Dom Casmurro

Dom Casmurro Machado de Assis...

Resenhas - Dom Casmurro

Carlos531 26/02/2024

Dom Casmurro, de Machado de Assis
"Dom Casmurro" é um romance e uma análise profunda da mente humana, da obsessão, do ciúme e da ambiguidade da memória.
A narrativa é feita em primeira pessoa, pelo protagonista(Benedito), e é muito bem construída.
Mas como todos sabem, Machado de Assis tem uma escrita muito difícil e complexa, em diversos trechos tive que pesquisar o significado da palavra para prosseguir a leitura.

shes_heavy 25/02/2024

Ressaca
Essa é uma daquelas obras tão antropologicamente abrangentes que seria impossível resumir, e nem se deve. O grau de ironia, a perspectiva que o machado usa (ler e entender "memórias póstumas" antes me foi muito importante para essa leitura), a posição histórica e o número estarrecedor de detalhes milimétricos na narrativa... Talvez tenha se tornado meu livro favorito, por motivos demais para se descrever aqui.

Jessica891 24/02/2024

Foi tanta a curiosidade em descobrir se Capitu traiu ou não que eu enfrentei meu medo, sem fundamento, e mergulhei na narrativa de Bentinho, e .... Cheguei a conclusão que a questão aqui não é Capitu, e sim Bentinho, com seus ciúmes doentios e síndrome de Otelo.
O famoso homem que com certeza trairia, como muito bem narrado por ele mesmo, com medo da esposa tbm ser capaz de traí-lo.

Mdu_S 23/02/2024

O problema todo teria sido resolvido com um trisal...
Eu sei que o cara é casmurro, que isso quer dizer chato, eu li o livro, ele explica isso nos primeiros capítulos. MESMO ASSIM, meu deus que cara insuportável. Que personagem chato, que história chata, que bebê chorão. Eu não sabia se revirava os olhos ou se entrava na página ora bater nele e mandar deixar de ser fresco... demorei uns 60% pra achar minimamente interessante quando ele foi pro convento e conheceu o Escobar, pra essa porcaria durar quase nada do livro. No fim, a nóia dele todinha nasceu de ver a mulher chorar no enterro do outro, e ele simplesmente ficou maluco obcecado que o filho não era dele. Pois se ninguém vai dizer eu digo: CAPITU NÃO TRAIU MAS DEVIA TER TRAÍDO!!!!
alucianakarine 25/02/2024minha estante
Não terminei, mas já tenho o mesmo pensando

Nah 22/02/2024

Tudo pode ser
Um amor começado na adolescência que, de alguma forma, resistiu ao tempo e aos desafios.
Narrativa bem envolvente e detalhista, o que particularmente gosto muito.
O autor consegue juntar humor, ironia, melancolia profunda, neuroses e desespero. Desta forma a leitura não se torna cansativa.
Sem contar que o vai e vem no tempo obriga a manter a atenção.
Ao meu ver, o mais interessante de tudo é que o autor permite que o leitor tire suas próprias conclusões em relação à maior dúvida gerada ao longo do livro.
Me surpreendeu!

Josy1.4 21/02/2024

Sinceramente... Eu esperava mais.
A história é até interessante, mas muito enrolada. Não me prendeu muito, mas quis continuar para ter uma opinião sobre a grande questão:
"Traiu ou não traiu?"
E agora eu posso dizer minha humilde opinião: Traiu. Não é possível que, dada as descrições do Bentinho, Ezequiel não fosse filho de Escobar.
Quando eu comecei o livro, pensei que a Capitu não o trairia, mas... Não é possível que o menino seja a cara do Escobar e não ser filho dele. Não tem como.

Thaí 21/02/2024minha estante
Não traiu, Bentinho é doido

Nilda 20/02/2024

Dúvida, sentimento que corrói, que se infiltra aos poucos, é a grande temática de Dom Casmurro. Genial!

Karolyne69 19/02/2024

A dúvida
Não precisei ser forçada a ler esta obra na escola - pois sequer algum professor(a) nos ordenou para que lessêmos. Eu li por desejo próprio e pude perceber que jamais poderei ter um talento tão incrível de escrita como do Sr. Assis. Queria eu poder escrever e formular uma ambientação e uma ÓTIMA caracterização de personagens.

No final de tudo, sabe-se que o autor planta uma dúvida na sua cabeça: que não vou dizer qual é porque você terá de ler!
Mas caso você já tenha lido, sabe de que intriga eu estou me referindo. Confesso que faz poucos anos que li o livro e então não me recordo da conclusão que cheguei a esta dúvida que ficou, porém, sei muito bem o que Machado quis retratar aqui: a realização dos anseios amorosos, interpretado pelo personagem principal Bentinho.
Ótima leitura, uma escrita bem característica da época em que a obra foi escrita mas nada impossível de se ler ou interpretar.

lanaszx 19/02/2024

Capitu não traiu
"Capitu, apesar daqueles olhos que o Diabo lhe deu... Você já reparou nos olhos dela? São assim de cigana oblíqua e dissimulada."