Crash - Uma Breve História da Economia

Crash - Uma Breve História da Economia Alexandre Versignassi

Resenhas - CRASH

Ju lia 27/11/2021

Recomendo, para investidores e não investidores.
Um ótimo livro para quem está começando a investir, fazendo a reserva de emergência ainda ou apenas lendo para passar o tempo. O livro conta a história da economia de uma forma descontraída e traz muitas informações relevantes para entender certos conceitos. Recomendo muito, para investidores e não investidores como eu.

Adriano.Barros 15/11/2021

Fantástico Livro
Neste livro, o autor consegue, de forma muito simples, trazer os conceitos de economia utilizando exemplos práticos.

Xexeu 24/10/2021

Incrível!! Esse livro deveria ser de leitura obrigatória no ensino médio! Passa uma visão geral sobre economia, instiga o leitor a continuar se aprofundando no tema. Mostra como os governos usam a moeda para dominação e regulação da sociedade, tanto podendo ajudar como prejudicar todos em benefício de poucos e que governos podem destruir a própria moeda com interesses populistas de se perpetuar politicamente.

Felipe 18/10/2021

Excelente livro para aprender e pensar sobre economia. Minha base no assunto é pífia, e senti que entendi diversos conceitos por meio da escrita simples e divertida do autor.

Pablo. 27/09/2021

O título engana
Não é bem uma 'história' da economia, é melhor do que isso: uma explicação dos principais conceitos econômicos ilustrados com exemplos tirados da história mundial e brasileira. Conceitos que influenciam nossa vida diária como dinheiro, inflação, deflação, bolsa de valores, crashs, banco central, debêntures, títulos públicos dentre outros. Esse autor deu a explicação mais didática que já li sobre o boom econômico do Brasil entre 2003 e 2011, a crise de 2008 e de como funciona o Bitcoin, dispensando-me de comprar um livro sobre moedas criptografadas. Também não é livro de finanças pessoais, mas a escrita e o didatismo são tão bons que acabam tendo o efeito colateral de um guia do tipo. Esta edição está atualizada com dados de 2018 e meados de 2019. Após sua leitura, tu lerás com outros olhos qualquer artigo de guru financeiro da moda, serás menos ingênuo quando fores guardar dinheiro e deixarás de ser trouxa ao ouvir conselhos do gerente do banco.

Karin 26/09/2021

Todos deveriam ler
Nele o autor narra todos os principais acontecimentos econômicos desde Roma e faz uma relação entre eles. Adorei e aprendi muita coisa. É interessantíssimo. O autor sabe como prender o leitor e satifaz nossa curiosidade natural.

Lucas.Teixeira 20/09/2021

Economia descomplicada
Sem "economês" um livro realmente fantástico e didático. Te faz perceber o quão incrível é mundo das finanças e sua longa história.

Vinicius.Marques 12/09/2021

Cara esse livro é tão completo.
Eu li esse livro por causa da minha faculdade que é a de logística, já tava adorando a matéria de economia e com esse livro gostei ainda mais, sinceramente esse livro explica tudo de uma maneira divertida, rápida e concentrada, a narrativa pega vários detalhes desde o começo da própria economia na guerra das tulipas, até a invenção das moedas digitais, falando das diversas quebras das bolsas, sinceramente foi a melhor coisa que o meu professor fez na aula dele, foi fazer eu ler essa obra primordial para quem quer saber sobre economia. Se você quiser saber de maneira completinha tudo sobre a economia é só ler esse livro adorei.

Leitor Nato 30/08/2021

Economia de forma simples
Ótimo livro, traz ao público amplo um conhecimento que só os economistas ou alguém que estuda a economia de forma simples, como por exemplo a inflação, caso você tenha lido, tenho certeza que nunca mais vai esquecer o que é uma inflação, o autor teve um ótimo trabalho.
RECOMENDO

Jussara Fraga 28/08/2021

Crash
Apesar de já ter esse livro há anos na minha estante, só me empolguei depois de ver uma lista com a indicação dos melhores livros para entender o mercado, e o Crash estava lá.

Confesso que fiquei com meus dois pés atrás depois de ver que a lista de agradecimentos do livro contemplava Leandro Narloch, pensei: será que vale mesmo a pena?

Valeu sim, achei um livro leve e bem humorado para tratar de um tema tão árido. Um bom início, de acordo com as indicações de leitura para interessados em começar a entender o Mercado.

Já li algumas críticas sobre o livro por atrelar o andar da história com o Mercado financeiro de forma meio que unilateral, e claro, sabemos que a história não se dá baseada em uma só variável, depende também de evoluções sociais, ideológicas, religiosas, filosóficas, o espírito da época... Mas como o livro é sobre economia, não achei nenhum demérito o foco, mas sim óbvio, cabe ao leitor exercer seu senso crítico.

Enfim, divertido e um bom começo nesse meu novo campo de interesse.

Marcelo.Junio 21/08/2021

Maravilhoso
Que baita livro, leitura leve e divertida do início ao fim, entrou pra minha lista de livros favoritos. Aprendi muito. O autor do livro vem desde os tempos da antiguidade ate os dias atuais para te explicar coisas como surgimento do dinheiro, a bolha das tulipas, o bitcoin, crises de 1929 e 2008, inflação, sistema bancário... Uma verdadeira aula de economia.

João 21/07/2021

Explica de uma forma simples e faz analogias para explicar conceitos complexos e grandes fases históricas. Não se aprofunda em nada mas da uma visão geral da história da economia.

Marcela Lana 14/07/2021

Sensacional!
Linguagem fácil e acessível sobre um tema muitas vezes complexo. A edição que li, foi atualizada em 2019, gostaria muito de ler um capítulo sobre a Crise do Covid!

Através das crises financeiras da história da humanidade, o autor explica conceitos econômicos e traça paralelos inusitados sobre a história econômica do mundo! Destaque para o paralelo entre Imperador Romano Diocleciano e o Sarney (incrível!)

Esse livro é *o* livro para quem quer iniciar os estudos na área. Confesso que aprendi muito com o livro, mesmo já entendendo o assunto razoavelmente. Enfim, vale a pena a leitura!

Bel 26/06/2021

CRASH Historia da economia para quem é leigo
Você entende como funciona a inflação? Tem noção que grande parte do dinheiro que circula em nossa economia nem existe no mundo real, ou seja, é virtual? Ou que couro, peixe seco, sal grosso e pinga, já foram moedas? E que o mercado especulativo de hoje é reflexo do comércio de tulipas que ocorreu na Holanda no século XVII inclusive haviam algumas que valiam mais que casas!
Crash: Uma Breve História da Economia – da Grécia antiga ao século XXI pode te ensinar isto e muito mais!
Com uma escrita fácil e irreverente, o autor Alexandre Versignassi passa por alguns temas maçantes e explica jargões econômicos de forma simples, pois transporta todas essas situações para contextos do nosso dia a dia.
O livro inicia contando a histórias do nascimento das moedas de troca passa por diversos acontecimentos da política e do mundo, aborda também a inflação, a companhia das índias, Petrobrás, Tesouro Direto, Bolsa de Valores, crises financeiras, passando por países como Holanda, Estados Unidos, Brasil e até a Roma antiga enfim, você encontra uma infinidade de assuntos. Essa leitura realmente vale apena! O Livro é recomendado para qualquer pessoa que deseja aprender o básico de economia e não consegue se entender muito bem com livros muito técnicos.

mgpimont 25/06/2021

Fantástico
Esse foi o livro que me introduziu a economia, e foi incrível, simplesmente adorei a forma em que o escritor fala de forma resumida.