foi sofrido pra mim, não consegui engajar mesmo estando muito curiosa para o desenrolar da história. o final foi realmente muito bom e vale uma releitura da obra

Marllon Oliveira 20/09/2023

O estrangeiro
O estrangeiro, pq o personagem principal é um estranho que veio de outro mundo (não literalmente). Camus é bem ligado ao absurdismo, tanto que as atitudes do sr. Meursault nos traz esse sentimento (como esse cara pode agir assim?!). O livro é bom e, recomendo.

Kelly_kastro 14/09/2023

Intrigante
Eu me sinto um estrangeiro, passageiro de algum trem que não passa por aqui, que não passa de ilusão?.
Achei a leitura fácil do início ao fim, no entanto creio q toda situação poderia ter sido facilmente evitada kkkkk.

Sofia 13/09/2023

Uma leitura válida, mas não me capturou
O Estrangeiro é um baita livro e não sou eu quem preciso dizer isso. É só considerar que o livro tem mais de 80 anos e ainda é lido e editado por editoras mundo a fora.

A linguagem simples foi o que eu mais gostei e o aspecto que mais aproxima o leitor do protagonista. A apatia dele pela vida é tão grande que é quase um personagem a parte. Me fez refletir se hoje não vivemos uma espécie de apatia generalizada e estimulada pela tecnologia.

Ler O Estrangeiro é uma experiência, o tipo de coisa pelo qual você precisa passar, mas não me capturou. Foi bom enquanto durou e só

. ⪠11/09/2023

Aujourd'hui maman est morte. ou peut-être hier, je ne sais pas... acho essa intro mto bct ?
n sou mto fa de niilismo pq pra mim everything matters sim mas esse eh phoda

Talita | @gosteilogoindico 10/09/2023

Minhas impressões de leitura
Quanta genialidade de escrita em 126 páginas.
Busquei vídeos para entender mais sobre a ?Filosofia do absurdo?, proposta por Camus.
Um trecho de um comentário do YT descreve bem o sentimento do protagonista ?nos acostumamos a tudo e sempre somos vistos, do ponto de vista do outro, como um - estrangeiro-?. (MD-bd5eu)
Genial!

Jose497 09/09/2023

Conversa com Dra Ana Beatriz
No decorrer da leitura, me lembrei da Dra Ana Beatriz com seus livros de psicopatias. Ser estranho pra si mesmo só tem sentido quando sabe disso, mas seria um paradoxo.
Li pensando em aspectos filosóficos, mas não ocorreu. Estranho que dizem tanto desse livro, mas sinceramente não achei nada de encanto.
Camus foi feliz nos 10% finais do livro.

sabre 08/09/2023

Estrangeiro no mundo e em si
?Gostaria de lhe poder explicar cordialmente, quase com afeição, que nunca me arrependera verdadeiramente de nada. Estava sempre dominado pelo que ia acontecer, por hoje ou por amanhã.?

Lucas Matheus 08/09/2023

Li numa sentada só, meio alheio aos desdobramentos, assim como o protagonista, só não sei se é intencional. Terminei o livro cantarolando "deixa a vida me levar, vida leva eu". Não sei se entendi direito e provavelmente lerei novamente, mas por ora, deixa a vida me levar...