Persépolis

Persépolis Marjane Satrapi

Resenhas - Persépolis

itsmuffintime 15/02/2024

Bacana ?
Fui obrigada a ler pela minha professora de português, e é legal até, gostei muito da protagonista que eu não lembro o nome, diva que inspira, é bem bacana trata de assuntos bem importantes de uma forma legal, gosto das partes que ela fala dos revolucionários comunistas ai essas partes são incríveis tanto no filme quanto na hq eu amo

Evy 12/02/2024

Incrível, importante e necessária!
Ganhei essa graphic novel de uma amiga há muitos anos e demorei demais para começar a ler, e agora estou me perguntando porque não li antes. Escrita e ilustrada por Marjane Satrapi ,essa obra nos leva a uma jornada inesquecível pelos tumultuados anos da Revolução Iraniana e suas consequências na vida de uma jovem.

A história começa com Marjane, uma menina curiosa e perspicaz, que vive em Teerã durante os anos de mudança política e social no Irã. Através dos olhos de Marjane, testemunhamos os desafios e as transformações que ocorrem em sua vida e em seu país, desde os primeiros dias da Revolução Islâmica até o período de guerra com o Iraque.

O que torna Persépolis tão cativante é a maneira como Marjane combina sua narrativa pessoal com os eventos históricos que moldaram o destino de sua nação. Suas ilustrações simples, porém expressivas, capturam a essência de cada momento, transmitindo emoções que ressoam profundamente em nossos corações e mentes.

Além disso, também é uma poderosa reflexão sobre identidade e pertencimento. Marjane enfrenta dilemas complexos ao tentar conciliar sua herança cultural e religiosa com suas aspirações pessoais e desejos de liberdade. Sua busca por autenticidade e sua luta contra a opressão e o conformismo ressoam com qualquer pessoa que já tenha enfrentado conflitos similares em suas próprias vidas.

Ao longo de suas páginas, essa obra nos desafia a refletir sobre questões universais de justiça, liberdade e resistência. É uma obra que nos lembra da importância de permanecermos fiéis aos nossos princípios, mesmo diante das adversidades mais difíceis. Muito mais do que uma simples graphic novel, é uma obra de arte que nos inspira, nos comove e nos faz questionar o mundo ao nosso redor.

Leitura super recomendada!

Bruno236 10/02/2024

Pra quem diz que quadrinho é infantil
Uma obra prima das Histórias em Quadrinhos.

Marjani Satrapi, artista e ilustradora iraniana educada por uma família ocidentalizada e instruída para ser uma mulher livre e emancipada, busca nesta obra apresentar uma autobiografia contando o que viveu durante a transição de democracia fraca (quase inexistente) para ditadura religiosa durante a revolução islâmica de 1979, em seu país de origem, Irã.

A obra também apresenta um retrospecto do país, e da cultura do povo ariano.

Emocionante. Educativo. E apesar de tratar de temas pesados como guerra e o fanatismo religioso é uma leitura agradável repleta de "causos" divertidos e cômicos.

Recomendo demais.

Dressa gratiluz 08/02/2024

"Explosão"
"Persépolis" é uma autobiografia em quadrinhos escrita por Marjane Satrapi. O livro narra a vida da autora desde sua infância até a idade adulta, cobrindo um período tumultuado no Irã durante a Revolução Islâmica. Satrapi compartilha suas experiências pessoais, explorando temas como a busca por identidade, o impacto da revolução em sua família e a luta por liberdade individual. A narrativa gráfica ilustra de forma impactante as complexidades políticas e culturais do Irã, oferecendo uma perspectiva única sobre a história recente do país. A história é contada com uma mistura de humor, emoção e reflexão, tornando "Persépolis" uma leitura envolvente e esclarecedora. Super recomendo!!!

Karina 06/02/2024

Amei!
Encantada pelo livro, pela escrita da autora, pelos desenhos. Você se sente no lugar da personagem. Enriquecedor.

Blog da Nadine 05/02/2024

"Em todas as religiões, você encontra os mesmos extremistas"
O livro oferece uma visão pessoal da guerra através dos olhos da autora, Marjane Satrapi. O livro proporciona uma compreensão profunda do conflito, ao mesmo tempo em que mergulha na realidade impactante da narradora. Além disso, a narrativa destaca de maneira notável as disparidades de classe social, evidenciando como a posição financeira de Marjane influenciou sua experiência durante a guerra. A história ilustra de forma marcante como o contexto socioeconômico pode moldar significativamente a trajetória de vida de uma pessoa, mesmo em meio a um cenário de conflito.
Citações do livro que me chamaram atenção:
?A razão da minha vergonha e da revolução é a mesma: a diferença entre as classes sociais.?
?Quando estamos com medo, perdemos todo o senso de análise e reflexão. Nosso medo nos paralisa. Além disso, o medo sempre foi a força motriz por trás da repressão de todos os ditadores"
?É o medo que nos faz perder a consciência. É também o que nos transforma em covardes.?

