O Monge e o Executivo

O Monge e o Executivo James C. Hunter

Resenhas - O Monge e o Executivo

Jenn 10/11/2022

Bem relevante
Achei uma boa leitura pra quem se propõe a ser empreendedor ou mesmo líder em qualquer esfera. Aborda e reforça pontos bem óbvios, o que considero até bom, já que temos dificuldade de enxergar e FAZER o óbvio. Não curto muito (ou nada) o gênero desenvolvimento/autoajuda, por isso foi uma vida pra acabar de ler, mas não me arrependo.

Um livro, uma viagem 01/11/2022

O monge e o executivo nos trás grandes lições de liderança. Leitura fácil e rápida mas achei um pouco cansativa. Mas vale a pena ler.

Cally 29/10/2022

SE VOCÊ QUISER LIDERAR, VOCÊ DEVE SERVIR.
O livro tratou a liderança de forma tão simples e objetiva que me deixou encantada.
A dinâmica do livro é muito interessante, a leitura se torna muito clara e o conhecimento flui tranquilamente no decorrer da leitura.
A abordagem de como exercer o papel de líder e autoridade sobre as pessoas ao nosso redor é fundamental para o desenvolvimento pessoal e profissional.
Super indico, acredito que qualquer pessoa deveria ler esse livro, afinal somos todos líderes.

Maycon.Robson 26/10/2022

Aprendizado com O Monge e o Executivo
O Monge e o executivo nos mostram um executivo bem sucedido, técnico
voluntário de um time de beisebol, casado e pai de dois filhos. Desde o início de sua
vida John se via perseguido por um nome: “Simeão”. De todos os fatos e coincidências,
ele não compreendia porque, sempre ao longo dos anos, tinha o mesmo sonho que lhe
transmitia a mesma mensagem. Após um movimento sindical em sua fábrica, as
constantes reclamações de sua esposa e a insubordinação de seus filhos, John começa a
ver que nem tudo estava como planejará. Diante disso sua esposa sugere que ele vá se
aconselhar com o pastor de sua igreja, que o indica a participar de um retiro num
pequeno e relativamente desconhecido mosteiro cristão chamado João da Cruz,
localizado perto do lago Michigan.
O livro tem ensinamentos de liderança, idéias, discussões e abre horizontes de forma de
lidar com equipe.

Valério Gomes 17/10/2022

Muito bom!
Uma leitura boa, retratando os fundamentos de um líder de excelência.
Contrapondo versões de líderes que se colocam como centro das decisões e lideram pelo poder que lhe são atribuídos. Esse livro traz a importância de liderar pela autoridade e o quanto isso pode gerar melhores frutos na jornada de quem está a frente das organizações e muito mais, levando a aplicar seus ensinamentos no dia a dia, na vida pessoal.

lazy.reader 16/10/2022

Religião forçada
O livro te apresenta uma história sobre administração e liderança,mas coloca pontos religiosos desnecessários. Durante a leitura parece que estão tentando te converter a uma religião cristã,o que é super incômodo. Além disso a leitura não parece render, é cansativa demais,parece que nunca acaba!

Amandacoutox 16/10/2022

Amei!
Meu pai deu esse livro de presente. Eu gostei demais o modo que a história é levada e de tantos ensinamentos. Achei bonito o modo como falam sobre liderar.. como futura professora pretendo levar esses ensinamentos comigo. Recomendo demais!!

Paulinha 15/10/2022

Um divisor de águas...
Aqui neste livro, você encontrará caminhos que te guiem, trazendo um desenrolar "espiritual" (no que tange ao sítio da liderança), para a liderança profissional. Vejamos bem, o nome do livro é: "O monge e o executivo", todavia, há um diálogo entre o monge e o executivo de sucesso. Aprendemos que liderança, amar e servir com propósito andam lado a lado, bem como, o monge quando se sacrificar em prol de beneficiar um povo, não se difere no mundo corporativo. O verdadeiro líder é aquele que aprendeu a servir, como JESUS nos ensinou - "Maior não é aquele que é servido, e sim aquele que serve." - JESUS nos deu o maior ensinamento de todos, sendo Ele DEUS, não usurpou a sua glória, mas antes se fez menor, se fez como homem, vindo ao mundo em carne, deixando a sua glória, riqueza e poder para servir aos homens extremamente menores que Ele. Porém, Ele continuo sendo humilde, mesmo sendo Ele Rei e Rei dos reis. Ele lavou os pés dos discípulos. Ele serviu a multidões, quer maior exemplo de liderança que esta? JESUS o maior líder da história da humanidade. Ele nos mostra claramente que servir, é se sacrificar em prol de um propósito maior, é aprender a exercer a paciência, autocontrole, mansidão sem perder a mão! É estar à frente não para se sentir o maior ou melhor, e sim, porquê assim como um pai guia, orienta, aconselha e vai à frente do filho como um pai amoroso e protetor, o verdadeiro líder age desta forma. Seus liderados, são seus filhos, a empresa sua família e o líder é o pai que orienta, aconselha, direciona o melhor caminho, de responsabiliza, respondendo por seus atos e de seus liderados e vai à frente desbravando "os matagais", ou seja, os obstáculos da vida que se levantam à fim de criar barreiras e paralisar o corpo (organização, equipe, empresa), o líder é aquele que aprendeu a amar seus liderados e detalhe, é AMOR ÁGAPE. Perceba! AMOR ÁGAPE, não é um amor qualquer, é o amor incondicional e sacrificial, tal como, independente dos riscos, o líder deve ter coragem e bravura para não jogar tudo para o alto e não enforcar um liderado teimoso, e antipático. E sim, ensinar, orientar com amor e paciência!

Eis aí, a diferença de um chefe para um líder. O chefe grita, manda, é autoritário e por vezes pode levar todos ao abismo, ao fundo do poço sem nem mesmo se precaver com uma corda de saída. Pois o chefe não está comprometido com os liderados e sim envolvido. O chefe só se preocupa com suas vantagens, recursos financeiros e em dar ordem, ser autoritário. O líder não! O líder não é autoritário, ele possui autoridade, mto diferente. Uma pessoa autoritária manda com arrogância, geralmente não é respeitada em admirada, apenas temida. Uma pessoa que possui autoridade, exerce sua autoridade com amor, compaixão e humildade, sem fraquejar, ela é respeitada e admirada, bem quista pelo seu exemplo, é uma pessoa que possui bagagem e conhecimento. É alguém que teve preparado, não uma pessoa mesquinha e arrogante, e sim, alguém com conteúdo. Sabe o que faz, e tem coragem de ir à frente quebrando barreiras e levando seus liderados para o melhor caminho, os orienta e tem sabedoria no que faz. Um líder exerce liderança com amor no que faz e amor pelos liderados, é humilde, tem coragem, ousadia, sabe a hora de ficar bravo e também de acolher com amor, é respeitado e um verdadeiro exemplo a ser seguido, pois é responsável e coerente no que faz!

Pessoal, super recomendo este livro, que ler com certeza, tirará, excelentes insigths. Boa leitura!

larissa leite 06/10/2022

o monge e o executivo
minha primeira impressão desse livro foi que muitos ensinamentos estavam por vir, tanto é que eu marquei diversas frases, que seria impossível escrevê-las todas aqui.
mas esse livro é recheado de ensinamentos, a palavra que é citada aqui como Jesus foi o melhor líder que já existiu, me cativou profundamente. e o melhor foi que não colocou nenhum tipo de religião, só simplesmente disse que Jesus sabia liderar, e esse é o ponto.
a parte mais interessante, para mim, foi os significados das palavras, e as ações a serem tomadas diante delas. como por exemplo, o amor. no livro, ele explicou que, ao pensar em amor, estava sendo confundindo sentimento com ação. você sabe, a partir do momento em que tenho sentimentos positivos a respeito de alguma coisa ou alguém, posso dizer que os amo. geralmente associamos amor com bons sentimentos. os gregos usavam o substantivo ágape e o verbo correspondente agapaó para descrever um amor incondicional, baseado no comportamento com os outros, sem exigir nada em troca. e o amor da escolha deliberada. quando Jesus fala de amor no Novo Testamento, usa a palavra ágape, um amor traduzido pelo comportamento e pela escolha, não o sentimento do amor. isso eu achei muito interessante, por assim dizer.
e uma das coisas que mais me interessou, foi a diferença entre liderança, poder e autoridade, isso eu frisei bastante.

