Dom Casmurro

Dom Casmurro Machado de Assis...

Resenhas - Dom Casmurro

M Ferreira 06/03/2024

Traiu ou não traiu? Eis a questão!
É incrível perceber que temos obras de extrema qualidade em nossa literatura brasileira. Esse livro estava há tempos em minha lista e decidi aproveitar o momento para engajar na leitura.

O livro é narrado por Bento Santiago, apelidado de Dom Casmurro. Nesse livro, o narrador, já em idade avançada, faz um relato de sua vida, desde sua mocidade, enfatizando o amor junevil que nutria por Capitu.

Ao longo dos capítulos, com comentários ácidos e pessimistas, vamos acompanhando o desenvolvimento dessa narrativa pela ótica de Bentinho, de acordo com as suas interpretações dos acontecimentos.

Para além da dúvida se Capitu o traiu ou não, ou livro aborda vários assuntos que levantam reflexões importantes, como a cultura brasileira do século XIX, as relações familiares, entre outros tópicos.

É um livro cheio de nuances e detalhes importantes que contribuem para que o leitor tire as suas próprias conclusões. Eu fiquei estarrecido por ter gostado tanto de ler essa obra. Com certeza, me despertou ainda mais o interesse pela literatura clássica brasileira.

Jean 06/03/2024

Mais uma ótima obra de Machado de Assis
Estou relendo os livros do Machado de Assis, havia lido quando adolescente (e odiado como a maioria), mas agora relendo estou conseguindo extrair toda a riqueza da narrativa desse escritor genial.

Por se tratar de um livro realista, não há grandes acontecimentos e diversos plot twist, mas uma narrativa muito bem estrutura e coesa.

O humor e a ironia estão sempre presente nas obras do Machado, ainda que de uma forma mais sutil, não sendo diferente em Dom Casmurro. A forma com que o narrador, que é de quem recebemos praticamente todas as informações, condena a si mesmo como parcial, joga o leitor em uma situação em que tudo deve ser questionado, podendo ser verdade ou mentira.

Mas o que seria a verdade? Algumas coisas são questão de opinião, outras são mais objetivas. Todavia, como você vai saber disso tendo somente um lado da história? É esse jogo de gato e rato que conduz a leitura, que eu particularmente adorei.

Assim como em Memórias Póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis mostra toda sua capacidade criativa e visão social que transformaram esses obras em marcos atemporais. A maioria das criticas expostas e escondidas nas obras se mostram tão atuais quanto eram na época, a mais de 100 anos atrás.

Leitura obrigatória.

Juliana Amaro 06/03/2024

Ótimo livro.
Prometido para o seminário desde o nascimento, o jovem carioca Bentinho precisa encontrar um jeito de fugir da vida na Igreja e realizar seu verdadeiro sonho: casar-se com a vizinha Capitu. Uma história de paixão, obsessão e ciúme se desenrola, em uma narrativa cheia de reviravoltas, que aos poucos constrói um retrato da sociedade brasileira.

Com este romance publicado em 1899, o maior nome da literatura nacional, Machado de Assis, torna-se também parte do cânone mundial. "Dom Casmurro" traz contundentes reflexões sobre o Brasil de sua época, ainda muito relevantes para os dias atuais, e faz isso com a narrativa repleta de ironia que é uma marca do autor.

A nova edição da Antofágica traz o texto integral de Machado com notas e posfácio do especialista Rogério Fernandes dos Santos, além de ilustrações de Paula Siebra e posfácio do escritor Geovani Martins.

Barbara 06/03/2024

🤬 #$%!&
Realmente o homem escreve muito bem. Acho que Bentinho foi 🤬 #$%!& sim. O dia do teatro lá sem ideia.