Anahszz 03/02/2024

Um livro em quadrinhos e também uma autobiografia da autora, retratando sua vida no Irã, durante e após a Revolução Islâmica. Ótimo livro para entender como funciona a revolução no islã

mi.ria__ 01/02/2024

Religião e política não se misturam. E quando misturam, é o desastre
Conheci Persépolis através de uma live do Profº Daniel Gontijo, e o trabalho da Marjane logo me chamou atenção.

Dividido em quatro partes, Persépolis narra a vida de Marjane Satrapi em dois momentos importantes: antes e depois da revolução do Irã em 1979. O traçado de Marjane é simples, tal como seu estilo de pintura. Não foi tão difícil ver que misturar religião com política é uma receita para o desastre com isso, tudo com uma menina que está na fase da pré-adolescência. Por sorte, seus pais são progressistas que apoiam a personalidade independente da filha.

Durante a adolescência, os pais de Marjane a mandaram para a Europa, a fim de uma oportunidade de finalizar os seus estudos longe dos horrores da guerra. Nessa parte vemos como a mídia manipula os fatos, a xenofobia e o choque cultural. Confesso que essa parte deu uma decepcionada, porque achei que teria mais carga dramática, mas enfim... a última parte em que ela volta pro Irã depois de quatro anos é dilacerante.

Recomendo como leitura inicial.

Amendowin 31/01/2024

Marjane é uma heroína moderna, uma mistura cativante de coragem e vulnerabilidade que nos faz torcer por ela em todas as páginas. A forma como ela retrata sua jornada no meio das turbulências políticas e culturais é emocionante demais, você ri, torce e se angustia junto dela e da família (que família invejável) e se identifica com as lutas e vitórias.

"Persépolis" é uma graphic novel engrandecedora que te dá uma experiência emocional e te deixar pensando sobre ela por muito tempo mesmo depois de terminar a última página.

RenanSantana1 31/01/2024

Incrível
Hq autobiográfica da iraniana Mariane Satrapi. Nela iremos acompanhar sua vida entre a infância e o começo da vida adulta, seus conflitos, seus desejos e suas decepções. Tudo isso em meio a revolução cultural que mudou drasticamente sua existência e a de seus conterrâneos.
Ao fim da leitura fiquei com vontade de ler mais sobre o Irã e obras de autores iranianos.

iwhendria 30/01/2024

Eu abro esse livro e sai purpurina dele.
Eu adoro quadrinhos e confesso que esse me surpreendeu, não estava com nenhuma expectativa mas é muito interessante. Adorei as ilustrações, a história e tudo mais. Apesar de se passar em um contexto pesado, a autora soube colocar isso no livro de forma mais ?leve?, o que facilitou muito na leitura. Recomendo muito.

Cintia.Peruci 30/01/2024

Persepolis
Pela sinopse você já entende que o livro vai trazer uma história pesada, o retrato da guerra Irã x Iraque na época dos anos 80, a ditadura islâmica e, por mais que seja uma história em quadrinhos, os acontecimentos ainda têm um peso enorme. Marjane conta sua vida em ilustrações que transmitem exatamente o que ela quer passar - contar sua história de forma didática e menos séria para não transformar tudo em tragédia. Fazemos uma bela viagem nas discussões de liberdade, comunismo, ditadura e a opressão da mulher como um todo. Não é leve, não é carinhoso, é triste, é dolorido, é a vida. Marjane foi excelente nessa obra, me deixou completamente tocada e pensativa. No final, o livro traz um alívio de saber que em algum momento no futuro, a vida da autora deu certo. Uma ótima leitura!

Anny277 30/01/2024

Achei que o livro tem pontos positivos e negativos...sei que é complicado dar uma opinião sobre algo que é biográfico, mas enfim, vou falar só do que achei positivo.
Acho interessante como ela consegue resumir uma importante parte da história iraniana, contando isso de uma forma criativa, vezes de forma mais séria, dados os acontecimentos, vezes com comicidade.
Acho que foi muito inteligente da parte dela escolher quadrinhos para contar sua história, do seu país, foi muito original.
Ela passa por vários acontecimentos históricos importantes para o país, como sair de um país com problemas sociais, mas que possuía um crescimento econômico relativamente grande, com pessoas livres em vários sentidos, para um país que até os dias atuais é governado pelo islã, onde existe muita opressão , principalmente com as mulheres, como bem sabemos, não é segredo pra ninguém.

Becky 29/01/2024

Adorei a Marjani
Primeira vez que leio um livro em quadrinhos e gostei da experiência. Adorei a história! Comovente, real e inspiradora. Recomendo a leitura e releitura. ?