Dom Casmurro

Dom Casmurro Machado de Assis...




Resenhas - Dom Casmurro


5849 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


Faby 03/09/2024

Só mesmo um escritor com a genialidade de Machado de Assis para escrever um dos maiores enigmas da literatura.
Não é Capitu que trai, é Bentinho! Apenas o tipo de leitor que consegue ler e "ver" entre as entrelinhas entende. Várias vezes Bentinho relata atitudes sem fundamento, possui a capacidade de se isolar das pessoas e fingir seus sentimentos diante dos outros. Ô personagem chato esse Bentinho!
comentários(0)comente



carolina 03/09/2024

Dom casmurro
Eu achei que o livro seria sobre bentinho achando se capitu traiu ele com o escobar, mas isso é só nos últimos capítulos do livro (?) o livro é chato e entediante e não curti mt a escrita, mas é um clássico né. eu realmente não sei dizer se capitu traiu ou não, pq bentinho não parece ser mt bem das ideias mas ele descrever que o filho é a copia do amigo é beem suspeito, mas ele tbm tava pensando em traição com a mulher do amigo então pode ser só uma coisa que ele reflete de si mesmo.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Maria17805 03/09/2024

Foi um livro bem interessante de se ler, apesar da linguagem complicada da época, os capítulos (que foram muitos) ficaram bem separados e a história teve um enredo bem desenvolvido, acredito q a Capitu não traiu no final de tudo e tenho uma opinião bem formada sobre isso e vários outros tópicos q foram abordados, mas não é hora de discutir isso, apenas dizer que foi um livro bem feito e que não me arrependo de ter lido até pq o livro é pequeno e rápido de ler.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
Berlalovius 03/09/2024minha estante
Excelente livro




porttoliv 02/09/2024

Dom casmurro
Esse livro forma um puto caráter. É maravilhoso como Machado de Assis pode ter sido tão incrível a ponto de criar um livro que retrata problemas sociais e fortes críticas a uma sociedade opressiva, racista e homofóbica, e mais incrível ainda é pensar que ele fazia parte dessa sociedade, ou seja, como é perceptível a visão madura dele sobre todos os aspectos explorados no livro, ele cria uma realidade no ponto de vista do protagonista em que ele faz parte desse lado da sociedade, o que te cativa a ler o livro são os absurdos inacreditáveis que chegam a dar um ódio repugnante. Acredito que Dom Casmurro seja um dos livros mais importantes da literatura brasileira, e apesar da sua linguagem culta complicada se tornou o meu livro preferido devido as reflexões que tive ao longo da leitura.
comentários(0)comente



hoaxfolk 02/09/2024

Demorei quatro dias pra ler esse aqui e é muito pra um livrinho tão curto, as vezes ficava entediada e parava de ler depois de 2 páginas, mas acho que é porque não estou tão acostumada com o estilo de escrita haha. Pra mim a leitura ficava mais legal quando a sonsa da capitu aparecia, ela é mt interessante na visão de bento, pra mim isso é mt engraçado, o jeito que ele via ela, não sei explicar bem, ele era MUITO apaixonado (as vezes isso nn é mt bom) por ela e bem ciumento. Não acho que Capitu traiu, bentinho era apenas mt ciumento e paranoico. Enfim, recomendo ler pq é um clássico, mas a leitura pode ser difícil para pessoas que não tem costume de ler literatura clássica.
comentários(0)comente

Anielly 04/09/2024minha estante
Boa tarde!
Amg, você poderia responder um questionário (entrevista de campo) sobre
Dom Casmurro?
E bem rápido, possui apenas questões de
"Sim ou Não" e um discursiva.
Aqui è o link do forms : https:// forms.glue/tSENnUW5RwYao3qB6




gaby.singer 02/09/2024

Engano
Gostei da dinâmica do livro, um clássico muito bom pra começar. O livro é em primeira pessoa, ou seja, somos enganados pelo bentinho que também que é contado por um tempo psicólogo e não cronológico. Achei legal a ideia da história aberta e de como o autor conseguiu trazer esse questionamento do narrador personagem. Amei a história é pretendo ler outro livro do autor ???
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



LilithFromHell 01/09/2024

Uau
Achei um livro muito interessante e intrigante, a história é muito boa e envolvente. Creio que Capitu não tenha traído, mas a convicção de Bentinho era tanta que este via coisas onde não existia, também por ter talvez desejado a mulher do seu grande amigo, este tenha criado em sua mente uma inveja a qual se alojou já com suas inseguranças.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Sathy 01/09/2024

Difícil
Machado escrevia muito bem, todavia eu não consegui apreciar a leitura. Não gostei de nenhum personagem.

A atmosfera plácida paira sobre uma história realista, tão realista que se torna chata.

Poderia aqui pagar de cult dizendo que esse livro jamais será do agrado dos pós-modernos, aquele discursinho de "na minha época era melhor" ou "poucos conseguirão ler porque essa obra exige uma vida intelectual, cultura, fineza, educação de qualidade". E sinceramente eu só não gostei mesmo, não me conectei com a história.

Ainda quero ler diversos clássicos brasileiros, mas ler Machado de Assis novamente demorará um tempo considerável.
comentários(0)comente



Bibliófila 01/09/2024

Que obra!! O impacto deste livro é imensurável, carecem-me predicados para descrever a significância desta história. Além de possuir uma premissa atemporal e uma atmosfera imersiva, a narrativa Machadiana consegue condicionar o leitor ao ofício de leitor até o fim do livro. Ademais, no que se refere à história, a tese da Psicanálise de Freud se reflete nos personagens, que são um espelho do seu inconsciente.
Nesse contexto, as atitudes de Bentinho, os sentimentos exacerbados e, em específico, os ciúmes equivocados devem-se ao inconsciente temor da insegurança que se atribuía à Capitu. Capitu, por sua vez, representava a perfeita antítese de Bentinho, já que era a personificação da liberdade e segurança.
Diante do cenário proposto na obra, pode-se destacar as relações de interesse protagonizadas pelos coadjuvantes, como os tios de Bentinho, Justina e Cosme. De maneira análoga, pode-se exportar as relações de interesse do microespaço -obra- para o macroespaço - realidade -, logo, percebe-se uma sutil intertextualidade de Machado de Assis
P:S: Só digo uma coisa, leiam de maneira minuciosa e analisem todo o espaço! Esta obra é muito mais obtusa e magnífica do que imaginam.
P:S 2 : Capitu é muito mais que uma alcunha literária de "traidora" ou de "leal", ela traz vivacidade aos sentimentos inóspitos e singulares dos personagens literários.
comentários(0)comente



Kekerico 31/08/2024

Narrador não confiável
No final temos um narrador não confiável que em si mesmo não tem escrúpulos, instando para que confiemos nele, alguém que conseguiu realizar o sonho e depois o desgraçou com devaneios e loucuras.

Mas é um livro muito bem escrito que gera debates e brigas até o dia de hoje, um verdadeiro clássico!
comentários(0)comente



Gi 31/08/2024

.....................................................................................................................
comentários(0)comente



5849 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR