O Monge e o Executivo

O Monge e o Executivo James C. Hunter

Resenhas - O Monge e o Executivo

Bruna 04/02/2024

Amor e autoridade
Obtive novos pensamentos sobre "o amor" e como a liderança exige muito mais do que dar ordens, na minha visão através desta leitura, chega a ser cansativo a busca para ser o melhor líder, porém o caminho existe. Livro não é surpreendente mas traz boas reflexões, leitura simples e história bonita.

Samuka 03/02/2024

Fantástico
A primeira vez que li esse livro, ele era emprestado de um amigo, logo providenciei um pra mim. É de uma qualidade de ensinamentos inimagináveis. Fica entre um dos meus favoritos.

Ju Gomes 31/01/2024

Traz reflexões importantes
A leitura toda parece como uma conversa com amigos, onde a cada página um conceito é trazido de forma leve, direta e descomplicada.

Fernandes95 31/01/2024

Livro chato e lento, mas com ensinamentos valiosos
Publicado pela 1ª vez em 1989, o clássico O Monge e o Executivo de James C. Hunter conta a história de John Daily, um gerente geral de uma grande fábrica com mais de 500 funcionários. Ele tem um ótimo salário, uma família estruturada, uma ótima casa, e a família faz várias viagens por ano! Até que John não consegue mais exercer seu papel como líder e tudo começa a desestruturar e ele começa a enfrentar vários problemas no trabalho e na família.

Com isso ele foi levado a um mosteiro (retiro) para ouvir as lições sábias que um monge beneditino tem a passar. O monge em questão é o personagem Leonard Hoffman, um ex-executivo de sucesso, ou simplesmente o monge Simeão.

O Monge e o Executivo é uma leitura que oferece reflexões valiosas sobre liderança, ética e auto desenvolvimento. Embora eu tenha achado bem cansativo em várias partes, o livro oferece uma oportunidade para que líderes e indivíduos em busca de crescimento pessoal repensem sobre suas próprias escolhas e ações. Ao explorar a jornada de John Daily e as lições do monge Simeão, o autor nos convida a questionar nossa visão de liderança e a buscar um equilíbrio entre sucesso profissional e significado pessoal.

Os ensinamentos são, de fato, relevantes, mas foram expostos da maneira mais entediante possível, achei muita encheção de linguiça, mas pude retirar ensinamentos valiosíssimos como:

Sempre que pessoas que reúnem com alguma finalidade, há a oportunidade se exercer a liderança. Liderança é a habilidade de influenciar pessoas a exercerem suas atividades da melhor forma possível para atingir um determinado objetivo para um bem comum. Ninguém nasce sabendo ser líder, mas qualquer pessoa que queira, pode aprender e se desenvolver.

O livro mostra que podemos seguir por dois lados: liderar pelo poder ou pela autoridade. Por meio do PODER é possível convencer alguém, mesmo contra vontade, pela posição, força ou cargo que ocupa de poder. Já a AUTORIDADE é a habilidade de convencer alguém, mas através da influência que você exerce sobre aquela pessoa, de maneira que ela execute aquela atividade de boa vontade.

A longo prazo, liderando pelo poder, a equipe fica desmotivada, ela só trabalha pelo salário no final do mês, as pessoas não dão ideias e não se sentem parte do time.

Liderar é servir. E para servir é preciso ter um espírito colaborativo de entrega. É preciso entender as necessidades não só da empresa, mas das pessoas. A intenções devem ser seguidas de ações, mas isso só será realizado se tiver vontade. Liderança não é um cargo, é um comportamento.

Bruna3810 30/01/2024

Excelente livro aplicado a linguagem dos negócios. Trazendo muitos exemplos de grandes líderes no mundo e o maior exemplo que temos que é Jesus.

