O Monge e O Executivo

O Monge e O Executivo James C. Hunter

Resenhas - O Monge e o Executivo

Bruno 23/07/2010

Fantástico
Realmente é um livro que transforma o leitor e nos faz refletir sobre quem realmente somos. É um livro que vale a pena ser lido por todos, sem o preconceito de que é um livro de auto-ajuda, que particularmente não gosto muito.

Guardia 08/07/2010

Resenha: O Monge e o Executivo - J.C. Hunter
O autor James C. Hunter é Consultor-chefe da J. D. Associados, uma empresa de consultoria de relações de trabalho e treinamento. Com mais de 20 anos de experiência. No livro O Monge e o Executivo ele conta a história de John Daily, um homem de negócios bem-sucedido que percebe, de repente, que está fracassando como chefe, marido e pai.
Numa tentativa desesperada de retomar o controle da situação, ele decide participar de um retiro sobre liderança num mosteiro beneditino, onde encontramos o frade Leonard Hoffman, um influente empresário americano que abandonou tudo em busca de um novo sentido para sua vida e que no mosteiro é chamado de Simeão. O livro é apresentado em sete capítulos.
Através de um roteiro romântico, o autor coloca em pauta vários aspectos para uma liderança eficaz. Simeão ministra palestras todos os dias e dentre os tópicos levantados estão questões comportamentais como por exemplo paciência, humildade, bondade, respeito, generosidade, perdão honestidade, compromisso, e o conjunto destas características comportamentais advém o ponto mais alto do livro que é a apresentação do Amor, não como o conhecemos mas como uma atitude de relacionamento interpessoal, o que o livro esclarece como Amor Ágape, que tem origem grega, ou seja, um Amor incondicional, baseado no comportamento com os outros, sem exigir nada em troca, é o Amor da escolha deliberada.
Neste ponto o autor faz um comparativo com Autoridade e Liderança onde ele cita comportamentos positivos de líderes e pessoas que fazem uso da autoridade como, por exemplo, ser honesto, confiável, bom modelo, cuidadoso, bom ouvinte, mantém as pessoas responsáveis, tratar as pessoas com respeito, incentiva as pessoas, atitude positiva (entusiástica), gosta das pessoas.
Cabe aqui elucidar a definição que o autor faz sobre Poder e Autoridade. Segundo o autor:
Poder é a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, por causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não o fazer.
Autoridade é a habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer, por causa de sua influência pessoal.
Sendo assim o autor nos faz refletir sobre paradigmas estabelecidos por nós e pela sociedade como, por exemplo, a questão acima de poder e autoridade e a não lutar para quebrar os paradigmas no nosso dia-a-dia nos faz ficar parados e não avançamos, estacionamos no tempo, isso também está relacionado com a teoria de equilíbrio, pois só se pode haver equilíbrio quando temos duas forças de mesma intensidade em sentidos opostos. A partir daí podemos vivenciar essa teoria em nosso ambiente de trabalho onde encontramos pessoas com as quais o relacionamento torna-se muito difícil e interagirr com essas pessoas torna-se um desafio. Essas pessoas são importantíssimas para o desenvolvimento da empresa e nosso pessoal.
Com base nessas informações o livro nos trás a figura de vários líderes da humanidade ilustrando o Modelo que devemos ser com nossos liderados. Servir de exemplo e modelo para quem nós lideramos exige muito sacrifício o que nos remete novamente ao Amor Ágape, pois o faremos sem esperar nada em troca. Neste momento o autor coloca uma fórmula básica sobre o termo vontade, pois precisamos dela para que possamos ser modelo e exemplo:
Intenções – Ações = Nada
Intenções + Ações = Vontade
Portanto, apesar da narrativa romântica que o autor dá à estória, podemos notar que as bases para escrever o livro foram muito bem construídas, pois notamos perfis de vários teóricos da administração, sociologia, psicologia e religião. O que o autor fez sabidamente foi traduzir inúmeros volumes de teoria administrativa, sociológica, psicológica e religiosa em um roteiro de fácil entendimento e acessível à maioria do público em atuação nas atividades administrativas, gerências e de RH.

Resenha Publicada no blog www.blogdoguardia.co.cc

André Cotia 24/07/2010

Livro muito bom!
Inspirou-me e ensinou-me vários conceitos importantes e esclarecedores que pretendo utilizar ao longo da vida. Possui noções de liderança interessantes, algumas básicas e outras que nunca havia visto. Um dos aprendizados mais marcantes que aprendi, foi o de liderar através da autoridade e não do poder, infelizmente, pelo fato de ser nocivo aos relacionamentos a longo prazo, muito utilizado atualmente.

Felipe Aurélio 04/11/2010

Liderança
Otimo pra quem quer ser um lider algum dia, aplica desde as teorias das necessidades de maslow aos mais básicos ensinamentos de Jesus Cristo o maior Lider que já existiu.

Chavinho88 03/08/2010

É um livro muito bom, me fez reconsiderar muitos conceitos, principalmente de como me relacionar com as pessoas no meu dia-a-dia. Se encaixou em algumas experiências que tive, e me fez refletir sobre minhas atitudes tomadas.Recomendo.

Indira.Pessoa 09/09/2010

O Monge e o Executivo
O livro é simplesmente fantástico, uma abordagem muito boa de como ser um bom líder, nos dá ensinamentos incríveis de como se portar frente as mais diversas situações, mostra que um líder não precisa de Poder para conseguir que a equipe alcance as suas metas, basta ele ter Autoridade, e nos diz muito mais sobre a Liderança. Faz também uma abordagem fantástica sobre o amor, incrível.

