Arsène Lupin: A Agulha Oca

Arsène Lupin: A Agulha Oca Maurice Leblanc

Resenhas - A agulha oca

Gladstonier 11/12/2022

Bom, mas...
A história em si é muito boa e a trama é bem construída. Os personagens são um pouco rasos e por vezes Lupin tem "poderes" exagerados, criando algumas situações difíceis de engolir. Um problema também é que não há em português todas as obras citadas no livro, então fica-se sem contexto, mas aí não é culpa da obra. Mas o ponto mais fraco no livro é a necessidade de provar que Lupin é superior ao Sherlock Holmes (chamado de Sholmes no livro). As comparações e a descaracterização de Holmes torna a narrativa forçada, para ilustrar, os disfarces de Holmes enganam até mesmo Watson, que convive diariamente com ele, mas na história todos os lacaios de Lupin conseguem reconhecer os disfarces de Holmes, ao passo que de Lupin ninguém consegue. Leblanc acaba ficando à sombra de sir Arthur Conan Doyle por causa dessas tentativas risíveis de comparar os personagens.

Herm 29/11/2022

O meu preferido
De todas as obras que já li de Maurice Leblanc, A agulha oca realmente foi a mais incrível, amei a história do começo ao fim, o trágico final inesperado foi de surpreender, a administração esplêndida que Lupin fez para que fosse mostrado o seu museu de artes para o mundo foi realmente criativo.

Flávia 14/11/2022

A Agulha Oca
Aceitável, no começo eu tava achando bem legal. Mas depois que chegou no meio eu achei muito arrastado, me decepcionei um pouquinho.?

Isa 12/11/2022

Um dos melhores
Eu vi muita gente falando mal, mas eu gostei demais! Pra mim, que já estou no 4º livro de Lupin, esse foi o melhor.

Faby 03/11/2022

Igual aos demais
Esse foi o terceiro livro que li de Arsène Lupin, foi o melhor dos três. Mas, sinceramente as histórias de Arsène Lupin não me cativam. Pelo contrário, acho o personagem bem antipático e chato. O escritor o coloca como um Deus que tudo sabe, tudo vê e sempre está a frente de todos, dessa forma tudo é previsível (ele sempre se dará bem).

Também acho bem apelativo usar Sherlock Holmes (mesmo com outro nome, Herlock Sholmès) nos contos, isso nos dá a impressão de uma competição onde Lupin é sempre superior (mesmo que essa não seja a intenção do escritor).

Neste conto em especial senti que Lupin foi apenas um personagem coadjuvante deixando para Isidore Beautrelet o papel de personagem principal.

Dei três chances a Maurice LeBlanc com Arsène Lupin mas, infelizmente não consegui gostar e a leitura se tornou cansativa. Talvez se não tivesse lido Arthur Conan Doyle com Sherlock Holmes antes eu me interessaria mais pelos contos de LeBlanc.

Mas, a comparação entre os dois é inevitável e ao meu ver Doyle é bem superior na escrita.

NathAlia.Schneider 29/10/2022

Acho que esse foi o que eu mais gostei de todos. Não consegui, como sempre, adivinhar o que estava acontecendo e como resolver os mistérios. Lupin é outro nível kkkkkkk simplesmente não tinha como eu saber o que significava aquele bilhete.
O final eu achei muito bom mesmo, já me deixou pensando que ele vai voltar no próximo igual um cão de tão revoltado que ele deve ter ficado.
E um adendo, esse povo da polícia tem que melhorar kkkkkk n ia resolver, mas é vergonhoso às vezes

Jeffresenha 27/10/2022

Mucho buenoo
Já tinha abandonado esse livro umas duas vezes. Mas decidi ler todo e foi MUITO BOM. Apesar de algumas confusões na leitura, consegui acompanhar e amei a narrativa. Fiquei um pouco confuso no quarto das demoiselle. E como qualquer livros de Sherlock e de Lupin, senti a emoção nas últimas páginas. Fiquei muito surpreso no último capítulo e comovido e triste ao mesmo tempo, por Lupin. Leitura maravilhosa. Recomendo ??

Sr. Carvalho 03/09/2022

Arsene Lupin em todos os momentos estava a frente, como se dividisse a mente com seu rival.

Após encontrar um rival a altura, Lupin arquiteta seu plano de fuga, mas não esperava que um velho inimigo o estivesse caçando! O que será que vai acontecer?

Julia 16/08/2022

Não minto que estou dando as 3 estrelas mais pelas últimas duas páginas do livro, que achei bem desnecessário, pois não vi sentido nenhum só um drama desnecessário.
Mas agora sobre o livro não vou dizer que o mistério é ruim mas o jeito que é contado achei bem fácil de começar a não se importar, pois são muitos "Bem você achou a verdade mas a verdadeira verdade é..." então perde muito a força das revelações pois tudo que você está descobrindo com o personagem são mentiras e meia verdades.
E também acho que se as últimas 13 páginas tivessem sido cortadas teria sido melhor.

Gustavim Barros 08/08/2022

Acho que meu maior problema em gostar dos livros de Arsene Lupin é que eu não consegui me conectar ao personagem, pelo contrário, torço contra ele e a favor dos seus antagonistas. Hahahaha

Chapeleiro2 04/08/2022

A agulha oca
Gostei bastante, assim como as outras obras, ele leva o leitor a crer em uma coisa, mas leva um desfecho completamente diferente, lupin sempre nos impressiona, e este livro conta com um novo personagem, completamente importante para trama, e se torna protagonista na batalha contra Arsene Lupin.

Giulia Zocca 28/07/2022

Adoro os livros do Lupin e como algumas situações são inesperadas. Apesar de ter grandes "inimigos" ele sempre surpreende.

Sherlock D. Holmes 17/07/2022

Melhor fim de livro que já li!
Magnífico, esplendoroso, maravilhoso,.sem comparação, sem dúvida alguma o melhor livro de Lupin que li até o momento ( já li o ladrão de cassaca, contra Sherlock, Agulha oca (obv), rolha de cristal). Essa história é envolvente, cativante e possuí sem dúvidas um final espetacular. Isadore Breulet é um personagem maravilhoso que constrata muito bem com Lupin, um lobo e um cordeiro sendo como iguais. Todas as histórias chegam ao seu ápice nesse livro. Todos os outros trilharam para este. O único defeito que tenho que falar é o fato de Victoria, ama de Lupin, ter sua origem em uma peça, o que deixa desconexa com a história, já que não há citação passada em livros e não consigo ver uma peça de 1800 e pouco na França, e não só sua aparição, mas também o fato de Sherlock estar na história devido à ela, então parece simplesmente jogado, fora isso, o livro é maravilhoso e valeu todo meu tempo e dinheiro investido.