Leticia2513 28/01/2024

O monge é um clássico, já havia lido na época de faculdade e li novamente no começo deste ano devido indicação da minha liderança imediata.
Me surpreendi com a perspectiva de reler este livro anos depois e obter uma visão completamente diferente de anos atrás.
Hoje com o papel de líder que possuo, vejo essa leitura como essencial a todos, pois traz o amor/servir acima de tudo.

Sissy 27/01/2024

É um livro espetacular ,uma leitura gostasa e traz bastantes reflexões de como você se comporta na sociedade e de como vc pode agregar na vida de outras pessoas. Que liderar é servir.

Débora 24/01/2024

Realmente esse livro trás perspectiva, achei instrutivo, tem um ritmo bom com otimos ensinamentos. O formato do texto me incomodou um pouco , a questão do ele disse eu disse. É um livro para reler.

Stephany261 23/01/2024

Esse livro é fantástico. à medida que você vai lendo, sua mente fica: ?
muitas lições sobre liderança, empatia e servidão (citam Jesus como exemplo). a forma como ?destrincham? o tema, é bastante didática.

Gabriela2168 22/01/2024

Liderança
Que livro RICO.
Ser líder usando a autoridade realmente é desafiador, mas tudo começa através da escolha. Hoje eu escolhi ser um ser humano melhor, escolhi ser uma líder melhor, e requer determinação, disciplina e constância, um dia de cada vez.

Dani 21/01/2024

O livro traz conceitos interessantes sobre o que é liderança e como ser um bom líder, porém através de uma narrativa fácil, só que fácil demais que beira a pobreza, utilizando personagens muito previsíveis e caricatos. Particularmente, esse estilo de narração raso fez sentir minha inteligência questionada. Apesar de tudo, eu recomendaria essa leitura com uma mente aberta, pois é possível filtrar informações interessantes por trás dessa historinha da escolinha.

Viri 21/01/2024

Vc é um gerente ou um líder?
Gostei muito do livro. Se você já liderou uma equipe, por menor que ela tenha sido vc irá se identificar com algumas questões abordadas.
Acho que todos que fossem liderar deveriam ler, antes de assumir a posição.
Adorei quando o monge cita o maior líder q tivemos na Terra e exemplifica seus conceitos os tornando de fácil entendimento e uso no dia a dia.
Recomendo a leitura a qualquer pessoa que segue: Faça aos outros o que gostaria que fizessem a vc!
Boa leitura!

Samuel._.jrs 16/01/2024

Sensacional
Livro curto e super simples, ótima narrativa e ensinamentos profundos, fiquei espantado com a base de ensinamento usada por Simeão ?? esse vai ser levado pra vida!

Lívia GM 10/01/2024

Princípios para uma boa liderança
Já li alguns livros que falavam a respeito de liderança e em um deles, inclusive, o conceito de liderança servil abordado nesta obra era exposto. No entanto, creio que esta se diferencia das anteriores por seu tema ser exclusivamente os princípios da liderança, que se aplicam a todo e qualquer líder, independentemente de qual seja o seu campo de atuação. Se hoje eu precisasse indicar um livro sobre o tema, certamente este seria o escolhido. Isso porque ao longo da obra encontrei reflexões muito relevantes, orientações em relação ao nosso comportamento diante dos nossos liderados que eu mesma já presenciei o quão importantes e válidas são.

Como alguém que já passou pela liderança de diferentes grupos, posso atestar o quanto desafiador é exercer essa posição. Por vezes, fracassamos por não compreender a melhor dinâmica a ser aplicada a cada contexto e conjunto de pessoas que estão sob a nossa responsabilidade. Um dos pontos que a obra aborda é sobre o uso do poder e da autoridade, o poder é visto como uma "faculdade" que pode ser acionada, mas que tende a ser impositiva, através da qual se toma decisões que não levam em consideração a visão dos liderados e suas respectivas opiniões. Ao contrário da autoridade, definida como a "habilidade de levar pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer por causa da sua influência pessoal" (p. 29). E é aí que reside o seu diferencial. Você pode, sim, ter um grupo que abraça as suas ideias, que lhe apoia e respeita sem fazer o uso desse poder impositivo. Algo que descobri ao longo das minhas experiências é que as pessoas não gostam de apenas serem mandadas, elas gostam e precisam ser ouvidas para que se sintam parte atuante do grupo. Ao terem as suas sugestões aderidas, muda-se seu nível de envolvimento com o grupo.

