Memorial do Convento

Memorial do Convento José Saramago

Resenhas - Memorial do Convento

Clio0 01/06/2022

Memorial do Convento é uma alegoria para a História de Portugal.

Saramago entremeia duas construções - a do Convento que nomeia o livro e a uma "máquina voadora" - em que ambas, a instituição e a quimera são formações comuns na literatura portuguesa, onde encontramos isso em clássicos como A Ilustre Casa de Ramires e o tão nosso conhecido Os Lusíadas. Pois, é disso que a história trata, a construção do Estado e senso de aventura lusitano.

Saramago utiliza personagens básicos para a narração, mas esses não devem ser confundidos com simples. Sete-Luas e Sete-Sóis representam o estereótipo de seu povo que não fica tão distante assim ao do povo brasileiro: o interesse pelo novo, o misticismo exagerado, o respeito distraído, a desobediência justificada, são todas peculiaridades que permeiam a caracterização de obras latinas.

A forma que a história é descrita também lembra um pouco do realismo fantástico que foi tão bem escrito por Garcia Marques, ainda capitaneado por Vargas Llosa - e que tem seus próprios representantes brazucas, como Adriano Suassuna.

O estilo do autor pode ser um pouco intimidante para leitores novatos a primeira vista. Não há parágrafos, capítulos ou travessões. Ao invés de tornar a experiência cansativa, ela promove o inverso, sua leitura se torna fluída, dinâmica.

Recomendo.

Rodrigo 29/05/2022

Um dos melhores de Saramago
Saramago consegue contar histórias que parecem banais, mas a forma como conta e como ele vai muito além das aparências banais, mostra como é um grande escritor.

Ele é profundo, poético, e muitas vezes, irônico, sagaz.

O desfecho foi belíssimo (no sentido mais Saramago possível).

Brenda 26/05/2022

Ai ai, Dor... consegue distinguir?
Esse livro terminou com um dos finais mais marcantes que eu já li. Chorei, claro! A qualquer pessoa que estiver lendo esse post, por favor, dê uma chance pra esse livro.

Baltasar e Blimunda, pessoas comuns, e é por meio de suas histórias que Saramago tece a história de um dos maiores feitos de Portugal: a construção do convento de Malta.
Júnior 29/05/2022minha estante
Está na minha lista de próximas leituras. Com esse comentário teu, acredito que anteciparei essa obra de Saramago.

Inês 11/05/2022

Não é para esquecer o memorial
Se é difícil entrar na escrita de Saramago ao primeiro contacto, é depois ainda mais difícil largar o conteúdo do contador de histórias.
O livro é perfeito, desde a caracterização da sociedade no tempo do absolutismo joanino ao romance de Baltasar e Blimunda, Sete-Sóis e Sete-Luas.
O mais importante do livro é sem dúvida percebermos a crueldade da história da religião cristã católica em Portugal e as atrocidades do Santo Ofício, assim como a exploração do homem pelo homem na construção do Convento de Mafra. Ficamos a perceber o palco de sangue, suor e lágrimas que foram o Rossio e Mafra.
Não se pode deixar repetir a perseguição pela religião e o fanatismo religioso exacerbado, nem as famílias que destruiu a construção do Palácio-Convento de Mafra.
O segundo foco do livro é, então, o romance. Baltasar e Blimunda contrastam com D. João V e D. Maria Ana, mostram-nos como o amor deve ser vivido com paixão e não deve ser apenas um contrato para a procriação. O casal do povo mostra-nos como o amor vai muito mais além do que ter filhos e como o amor é a entrega total um ao outro.
Relativamente ao Padre Bartolomeu de Gusmão faz-nos, novamente, refletir acerca do poder da Inquisição e de como a religião católica tinha de ser seguida sem questionamentos. Alerta-nos para a necessidade de questionar tudo o que nos rodeia e não aceitar/acatar tudo o que nós é ensinado ou dito. Rejeitem os dogmas.
Por fim, falando agora de Saramago, é um homem genial, desde a história, desde a crítica social à história e à criatividade da mesma.
Absolutamente, um dos meus livros favoritos de sempre.

Marcella 09/05/2022

leitura difícil
Leitura difícil, foi preciso insistir muito para finalizar mas é uma leitura importante. É uma história repleta de críticas sociais, retrata um amor que nem a morte separou, um amor incondicional que perdurou. Não é um livro ruim, pelo contrário, porém não pude dar mais estrelas pelo fato da leitura ter sido um pouco exaustiva.

@ALeituradeHoje 21/04/2022

Perfeito
Saramago nunca erra. Terminei o livro aos prantos e sempre que leio ele penso que o homem que coloca em palavras tudo que ele coloca (sentimento, pensamento, sonho...) não devia ser desse mundo.
Eu fiquei em choque.
Sofri horrores. Mas sofri amando intensamente.

anarutyp 30/03/2022

Saramago e sua eloquência
Ler Memorial do Convento foi uma aventura e tanto. Há algum tempo atrás li Cem Anos de Solidão do Gabo e, sinceramente, me trouxe várias lembranças, não só quanto ao enredo, mas também pelos personagens. Em muitos trechos do livro de Saramago, percebe-se a solidão dos personagens e as críticas sociais, sendo essa última, marca constante nas obras desse autor.

Entrando na história, porém, sem spoilers, falo um pouco do casal Baltasar Sete-sóis: "porque vês às claras'' e Blimunda Sete-Luas: "porque vês às escuras". Quando vi o nome desses dois, imediatamente comecei a leitura.

Leitores dessa resenha, digo a vocês: - Esse livro é simplesmente impressionante!

Em uma época onde a inquisição barroca reinava ( séc. XVIII) e a soberania do rei predominava, Saramago critica severamente o uso indevido de riquezas vindas, inclusive, do nosso Brasil, bem como as atrocidades cometidas pela exploração do trabalho e da vida, que segundo D. João V, o quinto na linha de sucessão, "essas são baratas".

Em meio a todas essas barbaridades, temos Baltasar e Blimunda representando o Amor e a Cumplicidade. Esses dois vivem várias reviravoltas em seus destinos, no entanto, permanecem fiéis um ao outro. Ambos retratam o homem e a mulher contemporâneos, pelo menos, vi dessa forma. Tanto Blimunda quanto Batalsar enfrentam seus medos e estão dispostos a lutarem por seus objetivos, um pouco clichê isso, mas, realmente é o que acontece.
Tem vários outros personagens importantes, não cabe aqui citar todos. Leiam a obra e tirem suas próprias conclusões.

Luisa.Maria 31/01/2022

Do sonho nasce a vontade
Era uma vez um rei que fez a promessa de levantar um convento em Mafra. Era uma vez a gente que construiu esse convento. Era uma vez um soldado maneta e uma mulher que tinha poderes. Era uma vez um padre que queria voar e morreu doido.
Era uma vez...

Alex.Santos 27/01/2022

Saramago é foda!
Considerado obra prima do José Saramago, esse romance é um romance histórico sobre portugal.
O rei D. João V decide construir um convento para cumprir uma promessa feita para garantir a sucessão do trono.
Diante deste cenário teremos personagens marcantes como Baltasar sete sóis e sua amada Blimunda e tbm o padre Bartolomeu de Gusmão.

louise118 27/01/2022

leitura muito difícil
em primeiro lugar, esse foi meu segundo livro de saramago. depois, foi uma leitura que fiz devido a um trabalho de português. foi uma leitura muito, muito arrastada, difícil e diga-se de passagem, nem um pouco prazerosa. é um livro interessante, porque nos mostra um contexto histórico totalmente diferente dos dias atuais e a realidade do povo português e da coroa portuguesa naquele período, os protagonistas são bem desenvolvidos e suas respectivas histórias são bem exploradas, porém...é um livro que não agrada a todos, e sou uma delas. com o perdão da palavra, é um livro entediante. não me apeguei a nenhum personagem, não senti nenhum entusiasmo em qualquer momento. não dei uma estrela só porque foi interessante imaginar os cenários lisboetas da época, estou acostumada ao ambiente de lisboa portanto foi muito fácil imaginar todo o pano de fundo e as situações em si. é um livro meramente histórico e simbólico ao modo de saramago. mas não me agradou.

Hey Lyla 01/01/2022

Entre a Delicadeza da Esperança e a Crueldade da Realidade.
A construção do Convento de Mafra, a opulenta realeza de D. João V contrastando com a miséria e ignorância do povo, a vida de milhares de operários, a Inquisição e o sonho de um padre que queria voar.
E no meio de tudo isso: Baltazar e Blimunda.
Sete Sóis e Sete Luas.

Amanda 31/12/2021

Memorial do Convento - José Saramago
Saramago une aqui ficção fantástica e realidade com sua maneira única de escrever. Ora afiadíssimo em suas críticas históricas e sociais, ora poético.

Neste romance seguimos a EXTRAIORDINÁRIA jornada de duas construções:
1. o Convento de Mafra: a partir de uma promessa do Rei português, D. João V, a fim de ser agraciado com um herdeiro.
2. a Passarola: uma máquina de voar idealizada pelo Padre (-Cientista, porque não?) Bartolomeu de Gusmão.

Paralelamente seguimos o casal amigo do Padre: Baltazar Sete-Sóis, um ex-soldado que vai participar de ambas as construções e Blimunda Sete-Luas, detentora de um dom especial, podendo ver o interior das pessoas e colhedora de suas vontades.

Saramago é preciso! E que delícia é ler esses momentos.

Usa sarcasmo e ironia em críticas religiosas e também aos caprichos da coroa portuguesa. O Convento gerou um desperdício de riquezas (roubadas do Brasil!) e desperdício de vidas (aqueles muitos que a história não menciona e que Saramago da identidade, da contexto e da valor).

Ao mesmo tempo, ao retratar a construção da Passarola aborda o inimaginável de voar, graças ao sonho e a ciência de Bartolomeu, a perseverança em construir e manter de Baltazar e a espiritualidade de Blimunda. Liberdades estas avessas a Inquisição bem forte na época, e que Saramago nos faz sentir e temer do início ao fim.

O narrador sabe nos informar, divertir e emocionar. Coisas que tenho certeza absoluta que vou encontrar em obras de José Saramago. Amei este livro!