Só tenho a dizer que aprendi muito lendo esse livro e espero conseguir colocar em pratica, mas recomendo O Monge e o Executivo para todos aqueles que são ou pretendem ser um líder um dia, porque com toda certeza o livro só tem a acrescentar e a melhorar a nossa vida profissional.

E um tira gosto:
"O amor é lealdade, o amor é trabalho de equipe, o amor respeita a dignidade e a individualidade. Esta é à força de qualquer organização" (Vince Lombardi).

Digão Livros 15/08/2010

Esse é o principal mote do livro. Não é possível ser líder sem servir, sem dar o exemplo. O livro apresenta um retiro onde um pequeno grupo de diversos perfis para uma semana.

Nesse retiro, o que se apresenta são alguns ensinamentos de Cristo, contudo, sem coagir ninguém a alguma religião.

Acredito que isso foi determinante para um enredo leve e de fácil leitura , onde diversas situações são expostas e debatidas.

É um bom livro, na minha opinião, mas não apresentou nada novo, apenas as mesmas coisas com uma percepção diferente.

Luizão Bio 02/02/2011

Uma história de vida interessante, com pontos de vistas interessantes sobre a vida e sobre relações interpessoais.

Anna Medeiros 28/01/2011

Contém partes interessantes
O livro tem tudo para ser chato - mas tem uma história por trás do objetivo do livro, que é ensinar sobre a liderança. Isso torna as coisas mais interessantes. Há ótimos personagens, lugares interessantes e todos os motivos para que a história fosse melhor. Mas não me motivou tanto a terminar. Esperava mais!

ProPaixao 27/09/2010

O monge o Executivo e as Crianças
Um livro para iniciantes.
Agora pergunto, um executivo ou um líder é um iniciante? Creio que não..Portanto não entendo como um livro tornou-se recorde de vendas, com uma linguagem infantil e fictícia. Alguma coisa está fora da ordem, foram da ordem mundial, parafraseando gilberto gil, TUDO está fora da ordem, ao ponto de um livro simplório como esse ter se tornado a febre que foi...Parece auto ajuda administrativa (existe isso? hahahha)
O livro poderia abordar o mesmo eixo temático que até é interessante, uma liderança baseada na Regra de Ouro, porém utilizando recursos reais, práticos, coerentes, com exemplos verdadeiros e acima de tudo com linguagem destinada a um público adulto.
Mais fraco que esse livro, só o "Quem mexeu no meu queijo"

Arrieiro 22/12/2010minha estante
Sim, os autores de ambos os livros usam estórias completamente desnecessárias para ilustrar situações práticas, fazendo com que suas obras deixem de ser objetivas e arraste a leitura.

Penso que este recurso é usado para atrair um maior número de leitores; principalmente os que não tem hábito de leitura e precisam de algo "envolvente" para se manterem atentos. Me agrada muito mais uma escrita direta e indexada, em que posso fixar-me nos pontos de maior interesse e saltar outros, sem prejuízo do conteúdo.

Boa leitura.

Gean Santos 16/09/2010

Buscando o topo da pirâmide de Maslow...
Um homem em busca de sabedoria, acreditando que na vida tudo de seus motivos e suas lógicas. Excelente livro para admistradores e executivos.

Mayckel Boc 26/09/2010

Excelente mostra do que já sabemos
Mesmo descrente comprei o livro por todos falarem o quanto ele era bom. Realmente me surpreendeu.
Em seu conteúdo não há nada de extraordinário, nem muito menos de revelador, aliás, o livro não tem nada do que já não saibamos, mesmo que inconscientemente. O que me impressionou foi a maestria com que Hunter nos coloca questões simples que acabamos ignorando com a correria de nosso dia - a - dia. Mesmo já sendo um conteúdo conhecido os ensinamentos, na verdade reflexões, que encontramos na obra nos fazem pensar: "Será que estou me relacionando com as outras pessoas da maneira correta?", "Eu realmente sou a pessoa que acredito que sou?".
Falando não somente sobre liderança, mas também sobre melhoramento pessoal é uma obra que realmente deveria ser lida, para nos relembrar o que jamais deveríamos esquecer: um bom líder tem como base uma excelente pessoa.

Bartolotto. 29/10/2012

Bom.
Bom! Um livro bom e com lições de vida muito interessantes e importantes. Infelizmente tive que ler um pouco correndo, então não deu para absorver todas as informações muito bem e tenho certeza que se eu ler daqui a alguns anos vou aproveita-lo muito mais do que aproveitei agora. O que mais me atraiu é que todos os fatos são relatados como na vida real, deixando claro o quanto é realista e não um conto de fadas. É muito recomendado para todos que procuram alguma orientação em qualquer sentido da vida. Muito bom e totalmente recomendado.

Renats 15/11/2010

Funciona!
Li pela terceira vez o livro no mês passado. A primeira leitura foi conta da faculdade. A segunda e a terceira por causa do trabalho. O livro tem um ordem cronológica muito bacana e consegue, em poucas paginas, mostrar porque é best seller a tantas semanas. A leitura é fácil e gostosa. Dá para ser lido facilmente em um semana.
Gostei bastante das dicas que o livro dá, e muita coisa eu consegui inserir na minha rotina.