Liderança: é uma habilidade que pode ser aprendida e desenvolvida por alguém que tenha o desejo e pratique as ações adequadas. liderar é influenciar.
se liderar é influenciar os outros, como desenvolver essa influência? como levar as pessoas a fazer o que desejamos ? como receber suas idéias, confiança, criatividade e excelência, que são, por definição, dons voluntários? esses são alguns pontos que fazem um líder se questionar.

Poder: é a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, por causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não o fazer.

Autoridade: a habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer por causa de sua influência pessoal.

outro modo de diferenciar poder de autoridade é lembrar que o poder pode ser vendido e comprado, dado e tomado. as pessoas podem ser colocadas em cargos de poder porque são parentes ou amigas de alguém, porque herdaram dinheiro ou poder . isto nunca acontece com a autoridade. a autoridade não pode ser comprada nem vendida, nem dada ou tomada. a autoridade diz respeito a quem você é como pessoa, a seu caráter e à influência que estabelece sobre as pessoas.

Jess 26/09/2022

Proposta muito boa, porém repetitivo
Precisei ler pra fazer uma resenha pra faculdade. Achei o livro muito valioso, com muitos ensinamentos, porém mais para o final fica meio repetitivo e cansativo

Juli 25/09/2022

LIDERAR E SERVIR
Uma leitura que te faz refletir sobre diversos temas e conceitos, e que traz como tema pricipal uma abordagem sobre liderança servidora. Indico até que seja lido e descutido em grupo, pois há possibilidades de trazer muitas situações do dia a dia para os temas explanados no livro.

Há discussões sobre: como devemos amar o próximo; O lider é exigente; Confiança; Poder versus autoridade; Saber ouvir; Determinismo x Auto responsabilidade; Felicidade e Alegria; Comportamentos; Autocentrado; Paradigmas, Pirâmide de Maslow; Habilidades.... em fim, muitos temas para refletir e compartilhar!

Para mim teve sua importância e indico para você, e que possa lê-lo com calma e reflexão.
??

Caroline.Grossl 24/09/2022

Resenha: O Monge e o Executivo
A resenha de hoje é sobre o livro “O Monge e o Executivo”, escrito pelo autor estadunidense James C. Hunter. Lançado em 1998, nos Estados Unidos, o livro foi publicado no Brasil em 2004 pela Editora Sextante e contém 144 páginas.

Jhon Daily é uma pessoa que tem uma vida aparentemente perfeita, é casado, tem dois filhos e é gerente-geral em uma empresa. Mas na verdade nada disso está indo bem, ele está com problemas tanto no trabalho quanto na família.

Aconselhado por sua esposa, Rachel, ele vai buscar ajuda com o pastor de sua igreja, que sugere que Jhon vá participar durante uma semana de um retiro espiritual num mosteiro para que ele possa organizar seus pensamentos e consequentemente sua vida.

E assim Jhon vai para o mosteiro que fica perto do lago Michigan, lá está Leonard Hoffman, um grande empresário renomado que abandonou tudo para se tornar um monge e agora compartilha com as pessoas que vão fazer o retiro, suas experiências profissionais.

Jhon fica um pouco atordoado ao descobrir que esse empresário agora atende pelo nome de Simeão, pensando se tudo isso era uma grande coincidência, pois desde pequeno o nome “Simeão” aparece em sua vida e em seus sonhos, é como se estivesse destinado a encontrá-lo.

Sendo assim, um grupo de participantes do retiro se reúnem para receber as aulas de Simeão: Lee, o pregador, Greg, um sargento do exército, Tereza, diretora de escola, Chris, treinadora de basquete e Kim, uma enfeira-chefe.

O livro é divido em 7 capítulos, que representa os 7 dias que Jhon passa no retiro. A história se passa através dos diálogos entre os personagens durante as aulas e assim eles vão aprendendo sobre liderança e como melhorar seu relacionamento na empresa, mas essas lições também podem ser aplicadas em outras áreas da vida.

site: pensamentos-em-flor.blogspot.com

Allan.Arndt 20/09/2022

Excelente!
Super indico esse livro a todas as pessoas, principalmente aos líderes de todas as áreas. Uma história envolvente e fascinante!

Raq 19/09/2022

Não achei muito marcante...
Já li alguns livros relacionados com essa temática e confesso que me decepcionei um pouco, esperava mais. Não achei muito marcante ou que trouxesse uma ideia muito ou pelo menos um pouco diferente de livros do gênero. É bem raso. Contudo, traz algumas coisas que são boas de serem relembradas...leitura rápida e leve.