Outro ponto crucial que a narrativa nos traz é a respeito do cultivo dos relacionamentos entre o líder e seus liderados. Quantas e quantas vezes focamos tanto naquilo que precisa ser feito, nas metas e objetivos a serem atingidos e nos esquecemos de nutrir o relacionamento com os envolvidos nesse processo. Eu já fui esse tipo de líder e hoje luto fortemente contra essa tendência. Aprendi que preciso me conectar às pessoas as quais lidero, quero saber como estão, o que tem acontecido em suas vidas, como estão os seus estudos, as suas famílias. Acreditem, é terrível a sensação de conviver semanalmente com pessoas com as quais você só se aproximará para sondar ou cobrar algo que precisa ser feito. Pois, cria-se uma imensa lacuna entre tais partes, vão este que pode resultar na falta de comunicação do grupo, cuja a consequência pode ser um grupo cuja a identidade reflete apenas a face do seu líder. Com o passar do tempo, as próprias relações entre os integrantes do grupo, do ministério, são prejudicadas.

Além disso, devo destacar o conceito de liderança servil trazido pelo autor. De acordo com ele, "o papel do líder é servir" (p. 53). É impossível não atrelar esta afirmação com o ministério de Jesus na terra, o autor mesmo, através da personagem Simeão, traz esta ponderação. Jesus foi o maior exemplo de liderança servil que pudemos ter. Ele mostrou aos seus discípulos que apesar de ser Deus, o supremo líder da sua igreja, Ele os servia. Para mim, esse estilo de liderança encontra sustentação na minha experiência de liderança atual. Um dos meus princípios norteadores nessa trajetória é que eu deveria não apenas querer o suporte dos meus liderados e de outros colaboradores do meu grupo, mas deveria ajudá-los em suas demandas, independentemente de estarem relacionadas com o meu grupo ou não. E hoje, graças a Deus, desfruto de um suporte imenso por parte desses, fato que mostra que devemos, sim, servir.

Por fim, destaco o seguinte princípio: "o líder deve incentivar e dar condições para que as pessoas se tornem o melhor que podem ser" (p. 58). Não sei se você como líder já teve ciúmes porque um dos seus liderados estava se destacando em seu trabalho. Creio que essa pode ser uma propensão natural do ser humano, pois, quando isso acontece, você acaba deixando de ser o centro das atenções. Mas tentemos agir de um outro modo, pense comigo: um grupo excelente reflete a excelência individual de seus integrantes. Se eu tenho pessoas no meu grupo as quais se comprometem com a nossa causa e se dedicam intensamente a elas, o resultado do trabalho que desenvolveremos ultrapassará as expectativas almejadas. Outro ponto é: você terá um exemplo a seguir. Por vezes, somos aquele em que as pessoas do grupo se espelham, afinal, somos os que os conduzem. No entanto, com o passar do tempo, acabamos por esgotar aquilo que podemos oferecer como fonte de inspiração para eles, tudo que tínhamos já os apresentamos. Ou mesmo, ficamos desmotivados por estarmos fazendo sempre o mesmo e não tenho nenhuma nova inspiração. E é aí que também essas pessoas que se destacam no grupo podem atuar positivamente. Ao longo dos 3 últimos anos vi pessoas sob a minha liderança que se destacaram em diferentes áreas - no ensino, nas artes, na didática, nas missões e assim por diante - e posso afirmar com toda a convicção que eles foram e são exemplos para mim.

Este foi um pequeno resumo do que pude encontrar na obra, creio que a sua liderança pode ser enriquecida com a leitura da narrativa completa.