Persépolis

Persépolis Marjane Satrapi

Resenhas - Persépolis

iwhendria 30/01/2024

Eu abro esse livro e sai purpurina dele.
Eu adoro quadrinhos e confesso que esse me surpreendeu, não estava com nenhuma expectativa mas é muito interessante. Adorei as ilustrações, a história e tudo mais. Apesar de se passar em um contexto pesado, a autora soube colocar isso no livro de forma mais ?leve?, o que facilitou muito na leitura. Recomendo muito.

Cintia.Peruci 30/01/2024

Persepolis
Pela sinopse você já entende que o livro vai trazer uma história pesada, o retrato da guerra Irã x Iraque na época dos anos 80, a ditadura islâmica e, por mais que seja uma história em quadrinhos, os acontecimentos ainda têm um peso enorme. Marjane conta sua vida em ilustrações que transmitem exatamente o que ela quer passar - contar sua história de forma didática e menos séria para não transformar tudo em tragédia. Fazemos uma bela viagem nas discussões de liberdade, comunismo, ditadura e a opressão da mulher como um todo. Não é leve, não é carinhoso, é triste, é dolorido, é a vida. Marjane foi excelente nessa obra, me deixou completamente tocada e pensativa. No final, o livro traz um alívio de saber que em algum momento no futuro, a vida da autora deu certo. Uma ótima leitura!

Anny277 30/01/2024

Achei que o livro tem pontos positivos e negativos...sei que é complicado dar uma opinião sobre algo que é biográfico, mas enfim, vou falar só do que achei positivo.
Acho interessante como ela consegue resumir uma importante parte da história iraniana, contando isso de uma forma criativa, vezes de forma mais séria, dados os acontecimentos, vezes com comicidade.
Acho que foi muito inteligente da parte dela escolher quadrinhos para contar sua história, do seu país, foi muito original.
Ela passa por vários acontecimentos históricos importantes para o país, como sair de um país com problemas sociais, mas que possuía um crescimento econômico relativamente grande, com pessoas livres em vários sentidos, para um país que até os dias atuais é governado pelo islã, onde existe muita opressão , principalmente com as mulheres, como bem sabemos, não é segredo pra ninguém.

Becky 29/01/2024

Adorei a Marjani
Primeira vez que leio um livro em quadrinhos e gostei da experiência. Adorei a história! Comovente, real e inspiradora. Recomendo a leitura e releitura. ?

Sandra.Fatima 26/01/2024

Narrativa
É a história de uma menina, que se torna mulher adulta, ao longo da narrativa com todos os conflitos de uma jovem em sua idade, em meio a guerra e conflitos internos onde os costumes radicais são imposto, principalmente as mulheres. Tudo isso narrado com uma deliciosa história em quadrinhos, com uma linguagem que amadurece a medida que a personagem também amadurece. É um livro que indico para que o leitor/a trace um paralelo de como os costumes fundamentalistas interferem na vida do povo,

Babi 25/01/2024

Persépolis
Um livro muito interessante que aborda diversos assuntos necessários para pessoas do ocidente, pessoas como eu.
Durante o livro somos apresentados a vida de uma menina no Irã, passando pelos seus pontos baixos e altos.
O livro mostra em simples quadrinhos como a religião e política não conseguem se misturar, e acima de tudo, mostra o preconceito dentro e fora de seu próprio país.

bruna 25/01/2024

Desde que li Maus, ? há alguns anos atrás ? fiquei ansiosa pra ler Persepolis. O início me cativou muito e inclusive terminei de ler tudo bem rapidinho (em menos de um dia). De fato, é uma história triste que nos abre os olhos para a vivência dos sobreviventes de guerra, os estragos gerados e como eventos que ocorreram anos atrás ainda são consistentes no mundo atual. Também é uma oportunidade para conhecer um pouquinho sobre a história do Irã.
Me decepcionei um pouco com o desenrolar do livro, pois senti que as informações começaram a soar um pouco vazias e sem explicações; ao contrário do início, que relatava bem toda a questão da guerra, os regimes sendo impostos, toda aquela sensação de medo e ansiedade. Acredito que houve uma falta de aprofundamento posteriormente.
De qualquer maneira, vale a pena a leitura.

JAlia372 24/01/2024

Um livro que te faz entender um outro lado da história, te faz sentir empatia? amei muito? te faz querer ler tudo no mesmo dia!

maahcamargo 22/01/2024

A vida de Marji
Persépolis é uma história em quadrinhos autobiográfica sobre a vida de Marjane Satrapi, uma mulher iraniana, artista, nascida em 1969. Além de ter uma história de vida muito particular e permeada por muitos eventos interessantes e dignos de serem compartilhados, a autora é capaz de intercalar a exposição de sua própria vida com as circunstâncias políticas no seu país de origem, o Irã, as quais são essenciais para entender a própria história pessoal dela. Marjane foi criada por uma família que lhe permitiu muita liberdade mesmo dentro de um país que fazia de tudo para que ela não o tivesse. Através de sua vida somos capazes de ver o impacto genuíno da falta de liberdade e da guerra na vida de uma pessoa iraniana sem as lentes que o ponto de vista ocidental normalmente nos coloca. Assim, o livro mostra de forma exemplar o como é possível se repudiar regimes totalitários como o iraniano e ainda assim não apoiar a opressão e exploração promovidas pelo ocidente, principalmente os EUA. Por fim, antes de ler, não sabia que o livro era uma biografia, somente que tratava um pouco sobre a história e a geopolítica iraniana, mas mesmo assim gostei muito da leitura e acabei me interessando pela vida da própria Marji para além da parte histórica da HQ.
Por tudo isso e o bom humor da escrita e das ilustrações dei 5? e favoritei.

JAlia372 22/01/2024

Amei!
Gente, eu amei esse livro em quadrinhos. Que historia boa de ler, divertida, emocionante, envolvente. Leria mil vezes porque eu amei!

Cerejacherri 20/01/2024

Ele é engraçado (por causa da Marjene) e triste ao mesmo tempo(com os acontecimentos da guerra), eu li ele mais porque na época eu ia ter prova e o conteúdo era sobre a guerra do ira-Iraque, mas eu não sabia que ia ser tão interessante (ele me ajudou na prova também), porem cada vez que eu lia, eu não lia por causa da prova mas por que me interessou muito e, esse livro me causou diversas emoções como raiva, tristeza, e me fez rir pq a marjene é muito cativante e o jeito que ela lida com algumas situações é um alivio cômico.

gabz 19/01/2024

De forma criativa a autora conta sua história de vida, a a hq é divida em três partes, a infância no Irã, a adolescência em Viena e a vida adulta novamente no Irã. A história é riquíssima em contexto histórico (conflitos Iraque x Irã), e opressão contra mulheres

Driely 18/01/2024

Primeira HQ, amei
Minha primeira experiência lendo uma HQ e foi muito bom.
Esse livro é uma aula, aprendi muito sobre a história do Irã (da qual eu não sabia quase nada) e como foi horrível passar por mudanças bruscas e para pior.
Amei como a Marjane retratou sua própria história e conseguiu mostrar a sua visão das coisas para o resto do mundo, além de mostrar a realidade de viver em meio a uma guerra.
É revoltante muitas injustiças que as pessoas sofreram lá (principalmente as mulheres), mulheres sendo obrigadas a usar o véu e cobrir seu corpo para não chamar a atenção dos homens, não poder sair com um homem a não ser que seja o pai ou o marido, dentre outras coisas.
Amei a visão dela de que existem fanáticos religiosos em todos os lugares.
Gostei muito, espero ler outras HQs tão boas quanto essa!