Persépolis

Persépolis Marjane Satrapi

Resenhas - Persépolis

Kore.Rodrigues 21/10/2023

IMPRESSIONANTE
Como pode uma história se repetir tantas vezes, em um curto período de tempo. Vejo nesse história um diário de uma vida que se reflete em várias outras que vivem da mesma forma vários anos depois.
Que o desespero fazem a gente tomar medidas desesperadas e o medo sempre subjugar o mais fraco.
Munca consigo ler esse livro de uma vez, meu coração fica apertado de pensar nas meninas que ainda vivem assim e a revolta que devem sentir. E esse sentimento pode se transformar em ódio e o ciclo tornar a acontecer

Edkarl 19/10/2023

Real
O relato do ponto de vista de quem viveu é sempre o mais real, os iranianos tem sua cultura e história descrita de forma deturpada pelo resto do mundo, mas esse livro nos coloca no lugar de uma mulher persa e nos faz compreender muito do que se passa/passou por lá.

Yasmim668 18/10/2023

Acompanhar a história de vida e os traumas da guerra foi impactante.
Acompanhar uma mulher crescer em meio a tudo isso abril minha mente.

tamachunas 17/10/2023

De longe uma das melhores coisas que já li na minha vida, uma história riquíssima - em todos os sentidos, mas principalmente o político - que acaba fluindo com facilidade por ser apresentada a partir dos quadrinhos
queria muito ter lido na adolescência, mas é algo arrebatador em qualquer momento da vida. muito muito muito forte e precioso, cheio de dor mas também muita ternura, a relação da Marji com a família e a fé me emocionou em muitos momentos

Bauderesenhas 16/10/2023

Sensível, engraçado e muito muito triste
Amei os contrastes da infância (ela falando com Deus e querendo fazer a diferença) Na adolescência buscando a si própria até a fase adulta. muito triste tudo que viveram e tudo que ela teve que passar. um quadrinho que me tirou risadas, lágrimas de emoção e angústia.

amanda 16/10/2023

Persépolis.
Li Persépolis por causa de um clube do livro e amei! O livro é muito bom. Tanto a história em si como também as ilustrações. Por causa do clube, pude ter a visão de outras pessoas sobre o livro o que me fez perceber algumas coisas. A parte imagética do livro conversa muito bem com o que ele quer transmitir. A história é tocante e muito, muito importante. Aprendi muito com essa leitura e acho que Persépolis deveria ser lido por todos!

spideytriz 15/10/2023

Uma obra necessária!
Eu sempre achei que os livros aparecem nas nossas vidas por motivos e esse aqui eu ganhei de presente, não esperava que a leitura abordasse tantas questões sociais e políticas.

A forma que a autora escolheu fazer essa autobiografia é muito divertida porque conta com quadrinhos simples que ao mesmo tempo carregam tanta informação. A gente não se da conta da liberdade que tem, principalmente nós mulheres. Quando eu comecei a ler, não achava que seria tão simples, mas cada parte do livro retrata a trajetória de uma mulher que foi em busca de sua emancipação do regime ditatorial que ela vivia no Irã.

Felizmente, hoje a Marjane vive na França e escreve livros para denunciar a situação que o pessoal vivia no país de origem dela, fatos que aconteceram há uns 20 anos atrás, mas que são tão atuais que não entendemos como pode uma revolução que era pra ser a favor do avanço, se tornar tão retrógrada e extremista.

Todos deveriam ler esse livro, é um banho de água fria. Eu li em uma tarde, acredito que seja bem curto e didático, não so para adultos, mas para jovens adolescentes também. Eu adorei conhecer mais sobre a cultura persa e os costumes da Marj.

Felipe 15/10/2023

Legal e informativo
Para quem quer entender a história do Irã, ou do conflito Irã-Iraque ou da revolução islâmica que tomou o poder do Irã, esse livro é um prato cheio. Apesar de narrar do ponto de vista da autora, ela consegue te situar bem, te contextualizar de forma leve e atrativa. E tudo isso sem perder o drama de uma adolescente que vive os conflitos naturais da idade, como amor, amizade, rebeldia, etc etc
Vale à pena a leitura, ainda mais em formato graphic novel com traços simples, o que torna bem fluída a leitura.

Juliana1655 12/10/2023

Minha primeira história em quadrinhos
Foi legal conhecer um pouco da cultura a partir de uma perspectiva interna e entender os impactos de uma guerra que nós só ouvimos falar. O livro é muito interessante, sinto como se a Marjie e eu fossemos intimas :D
Como já havia falado, não é uma leitura a qual eu estou acostumada, mas gostei bastante e me diverti com os pensamentos e as opiniões da personagem principal, sua família também é outro ponto divertido da história. Minha nota foi 4.5/5

Breno 11/10/2023

Persepólis
Persepólis conta a história de Marji, menina que nasceu no Irã e acompanhou de perto todas os movimentos políticos daquela religião.

Influenciada pelos pais politizados, Marji tinha um senso crítico e uma audácia maravilhosos, sempre com comentários pertinentes e engraçados.

O livro é uma história em quadrinhos incrível. Aborda temas complexos e histórias tristes de uma forma extremamente leve. É possível entender muita coisa sobre a cultura e aquele povo de forma clara e fácil.

Uma grande surpresa a leitura desse livro. Remendo muito!

Larissa V 09/10/2023

Já tinha assistido a animação então sabia que eu iria gostar da HQ, mas mesmo assim eu me apeguei demais na Marji, e foi lindo acompanhar o crescimento dela.

Cheguei a lagrimar em duas partes específicas, que tocaram em pontos sensíveis para mim, e por essa eu não esperava mesmo.

Recomendo demais!

Nati_19 08/10/2023

Melhor HQ que du ja li. Sem duvidas! Marjane e dua vida no irã e na europa. Intenso e delicado ao mesmo tempo. A autora nos mostra como foi sua vida em todas as areas.

Júlia Beatriz 04/10/2023

É um livro muito interessante, achei um pouco difícil de entender quando ela falava sobre política, mas em geral é um livro bom e muito importante.

Annyele3 03/10/2023

Ótimo para refletir e desenvolver senso crítico!!!
O livro em quadrinhos conta a história de uma moça iraniana que viveu a revolução de 1979 ainda quando criança.No começo foi um pouco confuso pra mim ,por que eu não tinha nenhuma conhecimento sobre essa revolução.

Recomendo assistir uma breve vídeo-aula sobre a revolução iraniana de 1979,pra entender o contexto histórico do livro.

Adorei a Marji ,o livro tem falas e posicionamentos que nos fazer refletir, principalmente sobre machismo e liberdade de expressão. É uma obra essencial para desenvolver o senso crítico e aparti da Marji enteder que devemos expor nossas opiniões, estudar,debater e lutar por aquilo que acreditamos ser certo.

?Eu queria ser uma mulher educada e liberada. E se a busca do conhecimento significava ter câncer, que assim seja.?

A Persépolis, Marjane Satrapi.

Jusigolo 03/10/2023

Persepolis
Apaixonada por Persepolis,uma história em quadrinhos perfeita,adorei ler ela,os assuntos abordados nos livros são impecáveis,muito legal ver a perceptiva de uma mulher do islã desde sua infância.