rafinhage 05/03/2024

?E aí, traiu ou não traiu?? Acho que depende de quem!
Esse livro, de fato, me deixou encantada, mas vamos por etapas?
Da parte dos leitores, o foco na traição de Capitu é tão grande, que acaba sendo esquecido o fato de que os próprios possam estar sendo enganados, visto que, até mesmo Dom Casmurro estaria tentando se convencer de algo.
Abrindo melhor essa ideia, o livro, ao meu ver, nada mais é do que um refúgio para o próprio fidalgo se consolar - sabendo do afastamento de todos e carregando isso como culpa, retraçar seus passos faz com que ele tente encontrar uma justificativa plausível sobre a forma com que lidou com as situações que lhe apareceram durante a vida - daí trago de volta o primeiro ponto em forma de questionamento, se até mesmo ele precisava se convencer dos fatos, por que o leitor tomaria o ponto de vista abordado como verdade absoluta?
Dando continuidade, posso dizer, sem dúvidas, que foi uma experiência totalmente intrigante acompanhar a personalidade de Dom Casmurro se desenvolver ao longo do livro. Bentinho, mesmo com julgo fraco e extremamente dependente da opinião da família e de Capitu, me ganhou de uma forma? A intensidade dos sentimentos na juventude, o ar apaixonado presente tão intensamente nas declarações de amor, o fervor infantil no momento de lidar com as frustrações? Toda essa narrativa de um jovem sonhador que eu, particularmente, acho uma delícia de ler, serviu para aumentar ainda mais o desconforto de acompanhar o mesmo se tornar gradativamente o tão emburrado Dom Casmurro.
Não se diferenciando muito de Bentinho, Bento Santiago também acaba achando um lugar à sombra de alguém. Agora não mais da família ou Capitu, mas de seu melhor amigo, Escobar. A partir disso, Bento acaba desenvolvendo admiração tamanha pelo mesmo - a mesma de quando mais jovem por Capitu que, por coincidência, era de fato muito parecida com Escobar. Tendo isso em vista e encontrando-se desamparado com a morte que veio a surgir do amigo, começa a ver a presença do mesmo no filho - quase como uma assombração, da forma descrita no livro. Na minha opinião, por mera casualidade? Mas para Bento Santiago e seus traços de ciúmes - gerados por uma insegurança tamanha - lidar com o luto vendo o reflexo de tudo que admirava tanto em sua mulher, quanto em seu melhor amigo em Ezequiel, trouxe a ideia de que uma traição pudesse ter acontecido.
A partir daí a personalidade de Dom Casmurro vai se desenvolvendo ao leitor de uma forma única, efeito que só a escrita minuciosa de Machado de Assis conseguiria produzir.
Mesmo tornando-se um indivíduo extremamente ensimesmado, me ganha a forma como aí, e só aí, Dom Casmurro finalmente se desprende à sombra do outro e cria, por si só, sua própria presença - infelizmente como o ser melancólico descrito?
Eu não poderia deixar de citar também brevemente e individualmente Capitu - e digo brevemente porque entendo que o foco do livro não necessariamente é esse, mas por mim, escreveria uma resenha apenas sobre a admirabilidade da personagem construída. Meu deus, que personagem cativante em todos os aspectos! O autor da obra desenvolveu-a tão majestosamente a ponto dos leitores conseguirem sentir, apenas lendo, a presença dos seus olhos de ressacas e serem engolidos por eles também. Uma personalidade forte e necessária! Apenas reforçando a pequenez de Dom Casmurro - coisa que, sem dúvida alguma, Machado de Assis não fez por acidente.
Volte e meia, durante a leitura, eu me pegava impressionada com a escrita do mesmo, o cara é brilhante! Mesmo sabendo que não, o tempo inteiro me perguntava se a história não era real - o detalhamento dos acontecimentos, dos personagens e suas respectivas personalidades, o desenrolar tão natural da história? Não hesitaria em acreditar se me falassem que a narrativa de fato aconteceu. Demoraria a encontrar mais palavras - e palavras suficientes - para expressar o que é ler esse clássico do realismo brasileiro.
Particularmente falando, a questão da traição ser uma incerteza foi um baita capricho da parte de Machado de Assis. Depois de escrever uma narrativa extremamente marcante e estimulante, o mesmo ainda joga essa dúvida no colo do leitor, deixando o caso aberto para as mais diversas interpretações - oque na minha visão, tornou a história ainda mais intrigante. De fato, um gênio!
Termino agora, então, minha primeira leitura de Dom Casmurro - ainda como jovem - e espero poder ler mais vezes com outros olhos, me transformando, assim como o próprio protagonista fez, ao longo do tempo e das vivências.

Quel Bastos 05/03/2024

O homem nasce bom e a sociedade o corrompe?
Ler o livro pela primeira vez numa época que ele já é tão aclamado e que o debate "traiu ou não traiu" é tão discutido, me contaminou como leitora. Eu tento ler Don Casmurro há muitos anos, e sempre abandonei a leitura muito antes da metade. Algo na história não me prendia o suficiente.
Hoje, tendo lido inteiro, entendo o porquê: o livro é repetitivo mesmo na primeira metade. O narrador, um homem velho, sozinho e amargurado, se demora e dá muitas voltas na infância e adolescência onde entendia ser a parte feliz da sua vida. Mesmo essa infância sendo narrada com extremo saudosismo o que aparece pra mim é um Bento mimado, inseguro, sem nenhuma compreensão da realidade e que acredita em tudo que os outros falam.
Capitu é julgada desde a infância, por ser feliz de mais, bonita de mais, falante de mais, atrevida de mais. As pessoas faziam esses julgamentos para o Bento que ia internalizando as informações e quando cresce ele se torna possessivo e ciumento.
Bento é irritante, incômodo e necessário. Um bom retrato da complexidade do ser.
Me frustra um pouco ter acontecimentos que ansiei tanto durante toda a leitura sejam narrados com tanta banalidade, alguns não ocupam nem um paragrafo inteiro, uma simples frase basta. Fico com um gostinho de quero mais. Todo o anseio construído é rapidamente atendido e já privado. Sem muitos detalhes e sem mais delongas, porque a percepção do autor/narrador do que merece mais atenção é completamente diferente da do leitor.
É claro desde o início que o narrador é não confiável. E acho que a grande discussão não devia ser se Capitu traiu ou não traiu. Bento construiu seu próprio destino e por isso acabou sozinho e amargurado. Ele é tão injusto e insuportável que se ela não traiu, deveria tê-lo feito.

Ps.: Gostei muito da edição e dos textos de apoio.

Leonardo.Liori 05/03/2024

Machado é Machado, não tem como. Diga-se de passagem, mais uma vez o autor põe em ação seu estilo próprio que é foda, com suas ironias e divagações. O livro é muito mais do que a dúvida se houve ou não traição de alguém. Sua história se foca em como a percepção das memórias é afetada pela nostalgia. Pela duração de cada etapa da vida já é possível perceber: enquanto as memórias da infância são descritas em minúcia e tomam 3/4 do livro, as da vida adulta passam apressadas. Isso se reflete na pureza com que ele enxerga a vida enquanto criança em contraste com o resto do livro. Talvez a ideia que tivesse de Capitu e Escobar (e em certa medida dos outros personagens) sejam idealizadas pelo distanciamento dos acontecimentos. Mais um vez, repito, o livro é muito mais do que a dúvida da traição. Como nosso contato prévio com a obra se foca principalmente nessa parte da trama, todas as discussões acabam enviesadas para uma única faceta dela. O que o último ato traz é como a dúvida da traição manchou toda a percepção do autor de suas memórias adultas, sem a nostalgia para colorir, igual na infância. Como é ele quem escreve e estamos sujeitos ao seu viés, tudo aponta para que o leitor chegue a conclusão de que houve sim a traição pela parte de Capitu. Mas isso é a realidade ou é a culpa do autor que o faz enxergar indícios onde não existem?

Thaina308 04/03/2024

Dom casmurro
Passei 27 anos procrastinando pra saber o resultado final do embate histórico ao redor desse clássico.
Sabe o que eu ganhei? Uma irritação do 🤬 #$%!& . Putassa que fiquei.
Bentinho era um psicótico, ciumento do crlh, foi um pai de merda e um marido de merda dps da paranóia consumir sua cabeça.
Eu, particularmente, não acredito que Capitú o tenha traido. Mas deveria, se não.
Achei de péssimo gosto a pergunta ser algo relacionado a culpa da mulher e não a culpa que o homem deveria ter. Assim como eu sei que é um livro de outro século e o machismo é instrinseco. Enfim.
Fora esses adendos, sim, é um classico que merece ser lido.

Samuel1056 04/03/2024

Um breve comentario sobre a obra dom casmurro
Um dos melhores livros que já li, explora muito bem a trágica história do bento (que é um completo psicopata) primeiro livro do machado que li e me apaixonei pela escrita deste autor, ele simplesmente genial e é com certeza uma leitura que vale a pena(bentinho não traiu a captu mude minha mente), a escrita do machado é extremamente cativante e historia flue de uma forma que faz o livro parecer bem melhor que parece.

jessyroux 04/03/2024

Entre Dúvidas e Suspiros: Uma Viagem pela Alma de 'Dom Casmurro'
"Dom Casmurro" é uma obra-prima da literatura brasileira que nos transporta para os meandros da mente de um narrador complexo e intrigante. Machado de Assis nos presenteia com uma narrativa envolvente e repleta de nuances, onde cada palavra é meticulosamente escolhida para tecer uma teia de emoções e reflexões.

Ao acompanhar a trajetória de Bentinho, somos convidados a questionar a natureza da verdade, da memória e da percepção. Através das lentes distorcidas do protagonista, somos levados a refletir sobre temas como ciúme, traição e culpa, enquanto nos debatemos com as ambiguidades e incertezas que permeiam a narrativa.

"Dom Casmurro" não apenas nos cativa com sua trama envolvente, mas também nos desafia a examinar as complexidades da condição humana. A obra nos ensina sobre as nuances do amor, da amizade e da ambição, enquanto nos confronta com as sombras que habitam os recantos mais profundos da alma.

Em última análise, "Dom Casmurro" é uma obra atemporal que continua a intrigar e fascinar os leitores ao longo dos séculos. Uma leitura que nos convida a mergulhar nas profundezas da psique humana e a questionar nossas próprias certezas e convicções. Um clássico da literatura brasileira que merece ser apreciado e revisitado por gerações.

Beatriz2590 03/03/2024

Incrível! Muito intrigante
Que obra-prima, que livro delicioso de se ler!!, o Machado de Assis realmente tinha o dom da escrita, esta foi a primeira obra que eu li dele e estou apaixonada!!.
E sobre se a Capitu traiu ou não? NÃO, na minha opinião ela não traiu o Bentinho, ele não tem prova nenhuma de que isso aconteceu!! ele foi tomado pelo ciúmes e acabou criando esse enredo horrível dentro de seu casamento, Capitu poderia ser oblíqua e dissimulada, mas desleal e infiel nunca!.
Conforme o livro vai se desenrolando vemos um Bentinho possessivo e tendo umas atitudes um tanto quanto insanas!, o que me fez pensar em tudo o que ele já havia contado sobre Capitu e suas desconfianças sobre ela.
Para mim, ela não traiu o Bentinho, por mais que ele cita diversas situações que nos faz pensar que isso aconteceu não podemos nos esquecer de que quem está contando a história é ele com essa mente doentia e obsessiva.
Daqui um tempo irei ler o livro novamente pois creio que é uma leitura que você quanto mais madura fica melhor analisa todas as situações!!, é realmente um livro incrível e eu indico ele demais??.

Dalila60 03/03/2024

Uma obra primorosa! A construção dos personagens é fantástica e nos deixa realmente na dúvida sobre o que houve de fato.

° øçÃáRAQUEL¡ ¨Ãâ ° 03/03/2024

Sinceramente o livro foi bem chato (mais ou menos a metade da história), achei o Bentinho bem prolixo em alguns momentos.

Não dá pra negar o final pesado e conturbado.

PALAVRA FINAL: Bento enlouqueceu e acreditou que Capitu o traiu. ?????

maria 03/03/2024

Não tenho plena certeza se traiu ou não, mas desconfio muito que o Bentinho sempre foi um pouco obcecado com o Escobar e a vida dele, principalmente quando ele e a Sancha tiveram filho e o Bentinho e a Capitu não, mas se prensar na situação pro lado dele o Bentinho provavelmente era estéril, a Capitu queria muito um filho e ele também aí ela foi pegou transou com Escobar pra ter um filho, mas acredito que todo mundo tbm sempre pintou ela de biscate e suja e dissimulada por ser bonita e o Bentinho acreditava nisso, mas não acreditava no catação da mulher que ele tanto dizia amar? é um assunto mto complexo e uma narração não muito confiável por ser em primeira pessoa? preciso de um minuto pra pensar nisso